Navegando por Autor "Cabral, Adriana Hanayá Ferreira"
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Tese Argumentação em assembleia de classe(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-18) Cabral, Adriana Hanayá Ferreira; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; http://lattes.cnpq.br/1930915106677904; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; Kersch, Dorotea Frank; Azevedo, Isabel Cristina Michelan de; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo SantosA compreensão da assembleia de classe como evento de letramento implica entender como agentes sociais se unem em prol da resolução de um problema situado da comunidade escolar. Isso ocorre porque, vista como evento de letramento, a assembleia de classe se configura como um espaço profícuo para práticas de leitura, escrita, escuta e oralidade desenvolvidas como ações sociais que podem viabilizar a construção da argumentação como prática social emancipadora. Assim, esta tese tem o objetivo geral de investigar como a assembleia de classe favorece o desenvolvimento da argumentação como prática social emancipadora. Para tanto, postulam-se os seguintes objetivos específicos: (i) analisar se, em assembleias de classe, a rede de atividades e de gêneros discursivos instaurados viabiliza a argumentação como prática social emancipadora; (ii) identificar habilidades relacionadas à competência da argumentação previstas na BNCC desenvolvidas em assembleias de classe; (iii) compreender de que forma a aprendizagem de estratégias argumentativas, em assembleias de classe, viabiliza a produção de textos orais, escritos e multissemióticos convincentes. Do ponto de vista teórico-metodológico, trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, interpretativista, de vertente etnográfica e inserida na Linguística Aplicada. Fundamenta-se na perspectiva dialógica de língua(gem); na concepção de gêneros da nova retórica; nos estudos de letramento de vertente sociocultural e nas pesquisas de argumentação de base interacional. Os participantes desta investigação são alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública norte-rio-grandense e, no processo, pode-se contar com a colaboração da professora substituta, da equipe gestora, de professores, do porteiro e de um agente externo à instituição de ensino. Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram: observação participante e notas de campo; fotografias; textos escritos e reescritos de diferentes gêneros discursivos; vídeos produzidos com as ferramentas Animaker e Canva e questionários por meio da ferramenta Google Forms, para subsidiar a construção da caracterização dos discentes e docentes da escola. A partir da análise dos dados, destaca-se que práticas de leitura, escrita, escuta e oralidade, desenvolvidas em assembleias de classe, por meio de uma rede de atividades e de gêneros discursivos, mostram-se viabilizadoras da argumentação como prática social com vistas a mudanças sociais.Dissertação Assembleia de classe como evento de letramento: entrelaçando saberes e fazeres(2018-06-07) Cabral, Adriana Hanayá Ferreira; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; ; Kersch, Dorotea Frank; ; Oliveira, Maria do Socorro;A necessidade de ressignificação no processo de ensino de Língua Portuguesa tem levado professores da educação básica a buscar novas práticas educativas. Uma alternativa advém das que são desenvolvidas em projetos de letramento (KLEIMAN, 2000). É nesse sentido que esta pesquisa de intervenção tem por objeto de estudo a assembleia de classe como evento de letramento. Assim, visando ao objetivo geral de investigar a eficácia da assembleia de classe vista como evento de letramento para a ressignificação das práticas de leitura, escrita e oralidade de estudantes de 7o ano de uma escola pública norte-rio-grandense, postulamos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar as atividades desenvolvidas na assembleia de classe que favorecem a ressignificação das práticas de leitura, escrita e oralidade; (ii) investigar como se desenvolvem, em assembleia de classe, atividades de leitura, escrita e oralidade voltadas para a ação e a mudança social. Para tanto, fundamentamo-nos na perspectiva dialógica de língua(gem) do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV [1929] 2006); nos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995, 2000, 2005, 2006; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011; STREET, 1984; TINOCO, 2008); nos conceitos de comunidade de aprendizagem (AFONSO, 2001) e de assembleia de classe vista como evento de letramento. Do ponto de vista metodológico, ancoramo-nos nos trabalhos de natureza qualitativo-interpretativista de vertente etnográfica ligados à Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Colaboraram nesta pesquisa alunos do 7o ano, professores, equipe gestora, pais de alunos e agentes externos à comunidade escolar. Na análise dos dados, destacamos como a assembleia de classe se configura como evento de letramento, constituindo-se num espaço de ressignificação de práticas de leitura, escrita e oralidade. Nela, ações sociais são deliberadas, possibilitando, assim, o empoderamento dos discentes e a transformação de um estado de coisas a partir do agir da coletividade.