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Navegando por Autor "Brito, Suerde Miranda de Oliveira"

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    Tese
    O concreto e o simbólico no cotidiano da educação em saúde: práticas, representações e processo identitário dos agentes comunitários de saúde de João Pessoa PB
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004-08-13) Brito, Suerde Miranda de Oliveira; Domingos Sobrinho, Moisés; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796872P4; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782128A7; Santos, Maria de Fátima de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/8991172780503312; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Andrade, érika dos Reis Gusmão de; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033
    O presente estudo trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico, fundamentada na Teoria das Representações Sociais e na sua abordagem complementar, a Teoria do Núcleo Central, embasado nos conceitos bourdiesianos de campo e de habitus, tomando como princípio que tais conceitos, articulados ao construto representação social, podem contribuir com o estudo das identidades coletivas. Objetiva apreender quais as referências identitárias de agentes comunitários de saúde (ACSs) do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e do Programa Saúde da Família (PSF) do município de João Pessoa PB e qual representação social é por eles construída acerca da educação em saúde. Participaram do estudo 119 ACSs, dos quais 90.3% mulheres e 9,7% homens. Uma vez que a identidade também é construída pela representação dos outros sobre o grupo, 63 profissionais da equipe do PSF (16 enfermeiras, 16 auxiliares de enfermagem, 12 médicos, nove odontólogos, seis auxiliares de consultório odontológico, quatro coordenadores, um psicólogo e uma recepcionista) e uma enfermeira do PACS foram partícipes do estudo, além de serem analisados documentos oficiais do Ministério da Saúde e terem sido consideradas informações verbais de seus representantes, assim como depoimentos de usuários do PACS e do PSF sobre o ACS. Para a coleta de dados, utilizamos a seguinte combinação de instrumentos: (a) Observação Direta e Observação Participante nas micro-áreas de atuação dos ACSs, nas Unidades de Saúde da Família; e na associação e no sindicato da categoria; (b) Associações Livres de palavras e expressões para os estímulos agente comunitário de saúde , educação em saúde e saúde ; (c) Questionários e (d) Entrevistas em Profundidade. As entrevistas foram submetidas à análise temática de conteúdo. As associações-livres foram analisadas segundo a proposta vergèsiana (combinação da freqüência e da ordem média de evocação), tratamento que permitiu identificar os sistemas central e periférico da representação social de educação em saúde e de agente comunitário de saúde. Um teste de refutação da centralidade, associado à análise das evocações indicadas como mais importantes, forneceu evidência empírica da representação social da educação em saúde como orientação , prevenção e higiene , bem como da identidade do ACS como orientador , amigo , ajuda , importante e elo de ligação entre a comunidade e a Equipe Saúde da Família . Todos estes conteúdos representacionais são compartilhados pelos outros profissionais do PACS e do PSF e pelo Ministério da Saúde, havendo destaque para o ser amigo e ser elo de ligação , igualmente compartilhados pela comunidade. Foi constatado um habitus de agente comunitário de saúde, calcado na afetividade, o qual ancora o ser-fazer deste trabalhador, ante as inconsistências cotidianas de alimentação, vestuário, emprego e medicação presentes na comunidade
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    Dissertação
    As repercussões dos serviços hospitalares em diferentes contextos: uma análise de profissionais de saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-12-10) Lima Junior, Joel; Alchieri, João Carlos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790051D1&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/7266864373400569; Maia, Eulália Maria Chaves; ; http://lattes.cnpq.br/2021670670663453; Brito, Suerde Miranda de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782128A7
    O presente estudo tem como objetivo geral identificar como os profissionais de saúde, que atuam em hospitais de diferentes categorias (estadual, filantrópica, privada e universitária), avaliam os serviços oferecidos por essas instituições de saúde; e objetivos específicos: verificar como os profissionais avaliam as condições de trabalho, bem como detectar qual o significado que esses profissionais atribuem às referidas instituições. Trata-se de um estudo descritivo realizado em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. A população amostral compreendeu 213 profissionais de saúde. Na avaliação dos serviços, verificaram-se as maiores médias no hospital filantrópico, a exemplo, Qualidade do atendimento ao usuário. No hospital estadual, verificou-se a menor média no item Respeito à privacidade do paciente. No tocante às condições de trabalho encontraram-se resultados semelhantes, as menores médias no hospital estadual e as maiores no hospital filantrópico. Em relação ao significado atribuído às instituições observa-se como núcleo central as categorias Superlotação e Atendimento humanizado, no hospital estadual e filantrópico respectivamente, e como elementos periféricos Baixos salários e Superlotação. Diante dos resultados, percebeu-se que os conflitos nesse cenário são inevitáveis, frente à precária estrutura de algumas instituições públicas, contudo, são previsíveis e solucionáveis se o hospital dispuser de um canal de expressão livre e acessível a todos os agentes. Ressalta-se ainda, a importância da avaliação se tornar parte integrante da cultura da organização, uma vez que esta norteará os passos em direção à melhor qualidade na assistência hospitalar
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