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Navegando por Autor "Cabral, Clariana Morais Tinoco"

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    Tese
    Do manicômio ao CAPSI: o percurso brasileiro para as políticas de saúde mental infantil
    (2016-04-22) Cabral, Clariana Morais Tinoco; Francischini, Rosangela; ; ; Amorim, Ana Karenina de Melo Arraes; ; Pinheiro, Angela de Alencar Araripe; ; Silva, Carmem Virginia Moraes da; ; Leite, Jader Ferreira;
    O presente trabalho teve por objetivo analisar o cenário histórico de construção das políticas de saúde mental para a criança no Brasil, desde sua matriz até a criação do CAPSi. Teve como ênfase a realidade de Natal/RN, escolhida em virtude da recenticidade da implantação do CAPSi, serviço de saúde mental de vanguarda na proposta de substituição ao modelo médico asilar historicamente estabelecido. Foram objetivos específicos: a) resgatar e analisar, pela perspectiva da saúde mental infantil, os documentos produzidos a partir das Conferências Nacionais de Saúde (CNS) e de Conferências Nacionais de Saúde Mental (CNSM); b) analisar o cenário histórico que perpassou a criação dos CAPSi no Brasil e na capital do Rio Grande do Norte (RN); c) identificar e analisar as práticas e os discursos utilizados para legitimar ações no CAPSi Natal. Para isso, submeteu-se à análise de discurso foucaultiana dados de pesquisa documental em relatórios e documentos oficiais, e de entrevistas semiestruturadas com técnicos responsáveis pela implantação do CAPSi Natal. Os relatórios das CNS evidenciaram estas como espaço de discussão sobre a criança, primeiramente a criança deficiente e posteriormente a criança diagnosticada com transtornos neuróticos e psicóticos graves, passando pela saúde da parturiente enquanto política de controle da saúde mental infantil. Já as CNSM se inseriram no processo político de reforma do modelo psiquiátrico, abrindo espaço para o debate direto e efetivo do projeto de implantação dos CAPSi’s. Em Natal, esse projeto tem origem na demanda jurídica para enfrentamento ao problema social do adolescente adicto. Graças à luta travada pelos técnicos, o CAPSi Natal se efetivou com uma proposta de desinstitucionalização e inclusão, assumindo características efetivas de política em saúde mental para a infância e juventude, as quais, atravessadas pela herança de exclusão, encontram no século XXI espaço privilegiado para efetivas mudanças, igualmente seu maior desafio.
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    TCC
    HAPPY MIND: gestão digital de prontuários do setor de psicologia escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Nascimento Neto, Euclides Inacio do; Teixeira, Leonardo Rodrigues de Lima; http://lattes.cnpq.br/8435923730992064; http://lattes.cnpq.br/4595717051378538; Cabral, Clariana Morais Tinoco; http://lattes.cnpq.br/7994180766914199; Curvelo, Carla da Costa Fernandes; http://lattes.cnpq.br/2329425562585943; Oliveira, Josenalde Barbosa de; https://orcid.org/0000-0001-8297-9678; http://lattes.cnpq.br/0503501772199456
    Os prontuários digitais representam um avanço fundamental na psicologia escolar, proporcionando uma maneira mais eficiente de registrar e gerenciar informações sobre o desenvolvimento educacional e psicológico dos indivíduos. Este projeto consiste na construção de uma aplicação web específica para o setor de psicologia escolar da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), denominada Happy Mind, baseada em uma ficha de prontuário existente na instituição. A aplicação tem como objetivo modernizar o registro de prontuários, tornando-o acessível, seguro e eficiente, visando à otimização do acompanhamento do progresso acadêmico e psicológico dos alunos atendidos na instituição. A aplicação permite o cadastro de alunos e o registro de atendimentos individuais ou em grupos realizados com estudantes, seus responsáveis ou professores. Essa ferramenta visa fornecer suporte prático e funcional, alinhado às práticas já adotadas, favorecendo uma gestão mais precisa e abrangente das informações. Seu propósito é aprimorar os serviços prestados pelo setor de psicologia escolar da EAJ, tendo um impacto positivo no desenvolvimento educacional e emocional dos alunos.
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