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Navegando por Autor "Caetano, Gabriela de Paula dos Santos"

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    TCC
    Análise do perfil de consumo dos ésteres destilados do biodiesel de coco como aditivos ao diesel em um motor de combustão interna
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-14) Caetano, Gabriela de Paula dos Santos; Barros Neto, Eduardo Lins de; Andrade, Maria Rosiane de Almeida; https://orcid.org/0000-0003-3079-0587; http://lattes.cnpq.br/1856988565348066; https://orcid.org/0000-0002-1310-7689; http://lattes.cnpq.br/2811639726261017; https://orcid.org/0000-0002-0554-7385; http://lattes.cnpq.br/1854230898234915; Oliveira, Humberto Neves Maia de; https://orcid.org/0000-0003-1634-5102; http://lattes.cnpq.br/7302633941782540
    Tendo em vista a escassez dos combustíveis fósseis, a poluição ambiental e a crescente demanda por energia, os combustíveis produzidos através de biomassa têm sido de grande interesse dos cientistas no mundo em busca de fontes de energia renováveis, como o biodiesel que pode ser obtido através de óleos vegetais, como o óleo de coco que possui grande potencial. Dessa forma, o presente estudo possui como objetivo a análise do perfil de consumo e da caracterização dos ésteres destilados do óleo de coco (fração leve e pesada) como aditivos ao diesel. Todos os testes foram feitos com o diesel comercial (DC) sendo o combustível base, com a adição de 5%,10% e 15% (v/v) das frações leves (BFL5, BFL10 e BFL15), pesadas (BFP5, BFP10 e BFP15) e também do próprio biodiesel (BC5, BC10 e BC15). Os ensaios de caracterização (densidade, poder calorífico e corrosão) foram realizados conforme os métodos ASTM correspondentes, e os resultados encontrados para as formulações estudadas indicaram que todas as amostras se enquadraram nos padrões estabelecidos para comercialização de acordo com a resolução N°50 da ANP. O teste de consumo do motor foi avaliado pelos testes de consumo horário e específico (desempenho do motor), que foram realizados em motor a diesel da marca Branco (BD 7.0), variando-se a potência de 0W a 1200W tendo a rotação mantida constante em 3600 rpm, para que fosse obtida as curvas de consumo. Os resultados das curvas encontradas para o consumo horário, indicaram que para todos os valores de potência, os ésteres conseguiram proporcionar um menor consumo em relação ao diesel comercial, sendo o melhor cenário apresentado pela formulação BFP15 e em sequência pela BFP5. Já as curvas encontradas para as análises do desempenho do motor indicaram uma melhora na eficiência do mesmo com as formulações aditivadas em relação ao diesel comercial, sendo o melhor panorama a redução de 18,13% na condição de carga de 300W e de 7,29% na condição de carga de 1200W, encontrado para a formulação BFP15 comparado ao DC. Já o segundo panorama significativo foi com redução de 13,68% para a condição de carga de 300 W e de 6,19% na condição de carga de 1200W, para a formulação BFP5 comparado ao DC. Sendo assim, pode-se concluir que os aditivos foram capazes de promover a queima com uma boa eficiência do motor.
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