Navegando por Autor "Cabral, Rodrigo Raniere Xavier"
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Dissertação A liderança eficaz no contexto organizacional: uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-28) Cabral, Rodrigo Raniere Xavier; Feitor, Carlos David Cequeira; ; ; Guimaraes, Patricia Borba Vilar; ; Filho, Antonio Alves; ; Chagas, Marcio Marreiro Das;O processo de liderança é aspecto de supra importância no ambiente organizacional, quer seja influindo na satisfação dos colaboradores no ambiente laboral, quer aumentado o engajamento destes nas tarefas que lhes são atribuídas. Com efeito, tem-se que a convergência de tais fatores, que são resultantes de uma liderança eficaz, contribuem sobremaneira para o alcance dos objetivos que são definidos por uma organização. Ainda que a liderança possa se manifestar em qualquer nível da estrutura institucional aquela máxima de que o “exemplo vem de cima” aplica-se fortemente quando se trata da ocorrência desse fenômeno social na alta gestão de uma organização. Partindo deste prisma, buscou-se, com a pesquisa, investigar a aderência da alta gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN quanto às práticas exemplares da liderança postuladas pelos teóricos e catedráticos no tema James Kouzes e Barry Posner. A verificação desse intento se deu por meio do instrumento de propriedades psicométricas mundialmente consagrado que eles desenvolveram, denominado LPI-Leadership Practices Inventory (IPL - Inventário de Práticas de Liderança), e pelo qual foi possível obter a percepção tanto dos próprios líderes como dos seus liderados quanto à frequência com que aqueles estão empenhados em cinco grandes práticas que definem um líder eficaz e transformacional no ápice do seu desempenho. A presente pesquisa foi caracterizada como sendo um estudo aplicado, descritivo e quantitativo. Sua amostra foi definida pelo simples critério de que as unidades de análises para ela precisavam pertencer à alta gestão da UFRN, representada pelas pró-reitorias. Com isso, o quantitativo final dessa amostragem ficou com os números somados de 07 pró-reitores (líderes) e 110 colaboradores (liderados) dessas unidades superiores. Após análise do conjunto de respostas obtidas, feita a partir de alguns cálculos estatísticos e da teoria transformacional da liderança sustentada pelos os autores citados, os resultados apontaram que a alta gestão da UFRN se encontra em um bom nível de empenho nas práticas exemplares desse tipo de liderança, mas com espaço para aumentá-lo. Além disso, foram constatadas significativas divergências dentro das duas principais percepções investigadas (líderes e liderados), o que sinalizou também uma oportunidade para que a UFRN invista no desenvolvimento da referida liderança. Como contribuição a esse cenário favorável observado na UFRN foi proposta uma cartilha de boas práticas de liderança que sirva tanto para motivar ou, pelo menos, despertar o interesse de autodesenvolvimento dos líderes, como para embasar a criação ou o aprimoramento de ações formativas específicas para seus gestores e até mesmo alguma intenção institucional ainda maior e estruturante no que diz respeito às práticas de liderança a serem perseguidas em direção a melhor eficácia organizacional.