Navegando por Autor "Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa"
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TCC A dança do coco de roda e de zambê enquanto elemento do turismo cultural do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Silva, Chrisner Moniele Avelino da; Lima, Renata Mayara Moreira de; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Ferreira, Lissa Valéria FernandesO coco de roda e de zambê se constituem enquanto dança de roda, originada da região Nordeste, mas especificamente, esta última, do estado do Rio Grande do Norte. É uma dança popular que pode está inserida nos elementos culturais do segmento do turismo cultural. No entanto, percebe-se uma desvalorização desmedida da mesma por parte dos gestores e também da comunidade em geral, uma vez que esta desconhece a dança como sendo do patrimônio histórico- cultural do Rio Grande do Norte. Devido a esse fator, este trabalho objetivou analisar a utilização da dança coco de roda e de zambê enquanto elemento do Turismo Cultural do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada foi à abordagem descritiva- exploratória, com caráter qualitativo. O resultado da pesquisa realizada demonstra que a dança coco de roda e de zambê não possui a valorização necessária para que possa ser utilizada como um atrativo turístico, apesar da mesma ser classificada como tal.TCC A importância dos eventos para as cidades interioranas: estudo de caso em Lagoa Salgada/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Nascimento, Elizane do; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Ferreira, Lissa Valéria FernandesEste trabalho tem por finalidade pesquisar e analisar de que forma o carnaval contribui para a divulgação da cidade de Lagoa Salgada/ RN e quais são os benefícios que o mesmo traz para o município. Por isso foi realizada uma pesquisa em fontes bibliográficas para construir um referencial sobre o turismo de eventos, além de uma pesquisa em campo sobre o evento “carnaval”, através de pesquisa qualitativa com o auxilio de questionários. Foram aplicados 25 questionários divididos entre organizadores do evento, empresários locais, e com pessoas da comunidade. Os resultados obtidos permitem observar que o evento de fato é um divulgador para o município, gera renda, é visto ainda como um elemento importante para a diversão (lazer) aquece o comércio local, além de contribuir para o turismo da cidade, foram identificadas algumas barreiras que precisam ser solucionadas como, por exemplo, a falta de participação da comunidade no planejamento e organização do evento.TCC Análise das informações disponibilizadas em aplicativos móveis de guias turísticos de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva Junior, Erivaldo Sotero da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Lima, Renata Mayara Moreira deO Turismo continua passando por mudanças devido à tecnologia da informação (TI) e principalmente da mobilidade, cada vez mais os turistas estão usando dispositivos móveis para a busca de informações sobre o destino a ser visitado. Anteriormente a fonte das informações se limitavam aos guias de papel ou por informações encontradas na web. Com a popularização dos smartphones os aplicativos desenvolvidos para esses dispositivos aumentaram significativamente e a partir disso são desenvolvidos guias turísticos para dispositivos móveis, adaptando as informações encontradas nos guias de papel para a plataforma mobile, no intuito de facilitar para o viajante na busca de informações a partir de qualquer localidade. O presente trabalho tem como objetivo analisar as informações disponibilizadas pelos aplicativos móveis de guias turístico da cidade de Natal. Essa pesquisa foi de caráter qualitativo exploratório sendo utilizadas também pesquisas bibliográficas. Os aplicativos Natal Live, Find Natal e Nativoo foram analisados a partir das categorias referentes ao conteúdo informativo, nível de comercialização, interatividade e idiomas. A partir da análise verificou-se que a cidade de Natal não possui muitas alternativas de aplicativos encontrados na Play Store que se mantenham centrados na idéia original de servir como um guia turístico para os visitantes. Dos aplicativos analisados o Find Natal foi considerado o mais completo entre os analisados, por possuir um maior banco de dados sobre atrativos e estabelecimentos da cidade sendo o que mais se assemelha aos guias de papel.Dissertação Aprendizado de conceitos de administração em disciplinas de graduação através de casos para ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Lima, Jorge Ítalo Macêdo Prudêncio de; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/5594114802781506; Araújo, Maria Valeria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; 03737471444O objetivo do presente trabalho é investigar a apropriação de conceitos introdutórios de Administração a partir das implicações do método do caso. Como objetivos específicos estão: identificar a utilização dos conhecimentos teóricos nas respostas do alunado; compreender a articulação entre teoria e prática; e analisar o processo reflexivo na utilização do método do caso. A pesquisa parte da ontologia da interação sujeito-objeto, a partir da obra piagetiana, dado que seus arquivos colocam o Ser Social como a perspectiva mais adequada para compreender o estudo do discurso lógico do ente. Diante o exposto, a pesquisa está alicerçada no paradigma interpretativista, na qual o autor interpreta aquilo que é falado pelos entrevistados ou produtores do conteúdo a ser explorado. Tal método, composto por procedimentos sistemáticos, A pesquisa é qualitativa e analisou repostas de Casos para Ensino aplicados em 14 turmas diferentes, entre 2011 e 2020, compreendendo 219 respostas. Nesse cenário, para compreender as construções teóricas desenvolvidas pelos alunos em sala a partir dos casos para ensino propostos, o método utilizado será a Análise de Conteúdo. Como resultados o estudo identificou que existe a utilização de conhecimentos teóricos nas respostas do alunado; em muitas respostas existe a articulação entre teoria e prática; embora o processo reflexivo nas respostas do alunado aos caso nem sempre é evidenciada. Por fim, o estudo conclui que a apropriação de conceitos introdutórios de Administração a partir da utilização do método do caso é em grande maioria inadequada, por dar preferência a conhecimentos prévios em detrimento aos aspectos teóricos estudados pode alcançar o entendimento do conteúdo emitido, bem como fazer inferências sobre as respostas coletadas. Os resultados do estudo podem demonstrar diferentes níveis e características de apropriação dos conceitos de administração por meio da utilização de casos para ensino.Dissertação Aspectos históricos e situacionais no orçamento da rede federal de educação profissional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-25) Santos, Laudinéia Pontes dos; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/7113595402443743; Araújo, Maria Valeria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Cacho, Andréa do Nascimento BarbosaO estudo teve como objetivo analisar a influência de aspectos históricos e situacionais no orçamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no período de expansão da Rede Federal de Educação Profissional brasileira. A análise foi dividida na caracterização do orçamento público brasileiro, na verificação das questões legais da ampliação da Rede Federal de Educação Profissional e na identificação de possíveis fatores contingenciais orçamentários. O percurso metodológico foi estabelecido quanto aos fins, como pesquisa exploratória e descritiva, em uma abordagem quali-quantitativa. Como resultados, o estudo revela a existência de fatores contingenciais orçamentários do ambiente. Por fim, o estudo conclui que os três aspectos são representativos ao Orçamento Federal do Instituto Federal do Rio Grande do Norte na sua fase de expansão.Dissertação Avaliação da informação de websites turísticos das cidades-sede da copa 2014(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-08-19) Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; http://lattes.cnpq.br/0172278382704946; Gomes, Apuena Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; Biz, Alexandre Augusto; ; http://lattes.cnpq.br/0456362733215959; Leal, Sérgio Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/9559630444113123Trata da avaliação das informações disponibilizadas em websites turísticos oficiais dos estados e das cidades-sede brasileiras da Copa do Mundo de 2014, seguindo o modelo e os critérios de avaliação estabelecidos na metodologia desenvolvida por Díaz (2005). Descreve a relação entre turismo e sociedade da informação, enfatizando a importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em disponibilizar informações confiáveis, atualizadas e de baixo custo acerca dos destinos em questão. Dentre os principais aspectos a serem analisados, tem-se: informação sobre o destino e serviços locais disponibilizados nos websites turísticos; capacidade de comercialização e distribuição dos serviços turísticos; capacidade de comunicação e interação dos sites com seus usuários; existência de versões dos websites em outros idiomas. Por se tratar de pesquisa em ambiente virtual, os sujeitos da pesquisa foram representados pelas 12 cidades-sedes da Copa e seus respectivos websites oficiais de turismo (municipais, estaduais e convention bureau), mais o portal brasileiro de turismo, totalizando assim um número de 36 páginas webs a serem analisadas. A metodologia caracterizou-se como exploratório-descritiva, quantitativa, bibliográfica e documental. Aplica técnicas estatísticas paramétricas e não paramétricas, tais como: análise de variância (ANOVA e KRUSKAL-WALLIS) para medir a variação entre as médias dos grupos em combinação com testes de comparações múltiplas de Tukey e Games Howell; teste de correlação não paramétrico Tau de Kendall; e análise de cluster. Para a coleta de dados, utiliza os softwares Microsoft Excel, e o SPSS para a tabulação, tratamento e análise dos dados, através da aplicação de técnicas quantitativas. Dentre os principais resultados encontrados ficou evidente que os websites da região sul e os pertencentes a categoria municipal apresentaram resultados mais positivos dentre os índices avaliados. Conclui que as informações disponibilizadas nos websites estão, em sua maioria, incompletas, pois de acordo com os dados obtidos, verificou-se que os mesmos não são capazes, por si só, de fornecer aos usuários/turistas todos os dados necessários para se planejar uma viagemTCC Comentários de viagem na internet: um estudo exploratório baseado nas teorias do comportamento planejado e aceitação tecnológica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Lima Júnior, Josivaldo Atanasio de; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Ferreira, Lissa Valéria FernandesNa hora do planejamento de viagens, mais e mais pessoas procuram avaliar o local para onde vão por meio de opiniões expressadas por outras pessoas que já o visitaram, são os chamados Conteúdos Gerados pelo Usuário (CGU). O CGU funciona como um marketing boca-a-boca, mas de forma eletrônica e alcança um número considerável de pessoas, já que se constitui pela Internet, dando um aspecto de independência para os usuários, pois com essa ferramenta, a intermediação com agências de viagens diminui. No turismo, o CGU é muito utilizado na forma de Comentários de Viagens na Internet (CVI), que são postados pelos turistas na web. Esses comentários poderão influenciar o turista na escolha de um destino. Este trabalho teve como objetivo analisar o uso dos Comentários de Viagens na Internet (CVI) de acordo com a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e o Modelo de Aceitação Tecnológica (MAT). A metodologia deste trabalho foi de caráter quantitativo, com a utilização de um instrumento de pesquisa questionário aplicado a 118 pessoas na praia de Ponta Negra, Natal/RN, e do tipo descritiva e exploratória. Os dados foram analisados a partir do Microsoft Excel. A partir dos resultados obtidos, observou-se que as pessoas utilizam CVI para escolher o destino turístico, mas não colaboram, ou seja, leem os comentários, mas raramente os escrevem. De acordo com a análise dos fatores da TCP e do MAT foi obtido que todos alcançaram resultados positivos em relação ao que se perguntava acerca do uso de CVI na escolha de um destino de viagem. Então, é possível afirmar que os Comentários de Viagens na Internet influenciam na escolha de um destino turístico.TCC Feira como atrativo turístico: o caso da FINECAP em Pau dos Ferros, RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Alves, Ilanna Catharina Ferreira; Lima, Renata Mayara Moreira de; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Chagas, Márcio Marreiro dasO turismo de Negócios e Eventos vem se tornando um fenômeno mundial, sendo bastante importante para a economia e para o setor turístico. O Brasil, tem se destacado no mercado internacional. Os tipos de eventos com maior destaque são os congressos, simpósios, convenções, workshop, conferências e feiras. Nessa pesquisa, o destaque é dado para as feiras, que é um tipo de evento com grande destaque no setor de turismo de negócios e eventos. Devido a estes fatores, a presente pesquisa analisa se a feira tem potencial de se tornar um atrativo turístico para a região que está inserida. Em especial, o estudo irá focar no caso da FINECAP, que é a feira intermunicipal de negócios, educação, cultura e turismo, realizada na cidade de Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar. Quanto aos objetivos, a pesquisa é descritiva-exploratória; quanto a forma de abordagem é uma pesquisa qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos consistiu em pesquisa de campo, a partir da realização de entrevistas com o gestor público da referente cidade, com empresários e turistas. Os resultados do estudo permitiram chegar a uma série de conclusões. O principal é que a FINECAP pode ser considerada como um atrativo turístico para Pau dos Ferros e Região, contudo, verificou-se que existem muitas questões a serem melhoradas.Tese Gestão do conhecimento e redes interorganizacionais em organizações públicas de turismo(2019-09-17) Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; ; ; Brito, Max Leandro de Araújo; ; Silva, Michel Jairo Vieira da; ; Matias, Esdras Matheus Silva; ; Brito, Lydia Maria Pinto;O turismo é um setor multifacetado, baseado no conhecimento e na cooperação, principalmente, devido a sua característica complexa. A gestão do conhecimento (GC) e as redes interorganizacionais (RI) facilitam os processos de obtenção, utilização, compartilhamento, aprendizado organizacional e as parcerias entre as Organizações Públicas de Turismo (OPT). A partir disso, a proposta que se segue objetiva compreender como a gestão do conhecimento e as redes interorganizacionais podem auxiliar as organizações públicas de turismo no desenvolvimento de um destino turístico na percepção de especialistas do setor em uma cidade do Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, à medida que se propõe a estudar um fato novo. Adota a postura epistemológica interpretativista, pois visa obter uma compreensão profunda dos temas estudados. Os sujeitos da pesquisa foram definidos com base na aproximação que eles tinham do problema de pesquisa. Assim, no total, foram eleitos 17 (dezessete) entrevistados a partir de uma amostra não probabilística intencional, utilizando-se da técnica bola de neve para a seleção dos entrevistados. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: pesquisa bibliográfica, para a delimitação das lacunas da pesquisa, através de buscas realizadas nos períodos de 2016 a 2018 no Portal de Periódicos Capes; enquanto a coleta das fontes primárias se deu a partir de roteiro de entrevista semiestruturado. Dentre as técnicas utilizadas para o tratamento e análise dos dados, estão: a técnica de triangulação, análise de conteúdo e documental. Utilizou-se do software de análise qualitativa NVivo, para facilitar a organização dos dados, realizar a contagem das palavras (frequência de palavras) e criar as nuvens de palavras. Dentre os principais resultados encontrados, tem-se que: trata-se de um grupo de especialistas que atua na gestão pública há mais de 30 anos, possuindo ampla experiência na área de planejamento turístico e exercendo funções de gestão e liderança. As OPT não adotam gestão do conhecimento de maneira sistematizada, sendo identificadas algumas ações isoladas de gestão do conhecimento. Em se tratando da obtenção do conhecimento, observou-se que as OPT obtêm as informações dos principais parceiros mediante solicitação, ou seja, quando necessário. Verificou-se que o compartilhamento das informações se dá a partir das relações de parcerias entre os diversos atores, através das reuniões dos conselhos. Também foi mencionado pelos entrevistados que as mídias sociais (Facebook, Instagram e WhatsApp) são utilizadas no sentido de favorecer a disseminação da informação, tanto interna quanto externa. No entanto, evidenciou-se através de observação direta que essas mídias, na verdade, funcionam como meios de divulgação das ações que estão sendo desenvolvidas pelas OPT. Identificou-se que as OPT não são organizações que aprendem, porém, a partir dos discursos dos sujeitos, foram identificadas algumas ações realizadas no sentido de fortalecer o relacionamento focado em parcerias com as Instituições de Ensino Superior (IES), objetivando melhorar o desempenho organizacional. Em se tratando da avaliação dos processos e práticas, identificou-se que, apesar de incipiente, existe uma tentativa de rever aquilo que não está surtindo efeito, como exemplo: o estudo sobre a estrutura organizacional em uma das OPT.TCC Informações turísticas disponíveis em dispositivos móveis: um estudo de caso com o aplicativo Find Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Soares, André Luiz Vieira; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Lima, Renata Mayara Moreira deO avanço das tecnologias proporcionou um acesso à informação de maneira mais ágil e portátil. A utilização de aparelhos como Smartphones e Tablets, os quais possuem um sistema operacional abrangente que permite reunir várias ferramentas num único dispositivo, é uma tendência em vários setores da economia, inclusive no turismo. Este trabalho consiste em uma pesquisa realizada com profissionais de diversos segmentos da atividade turística para analisar as informações contidas no aplicativo Find Natal através do método de grupo focal online. Na primeira etapa da discussão, eles responderam individualmente perguntas fechadas para a formação do perfil dos participantes. Posteriormente, o grupo foi coletivamente conduzido por meio de um roteiro composto por perguntas abertas acerca de categorias existentes no dispositivo. A ferramenta de análise qualitativa NVivo foi aplicada para analisar o material colhido com os participantes e explorar os resultados. Constata-se que as pessoas estudadas fazem uso desses dispositivos enquanto turistas, bem como acreditam que aplicativos de turismo podem auxiliar durante uma viagem. A partir da análise, verificou-se que o aplicativo precisa de uma maior interatividade com seus usuários para transmitir mais consistência em suas informações, que foram avaliadas como superficiais pelo grupo estudado. Contudo, fica evidenciado que o aplicativo dispõe de algumas falhas, porém surge como ferramenta facilitadora para os viajantes.TCC Redes sociais no mercado de trabalho: uma análise do Linkedin no setor turístico de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Jéssyca Rodrigues Henrique da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Guardia, Sergio Ramiro RiveroAs redes sociais tem sido grandes aliadas no processo de recrutamento e seleção de candidatos nas empresas. O recrutamento on-line vem sendo encarado pelas organizações, como uma estratégia competitiva para otimizar tempo e gerar eficiência nesse processo. Elas também são para os profissionais, excelentes meios de divulgação de seu perfil e marketing pessoal, para obter vantagens frente aos outros candidatos. O presente trabalho objetivou-se realizar uma análise sobre a utilização das redes sociais, como uma estratégia para os profissionais de turismo se promover no mercado de trabalho, a partir de uma análise da utilização da rede social Linkedin. Para isso foi realizado uma pesquisa de natureza quali-quantitativa com 26 profissionais e estudantes da área do turismo, e assim foi possível identificar suas opiniões e também, como esses profissionais têm utilizado as redes sociais como uma estratégia para se inserirem no mercado de trabalho. Contudo, foi possível observar que existe um bom conhecimento dos candidatos sobre a prática nas empresas, de consultar as redes sociais como uma forma de se conhecer melhor a personalidade. Porém ainda existe uma falta de informação e conhecimento dos candidatos sobre a utilização da rede Linkedin com uma visão mais estratégica para o mercado de trabalho.TCC Turismo e tecnologias de informação: estudo avaliativo de quatro hotéis no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Maia, Marcelo Augusto Moreira; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Guardia, Sérgio Ramiro RiveroOs hotéis encontram na internet e nas Tecnologias de Informação (TI) uma possibilidade de distribuição mais eficaz de produtos e serviços, além de otimizar o relacionamento com o cliente e o gerenciamento do serviço de comunicação. Dentre as inúmeras ferramentas e serviços que a internet dispõe, o presente trabalho busca refletir sobre a importância de um hotel adotá-los como um serviço diferenciado de comunicação, capaz de otimizar suas vendas e melhor conhecer e atender a seus clientes. Especificamente, analisa-se de que forma essa ferramenta pode ser usada, os impactos de sua aplicação e os benefícios que pode vir a produzir para o relacionamento do hotel e o cliente. Levando em consideração a análise do referencial bibliográfico levantado, o trabalho faz uso da metodologia qualitativa de pesquisa e do método descritivo exploratório. Um estudo de caso por meio de entrevistas e questionários com 4 gerentes foi realizado, objetivando a análise do serviço de internet prestado por 4 hotéis localizados no Rio Grande do Norte (Quality Suítes Natal, Rifoles Praia Hotel, Chalés Paraíso Tropical, Atol das Rocas Apart Hotel). Os resultados indicam que as organizações devem se adaptar às novas tendências estratégicas de comunicação, considerando a prática do turismo num mundo informatizado e globalizado. O estudo aponta a crescente relevância que a internet pode exercer em um hotel para o fornecimento de um serviço com qualidade aliado às necessidades dos clientes.TCC Turismo pedagógico: uma análise do papel das agências e do guia de turismo (Natal/RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Inácio, Allana Gabryela da Costa; Silva, Michel Jairo Vieira da; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Silva, LinaldoReconhecendo o crescimento do mercado de turismo pedagógico em Natal- RN, o presente trabalho tem como objetivo analisar o papel das agências e do guia de turismo pedagógico na cidade, se desdobrando no mapeamento das agências que desenvolvem esse trabalho e os roteiros normalmente realizados.Para este estudo foi realizado uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratória descritiva, utilizando em metodologia a ferramenta do questionário com perguntas semi-estruturadas com guias e agentes de viagem. Com isso, a análise dos resultados revelou o mapeamento das empresas que trabalham com este segmento (apenas 5 especificamente nessa área, que são de pequeno porte, mas que parecem estar em ascensão em sua maioria), bem como o perfil do Guia de Turismo deste segmento (legalizado, qualificado, ético, e lúdico), e identificação dos principais roteiros comercializados por essas agências de turismo pedagógico (eminentemente de alcance regional, com alguns roteiros nacionais e pontuais internacionais, sendo o foco a geografia, história e cultura).TCC Uso de serviços de tecnologia da informação em agências de viagens em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Costa, Lizzy Helena Evaristo da; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Guardia, Sergio Ramiro RiveroO turismo é uma atividade do setor de serviços e assim como muitos setores, o turismo está cada vez mais abarcando as tecnologias da informação a seu favor, atualmente é necessário que haja esta relação entre tecnologia da informação e o turismo, principalmente na área de agências de viagens onde houve uma grande mudança nos últimos anos por consequência da internet, por este motivo é interessante que as agências se adaptem a este novo mercado. Esta pesquisa tem como objetivo investigar o uso de serviços de tecnologia da informação em agências de viagens em natal/RN. A metodologia realizada foi a pesquisa qualitativa exploratório descritivo, foram entrevistadas 7 agências no qual se utilizou 12 perguntas estruturados no questionário. Com o resultado da análise das entrevistas, observou-se que as agências de viagens estão cada vez mais se adaptando as novas tecnologias, estão tentando sempre se manter atualizada e competitiva no mercado, atualmente algumas agências de viagens já usa todos os tipos de plataformas de tecnologia da informação ao seu favor.