Navegando por Autor "Cabral, Maíra Soares"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Formalização do ensino do pandeiro brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Cabral, Maíra Soares; Barreto Neto, Francisco Nabuco de Almeida; Cunha, Germanna França da; Campos , Cleber da SilveiraO presente trabalho apresenta aspectos pontuais referentes à identidade cultural brasileira e expõe de que maneira a música se insere nesse contexto. Que grau de relevância ela tem no processo de desenvolvimento dessa identidade e como a percussão brasileira, e mais especificamente o pandeiro, é produto determinante nessa conquista. Expõe, sobretudo, a importância da formalização da educação voltada à percussão e principalmente ao pandeiro , por se tratar do elemento que acarretará (por conta de toda sua popularidade, nacional e internacional) a introdução de outros elementos percussivos nesse contexto formal de ensino, afim de que se crie um fortalecimento dessa identidade cultural para que atinjamos a internacionalização realmente consolidada da musicalidade brasileira no mundo todo. Apresenta esse acontecimento como chave essencial para o de senvolvimento social e econômico do Brasil.Dissertação Performance e transmissão musical no Coco de Zambê de mestre Geraldo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-09-06) Cabral, Maíra Soares; Lima, Agostinho Jorge de; ; ; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; Oliveira, Mário André Wanderley;O Coco de Zambê é uma das especificidades do gênero coco, e, segundo pesquisas já realizadas, ocorre exclusivamente no estado do Rio Grande do Norte. No Coco de Zambê de Mestre Geraldo apenas homens podem dançar ou executar os instrumentos além do fato de ser formado apenas por membros da família do próprio Mestre.Atualmente existem algumas pesquisas realizadas sobre esse tipo específico de coco, as quais podemos citar a de Cyro Lins (2009) realizada no Coco de Zambê de Sibaúma, os trabalhos de Jaildo Gurgel da Costa (2011) e Teodora Araújo (2006), que tratam mais especificamente do grupo aqui pesquisado, mas tratando de aspectos relacionados à dança (ARAUJO, 2006) e outros fazeres musicais da família do Mestre Geraldo (COSTA, 2011).Em nossa pesquisa observamos o contexto em que se faz a música do Coco de Zambê de Mestre Geraldo para que possamos também compreender suas práticas musicais e perceber de que maneira essas práticas e o próprio contexto são afetados pela música em si mesma. Outro aspecto pesquisado foi a transmissão musical dentro do grupo, visando não somente compreender como acontecem os processos de transmissão de aspectos musicais em si, mas mais amplamente de seus valores culturais.Buscou-se desse modo compreender as práticas musicais ocorrentes dentro do grupo a partir das noções de “música na cultura” e “música como cultura” (MERRIAN, 1964), visando entender como a o contexto influencia na estruturação da música por eles produzida, bem como compreender se o próprio contexto não é delineado a partir da música que fazem. Espera-se, então, que essa pesquisa, possa contribuir para a construção de conhecimentos sobre o gênero mais abrangente do coco, e mais especificamente, trazendo informações e análises sobre as práticas musicais do Coco de Zambê de Mestre Geraldo, sobre a manutenção e as mudanças ocorridas nessas práticas tendo a transmissão de conhecimentos como eixo central para esses processos.