Navegando por Autor "Cabral, Vanessa Amorim"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Avaliação da qualidade nutricional dos cardápios de escolas públicas em uma capital do Nordeste do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-29) Cabral, Vanessa Amorim; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro; https://orcid.org/0000-0002-1799-0798; http://lattes.cnpq.br/6739594623067122; Pinheiro, Liana Galvão Bacurau; Bezerra, Mariana SilvaO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) garante o direito dos estudantes à promoção de segurança alimentar e nutricional, direcionada a suprir as necessidades dos alunos durante seu período no ambiente escolar. O estudo tem como objetivo avaliar qualitativamente os cardápios de escolas de ensino municipal e estadual de uma capital do nordeste, através da ferramenta de avaliação de cardápios IQ COSAN. Avaliou-se a frequência diária, semanal e mensal de grupos alimentares em 8 dos cardápios, e a ausência de alimentos proibidos. O nível de adequação dos cardápios considerou a classificação da ferramenta: inadequado, precisa de melhoras ou adequado. Identificou-se baixa oferta de frutas in natura, alimentos da sociobiodiversidade e regionais, e alimentos fonte vitamina A. Quanto à frequência de alimentos ultraprocessados e alimentos proibidos estão nos limites preconizados pelo PNAE. Após análise completa, os cardápios tiveram médias de 48 pontos (escolas estaduais) e 71,5 pontos (escolas municipais), classificando-os como “precisam de melhoras.” Dessa forma, para atender às normas do PNAE, é necessário que haja repasse de recursos financeiros suficientes para as entidades executoras, bem como o uso contínuo da ferramenta IQ COSAN para o planejamento e avaliação de cardápios escolares.