Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Camargo, Glaucia Moraes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Estratégias metacognitivas a serviço da compreensão leitora: uma proposta com textos instrucionais e didáticos de Ciências
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-19) Camargo, Glaucia Moraes; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; https://orcid.org/0000-0003-4924-8632; http://lattes.cnpq.br/8508370270534431; http://lattes.cnpq.br/8512795820202333; Amorim, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0001-7352-2334; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449; Duque, Paulo Henrique; Kewitz, Verena
    A leitura, além de ser um meio para outros aprendizados, é em si mesma um objeto de conhecimento que deve ser ensinado em seu processo. No entanto, o que percebemos é que leitores inexperientes não alcançam a proficiência em leitura devido ao fato de as atividades escolares de leitura focarem na decodificação de textos, recitação de leitura em voz alta ou perguntas de interpretação que visam avaliar o resultado da leitura. Reconhecemos, baseados na experiência em sala de aula e em testes de proficiência em leitura tais como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que a realidade brasileira, no que diz respeito à leitura, está longe de ser a ideal. Diante desse contexto, elaboramos o presente trabalho de caráter interpretativo e propositivo, cujo objetivo geral é caracterizar o ensino de compreensão leitora com base em estratégias metacognitivas e transpor tais estratégias em atividades didáticas que utilizam think-alouds, com vistas a aperfeiçoar a compreensão leitora de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, elaboramos os seguintes objetivos específicos: i. Definir a compreensão leitora com base em estratégias metacognitivas; ii. Elaborar material didático para promoção de estratégias metacognitivas no ensino de leitura; iii. Discutir limites e potencialidades do ensino de estratégias metacognitivas no contexto do ensino de compreensão leitora no Brasil. Para tanto, apoiamonos nos modelos de metacognição de Flavell (1979), Brown (1987) e Schraw e Dennison (1994). Entendemos que o leitor inexperiente (aluno) pode aprender com o leitor experiente (professor) estratégias metacognitivas de leitura que irão auxiliá-lo a tornar-se um bom utilizador de estratégias (Pressley; Borkowski; Schneider, 1987) e a alcançar a compreensão leitora com autonomia. Para tanto, propomos um material didático que privilegia o uso de think-alouds, segundo orienta Davey (1983) e Block e Israel (2004), utilizando textos presentes em livros didáticos de Ciências aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, com o intuito de que, através da verbalização das estratégias utilizadas pelo professor, se torne possível promover a aquisição das mesmas estratégias pelos alunos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM