Navegando por Autor "Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva"
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Dissertação Ações orientadas para gestão de processos de projeto para a implantação do BIM na DINFRA da Universidade Federal do Cariri(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-31) Sousa Júnior, Washington Luiz de; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; http://lattes.cnpq.br/4467436129811262; Freitas, Cleirton André Silva de; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; https://orcid.org/0000-0002-7410-9290; http://lattes.cnpq.br/4056958461629209Nos últimos anos, foram editados vários normativos (decretos e leis) para que a Modelagem da Informação da Construção fossem disseminada em estruturas organizacionais do poder público. Essa modelagem é baseada na metodologia da Building Information Modelling (BIM), uma tecnologia de modelagem associada a processos, para produzir, comunicar e analisar modelos da construção. Diante de uma estrutura organizacional dependente uma gestão de processos eficiente para sua implantação, este trabalho objetiva propor um conjunto de ações orientadas para a gestão de processos de projeto voltados a implantação do BIM na Diretoria de Infraestrutura (DINFRA) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).Como forma de atingir esse objetivo, visa-se diagnosticar a situação atual do gerenciamento dos processos, analisandoos à luz da metodologia BIM, definir os processos críticos do setor e prioritários para implantação do BIM, propondo ações orientadas de gestão e elaboração de processos, voltados a área de atuação da Dinfra. Assim, os aspectos organizacionais e de gerenciamento poderão ser definidos e validados, criando um arcabouço para que a modelagem BIM possa ser implantada, gerando interfaces de eficiência e eficácia nas atividades de gestão, projetos, execução de obras e serviços de engenharia, manutenção e gestão BIM da diretoria de infraestrutura da UFCA para além do cumprimento legal previsto pelos decretos governamentais, mas como estratégia de otimização dos processos organizacionais. Como resultado, foram exprimidos a situação gerencial de processo na Dinfra/UFCA, as ações para o gerenciamento de processos, artefatos de modelo de gestão de processo, um fluxo de processos para projetos de engenharia e documentos para tramite administrativos na UFCA.TCC As ações públicas do município de Rafael Fernandes/RN referente à prevenção do contágio da Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Souza, João Paulo Esmael de; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Bastos, Evangelina de Mello; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Carvalho, Anne Emília Costa; Araújo, Fabio Resende deEste estudo tem como analisar as ações púbicas do município de Rafael Fernandes/RN referente à prevenção do contágio da Covid-19, delimitando o caso à secretaria de saúde do município. A pesquisa trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. A população é compreendida pelo Município de Rafael Fernandes. Amostra é composta por documentos oficiais da secretaria de saúde do município e pelo discurso de um servidor da referida secretaria. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio da pesquisa documental e aplicação de uma entrevista. Os dados foram coletados presencialmente na primeira etapa para coleta de documentos e entrevista. Logo após, virtualmente no site oficial do município. Sendo analisados por meio da técnica de análise documental e análise de conteúdo. Os resultados revelam uma aproximação entre os documentos oficiais da secretaria e o discurso do servidor. Sendo que, o município vem desenvolvendo diversas ações que objetivam conscientizar a população da necessidade incorporar medidas de proteção contra a Covid-19 em seu dia a dia. Conclui-se que as políticas públicas municipais referente a prevenção ao contagio do Coronavírus no respectivo município, vem sendo satisfatórias.TCC Administração pública e BPM: pesquisa-ação em uma Secretaria de Estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Moura, Raul Cesar Dantas Araujo de; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; http://lattes.cnpq.br/6734075148921717; Oliveira, Marcelo Barbosa de; https://orcid.org/0000-0002-7306-4465; http://lattes.cnpq.br/1834137432896072; Bastos, Evangelina de Mello; https://orcid.org/0000-0002-5679-6218; http://lattes.cnpq.br/0951373300978184O Planejamento Estratégico é o processo de definir as ações, objetivos e metas de uma organização, bem de como encontrar o melhor caminho para isso. No âmbito da administração pública, esse tipo de planejamento – conhecido também por planejamento estratégico governamental em função de sua dimensão – demanda diversos processos. Nesse sentido, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo, modelar um processo organizacional prioritário de um órgão público. Portanto, por meio da pesquisa-ação, foi desenvolvido um estudo de caso na Coordenadoria de Planejamento, Acompanhamento e Controle (COPLAC), vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, do Orçamento e da Gestão (SEPLAN) do Rio Grande do Norte. Os procedimentos utilizados foram a observação participante, pesquisa documental e entrevistas não estruturadas, com apoio de ferramentas de gestão de processos. Como resultado de pesquisa, identificou-se o processo de elaboração do “Elaborar o Plano Plurianual” como prioritário, de acordo com as entregas públicas necessárias ao setor, que foi sistematizado em um fluxograma as- is com a representação das atividades desenvolvidas. O estudo contribuiu com a difusão de conhecimentos teóricos e práticos acerca do BPM e sua aplicabilidade no setor público, junto à equipe da COPLAC.TCC O administrador escolar como articulador da formação continuada dos professores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-06) Nunes, Luiza Anicimária de Menezes; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Bastos, Evangelina de Mello; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Carvalho, Anne Emília Costa; Medeiros, Marcos Fernando Machado deO trabalho que se segue tem como objetivo geral conhecer como práticas do gestor escolar podem favorecer a formação dos professores. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, cuja população é compreendida pela gestora de uma escola da rede municipal de ensino da região oeste do RN e a amostra é a não probabilística. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista on-line. Como procedimentos de coleta de dados, além da entrevista com a gestora, realizou-se a pesquisa documental, e assim, os dados obtidos revelam que o papel do gestor escolar é imprescindível para a qualificação profissional dos professores e obtenção dos melhores resultados possíveis no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que, muitos são os desafios enfrentados pelo gestor escolar quanto aos recursos financeiros que precisam dispor para o favorecimento de formação continuada dos professores. Diante desse cenário, com a liderança que dispõe, ainda consegue estabelecer parcerias com profissionais especializados e realizar as devidas formações.TCC Agricultura familiar e o PNAE: Promoção da SAN na região do Trairí-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-09) Lima, Adeilma Alves da Silva; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Joana Elisa Pontes de Azevedo; Freitas, Jessicley; Dantas , RebekkaEste trabalho tem como objetivo avaliar a aquisição de alimentos advindos da agricultura familiar pelos municípios que compõem a região do Trairi/RN, frente às diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para execução orçamentária dos recursos provenientes do FNDE. Trata-se de um estudo transversal exploratório que foi conduzido com os responsáveis pelo PNAE, no ano de 2014. Metodologia: A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário eletrônico autopreenchido, elaborado e validado para os fins desta pesquisa com base nas recomendações para compra da agricultura familiar dada pela Lei 11947/2009. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Resultados: A compra de produtos para a alimentação escolar ocorre de forma centralizada, na maior parte dos municípios da Região, e alcança a meta de 30% da destinação dos recursos estabelecida pelo FNDE. Contudo, aponta-se dificuldades para sua execução, principalmente, em relação à variedade de produtos (de fornecedores cadastrados) disponíveis no mercado e à falta de capacitação dos agricultores na produção destes alimentos. Conclusão: A verificação do cumprimento legal para utilização dos recursos do FNDE reforça a capacidade do PNAE em potencializar o desenvolvimento regional pela compra local de alimentos e a necessidade de investimentos para a agricultura familiar. Ainda precisa-se de mais estudos no Rio grande do Norte, principalmente na região Trairí, pois há uma carência científica nesta localidade a respeito destas políticas públicas voltadas para agricultura familiar e alimentação escolar.Tese Agricultura familiar e Programa Nacional de Alimentação Escolar: categorias analíticas, mercado de compras e papel dos burocratas de nível de rua(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-06) Silva, Francisco Dreno Viana da; Sousa, Washington José de; Ferreira, Marco Aurélio Marques; https://orcid.org/0000-0001-6295-2806; http://lattes.cnpq.br/2387611219688981; https://orcid.org/0000-0002-5886-4990; http://lattes.cnpq.br/3707396722617723; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Cunha, Eduardo Vivian da; Siqueira, Elisabete StradiottoO objetivo é analisar a inserção da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tendo como base empírica experiências de compras dos municípios da Região Metropolitana do Cariri (RMC – Ceará) e, como referência teórica, o construto burocratas de nível de rua. O primeiro destina-se a delimitar categorias analíticas na pesquisa acadêmica brasileira em agricultura familiar. Trata-se de estudo de revisão de literatura com abordagem qualitativa, exploratória e de natureza documental. A base de dados são as teses e dissertações cadastradas no Catálogo de Teses e Dissertações / Capes, na Grande Área de conhecimento “Ciências Sociais Aplicadas”. O conteúdo foi submetido à análise lexicográfica computadorizada, com o apoio software Iramuteq, e agrupado de acordo com a teoria do interesse cognitivo de Habermas. Além da classe metodologia, centrada em recursos de abordagem qualitativa, três outras reúnem interesses técnico, prático e emancipatório. Ainda que mediante ênfase em gestão e eficiência econômica (interesse técnico), as pesquisas stricto sensu sobre a agricultura familiar portam direcionamentos para o campo da hermenêutica (interesse prático) e para as perspectivas de fortalecimento e emancipação de tal categoria socioprodutiva (interesse emancipatório). O segundo artigo propõe-se a delinear o mercado institucional de compras de alimentos da agricultura familiar em municípios da Região Metropolitana do Cariri - RMC/CE no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Os resultados revelam evolução nas aquisições nos grupos de produtos in natura e minimamente processados fornecidos por produtores locais. Os preços pagos são, em média, superiores aos praticados no Centro Atacadista. As compras cumprem o mínimo de 30% da legislação. O terceiro artigo dedica-se a compreender vínculos da atuação de burocratas de nível de rua na execução de compras da agricultura familiar, no contexto da Região Metropolitana do Cariri – RMC/CE. Foram coletados dados primários pelo instrumento entrevista semiestruturada examinados por meio de análise qualitativa de conteúdo, utilizando como referencial a teoria da burocracia de nível de rua. Os resultados evidenciam que fatores como a exigência do mínimo de 30% (Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009) das compras da agricultura familiar contribui para a inserção dos produtores locais no mercado institucional, mediante autonomia relativa dos burocratas, o que permite ajustes no cardápio escolar para atender às condições de produção local, e, interações contínuas entre burocracia e agricultores familiares viabilizando adaptações que contribuem para a efetividade do PNAE. Conclui-se que a atuação dos burocratas de nível de rua revela interação constante com os agricultores, criando arranjos de implementação essenciais à inserção da agricultura familiar no mercado institucional de alimentos.Dissertação Ambidestria organizacional no ambiente das fintechs: análise e proposta de framework conceitual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-22) Rocha, Ana Clara Firmino de Oliveira; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra deEsta dissertação objetiva compreender a prática da ambidestria organizacional em FinTechs, sendo um estudo conceitual e empírico por meio da elaboração e validação de um framework conceitual baseado na percepção dos empreendedores. Nesse sentido, as FinTechs, que são empresas de base tecnológica de serviços financeiros, têm crescido e ganhado destaque no mundo nos últimos cinco anos, provocando uma disrupção no sistema bancário e financeiro. Sendo assim, a investigação é construída incialmente a partir de revisão de literatura sobre ambidestria e desempenho organizacional em empresas de base tecnológica, além de documentos e pesquisas que exploram as características inerentes ao ecossistema brasileiro de FinTechs. Em sequência, cria-se um framework inicial com posterior aplicação em múltiplos estudos de caso localizados na região Nordeste brasileira. Em suma, a proposta metodológica é compreendida por uma abordagem qualitativa, com finalidades exploratória e descritiva. Em relação à análise de dados, fez-se uma análise de conteúdo categorial dos discursos dos entrevistados, verificando-se como resultados a existência de comportamento ambidestro e de alguns elementos estratégicos associados nas FinTechs estudadas, assim como diferentes níveis das atividades de exploration e exploitation, que estão relacionados à maturidade e à estrutura do negócio. Por fim, tem-se a versão final do framework conceitual e uma versão adaptada para uso prático dos empreendedores de FinTechs. Posto isto, menciona-se que o presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Dissertação Análise da gestão de compras de livros no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Cariri(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-23) Gomes, Ana Paula de Oliveira; Brandão, Pamela de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Reis, Paulo Ricardo da CostaConsiderando que uma gestão eficiente de compra de livros nas universidades federais apresenta perspectivas contundentes de contribuir na oferta de uma educação mais democrática e inclusiva, com qualidade e com uso eficiente dos recursos públicos; este projeto de dissertação analisa a gestão de compras de livros e o desenvolvimento de acervo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Cariri. Os objetivos específicos são: descrever o processo de compras de livros com enfoque na atuação do SIBI da UFCA; identificar as etapas do desenvolvimento do acervo na biblioteca; diagnosticar os entraves à gestão de compras de livros e ao desenvolvimento do acervo da biblioteca enfrentados pela universidade e propor ações e diretrizes para a melhoria contínua da gestão de compra de livros e do desenvolvimento do acervo. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso como estratégia de pesquisa, utilizando a pesquisa documental e entrevistas como técnicas de coleta de dados. Verifica-se que o processo de compras de livros tem sido desenvolvido em suas etapas de seleção, aquisição e avaliação, com significativa atuação SIBI. O SIBI tem atuado nesse processo em diversas fases, desde a discussão de orçamento para a compra, orientação da seleção do material bibliográfico à luz do PPC de curso, organização e composição de documentos para licitação, recebimento das obras, processamento técnico. O desenvolvimento do acervo está centrado em sua criação e crescimento, associado ao projeto pedagógico dos cursos da Universidade, alinhando-se ao planejamento organizacional. Conclui-se que a gestão de compras de livros e o desenvolvimento de acervo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Cariri tem sido desenvolvida de forma satisfatória, no entanto, existem entraves relacionados a déficits de pessoal, estrutura física, orçamento e gerenciamento nas etapas do desenvolvimento do acervo que precisam ser superados. Para tanto, apresentam-se recomendações de ações para contribuir com uma gestão de compra de livros mais eficiente, como também para dar maior visibilidade a esse processo quer seja no âmbito da gestão universitária, quer seja no âmbito da comunidade acadêmica e da sociedade.TCC Análise de criticidade e importância do estoque no varejo da construção civil: contribuições ao processo de picking(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-22) Lopes, Nícolas Vitorino; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Carvalho, Anne Emília Costa; Oliveira, Marcelo Barbosa deA gestão de estoques embora amplamente discutida na literatura acadêmica e empresarial ainda se destaca como um dos gargalos operacionais responsáveis por custos elevados e baixa eficiência dos processos impactando negativamente na competitividade. Como forma de atender o cliente com maior agilidade e assertividade as empresas do varejo têm adotado a formação de centros de distribuição como estratégia para agregar valor ao negócio com foco no cliente. Isso exige auxílio de ferramentas e métodos de gestão que possam trazer efetividade às operações de armazenagem. O processo de picking (separação de mercadorias), dado seu excesso de movimentações, está entre as etapas que podem onerar o custo operacional, aumentar a perda por avaria e demorar no atendimento ao cliente, sendo necessário uma organização eficiente dos itens em estoque. O presente estudo buscou compreender e analisar os processos de picking de um CD em uma empresa do varejo da construção civil, buscando fornecer contribuições de melhorias baseadas na avaliação de criticidade e importância (curva ABC) dos itens estocados. Os resultados apontaram a categoria de produtos de pisos e revestimentos como mais crítica do CD, destacando 140 itens de importância com seus respectivos fornecedores, o que forneceu elementos para proposição de um melhor mapeamento do endereçamento dos produtos no estoque e sua organização por proximidade do ponto de entrega. Como contribuição, o diagnóstico situacional e avaliação realizada apontam para possiblidades de melhorias possíveis e sua implementação pode contribuir significativamente para a consolidação da estratégia da empresa.TCC Análise de desempenho nos processos de compras públicas: Um estudo de caso na Justiça Federal no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Medeiros, Juliana Melo de; Carvalho, Anne Emília Costa; https://orcid.org/0000-0002-0191-7115; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Leão, Fernando Antônio TeixeiraEsta pesquisa tem o objetivo de fazer uma análise dos processos de compras da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, por meio do uso de indicadores de desempenho para avaliar os procedimentos de aquisição e contratação nas dimensões de eficiência e economicidade. Com esse fim, foi elaborado um estudo de caso quantitativo e descritivo, abordando a Administração Pública, compras públicas e indicadores de desempenho como os temas básicos para o desenvolvimento do trabalho. Como amostra, foram utilizados os processos de compras de inexigibilidade, dispensa de licitação e os pregões eletrônicos de 2021 e 2022. Os dados extraídos foram compilados em planilhas, de modo a serem calculadas as médias e porcentagens, que foram analisadas por meio dos indicadores de lead time, tempo por etapa e saving. A análise dos dados evidenciou que o órgão mantém um bom desempenho nos seus processos de compras, sendo necessária a correção dos gargalos existentes para conferir maior eficiência e economicidade aos procedimentos.TCC Análise de processos de negócio na prestação de serviços de recrutamento e seleção sob a ótica da teoria das restrições(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-28) Silva, Jaini Barbosa Dionizio da; Carvalho, Anne Emília Costa; Feitor, Carlos David Cequeira; https://orcid.org/0000-0002-7773-8578; http://lattes.cnpq.br/4301362043167312; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505Este trabalho analisa o programa de Recrutamento e Seleção de uma empresa com sede em Natal/RN e unidade em Mossoró/RN, que em um ano e meio de atuação atendeu mais de 130 empresas e abriu 364 novas vagas de emprego. O objetivo foi analisar os problemas nos processos internos do programa de recrutamento e seleção, utilizando a abordagem integrada do processo de pensamento da Teoria das Restrições (TOC) e a modelagem com Business Process Model and Notation (BPMN). Utilizou-se a BPMN para mapear os processos e o Processo de Pensamento da Teoria das Restrições, por meio da elaboração da Árvore de Realidade Atual (ARA), para identificar efeitos indesejáveis e suas causas. Os principais problemas identificados, caracterizados como causas raízes, foram um período extenso de garantia do processo seletivo, o layout pouco atrativo dos documentos enviados ao cliente e a falta de credibilidade no formulário de abertura da vaga. Conclui-se que a reestruturação dos processos e a adoção de ferramentas mais profissionais são essenciais para melhorar a percepção de valor pelos clientes e a eficácia do programa de Recrutamento e Seleção, resultando em maior satisfação dos clientes e melhor desempenho organizacional.Dissertação Análise do financiamento público da extensão universitária no âmbito da Universidade Federal do Cariri, no período de 2016 a 2020(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-29) Pereira, Vicente Hudson Sousa; Brandão, Pamela de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; http://lattes.cnpq.br/8727299316571373; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Silva, Francisco Raniere Moreira da; http://lattes.cnpq.br/2730899546469789Considerando o papel relevante que a extensão exerce no alcance dos objetivos institucionais, especificamente, em se tratando da Universidade Federal do Cariri (UFCA), esta dissertação tem como objetivo analisar a influência do financiamento público para a extensão universitária, no período de 2016 a 2020. Para tanto, teve como objetivos específicos: apresentar um panorama da Política de Extensão e suas linhas de atuação; identificar as ações extensionistas; verificar os recursos orçamentários aplicados; e relacionar o financiamento público e a extensão universitária desenvolvida na UFCA. A pesquisa classificou-se como descritiva, exploratória, quantitativa e documental. Os dados utilizados foram obtidos mediante a coleta de informações contidas em documentos institucionais e em relatórios de execução orçamentária gerados no sistema Tesouro Gerencial. Os resultados da análise descritiva apontam que a Política de Extensão da UFCA tem se consolidado e fortalecido ao longo dos anos pelo conjunto de atividades realizadas desde sua criação. Em suas quatro linhas de atuação – relação entre universidade e escola básica; saúde comunitária; tecnologias socioambientais; e trabalho, renda e economia solidária – tem desenvolvido um diversificado número de programas e ações institucionais de extensão, bem como realizado uma quantidade expressiva de ações por meio de projetos extensionistas. Os resultados mostraram ainda que a destinação de recursos para as atividades que compõem a tríade acadêmica foi equilibrada ao longo do período graças à política institucional de priorização do custeio dessas atividades, sinalizando que a UFCA tem buscado seguir o mandamento da indissociabilidade preconizada na Constituição Federal. Conclui-se que o financiamento público tem contribuído positivamente para o desenvolvimento das atividades de extensão na universidade, especialmente por meio da concessão de bolsas para os estudantes extensionistas, no entanto esses recursos não têm se constituído como um fator determinante haja vista que mesmo com os recursos orçamentários estáveis ao longo dos anos, houve um crescimento da quantidade de ações e de envolvimento de docentes extensionistas. A partir da discussão apresentada, recomenda-se que a UFCA priorize para além do pagamento de bolsas, o investimento de outras despesas dos projetos de extensão de modo a permitir o desenvolvimento de ações ainda mais expressivas. Por fim, o trabalho trouxe à tona algumas reflexões sobre a relevância do financiamento público para o debate acadêmico e sugeriu, como pesquisas futuras, sua replicação em outras Instituições Federais de Ensino (IFES), e a realização de estudos sobre o financiamento da pesquisa e do ensino no âmbito da UFCA.TCC Análise dos instrumentos de planejamento e gestão orçamentaria na Saúde pública estadual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-20) Caldas, Wadson de Siqueira; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Oliveira, Marcelo Barbosa de; Bastos, Evangelina de MelloO objetivo geral desse trabalho foi averiguar se a LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias) permite a concretização das ações planejadas no PPA (Plano Plurianual) para a saúde pública do Estado do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental por meio de consulta aos documentos públicos analisando-se o recorte temporal entre os anos de 2020 e 2022: PPA 2022-2023, LDO 2020, 2021 e 2022, anexo de metas e prioridades 2020, 2021 e 2022 e do PES (Programa Estadual de Saúde) 2020-2023. Os principais resultados encontrados foram a falta de compatibilidade entre a LDO e o PPA, bem como a falta de alinhamento entre o PES e os instrumentos governamentais, tais com PPA, LDO e LOA. Dessa forma conclui-se que as peças orçamentárias que deveriam ser documentos essenciais para o planejamento estratégico e acompanhamento das metas estabelecidas pelo governo, contudo da maneira que são executadas, não atendem esse tão importante objetivo da administração pública.TCC Análise dos processos de homologação e registro de documentos escolares: contribuições à Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025) Oliveira, Regis Nunes de; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; http://lattes.cnpq.br/3187009578477473; Carvalho, Anne Emilia Costa; https://orcid.org/0000-0002-0191-7115; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; Bastos, Evangelina de Mello; https://orcid.org/0000-0002-5679-6218; http://lattes.cnpq.br/0951373300978184A eficiência na administração pública é um imperativo constitucional e uma necessidade social. Dessa forma, este estudo se propôs a analisar os processos de homologação e registro de comprovantes de escolaridade na Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) visando identificar oportunidades de melhoria e incrementar a eficiência no serviço público. Com efeito, os comprovantes de escolaridade são documentos essenciais para o exercício da cidadania, sendo exigidos em diversas situações como matrículas em instituições de ensino superior e comprovação de escolaridade para posse em cargos obtidos através de concursos públicos. No entanto, o processo de homologação pode levar de dias ou até meses para serem concluídos. Em vista disso, os objetivos da pesquisa incluem compreender o arranjo organizacional da SEEC/RN, mapear os processos existentes, identificar problemas que comprometem a eficiência e apontar melhorias. Esta pesquisa consiste em um estudo de caso aplicado, exploratório descritivo, com abordagem mista quali-quantitativa. Para realizá-la utilizou-se o ciclo PDCA como metodologia norteadora e aplicou-se os conceitos e ferramentas de BPM à metodologia de análise. Após a análise dos dados o estudo conclui que implementar melhorias nos processos de homologação e registro escolar na SEEC/RN não apenas beneficiaria os cidadãos ao reduzir o tempo de espera, mas também promoveria uma gestão pública mais eficiente e responsiva às demandas da sociedade.Dissertação Avaliação das contribuições do consórcio público intermunicipal para a gestão compartilhada do Geoparque Seridó Potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-06) Silva, Jodinaldo Alexandre da; Brandão, Pamela de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9451364933481439; http://lattes.cnpq.br/8615470858891860; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Gonçalves, SaleteEssa dissertação avalia as contribuições do Consórcio Púbico Intermunicipal para a gestão compartilhada do território Geoparque Seridó Potiguar. Para tanto, descreve o Território Geoparque Seridó situado no semiárido nordestino, região centro-sul do Estado do Rio Grande do Norte. Em seguida, apresenta a estrutura de governança do Consórcio Público Intermunicipal e a sua atuação, identificando as contribuições desta instância para a gestão compartilhada do território Geoparque Seridó; bem como os seus desafios enfrentados. Metodologicamente, se classificada como uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados adotou-se como estratégia a pesquisa documental e a entrevista junto a atores que integram a estrutura de governança do Consórcio Público responsável pela gestão compartilhada do Geoparque Seridó Potiguar junto aos seus municípios integrantes (Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas). Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise descritiva funcionalista e interpretados à luz da literatura. Como resultado, verificou-se que o modelo de Consorcio Público Intermunicipal além de garantir a participação de diferentes atores na governança do Geoparque Seridó está possibilitando o desenvolvimento de ações cooperadas para a superação de problemas comuns; permitindo atender os objetivos do Geoparque e facilitando a adaptação da gestão as interferências políticas. No entanto, tem contribuído ainda de forma incipiente para a melhoria da eficácia da administração do Geoparque, para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura e para a maximização da utilização dos recursos financeiros e físicos. Essas contribuições têm sido influenciadas no geral por desafios relacionados aos recursos financeiros escassos e/ou restritos que dificulta a contratação de pessoal suficiente para conduzir as ações do consórcio, a falta de um plano estratégico de ação e a insuficiente comunicação entre os membros da estrutura de governança. Por fim, avalia-se em que se pesem as perspectivas de contribuições desse modelo para uma gestão compartilhada, o Consórcio Público Intermunicipal Geoparque Seridó ainda enfrenta desafios que tem limitado o alcance de suas contribuições.TCC Avaliação nutricional das refeições oferecidas nos Restaurantes populares do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-06-13) Oliveira, Katarina de Sena Bezerra de; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Oliveira, Vanessa Teixeira Lima de; Soares, Danielle BezerraO Programa Restaurante Popular compõe uma das políticas públicas de acesso à alimentação e a garantia de segurança alimentar ofertando alimentação saudável, nutricionalmente balanceadas, comercializadas a preços acessíveis e produzidas de maneira segura, garantindo segurança alimentar .Com a mulher no mercado de trabalho, e a falta de tempo para o preparo dos alimentos surge a necessidade de realizar refeições fora de casa, e os alimentos saudáveis são substituídos por industrializados aumentando a ingestão calórica e contribuindo no sobrepeso e obesidade e o surgimento das Doenças Crônicas não Transmissíveis. O objetivo do trabalho foi avaliar as refeições oferecidas no restaurantes popular do RN. Foi avaliado qualitativamente e quantitativamente os cardápios do mês de Janeiro de 2017 conforme as exigências do PAT, DRI/ 2010 e o Guia Alimentar para População Brasileira. Embora com baixa frequência o cardápio oferece em suas preparações alimentos ultraprocessados. Foram encontrados valores médio semanal mínimo e máximo, respectivamente: energia 343 Kcal e 565 Kcal,49% e 71% de carboidratos, proteína 19% e 30%, lipídeos 14% e 28%, gordura saturada 3% e 4%. Os micronutrientes avaliados foram cálcio, Ferro, sódio, vitamina A e C. O cálcio em apenas duas semanas atingiu valores superiores a DRI, todas as semanas a oferta de Ferro foram inferiores ao determinado, vitamina A apenas uma semana obteve média satisfatória, o sódio e as fibras em todas as semanas ultrapassou os limites estabelecidos a vitamina C adquiriu média suficiente em uma semana. De modo geral os resultados encontrados são insatisfatórios quando comparados aos parâmetros estabelecidos sendo necessário mais estudos.TCC Avaliar o modelo de negócio durante a Pandemia Covid-19: as estratégias da alta-costura para enfrentar a crise(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-02) Moraes, Felipe Fernandes de; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Oliveira, Marcelo Barbosa de; Bastos, Evangelina de MelloA moda reflete os hábitos das pessoas desde meados do século XV, o termo "moda" vem do latim “modus”, que remete ao significado de costume. A pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2 em 2020 ocasionou mudanças de hábitos e impactos significativos no comportamento do consumidor, atingindo diversos segmentos econômicos no mundo, inclusive na indústria da alta-costura. Este estudo tem como principal objetivo avaliar se houve mudança no modelo de negócio no segmento da moda de alta costura durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa trata-se de um estudo descritivo-exploratório e com abordagem qualitativa. A população estudada compreende 25 grifes de alta-costura, como também profissionais da área da moda e o público-alvo que consome peças de luxo. A técnica de coleta de dados nesse estudo foi por meio de revisão de literatura, realizadas através da análise de documentos como artigos periódicos, consulta de livros e estudos empíricos capazes de comparar o novo contexto do setor da alta-costura. Em primeira instância, para apoiar a investigação central, foram analisados como atuavam os modelos de negócios tradicionais e os novos desafios que negócios da alta-costura enfrentaram no mercado, deste modo foi analisado se houve ou não inovação ou adaptação no modelo de negócio da alta-costura. Com a finalização da pesquisa, verificou-se que diante de um panorama global repleto de incertezas devido à pandemia, a jornada de compra do consumidor mudou completamente, exigindo mudanças na estrutura organizacional das empresas e exigindo inovação no negócio para atender às novas necessidades e ter um negócio sustentável em meio a crise. Tal mudança exigiu que aproximasse vertentes físicas, digitais e sociais em um único panorama nos negócios capaz de retratar o nosso tempo, assim como a moda tende a se renovar.Dissertação Barreiras e oportunidades estratégicas para implantação do BIM na Diretoria de Infraestrutura da UFCA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-30) Silva, Wagner Roberto Serapião da; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; http://lattes.cnpq.br/4187506277206375; Freitas, Cleirton André Silva de; Araújo, Fábio Resende de; https://orcid.org/0000-0001-8268-0078; http://lattes.cnpq.br/2159396359014027O setor de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO) vivencia uma transformação de processos e mudança de paradigma, em nível mundial, migrando para o Building Information Modelling (BIM), que por meio de um fluxo de trabalho colaborativo possibilita ampliar as capacidades de representação do projeto assistido por computador, associando informações com processos de negócio, planejamento, construção, operação e manutenção. Apesar de possuir diversas vantagens, a metodologia BIM é pouco desenvolvida no Brasil e o Governo Federal vem incentivando sua adoção por meio de leis, decretos e normativos, como o mais recente Decreto de nº 10.306/2020, que estabelece sua utilização nas obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal. Entretanto, muitas organizações do setor público ainda não possuem consciência de como e quais fatores influenciam no sucesso para a adoção do BIM. O presente projeto de intervenção teve como objetivo realizar um diagnóstico situacional das barreiras e oportunidades estratégicas para a implantação do BIM na Universidade Federal do Cariri. Utilizou-se da pesquisa-ação, que por meio da cooperação e interação entre o pesquisador e os pesquisados usou as informações coletadas para propor um plano de diretrizes estratégicas que oriente a adoção do BIM no Setor de Infraestrutura da UFCA. Espera-se que, com essa intervenção, o setor compreenda quais são os fatores que influenciam na implantação de BIM na universidade, obtendo sucesso.TCC Caracterização nutricional e insegurança alimentar em um grupo de idosos usuários do NASF(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-14) Menezes, Brenna Alyne de Araújo; Oliveira, Vanessa Teixeira Lima de; Miranda, Camila Fabiane Macêdo; Calazans, Dinara Leslye Macedo e SilvaIntrodução: O envelhecimento é um processo individual e alimentação nessa fase é importante para designar o estado de saúde do indivíduo. O estudo objetivou caracterizar aspectos nutricionais e identificar a insegurança alimentar de um grupo de idosos no município de Santa Cruz/RN. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo de modelo transversal com indivíduos de idade igual/superior a 60 anos (n=29) cadastrados no NASF e atendidos no CRAS. Realizou-se a coleta através de um questionário semiestruturado abordando dados pessoais, socioeconômicos e clínicos, aplicou-se a EBIA e foi realizada a avaliação antropométrica. Resultados: Verificou-se que 69,0% eram do sexo feminino e 31,0% do sexo masculino com faixa etária de 71-75 anos (31,0%). Quanto aos aspectos clínicos, realizavam acompanhamento médico (65,5%) e 75,9% possuíam alguma doença crônica não transmissível (DCNT), sendo essas a diabetes (10,3%), dislipidemias (6,9%), câncer e diabetes (3,4%), hipertensão (24,1%), hipertensão e diabetes (13,8%), hipertensão e dislipidemias (3,4%), hipertensão e osteoporose (10,3%) e osteoporose (3,4%). Para dados antropométricos, observou-se prevalência de sobrepeso (54,0%) e risco muito elevado para complicações metabólicas (100% das mulheres e 44,4% dos homens). A maior parte se enquadra em segurança alimentar (69,0%), seguida por insegurança alimentar leve (28,0%). Conclusão: A população encontra-se em inadequações nutricionais, como a prevalência de sobrepeso e risco muito elevado para complicações metabólicas associadas a doenças crônicas não transmissíveis, sendo observada uma parcela significante de idosos em insegurança alimentar. Assim, faz-se necessário assegurar qualidade de vida através de intervenções nutricionais que melhorem os aspectos nutricionais e possam favorecer a segurança alimentar.TCC Clima organizacional no setor público: o caso da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Rocha Neto, José Osvaldo da; Costa, Silvia Pires Bastos; http://lattes.cnpq.br/0059362185139583; Carvalho, Anne Emília Costa; https://orcid.org/0000-0002-0191-7115; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505O presente estudo investigou o clima organizacional na Superintendência Estadual do Ministério da Saúde do Rio Grande do Norte, visando compreender a percepção dos servidores sobre o ambiente de trabalho. Utilizando uma abordagem descritiva e quantitativa, a pesquisa de campo empregou um questionário estruturado baseado no modelo de Menezes et al. (2009). A amostra, representando 62.5% da população total de 48 servidores efetivos, destacou tanto aspectos positivos, como liderança eficaz e espírito de equipe, quanto áreas críticas necessitando de melhorias, como desenvolvimento profissional, estratégia organizacional e saúde no trabalho. Essas descobertas fornecem uma base para intervenções e melhorias no ambiente laboral pesquisado, visando otimizar a eficiência e a satisfação dos colaboradores.