Navegando por Autor "Cabral, Marco Antonio Leandro"
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TCC A modelagem de processos e a mensuração de indicadores como estratégias para o aumento de resultados comerciais, em um marketplace de beleza: um estudo de caso(2025-07-11) Melo, Cecília Medeiros; Cabral, Marco Antonio Leandro; Barbosa, Joelton Fonseca; Julião, Rodrigo BessaEm um cenário cada vez mais digital, em que o consumo online cresceu mais de 30% nos últimos três anos, segundo dados da eMarketer, os hábitos de compra vêm passando por significativas transformações. Nesse contexto, torna-se essencial que marketplaces inovem sua base de sellers e ampliem seus portfólios, a fim de oferecer experiências mais atrativas aos consumidores. Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo, por meio de um estudo de caso, aplicar a modelagem de processos e a mensuração de indicadores como ferramentas para otimizar os fluxos comerciais de um marketplace de beleza. A proposta busca promover um crescimento mais eficiente da plataforma, por meio da automação de etapas críticas e da redução de desgastes operacionais. Para isso, o processo atual ("As Is") foi mapeado com o uso da plataforma Lucidchart, seguindo a notação BPMN (Business Process Model and Notation), o que possibilitou a identificação de gargalos e oportunidades de melhoria. A partir desse diagnóstico, foi modelado o processo futuro ("To Be"), com a implementação de ferramentas como Google Forms, Google Sheets, lembretes automatizados, calculadora de prioridades e WhatsApp Web, além da padronização da comunicação e centralização das informações. Elaborou-se também uma integração entre os sistemas internos utilizados pelos times e um aprimoramento no sistema de gerenciamento de relacionamento com parceiros (CRM, internamente denominado de “BackOffice”), resultando na criação de dashboards de monitoramento para o funil comercial. Os impactos foram significativos: o tempo médio para fechamento de contratos com novos parceiros reduziu de cerca de dois meses para apenas duas semanas, houve diminuição de retrabalhos e a jornada dos sellers passou a ser mais fluida, padronizada e eficiente.TCC Adaptação e aplicação do Lean Healthcare em unidades básicas de saúde: impactos e aprendizados de um projeto de extensão tecnológica em Jandaíra/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Carlos, Matheus do Nascimento; Rufino, Sandra; Mariz, Fernanda Barreto de Almeida Rocha; Cabral, Marco Antonio LeandroNo Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas de atendimento de saúde pública no mundo, sendo responsável por garantir o acesso universal aos serviços de saúde. Apesar disso, o Estado apresenta dificuldade para oferecer os serviços com qualidade às pessoas. Para tanto, torna-se necessário adotar estratégias que aprimorem a cadeia de valor desse setor com a finalidade de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Com isso, o objetivo geral do trabalho é avaliar os impactos do projeto de extensão tecnológica na adaptação e aplicação das ferramentas e conceitos do Lean Healthcare nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Jandaíra. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa ação com natureza aplicada, objetivos exploratórios e descritivos e abordagem qualitativa. O embasamento teórico contou com os conceitos de lean healthcare, ferramentas dessa filosofia, cultura lean e formação na engenharia. Inicialmente fez-se o diagnóstico participativo no município para identificar as principais mudas, muras e muris no local de trabalho. Em seguida foi preciso aplicar MFV, matriz GUT e matriz esforço x impacto para estruturar e priorizar os problemas. A etapa piloto, momento inicial de aplicação das ferramentas, se deu com o 5S e gestão visual. Em seguida, a Jornada Lean se iniciou com o princípio de dar mais autonomia aos profissionais de Jandaíra, dando continuidade à implementação das ferramentas anteriores e de outras novas: Poka yoke, kanban e SMED. A efetividade da filosofia e cultura do lean no município pode ser identificada a partir da disseminação do conhecimento que os profissionais tiveram entre si. Através dos depoimentos realizados pelos profissionais da saúde e a partir da observação dos membros da equipe sobre as mudanças implementadas, as ferramentas foram fundamentais para o desenvolvimento do serviço de saúde.TCC Análise de perfil epidemiológico de um plano de saúde para apoio à decisão estratégica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-05) Albuquerque, Rafael Costa de; Souza, Ricardo Pires de; https://lattes.cnpq.br/8943639610265138; Cabral, Marco Antonio Leandro; Barbosa, Joelton Fonseca; Albuquerque, Rafael Costa deA transição demográfica no Brasil causou o envelhecimento da população e aumento da expectativa de vida. Paralelamente, com o aumento das condições financeiras e sociais, o padrão de doenças predominantes entre brasileiros mudou de doenças agudas para doenças crônicas. Como consequência desses fenômenos, há uma mudança nos padrões de utilização de serviços médicos e um aumento crescente dos custos assistenciais para organizações de assistência à saúde. Esse aumento obriga as empresas do mercado de saúde suplementar a tomarem decisões assertivas e que garantam sua sustentabilidade econômica. O presente trabalho tem como objetivo analisar o perfil epidemiológico da carteira de beneficiários de um plano de saúde com intuito de apoiar decisões estratégicas para redução de custos através de prevenção e promoção de saúde. Para a coleta de dados sobre perfil epidemiológico da população de associados foi selecionada uma amostra estratificada proporcional de 368 beneficiários que foram submetidos a um questionário sociodemográfico sobre alimentação, hábitos de vida e condições de saúde. Foi realizada uma análise gráfica dos dados levantados e a elaboração de testes estatísticos para verificar associação entre variáveis relacionadas ao estado de saúde e possíveis fatores de risco. Os principais desafios encontrados a partir da análise foram altas porcentagens de grupos de faixas etárias de associados com hipertensão e diabetes, parcelas de associados diagnosticados com hipertensão e depressão que não utilizam medicamentos para controlar a doença, índices de obesidade em idosos e adultos e faixas etárias com baixa prática de atividade física e níveis altos de sedentarismo. Como propostas de intervenção, foram sugeridos a criação de programas de conscientização e acompanhamento periódicos acerca de temas prioritários, melhoria e ampliação do programa atual de qualidade de vida de idosos para outras faixas etárias e, por último, investimento em gestão informacional da carteira de associados, visando promover um cuidado mais eficiente e eficaz orientados por dados.TCC Análise de resultados da aplicação da teoria das restrições na confecção de peças de vestuário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-05) Silva, Raul Nunes da; Santos, Sandra Rufino; https://orcid.org/0000-0002-5047-1041; http://lattes.cnpq.br/7918356337724287; https://orcid.org/0009-0009-2414-8513; https://lattes.cnpq.br/7317321926431591; Barbosa, Joelton Fonseca; http://lattes.cnpq.br/7910377572634313; Cabral, Marco Antonio Leandro; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814No cenário atual, em que a moda está cada vez mais diversificada e com tendências relativamente passageiras, essas questões intensificam a necessidade das indústrias se adaptarem as exigências mercadológicas, visto que o não acompanhamento desse ritmo fará com que percam espaço no mercado, abrindo oportunidades para novos concorrentes. Essas mudanças impactam diretamente o sistema produtivo das empresas, dessa forma, é preciso atuar firmemente no aprimoramento do gerenciamento produtivo nas confecções. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar a produtividade operacional através da implementação da teoria das restrições nas células de confecção, por meio do acompanhamento mensal e avaliação dos resultados obtidos. Para atingir este objetivo foi realizada uma pesquisa-ação, com metodologia da pesquisa de natureza aplicada, com uma abordagem quantitativa e caráter explicativo. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, foram incluídas entrevistas, análises documentais disponibilizadas e observações in loco para melhor compreensão. Para dar embasamento a este estudo, foram explorados temas como Administração da Produção, Teoria das Restrições, Planejamento e Controle da Capacidade Produtiva e Balanceamento da produção. A partir da implementação e acompanhamento foi possível identificar os fatores que influenciaram na utilização das unidades de produção, e assim realizar as comparações necessárias para compreender como a Teoria das Restrições impacta no resultado de um sistema produtivo. Além disso, para reforçar alguns questionamentos e justificativas, foi aplicado um questionário com a liderança da área produtiva (confecção). Contudo, observou-se que a aplicação correta e o acompanhamento constante da metodologia TOC é capaz de aumentar os ganhos de produtividade, pois o resultado da pequena unidade produtiva (PUP) 25 estudada teve um aumento de 4,5%, em relação ao período anterior onde não havia a implementação estruturada, como também o acompanhamento devido.TCC Análise de valuation: aplicação do método do fluxo de caixa descontado com a simulação de Monte Carlo para mensurar o valor intrínseco da Klabin e reduzir incertezas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Mendes, Luiz Felipe Cachina; Rocha, Miriam Karla; http://lattes.cnpq.br/1389310423761626; http://lattes.cnpq.br/2693687869582601; Cabral, Marco Antonio Leandro; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; Agra Neto, João; http://lattes.cnpq.br/9767360404555126O valuation de empresas é uma prática primordial no contexto corporativo e no mercado financeiro para definir o valor intrínseco de ativos, permitindo que investidores possam ter uma tomada de decisão mais sólida. O presente estudo realiza uma análise qualitativa e quantitativa da Klabin S.A., empresa referência na produção e exportação de papéis e embalagens, listada na bolsa de valores brasileira, visando determinar o valor intrínseco de suas ações por meio da aplicação do método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) aliado à Simulação de Monte Carlo (SMC) para mitigar incertezas inerentes ao caráter projetivo do FCD. De maneira simplificada, os procedimentos metodológicos englobam passos cruciais para a determinação de um valuation, sendo organizados na seguinte ordem: 1) Estudo qualitativo da empresa; 2) Levantamento dos dados financeiros e macroeconômicos; 3) Definição do método do Fluxo de Caixa Livre (FCFF); 4) Projeção do fechamento do 4T24; 5) Cálculo da Taxa de Desconto (WACC); 6) Projeção dos fluxos de caixa da empresa; 7) Determinação do valuation da Klabin; 8) Aplicação da Simulação de Monte Carlo; 9) Análise dos resultados finais. Os principais resultados consistem no valor intrínseco da ação calculado em R$ 4,67 a partir do método base do FCD em conjunto com o valor médio da ação de R$ 4,74 encontrado ao aplicar a SMC, permitindo a análise comparativa em os resultados dos métodos e os valores praticados no mercado a fim de visualizar a potencial valorização. O estudo destaca que, embora os resultados dependam de premissas projetivas, a metodologia aplicada permite uma análise consistente. As contribuições constituem a formulação de uma série de procedimentos metodológicos e a apresentação de conceitos replicáveis para estudos de valuation em outros contextos, além de realizar uma avaliação crítico do panorama da Klabin.TCC Análise estratégica e gestão por indicadores no setor de compras de uma empresa varejista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Tenorio, Luca Lucena; Barbosa, Joelton Fonseca; Cabral, Marco Antonio Leandro; 0009-0000-4040-3785; https://lattes.cnpq.br/7131551709434804; Souza, Ricardo Pires de; Julião, Rodrigo Bessa JuliãoO setor de compras assume nas organizações uma posição de grande responsabilidade, uma vez que influencia diretamente na satisfação das necessidades dos consumidores. O presente estudo tem como objetivo realizar um diagnóstico organizacional capaz de auxiliar no levantamento de melhorias para o setor de compras de uma empresa varejista na cidade de Natal/RN. Para a coleta de dados, realizaram-se análises de documentos, observação direta e entrevistas semiestruturadas, além da participação em reuniões corporativas. Na etapa de diagnóstico, aplicou-se a análise SWOT cruzada para compreender, de maneira aprofundada, as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças enfrentadas pelo departamento, bem como possíveis estratégias a serem seguidas. O resultado mostrou que apesar de possuir um elevado tempo de mercado, a empresa ainda detinha processos pouco padronizados, inconstância na metrificação do desempenho da equipe e interferência da alta gestão no planejamento do setor. Posteriormente, elaborou-se um documento com a presença da metodologia OKR, cujos objetivos e resultados-chave auxiliam no acompanhamento mensurável de metas e indicadores de desempenho, de modo a garantir um alinhamento estratégico do setor com o propósito da organização e solucionar as dores diagnosticadas. Pode-se inferir que a combinação das ferramentas se mostrou de considerável utilidade para o setor, sendo recomendado um estudo complementar para averiguar o impacto das melhorias propostas.TCC Aplicação da metodologia de gestão de processos de negócio em um escritório de consultoria e assessoria ambiental no Estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Figueiredo, Marcelo Eduardo Rocha de; Cabral, Marco Antonio Leandro; Cabral, Eric Lucas dos Santos; Julião, Rodrido BessaDevido à volatilidade e competitividade do atual mercado, as empresas necessitam conhecer e gerenciar bem seus processos para se manter vivas. Para tal, é importante identificar e melhorar continuamente esses processos. O presente estudo tem como objetivo aplicar conceitos e ferramentas da gestão de processos, buscando, identificar atividades realizadas dentro da organização, mapear os processos utilizados atualmente e seus atores, propor melhorias para o desenvolvimento e gestão dos processos, além de criar e implementar indicadores para mensurar a eficiência desses processos, em um escritório de consultoria e assessoria ambiental do Rio Grande do Norte. Para estes fins, serão utilizadas ferramentas de planejamento estratégico, organogramas, fluxogramas de processos, dentre outros métodos e ferramentas que dão robustez ao trabalho e maximizam os resultados obtidos pela empresa. O trabalho trará para a organização uma visão de processos, de como a organização funciona em termos de fluxo de atividade, além de definir os agentes de cada processo e suas respectivas atividades, melhorando assim a gestão da organização como um todo, e por consequência, trazendo resultados melhores.TCC Aplicação da metodologia de gestão de processos de negócio em um escritório de consultoria e assessoria ambiental no estado do Rio Grande do Norte.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Figueiredo, Marcelo Eduardo Rocha; Cabral, Marco Antonio Leandro; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; Cabral, Eric Lucas dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1242860256406312; Julião, Rodrigo BessaDevido à volatilidade e competitividade do atual mercado, as empresas necessitam conhecer e gerenciar bem seus processos para se manter vivas. Para tal, é importante identificar e melhorar continuamente esses processos. O presente estudo tem como objetivo aplicar conceitos e ferramentas da gestão de processos, buscando, identificar atividades realizadas dentro da organização, mapear os processos utilizados atualmente e seus atores, propor melhorias para o desenvolvimento e gestão dos processos, além de criar e implementar indicadores para mensurar a eficiência desses processos, em um escritório de consultoria e assessoria ambiental do Rio Grande do Norte. Para estes fins, serão utilizadas ferramentas de planejamento estratégico, organogramas, fluxogramas de processos, dentre outros métodos e ferramentas que dão robustez ao trabalho e maximizam os resultados obtidos pela empresa. O trabalho trará para a organização uma visão de processos, de como a organização funciona em termos de fluxo de atividade, além de definir os agentes de cada processo e suas respectivas atividades, melhorando assim a gestão da organização como um todo, e por consequência, trazendo resultados melhores.TCC Aplicação de técnicas de planejamento e controle de produção em uma indústria salineira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-16) Coelho, Sofia Araujo; Cabral, Marco Antonio Leandro; Januário, Jailson da Silva; Silva, Lucas Borges Leal daO planejamento e controle de produção é uma ferramenta de sistematização da produção que auxilia as organizações a atingirem seus objetivos estratégicos. O estado do Rio Grande do Norte concentra 95% da produção de sal marinho do Brasil. Essa particularidade faz com que o mercado seja extremamente concorrido, com valor agregado baixo e disputa centrada no preço final de venda. Portanto, possuir um processo produtivo eficiente é um diferencial competitivo para a sobrevivência de empresas no ramo. Assim, este trabalho tem o objetivo de aplicar técnicas de planejamento e controle de produção em uma indústria salineira com a justificativa de aumentar a eficiência produtiva da empresa e aumentar a competitividade neste nicho mercadológico. Ao final deste trabalho foram estruturados e implementados os processos para elaboração do planejamento de demanda, compra de matéria-prima e planejamento e sequenciamento da produção.TCC Aplicação do lean office em um escritório de soluções financeiras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Silva Neto, Paulo Campelo da; Cabral, Marco Antonio Leandro; Silva, Lucas Borges Leal da; Ferreira, Iêda Letícia de SouzaO presente estudo tem como principal foco abordar a aplicação do Lean Office em um escritório de soluções financeiras, que com suas ferramentas, fazem com que empre-sas possam se tornar mais competitivas em um mercado cada vez mais exigente em seu consumo. O objetivo geral do trabalho é entender os principais impactos do Lean Office em um escritório de soluções financeiras, com atuação no interior dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos, onde foi possível descrever as ferramentas do Lean Office que ajudam a solucionar os pontos de melhorias, realizar diagnósticos da situação atual da empresa e aplicar ferramentas do Lean Office com a intenção de corrigir pontos de melhorias encontrados no diagnóstico. Abordar o Lean Office justifica-se por ser um método re-conhecido em tornar escritórios no mundo todo mais eficientes e com maior produtivi-dade. O presente estudo consiste em pesquisa de caráter aplicada, com objetivo des-critivo, de abordagem pesquisa ação, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de dados por meio de entrevistas, conversas com os responsáveis da área e observação participativa. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que a aplicação das fer-ramentas do Lean Office, trouxe benefícios para a empresa, como o fim do desperdí-cio de estoques físicos, migrando para processos digitais, além da melhoria em fluxos internos, tendo uma maior segurança e agilidade no andamento destes processos, também tendo um ganho na gestão dos dados gerados pelos processos abordados. Por se tratar de um trabalho que exige rigor, algumas dificuldades foram encontradas durante a pesquisa, empresa trata com dados sensíveis dos seus clientes, portanto não é permitido o aprofundamento em algumas áreas, dados e processos, pelo fato de algumas informações serem diferenciais competitivos no mercado.Dissertação Aplicação do método Minnesota Innovation Survey - MIS em hospitais da rede EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares(2017-03-23) Medeiros, Helder Pacheco de; Hekis, Helio Roberto; ; ; Costa, José Alfredo Ferreira; ; Firmino Filho, José Macedo; ; Cabral, Marco Antonio Leandro;Pensar hoje em inovação é trazer para o campo das organizações a notoriedade, não somente encontrada na literatura como também nas práticas de gestão, de um viés estratégico bastante recomendado e decisório para os atuais gestores das Instituições de produtos e serviços em nosso país. Aliado a isso, o alto grau de competitividade presente no mercado, contribuindo de forma significativa diante da complexidade no contexto da tomada de decisões. Atualmente, os gestores necessitam manter um ciclo de renovação contínuo sobre seus processos, produtos e/ou serviços, sendo importante também conhecer os fatores condicionantes e determinantes para novas alternativas que incentivem a inovação dentro das organizações. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o ambiente organizacional da Rede EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Ela é considerada uma das maiores empresas públicas de caráter privado, focada na gestão dos Hospitais Universitários do Brasil. A pesquisa buscou abranger o conjunto de Hospitais Universitários ligados à Rede EBSERH (totalizando 50 Hospitais – 39 Contratados, 10 Sem Contrato e 1 Empresa Pública) situados nas principais regiões do Brasil. Foi buscado verificar quais importantes características propiciavam o desenvolvimento de inovações. Foram coletados, no entanto, dados de 17 Hospitais conveniados (44%) em todas as regiões do Brasil. Como metodologia utilizada, este trabalho assumiu uma abordagem descritiva, com métodos qualitativos e quantitativos, apoiando-se em um planejamento de pesquisa dirigido à pesquisa bibliográfica e a estudos de casos. Para tanto, foi utilizado um questionário produzido pela metodologia Minnesota Innovation Survey – MIS, desenvolvida pelo Minnesota Innovation Research Program – MIRP da University of Minnesota nos Estados Unidos, sendo aplicada aos principais gestores dos Hospitais ligados à EBSERH. Como resultados, os dados estatísticos apontam aspectos tais como satisfação, liderança, apoio, obtenção de recursos, engajamento e planejamento e execução da inovação, os fatores com melhor desempenho para a inovação baseado no teste paramétrico de Kruskal Wallis, para um nível de significância de 1%.TCC Aplicação dos princípios do lean office na área de cobrança de uma fintech(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) Oliveira, Matheus Marques; Souza, Ricardo Pires de; https://lattes.cnpq.br/6056680124771379; Cabral, Marco Antonio Leandro; Barbosa, Joelton FonsecaO presente estudo se justifica pela intensa competitividade dos diversos segmentos de uma fintech, o que acarreta na necessidade de geração de resultados atrativos por parte das empresas a fim de captar investimentos. Para isso, a aplicação do Lean Office e seus benefícios são bastante difundidos na busca por aumentar a eficiência operacional, reduzir os desperdícios, melhorar a gestão organizacional e contribuir para o crescimento das empresas em ambientes administrativos. O objetivo geral do trabalho é diagnosticar e otimizar processos da área de cobrança de uma Fintech, a partir das ferramentas, métodos e ações de implementação dos princípios do Lean Office. De forma mais específica, buscou-se a identificação e redução de desperdícios operacionais, otimização do tempo de trabalho da equipe visando um melhor aproveitamento e qualidade do serviço prestado, organização e facilitação da visão dos processos e das políticas da área e intensificação dos controles gerenciais de modo que se tenha uma manutenção constante da operação. A pesquisa-ação foi realizada na área da Engenharia de Operações e Processos de Produção, da Engenharia de Produção, sendo transmitida com método de caráter aplicado, com objetivos descritivos e abordada de modo qualitativo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas não estruturadas, análise de observação participante e de documentos relevantes, além de diálogos com os envolvidos nos processos estudados. A partir da aplicação e adaptação dos princípios das ferramentas Kanban, Kaizen, 5W1H, Poka Yoke, Andon, VSM ou Mapa de Fluxo de Valor (MFV) e Heijunka, foi possível alcançar os objetivos propostos e concluir que a metodologia trouxe benefícios importantes para a operação, como a redução significativa do lead time de macroprocessos, aumento do nível de satisfação dos clientes, redução de custos operacionais, otimização do tempo de trabalho da equipe, melhor organização dos fluxos dos processos e introdução de uma cultura de melhoria contínua em diversos aspectos da área.TCC BPM como estratégia operacional: estudo de caso em rede de varejo regional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) Dantas, Arliandro Ramon da Fonseca Pereira; Barbosa, Joelton Fonseca; Cabral, Marco Antonio Leandro; Souza, Ricardo Pires de; Julião, Rodrigo BessaEste estudo apresenta a aplicação prática da metodologia Business Process Management (BPM) como estratégia operacional em uma rede varejista supermercadista de atuação regional, com ênfase na padronização e melhoria dos processos comerciais e na qualificação da gestão estratégica. A pesquisa concentrou-se no segmento de limpeza, tendo como objeto de análise o item Água Sanitária, e abrangeu o diagnóstico, o redesenho dos fluxos de trabalho e a implementação de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), com suporte de ferramentas como SIPOC, BPMN e Business Intelligence (BI). Os resultados foram expressivos, onde houve um crescimento de 27,72% nas vendas da categoria analisada, além do avanço significativo nos níveis de maturidade de processos da empresa. A pesquisa analisou a integração entre métodos acadêmicos e práticas gerenciais, e como essa integração pode gerar melhorias concretas na eficiência operacional, no desempenho comercial e no alinhamento entre os níveis tático e estratégico. O estudo reforça a aplicabilidade do BPM como ferramenta eficaz de transformação organizacional em ambientes varejistas altamente competitivos.Dissertação Bridge: um sistema inovador que facilita o processo de contratação de consultorias de gestão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Pinto, Ramonn Henrique de Oliveira; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; http://lattes.cnpq.br/4827318749308538; http://lattes.cnpq.br/8210211180121107; Silva Júnior, Edilson Marinho da; Matamoros, Efrain Pantaleon; https://orcid.org/0000-0002-4052-5739; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; Cabral, Marco Antonio LeandroA competição aquece os mercados como um todo. Os empreendedores precisam se esforçar para sobreviver nesse mundo cada vez mais incerto, e muitas alternativas e estratégias são elaboradas para ganhar vantagens perante os concorrentes. Uma delas é a geração de inovações que facilitem processos de comercialização, mas como gerar essa inovação? Umas das alternativas é contratar profissionais capacitados para auxiliar nessa empreitada. O objeto deste trabalho é apresentar um aplicativo que facilita o processo de contratação de agentes que ajudem nesse processo e após uma pesquisa com os públicos alvos, foi percebido uma aceitação com o público alvo em relação a um sistema que facilite esse processo, depois observar os resultados obtidos todos os processos que envolvem a criação de uma empresa foram feitos. Inicialmente um CANVAS, em seguida o planejamento de Marketing, Financeiro e Operacional. Dois cenários foram elaborados para avaliar a viabilidade do sistema, e após os estudos destes cenários foi possível detectar resultados promissores sobre faturamento, lucratividade e a rentabilidade do projeto de pesquisa empreendedora.Tese Classificação automatizada de falhas tribológicas de sistemas alternativos com o uso de redes neurais artificiais não supervisionadas(2017-01-17) Cabral, Marco Antonio Leandro; Matamoros, Efrain Pantaleon; Costa, José Alfredo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; ; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; ; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; Viana, Herbert Ricardo Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/4617469809005234; Silva, João Bosco da; ; http://lattes.cnpq.br/3305848313356239; Paiva, José Alvaro de; ; http://lattes.cnpq.br/6136888701626547; Morais, Antonio Higor Freire de; ; http://lattes.cnpq.br/7568055799308361; Oliveira, Adelci Menezes de; ; http://lattes.cnpq.br/7673440916658787Prevenir, antever, evitar falhas em sistemas eletromecânicos são demandas que desafiam pesquisadores e profissionais de engenharia a décadas. Sistemas eletromecânicos apresentam processos tribológicos que resultam em fadiga de materiais e consequente perda de eficiência ou mesmo de utilidade de máquinas e equipamentos. Diversas técnicas são utilizadas na tentativa de, através da análise de sinais oriundos dos equipamentos estudados, que seja possível a minimização das perdas inerentes àqueles sistemas e as consequências desses desgastes em momentos não esperados, como uma aeronave em voo ou uma perfuratriz em um poço de petróleo. Dentre elas podemos citar a análise de vibração, medição da pressão acústica, monitoramento de temperatura, análise de partículas de óleo lubrificante etc. Entretanto sistemas eletromecânicos são complexos e podem apresentar comportamentos inesperados. A manutenção centrada na confiabilidade necessita de recursos tecnológicos cada vez mais rápidos, eficientes e robustos para garantir sua eficiência e eficácia. Técnicas de análise de efeitos e modos de falha (FMEA – Failure Mode Effect Analysis) em equipamentos são utilizadas para aumentar a confiabilidade dos sistemas de manutenção preventiva e preditiva. As redes neurais artificiais (RNA) são ferramentas computacionais que encontram aplicabilidade em diversos segmentos da pesquisa e análise de sinais, onde há necessidade do manuseio de grandes quantidades de dados, associando estatística e computação na otimização de processos dinâmicos e um alto grau de confiabilidade. São sistemas de inteligência artificial que têm capacidade de aprender, são robustas a falhas e podem apresentar resultados em tempo real. Este trabalho tem como objetivo a utilização de redes neurais artificiais para tratar sinais provenientes da monitoração de parâmetros tribológicos através do uso de uma bancada de testes para simular falhas de contato em um compressor de ar, a fim de criar um sistema de detecção e classificação de falhas automatizado, não supervisionado, com o uso de mapas auto-organizáveis, ou redes SOM (self organizaed maps), aplicado à manutenção preventiva e preditiva de processos eletromecânicos.Dissertação Contribuições ao estudo de análises de informações dos balanços energéticos estaduais e o balanço nacional(2018-02-28) Lucena Júnior, Nestor Dantas de; Costa, José Alfredo Ferreira; ; ; Santi, Everton; ; Cabral, Marco Antonio Leandro; ; Araújo, Renato Samuel Barbosa de;Mensurar recursos energéticos é de grande importância estratégica para qualquer país. Fatores incluem a dinâmica do crescimento social e econômica das regiões, impactos de novas tecnologias, fatores ambientais, decisões estratégicas em importações e exportações de recursos energéticos, etc. Não há como pensar desenvolvimento industrial, ou das cidades, em longo prazo, sem planejar as demandas e os recursos energéticos para as mesmas. Uma maneira de avaliar o desenvolvimento econômico é através do estudo dos perfis de consumo energético nos setores econômicos, como industrial, residencial, público, comercial, transportes, agrícola e energético. Há cerca de 30 anos o Brasil produz o Balanço Energético Nacional (BEN), documento que mapeia informações como fontes primárias e secundárias, consumo pelos principais setores, perdas, transformações, etc. Atualmente a responsabilidade do BEN é da EPE – Empresa de Pesquisas Energéticas, ligada ao Ministério de Minas e Energia (MME). Porém, dada a dificuldade de obtenção dos dados e seu processamento, muitas das informações são estimadas. Alguns estados como São Paulo e Rio Grande do Sul produzem, anualmente, balanços energéticos estaduais (BEEs). Outros, como Ceará e Rio Grande do Norte (RN), já o fizeram no passado, tendo o RN publicado seu último balanço energético (BERN) em 2006, referente aos dados de 2005. Esta dissertação apresenta estudos referentes pressupostos fáticos da geração de balanços energéticos estaduais, incluindo: Sensibilização das Esferas Decisórias; Elementos de Articulação Regional; Canais de Incentivo e Cooperação entre Estados; Fontes de Recursos; Unificação Metodológica, Conceitual e de Critérios; e Sistematização da Coleta de Dados. Para isso, foi elaborado um questionário e distribuído aos responsáveis pela produção dos BEEs. A análise busca caracterizar os pontos e experiências positivas dos estados que produzem balanços regularmente e apontar as deficiências e necessidades de atenção aos estados que, devido a uma série de fatores, deixaram de acompanhar os dados energéticos regionais. A segunda parte da pesquisa envolve uma análise estrutural dos BEEs em relação ao BEN. O objetivo é analisar possível integração futura (bottom-up, i.e., de baixo para cima, do específico para o geral), dos balanços estaduais ao balanço nacional. A terceira parte analisa dados de balanços energéticos estaduais a partir de informações obtidas em documentos produzidos pelo MME, referente a BEEs dos anos de 2000 e 2015. Utilizamse redes neurais, como mapas auto organizáveis, para efetuar agrupamento de estados com perfis similares, em relação aos conjuntos de variáveis analisadas (consumo por setor econômico, consumo por fonte e oferta interna energética).TCC Contribuições do Lean Healthcare na gestão da rotina e de indicadores de desempenho na unidade de terapia intensiva (UTI): uma abordagem para aprimorar a eficiência e a qualidade do cuidado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Moura, Brennda Louyse Conceição de; Rufino, Sandra; Mariz, Fernanda Barreto de Almeida Rocha; Cabral, Marco Antonio LeandroA crescente complexidade do sistema de saúde e a pressão por maior eficiência e qualidade têm impulsionado a busca por estratégias inovadoras de gestão nos hospitais. Nesse contexto, o Lean Healthcare, originado do sistema de produção enxuta (Lean Manufacturing), destaca-se como uma abordagem promissora para otimizar processos, reduzir desperdícios e melhorar os resultados assistenciais. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde o ambiente é marcado por alta criticidade, recursos limitados e demandas urgentes, a gestão eficiente de indicadores de desempenho é essencial para garantir a segurança e a qualidade do cuidado ao paciente. No entanto, o setor enfrenta desafios como falhas na comunicação, desperdício de tempo e recursos, e dificuldade na padronização de processos. Este trabalho tem como objetivo geral analisar como a aplicação de ferramentas de Lean Healthcare pode auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas no setor de UTI hospitalar. A investigação busca compreender de que maneira essa abordagem contribui para a identificação e resolução de problemas, melhoria contínua e suporte à gestão baseada em indicadores de desempenho. Para alcançar tal objetivo, foi desenvolvido um estudo de caso, de natureza aplicada, com objetivo exploratório e descritivo e abordagem combinada. Para embasar o estudo, foram explorados os conceitos do lean, nas vertentes healthcare e office, indicadores e as ferramentas do Lean. Primeiramente foi feito o diagnóstico da problemática do setor, por meio da construção do mapa fluxo de valor (MFV) e identificação os desperdícios. Com isso, as causas raízes foram identificadas, priorizadas e deram origem ao plano de ação. O MFV futuro foi projetado a partir do resultado das ações do plano e uma análise comparativa entre o MFV atual e o MFV futuro foi realizada. Com a aplicação das ferramentas lean no setor, foi possível perceber a redução dos desperdícios nas principais atividades desenvolvidas, melhorando a gestão de indicadores do setor e proporcionando uma tomada de decisão mais embasada e visual devido aos produtos desenvolvidos.TCC Criação de hardware e software para identificação de não-conformidades de máquinas em ambiente industrial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Oliveira, Lucas Pereira Wanderley de; Cabral, Marco Antonio Leandro; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; http://lattes.cnpq.br/2656446258533384; Matamoros, Efrain Pantaleón; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; Oliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes de; https://orcid.org/0000-0003-2690-1563; http://lattes.cnpq.br/7987212907837941O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da manutenção de máquinas em ambiente industrial e das vantagens de se identificar corretamente as não-conformidades no seu funcionamento, tendo em vista a diminuição de falhas que possam ocasionar perdas financeiras e temporais devido a interrupções na produção e custo da manutenção reativa. Para a escrita deste texto, buscou-se como referencial teórico as obras de Cabral et al. (2019), Tristan, Ashkan e Cai Xia (2015), Spada (2016), Cooley; Tukey (1965), Cooley; Lewis; Welch (1969), Amihai et al. (2018), Selfner; Lenk; Malek (2010), Wang et al. (2020), Plante; Nejadpak; Yang (2015), Silva; Menezes (2005). Da perspectiva metodológica, a pesquisa teve caráter quantitativo e exploratório e apesar de não ter atingido a totalidade do objetivo proposto, o projeto realizado pode ser considerado bem-sucedido, pois concluiu-se que a escolha de uma máquina com maiores índices de falha poderia ter evidenciado a detecção de não-conformidades. Espera-se que a discussão sobre a temática abordada nessa monografia não se encerre aqui, tendo em vista a relevância do tema para a pesquisa científica, assim como para a indústria, objetivando melhorar o seu funcionamento e reduzir os custos que possam ser ocasionados por falta de uma boa predição de falhas.TCC Diagnóstico da função manutenção em uma empresa de alimentos do RN - abordagem classe mundial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-10) Souza, Rafael da Mata Oliveira; Cabral, Marco Antonio Leandro; Pantaleón Matamoros, Efrain; Costa, José Alfredo FerreiraA busca por uma manutenção de excelência é um propósito perseguido por diversos setores produtivos da sociedade e também assunto de relevância para o ambiente acadêmico. Já não é mais satisfatório fazer uma boa manutenção; é preciso que haja planejamento, qualidade, firmeza e redução de custo, objetivando torná-la eficiente, maximizando a conservação dos equipamentos e melhorando o controle de gastos com ativos. Uma das formas de se obter maior desempenho e, consequentemente, melhoria no sistema produtivo, está relacionada à implantação de um programa de gestão da manutenção. Nesse sentido, este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo avaliar a função manutenção no processo de gestão de ativos de uma empresa produtora de doces, de forma a identificar oportunidades para implantação de melhorias na companhia. Caracterizado como um estudo de caso, a pesquisa foi realizada utilizando-se dos seguintes procedimentos: uma revisão bibliográfica com um caráter exploratório-descritivo-explicativo, acompanhada da pesquisa de campo e um survey com profissional experiente, gestor da área de manutenção da empresa. Os dados provenientes da aplicação do questionário resultaram em uma avaliação do sistema de gestão de manutenção em execução, quando da busca por investigar o grau de maturidade da função manutenção, sob a ótica classe mundial, em uma empresa de alimentos do Estado do Rio Grande do Norte. Como resultado, um diagnóstico permitiu visualizar quais segmentos da gestão da manutenção de ativos da empresa foi passível de melhorias.TCC Diagnóstico da função manutenção em uma indústria têxtil do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-14) Fonseca, Eloá Cristine; Cabral, Marco Antonio Leandro; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; Matamoros, Efrain Pantaleon; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; Souza, Karllyammo Lennon deAs organizações cada vez mais buscam novas ferramentas de gerenciamento que as tornem mais competitivas, por meio da melhoria da qualidade e aumento da produtividade de seus produtos, processos e serviços, sendo a função manutenção responsável pelo funcionamento regular de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações, no intuito de manter o bom desempenho da produção para evitar atrasos, aumento de custos, insatisfação de clientes, perda de mercado e, por fim, perdas financeiras em uma indústria. Nesse sentido, a partir de um diagnóstico da área e por meio de ferramentas de qualidade, para aperfeiçoar os processos de manutenção, propusemos um plano de melhorias para a função manutenção em uma indústria têxtil no Nordeste do Brasil. Iniciamos com um breve relato sobre a indústria têxtil no Brasil, seguido da exposição dos conceitos e da história da manutenção, dos seus principais tipos e os pilares da manutenção produtiva total. Para este trabalho, utilizamos uma metodologia de pesquisa de natureza aplicada e, quanto aos objetivos, de caráter descritivo e exploratório, a partir de um estudo de caso realizado em uma indústria têxtil no estado do Rio Grande do Norte, pelo método Survey of Maintenance Management, que fornece as ferramentas necessárias à elaboração de um diagnóstico da função manutenção em uma indústria. Analisando-se os dados compilados dos questionários aplicados, verificamos que a empresa obteve 349 pontos, valor abaixo dos 366 do Benchmarking de Wireman (2010), somando-se um total de 291 pontos de melhorias. Destacamos as categorias de Ordens de Serviço da Manutenção (34 pontos), Planejamento e Programação da Manutenção (34 pontos) e Manutenção Preditiva (32 pontos) como pontos positivos dentre os setores estudados pelo método. Ao mesmo tempo que detectamos 3 categorias que merecem atenção pelo baixo desempenho frente ao Benchmarking, quais sejam: Engenharia de Confiabilidade (4 pontos), Programas de Treinamento em Manutenção (13 pontos) e Gerenciamento de Documentos (14 pontos). A partir desses dados e da utilização dos Diagramas de Causa e Efeito, foram determinados os principais motivos para as deficiências encontradas nas 3 categorias com menor pontuação. Assim pudemos elaborar um plano de ação, com base na metodologia 5W1H, para mitigar as deficiências relatadas, contendo as seguintes atividades de melhoria a serem realizadas: implementar a engenharia de confiabilidade no âmbito organizacional, estabelecer um programa formal de treinamento de manutenção e estabelecer o gerenciamento de documentos.
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