Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Câmara, Maria Clara Carneiro"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A criança brinca e aprende? A visão dos pais, professores e crianças sobre o brincar na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Câmara, Maria Clara Carneiro; http://lattes.cnpq.br/7707922415018706; Aureliano, Francisca Edilma Braga Soares; Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade
    O presente artigo é resultado de uma pesquisa que partiu do seguinte questionamento: Qual a visão que pais, professores e crianças têm sobre o brincar no contexto escolar da Educação Infantil? A partir dessa investigação, o objetivo principal é analisar a visão que pais, professores e crianças têm sobre o brincar no contexto escolar da Educação Infantil. Metodologicamente, o estudo se constituiu ancorado a abordagem qualitativa de pesquisa (MINAYO, 2009), com tipologia de um estudo de caso LÜDKE & ANDRÉ, 1986), no qual foram utilizados como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada com 1 professor, 5 crianças do nível 3 de uma instituição que atende a Educação Infantil no município de Cruzeta/RN e suas respectivas mães. O método de análise dos dados coletados foi a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010), que é feita seguindo 3 etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. O referencial teórico básico das análises para produção desse trabalho foi Brougère (1998), Vygotsky (2008), Kishimoto (2005), Friedmann (2012) e alguns documentos como as DCNEI (BRASIL, 2019), BNCC (BRASIL, 2018). Os resultados das análises revelam que tanto os pais/mães quanto professora participante da pesquisa reconhecem o brincar como sendo importante para as crianças. Por outro lado, na visão dos pais e professora, esse brincar na escola deve figurar de maneira pedagógica. No tocante as crianças, em todos os contextos de vivência elas buscam prazer e interações com amigos e colegas por meio do brincar. Neste sentido, ainda há necessidade de em todos os ambientes de vivência da criança haver espaços e materiais que proporcionem o brincar e/ou exploração das brincadeiras não apenas dirigidas pelos adultos, mas também livre e direcionadas pelas próprias crianças.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM