Navegando por Autor "Cabral, Clariana Morais Tinôco"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acolhimento institucional e desenvolvimento moral: a generosidade em crianças de quatro a seis anos de idade em situação de abrigo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-04-09) Cabral, Clariana Morais Tinôco; Francischini, Rosangela; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761536A6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/7994180766914199; Macedo, Lino de; ; http://lattes.cnpq.br/5836810763379112; Leite, Jáder Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700150A5&dataRevisao=nullEsta pesquisa tem como proposta central verificar como a virtude generosidade, considerada aqui como um dos aspectos importantes do desenvolvimento moral na criança, se apresenta em crianças de quatro a seis anos de idade em situação de acolhimento institucional. Para tanto, agregou-se aos conhecimentos em psicologia do desenvolvimento humano, mais especificamente Jean Piaget e seus colaboradores mais contemporâneos, conhecimentos filosóficos, com ênfase em Immanuel Kant e Aristóteles. A pesquisa realizou-se em um serviço de acolhimento institucional do município de Natal/RN, nos períodos de fevereiro a maio de 2009, a qual é responsável por oferecer cuidado a crianças de zero a seis anos. Foram utilizados como procedimentos: o jogo de regra Brincadeira da memória ; a história infantil Briga de uma nota só ; e observações do cotidiano da instituição. A análise do corpus se deu por meio do método de Análise de Conteúdo Temática. No geral, nas observações do cotidiano as crianças se apresentaram mais cooperativas e generosas do que nos procedimentos ministrados, principalmente quando estava em questão o bem-estar do outro. O dever, perspectiva kantiana, foi superado pelo sumo bem aristotélico, classificado como ato generoso de proporcionar ao outro aquilo que não está afixado como direito, no entanto, garantido por solidariedadeTCC O bullying na escola: análise de uma instituição pública de ensino médio da cidade de Caicó-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-06-25) Costa, Luiza Carla da; Cabral, Clariana Morais Tinôco; Brito, Nazineide; Silva, Elen Karla Sousa daO presente trabalho aborda a violência escolar, mais especificamente o Bullying e suas implicações no contexto escolar e na vida dos alunos que são vítimas deste problema. O objetivo desse trabalho é investigar a existência do Bullying em uma escola localizada na cidade de Caicó/RN, e as possíveis consequências psicológicas na vida escolar dos alunos, bem como investigar até que ponto a equipe escolar tem conhecimento da ocorrência desse fenômeno e quais as suas práticas para evitar, diminuir e resolver esse problema quando necessário. Para a realização da obtenção dos dados, foi realizada aplicação de questionários com alunos e alguns integrantes da equipe da referida escola. Foi realizado também um trabalho de informação e intervenção com os alunos. O estudo nos mostrou a existência do Bullying em grande escala, que acontecem principalmente pela aparência física das vítimas e que trazem consequências para a vida escolar e social dos mesmos. Ficou claro também que a equipe tem conhecimento de alguns casos, porém desconhecem a proporção do impacto na dinâmica institucional e a frequência que ocorre e por isso poucos são os trabalhos desenvolvidos para a prevenção desse problema.