Navegando por Autor "Calaça, Suelidia Maria"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese O processo ensino-aprendizagem de história no ensino fundamental: seus limites, suas possibilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-02-16) Calaça, Suelidia Maria; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2; ; http://lattes.cnpq.br/9270682218307104; Silva, Severino Bezerra da; ; http://lattes.cnpq.br/8286905684399911; Ferreira, Adir Luiz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783992T8; Andrade, João Maria Valença de; ; http://lattes.cnpq.br/0350305925407630; Barbosa, Vilma de Lurdes; ; http://lattes.cnpq.br/8543214875138942Estudo sobre o processo ensino- aprendizagem de História tem como objetivo apontar limites e possibilidades para este processo, a partir de sua caracterização e da análise e compreensão dos conceitos de história, tempo, sociedade e cultura, utilizados por professoras e alunos/as. O estudo de campo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares, localizada na cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, no período compreendido entre os anos 1996 e 2006. Para alcançar o objetivo do estudo, foram utilizados vários instrumentos de pesquisa, dentre os quais, entrevistas, questionários e aplicação de exercícios com ênfase na aprendizagem conceitual. Os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa justificam a utilização desses variados instrumentos e servem de base para a interpretação e análise dos dados. Este estudo demonstra que alguns limites e possibilidades que ora são encontrados no ensino-aprendizagem de História têm sua origem no contexto escolar da 1ª fase do ensino fundamental e permanecem na 2ª fase deste mesmo nível de ensino, em parte, por causa da compreensão que professoras e alunos/as têm dos conceitos de história, tempo, sociedade e cultura