Navegando por Autor "Camargo, Katia Aily Franco de"
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TCC Aos meus amigos desconhecidos: análise dialógica de uma carta enviada pelo Piloto Mor do Liefde William Adams(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-14) Renata Nobre Bezerra; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; Camargo, Katia Aily Franco de; Araújo, Lucas Victor de OliveiraEste trabalho é uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, da carta intitulada To my unknown friends and countrymen: desiring this letter by your good means, or the news or copy of this letter, may come into the hands of one, or many of my acquaintance in Limehouse or elsewhere, in Kent in Gillingham, by Rochester. Considerando-a como relato de viagem, gênero textual no qual este trabalho entende ser caracterizado por narrativas de não ficção que relatam uma jornada, ou jornadas que o leitor supõe terem ocorrido na realidade (Borm, 1988). Partimos da análise dialógica do discurso e apoiamo-nos na concepção de linguagem e de construção e produção de sentidos nas relações discursivas empreendidas por sujeitos historicamente situados (Brait, 2006). O objetivo deste trabalho é entender em que medida a linguagem utilizada na carta do piloto mor William Adams nos permite compreender os posicionamentos axiológicospresentes no discurso criado pelo autor, almejando perceber como o contexto da sua vida e, por consequência, sua cultura, influenciou na construção do seu discurso, além de pensar de que maneira a linguagem utilizada na sua carta aliada a esses posicionamentos axiológicosé utilizada para atingir os seus objetivos. Constatamos que, muito além de uma carta para a sua família, seus escritos objetivaram formar uma rede de relações comerciais entre Inglaterra e Japão, tendo como mediador o próprio William Adams. Verificamos que sua interpretação de mundo influencia o leitor na medida em que seu texto conseguiu criar uma versão do arquipélago nipônico e do seu governo, como também estruturar uma imagem ideal de si mesmo, que lhe serviu como meio de mostrar suas qualificações aos que ainda não o conhecia.Dissertação Dos processos do poema ao poema/processo: o vanguardismo semiológico de Moacy Cirne(2017-07-31) Medeiros, Alberione da Silva; Camargo, Katia Aily Franco de; ; ; Santos, Derivaldo dos; ; Ribeiro, Marcel Lucio Matias;O Poema/Processo é um movimento de vanguarda que surgiu no Brasil na década de 1960 em decorrência de teorias e práticas poéticas inicialmente desenvolvidas por Wlademir Dias-Pino. Conta com a participação importante de poetas do Rio Grande do Norte, representados neste trabalho por Moacy Cirne. Assim, temos por finalidade descrever analiticamente o movimento de vanguarda – em sua ramificação potiguar – seguido de um estudo descritivo-comparativo das representações vanguardistas na literatura do RN (do modernismo ao pós-modernismo). Com isso, o objeto de pesquisa trabalhado aqui trata de teorias e poemas/processos, enfatizando a produção de Moacy Cirne e dos integrantes potiguares do referido movimento de vanguarda. Logo, embasamos teoricamente, no que diz respeito às vanguardas do século XX com o aporte das obras: Por Uma Vanguarda Nordestina (1976), de Anchieta Fernandes, e A Poesia e o Poema do Rio Grande do Norte (1979) de Moacy Cirne. Para as análises contextuais das representações vanguardista no RN, tornam-se necessárias as obras Informação da Literatura Potiguar (2001) de Tarcísio Gurgel e Poesia Submersa - Poetas e Poemas no RN - Volume II (2015) de Alexandre Alves. Pensando na importância que o movimento artístico-literário do Poema/Processo teve, justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa, o que favorecerá uma divulgação das obras e autores locais de importância no cenário literário nacional, servindo de referência para futuras pesquisas e estudos relacionados ao Poema/Processo e Literatura Potiguar contemporânea.Dissertação Emma Bovary: entre livros e romances(2016-07-01) Fernandes, Mila Thayna Suassuna; Camargo, Katia Aily Franco de; ; http://lattes.cnpq.br/7604250240615901; ; http://lattes.cnpq.br/0158640730911915; Braga, Carlos Eduardo Galvão; ; http://lattes.cnpq.br/3019296255392406; Augusti, Valéria; ; http://lattes.cnpq.br/6970953321235328O século XIX consolidou o romance moderno enquanto gênero, e logo, este recebeu a função de servir como fonte de entretenimento. Porém, não muito tempo após seu surgimento, o romance se transformou em uma importante ferramenta para instruir acerca da moral e dos bons costumes, imprimindo, inclusive, algum traço de refinamento nas sociedades. A leitura de romances passou a ser um dos principais passatempos entre as mulheres desse período, sendo, também, o principal meio de instrução para elas, mesmo que nem todos os tipos de textos fossem recomendados às leitoras. Levando em consideração essa discussão sobre os tipos recomendados e os tipos perigosos à leitura feminina, o presente trabalho busca estudar o romance Madame Bovary (1857), de Gustave Flaubert, mais especificamente a personagem-título, Emma Bovary, e seus hábitos de leitura. O foco da análise consiste em observar como a leitura de textos literários, em especial dos romances, contribuiu para a formação e o desenvolvimento da concepção de mundo e do imaginário da protagonista, no que concerne à busca da felicidade no amor e no casamento. Tendo em vista essas questões, consideramos relevante verificar em que nível a educação literária de Emma Bovary é determinante na formação de seu caráter e de sua personalidade, pois ao longo da narrativa, nos deparamos com alguns textos/autores lidos pela protagonista, portanto, julgamos valioso observar o material de leitura com o qual a personagem se instrui e como ele se relaciona com suas ações.Dissertação Imagem e palavra em "São Marcos", de Guimarães Rosa(2016-11-28) Ferreira, Paula Pires; Camargo, Katia Aily Franco de; ; http://lattes.cnpq.br/7604250240615901; ; http://lattes.cnpq.br/8507116020846895; Marcolino, Francisco Fábio Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/1149178004899236; Favero, Afonso Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/8355092590266976Os contos de Sagarana, obra inaugural de Guimarães Rosa, trazem uma panorâmica dos temas e assuntos que motivaram toda sua obra. Um desses contos - “São Marcos” - é o objeto do trabalho aqui proposto. O autor retrata o cotidiano de uma comunidade distante, típico reduto da memória cultural de um Brasil caboclo. Considerando que os contos foram originalmente escritos no início da década de 1930 mas tornaram-se conhecidos em 1947, este trabalho estuda as peculiaridades do sincretismo da religiosidade sertaneja e sua importância no âmbito do regionalismo literário à época de sua elaboração, focando as imagens literárias. O estudo visa mostrar a configuração dessas imagens no conto, de acordo com as ideias de D. H. Pageaux (1988), destacando a oralidade (Zumthor, 1993) e as formas simples (André Jolles, 1976) na estruturação do texto, os aspectos peculiares da religiosidade popular (C. R. Brandão, 1980), e conta com as ponderações historiográficas de Antonio Candido (1976, 1981, 1987).Dissertação A intercompreensão em Línguas Românicas nas aulas de Espanhol: o que querem e o que podem essas línguas?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-26) Izuibejeres, Maria Carolina Lúgaro; Martins, Selma Alas; ; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947; ; http://lattes.cnpq.br/7784972097098687; Camargo, Katia Aily Franco de; ; http://lattes.cnpq.br/7604250240615901; Nascimento, Izabel Souza do; ; http://lattes.cnpq.br/1041719671340059Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira orientam para um ensino de línguas que tenha como objetivo a comunicação linguística e intercultural de modo a contribuir com a formação reflexiva dos alunos. Com esse fim foi realizado um Intercâmbio Virtual unindo lugares tão distantes como Córdoba, na Argentina, e Natal no Brasil, entre alunos de Ensino Médio de dois colégios de Córdoba e um de Natal, através da plataforma Moodle e do Facebook. O intercâmbio teve sua origem nas diretrizes da Intercompreensão em Línguas Românicas (IC), no caso entre o português e o espanhol, no qual cada aluno se comunica na sua própria língua e faz um esforço para entender a do outro em um processo colaborativo que transcende os limites do puramente linguístico, fazendo com que o aluno perceba a sua realidade perante a diferença. Este estudo qualitativo de cunho etnográfico busca conhecer em que medida a aplicação de projetos diferenciados aumenta o interesse dos alunos pela língua estudada. Procuramos, também, desenvolver a competência intercultural de nossos jovens e promover o respeito por culturas diferentes. Em se tratando de alunos argentinos e brasileiros, tentamos promover uma reflexão sobre as representações sociais e procurando destruir estereótipos existentes entre as duas sociedades. Como recursos metodológicos, utilizamos entrevistas, questionários e atividades de intercompreensão durante o projeto, além da observação participante das interações entre os alunos de ambos os países. Acreditamos estar contribuindo para a formação integral do aluno como cidadão crítico e reflexivo da sua postura perante o mundo, o que deve ser um dos objetivos da educação formal segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. Nossa fundamentação teórica baseia-se na Intercompreensão de Línguas Românicas (IC) como didática do plurilinguismo, (JAMET E SPIŢĂ 2010; ARAÚJO E SÁ et al., 2003; CAPUCHO, 2010; ANDRADE et al., 2003), em algumas teorias sobre interculturalidae e identidade (Vallespir, 1999; DUARTE & SANCHES, 2004; REVUZ, 1998; SILVA, 2000; CHAUÍ 2006; SERRANI-INFANTE 1998), de motivação e aprendizagem de L2 (DECI & RYAN, 1985; DÖRNYEI e OTTÓ, 1998; DÖRNYEI, 2000, 2001; 2011) e na Teoria da Aprendizagem Significativa (AUSUBEL, 1968). Nossos resultados mostram um aumento na motivação dos alunos nas aulas de espanhol quando em contato com a língua alvo através de atividades dinâmicas em um contexto de IC. Além disso, percebemos que a reflexão sobre a cultura dos argentinos auxiliou na desconstrução de representações culturais pré- existentes. Palavras-chave: Intercâmbio virtual. Intercompreensão de línguas românicas. Interculturalidade. Motivação. Português. Espanhol.Dissertação Uma leitura sobre o corpo feminino em A via crucis do corpo, de Clarice Lispector(2018-07-31) Comissário, Ana Paula Pereira; Araújo, Rosanne Bezerra de; ; ; Camargo, Katia Aily Franco de; ; Rodrigues, Lilian de Oliveira;A presente dissertação pretende investigar de que modo o corpo feminino se configura em alguns contos do livro A via crucis do corpo (1991), de Clarice Lispector (1920- 1977). Nessa coletânea de contos, o corpo feminino adquire contornos mais complexos ao vir atravessado por questões, como a sexualidade e a velhice. Tentaremos analisar como os discursos de gênero e sexualidade operam na formação identitária das personagens, reafirmando ou negando concepções hegemônicas do que vem a ser mulher. Para tanto, selecionamos os contos “Ruído de Passos”, “Mas vai chover”, “Ele me bebeu” e “Praça Mauá”, os quais foram mais representativos para a análise do corpo feminino, da velhice e da sexualidade. Como aporte teórico, adotamos a crítica literária feminista (2003), a noção de velhice de Beauvoir (1990) e as contribuições sobre corpo, gênero e sexualidade de Butler (2003), Louro (2001), Foucault (2015) e Weeks (2001). As análises dos contos apontam para o caráter ficcional das categorias sexo e gênero, na medida em que um sexo (corpo biologicamente diferenciado), sem o gênero que lhe atribui culturalmente um significado, é um corpo vazio. Assim, se não são naturais, propomos a sua subversão, como fazem até certo ponto as personagens das narrativas, adotando performatividades que cruzem as fronteiras binárias em direção à libertação dos corpos e suas potencialidades.Tese Lima Barreto: o escritor do nomadismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-22) Oliveira, Francisco Humberlan Arruda de; Camargo, Katia Aily Franco de; https://orcid.org/0000-0001-6463-8976; http://lattes.cnpq.br/7604250240615901; https://orcid.org/0000-0003-3351-8562; http://lattes.cnpq.br/4647512175596019; Simões Júnior, Alvaro Santos; Souza, Arivaldo Sacramento de; Rodrigues, Manoel Freire; Lima, Samuel Anderson de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-7525-5997; http://lattes.cnpq.br/4097533367851915Esta tese de doutoramento tem como objeto de estudo os contos do escritor carioca Afonso Henriques de Lima Barreto por meio de análise literária sob uma nova perspectiva teórica, o nomadismo. Por mais que os estudos acadêmicos tenham, na atualidade, a preferência pela produção contemporânea, é salutar que a escrita de Lima Barreto seja presente na academia. Contudo, desde a segunda metade do século XX, é dispensada a ela um tratamento por meio de critérios mais sociológicos do que literários, isto é, as pesquisas em torno das suas obras têm focalizado aspectos temáticos, em especial, os da contemporaneidade como a questão racial, social, cultural e de representatividade. Nesse sentido, o objetivo principal dessa tese é identificar, por meio do gênero textual conto, que não é possível entender a produção de Lima Barreto como engajada com temáticas específicas, mas como uma escrita em permanente trânsito, situada no entrelugar, ou ainda, caracterizada por uma escrita nômade. No que se refere à problemática do nomadismo, usamos os preceitos conceituais de Flusser (2003, 2007); em relação à fortuna crítica e teórica sobre as obras de Lima Barreto utilizamos, como principais proposições discursivas, Barbosa (2002), Oakley (2011), Schwarcz (2017), e Figueiredo (2017); quanto à especificidade do gênero textual este trabalho tem como aporte teórico Pratt (1994), O’Connor (2004) e Cortázar (2006). Em relação à narrativa, o suporte teórico tem base em Candido (2000; 2004), sobre a função da literatura, e Adorno (2012), sobre o artista como representante. A pesquisa é de ordem qualitativa já que se detém na análise das categorias estéticas – como os tipos de discursos e linguagem empregada – e culturais, como a experiência da subjetividade e da função do escritor, que permeiam os textos selecionados. Os contos utilizados foram publicados entre 1915 e 1922, época de maior produção e participação de Lima Barreto em revistas, jornais e livros. Os contos foram produzidos sob o contexto político, social e cultural da belle époque carioca e apresentam leitmotiv de temas em que é possível comparálos para evidenciar em que medida há o engajamento com a arte – que seria próprio do gesto nômade – ou com as demandas sociais. A hipótese desta tese é de que a escrita de Lima Barreto se encontra em movimento, isto é, ela rompe com o habitual como forma de crítica, ao mesmo tempo que tenta fazer parte daquilo que é objeto de sua crítica. Esse movimento paradoxal se explica pelo nomadismo de Flusser que parte da premissa de que não há valores eternos na humanidade, mas sim funções mutáveis. E isso Barreto vai realizando ao longo da sua produção, seja para entrar na Academia Brasileira de Letras ou, ainda, para viver da glória das letras, como o escritor dizia. Porém, Lima Barreto faz isso de forma consciente e norteado pela idealização que fazia da função do escritor e da literatura, em que acreditava que só por intermédio da arte era possível superar as limitações impostas pelos diversos preconceitos.Dissertação Literatura e ditadura: a construção de uma imagem de repressão e resistência(2018-06-14) Silva, Iranildo Mota da; Camargo, Katia Aily Franco de; ; ; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; ; Morais Neto, João Batista de;O regime militar no Brasil trouxe repercussões negativas e pontuais para o meio acadêmico, social e cultural nas décadas de 1960 e 1970. Neste contexto, muitos artistas e escritores passaram a expressar as suas angústias e posicionamentos ideológicos por meio de movimentos sociais e da arte literária, de modo a descrever os acontecimentos que outrora marcavam uma era conturbada pela crise política. Com base, principalmente, nos estudos de Candido (2000,2006) e Borges (2010) acerca de literatura, história e sociedade e nas reflexões de Angelo (1994) e Brandão (1994), no que se refere à ditadura e à repressão, e nos estudos de Pageaux e Machado (1988) e Pageaux (2011) acerca da imagologia como teoria principal de análise, esta pesquisa faz uma análise literária e comparativa das obras Pessach: a travessia, de Carlos Heitor Cony, publicada em 1967, antes do Ato Institucional Nº 5 (AI5); e A festa: Romance: Contos, de Ivan Angelo, publicada em 1976 após o referido Ato. Usaremos também as contribuições de Orlandi (2007) e Foucault (2014) para tecer reflexões acerca das práticas de silenciamento e silêncio por meio do discurso, nesse caso, o literário, para analisarmos as imagens construídas a partir do discurso de resistência. O objetivo desta pesquisa é (des)velar as imagens construídas da ditadura militar impregnadas nos discursos críticos dos narradores-personagens das obras supracitadas e verificar que imagens são construídas nas estratégias utilizadas pelos autores, através das personagens criadas e das estruturas narrativas, para descrever o momento social e político pelo qual perpassava a população brasileira e a classe artística da época, especialmente a dos escritores. Verifica-se que nos dois romances há uma grande carga de criticidade ao regime da época, mas também uma divergência na focalização discursiva dos narradores e, portanto, uma mudança quanto à imagem desse regime apresentada aos leitores.Tese Literatura e ditadura: análise dialógica da representação da repressão e da resistência em Carlos Heitor Cony(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-03) Silva, Iranildo Mota da; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; https://orcid.org/0000-0002-3916-2555; http://lattes.cnpq.br/2874454834098473; Fanini, Ângela Maria Rubel; Morais Neto, João Batista de; Camargo, Katia Aily Franco de; https://orcid.org/0000-0001-6463-8976; http://lattes.cnpq.br/7604250240615901; Lima, Sandra Mara MoraesA contemporaneidade brasileira tem sido marcada com o ressurgimento e a efervescência de discursos sociais que trouxeram à tona visões de mundo acerca da ditadura militar: discursos divergentes e preocupantes que carregam consigo imagens ora positivas, ora negativas dos “anos de chumbo”. Naquele período, a literatura passa a ser uma grande ferramenta de combate da qual se valeram os romancistas, cronistas e poetas que passaram a utilizar as suas produções para materializar nelas discursos contra a ditadura militar e as atrocidades cometidas com aqueles que demonstrassem discursos críticos ao regime como um todo. Por apresentarem uma escrita inovadora, um diálogo com o contexto de produção e um (des)mascaramento crítico nos discursos para com o governo ditatorial brasileiro, entre as quais destacamse as obras do escritor Carlos Heitor Cony: Pessach: a travessia, Pilatos e Quase memória, quase romance, escritos, respectivamente, antes, durante e depois do AI5, o repressivo decreto da ditadura militar publicado em 13 dezembro de 1968, e que servirão de corpus deste trabalho. Neste viés, o objeto de estudo desta pesquisa afunila-se na relação existente entre a ditadura militar brasileira e o romance, visto como discurso literário responsável por refletir e refratar diversidades de discursos impregnadas de ideologias. Logo, o objetivo central desta tese é defender a ideia de que os discursos de repressão e de resistência estão presentes nas obras de Cony materializados na forma e no conteúdo dos romances, mais especificamente nas vozes dos narradores, dos personagens e na maneira com a qual os romances foram orquestrados. É por meio das relações dialógicas presentes nas obras com o contexto de produção e da diversidade de discursos que as compõem que se pretende apontar de que forma o discurso de repressão e de resistência foi materializado nos romances. Para tanto, será feita uma análise comparativa entre as três obras tendo como recorte metodológico as vozes dos narradores, os discursos dos personagens e a forma como as obras foram estruturalmente organizadas. Isso posto, verificar-se-á, comparativamente, como esses sujeitos (narradores e personagens), que são responsáveis por compor a plurivocalidade do romance, apresentam suas críticas à ditadura e como este cenário político é refratado. As discussões e análises deste trabalho se fundamentarão, principalmente, nos pressupostos teóricos e metodológicos da teoria bakhtiniana e do chamado Círculo de Bakhtin, especialmente nas contribuições de Valentim Volóchinov e Pavel Medvedev. As reflexões acerca dos impactos da ditadura militar na sociedade brasileira terão como principal sustentação teórica os estudos de Pontes (2013; 2018), Arns (1987), Schwarcz e Starling (2015) e Napolitano (2014), que traçam um panorama dos anos de repressão e censura pelos quais passou a sociedade brasileira daquele período e que foram refratados nas obras aqui analisadas. As análises desenvolvidas nesta tese apontaram, essencialmente, que os discursos de repressão e de resistência preencheram não apenas aquele contexto ditatorial, mas também as três obras aqui estudadas, tendo em vista que foram refratados, principalmente, nas vozes dos narradores, personagens e na forma estrutural com a qual os romances foram orquestrados.Tese Literatura, memória e violência: análise dos romances Pilatos e Quase memória, de Carlos Heitor Cony(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-21) Silva, Edson Moisés de Araújo; Camargo, Katia Aily Franco de; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; https://orcid.org/0000-0001-6463-8976; http://lattes.cnpq.br/7604250240615901; http://lattes.cnpq.br/8308602230958509; Almeida, Danielle Grace Rego de; https://orcid.org/0000-0003-0671-3098; http://lattes.cnpq.br/7219653706022187; Lima, Samuel Anderson de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-7525-5997; http://lattes.cnpq.br/4097533367851915; Regina, Silvia La; https://orcid.org/0000-0003-1219-8176; http://lattes.cnpq.br/0878350082067679; Oliveira, Francisco Humberlan Arruda de; https://orcid.org/0000-0003-3351-8562; http://lattes.cnpq.br/4647512175596019Esta tese tem como objetos de análise os romances “Pilatos” (1974) e “Quase-memória” (1995), do escritor carioca Carlos Heitor Cony. Sobre eles, destaca-se a hipótese de que a memória e a violência podem ser categorias constituintes de uma imagem literária sobre as ações de repressão durante o regime militar (1964-1984). Assim, de modo específico, buscou-se a análise da formatação discursiva na construção da memória sobre o período ditatorial, considerando a exposição de cenas de violência presentes nas narrativas. Para isso, tomou-se como orientação teórica a compreensão do discurso literário preenchido por uma materialidade social (ADORNO, 2003; BAKHTIN, 2015; AUERBACH, 1987; CANDIDO, 2000; EAGLETON, 2011), além de considerar a obra de Cony enquanto uma literatura que apresenta marcações discursivas engajadas politicamente diante das representações sociais nos romances analisados (BENOÎT, 2002; DALCASTAGNÈ, 1996). Sobre a memória, buscou-se identificar e analisar os elementos que emergem nas narrativas para delinear uma imagem social sobre o período ditatorial, a partir de Benjamin (2013), considerando, de igual modo, as marcas e discursos de violência enquanto mecanismo de dominação (BOURDIEU, 1989). Portanto, compreende-se que esta tese possibilita compreender a obra de Cony, assim como sua posição enquanto intelectual inserido no cenário de produção literária durante e após o período ditatorial.Tese Macabéa e Ângela Pralini: uma escritura melancólica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-28) Sena, Adriana Vieira de; Lima, Samuel Anderson de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4097533367851915; ; http://lattes.cnpq.br/8151529471639568; Venâncio, Karina Chianca; ; http://lattes.cnpq.br/3273210314657554; Camargo, Katia Aily Franco de; ; http://lattes.cnpq.br/7604250240615901; Riambau, Vanessa Neves; ; http://lattes.cnpq.br/8345360905892527; Araújo, Wellington Medeiros de; ; http://lattes.cnpq.br/7350119219749929O norte principal deste texto foi visualizar a melancolia como uma constante nas obras de Clarice Lispector por meio do discurso das personagens e de suas narrativas. Para tanto, lançou-se mão da escrita de uma tese de doutoramento. Assim, este trabalho parte do pressuposto de que as obras Um sopro de vida – pulsações e A hora da estrela, da escritora Clarice Lispector, carregam em sua linguagem a tinta da melancolia, que seria um pesar desmesurado. Além dos referidos textos, trouxe por bem o conto clariciano “A bela e a fera ou a ferida grande demais” como forma elucidativa dos estudos acerca do que é posto como belo e do que é posto como feio. Portanto, objetivou-se compreender como a melancolia se realizaria nas obras claricianas aludidas. Para tanto, o presente texto esmerou-se na carga semântica das palavras corpo, discurso e beleza. A metodologia consistiu na leitura analítico-crítica da melancolia nos romances e no conto acima citados. Desta forma, fez-se uso da pesquisa bibliográfica, a fim de que os resultados almejados pudessem ser alcançados. Princípios lógicos de leitura e de observação da linguagem empregada pela mencionada romancista brasileira foram importantes ferramentas para compreender o sentido multifacetado clariciano. O resultado de encontrar melancolia nos discursos de Ângela Pralini (personagem de estudo de Um sopro de vida – pulsações) e Macabéa (personagem de estudo de A hora da estrela) foi alcançado, uma vez que dissecou-se a parole das personagens à procura de correlações com a melancolia e observou-se também que o corpo dos seres fictícios refletem aquilo que os teóricos nomeiam como ser de exceção.Tese A narrativa corporificada na dança: um caminho para a resiliência e a ressignificação do indivíduo(2018-02-23) Luna, Sávio Jordan Azevedo de; Camargo, Katia Aily Franco de; ; ; Araújo, Rosanne Bezerra de; ; Salles, Nara Graça; ; Alves, Teodora de Araújo; ; Mota, Júlio César de Souza; ; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de;A presente pesquisa toma por base e transita no contexto entre a escrita narrativa autobiográfica e a dança, no intuito de buscar um caminho, resultante da inter-relação e sinergia entre as ações de autossuperação e de ressignificação de si. Consiste na afinidade simbiótica entre a escrita e a dança, de uma relação íntima que escreve, produz, cria, resilia, transforma e ressignifica, gerando novas percepções, novas reflexões, novas experiências, que situará o indivíduo em uma nova consciência e condição. A investigação aponta, no ato da escrita e da criação em dança, dois estados de percepção e produção simultânea e consequente. O primeiro mostra uma escrita narrativa de si mesmo direta e distanciada no intuito de se compreender a experiência; o outro, o desejo e a necessidade implícitos na produção de se resiliar, de se libertar das amarras indesejadas e vivenciadas no pretérito, por meio da criação em dança, em que a imaginação e o ato de se expressar por ela criativamente afloram-se e tornam-se o fio condutor de um caminho à emancipação humana. Para tanto, realiza entrevista com quatro intérpretes/criadores da dança, de modo que cada um pôde narrar suas experiências de vida e relatar as razões que os levaram a praticar a dança, seus efeitos transformadores em suas vidas e, consequentemente, o despertar à criação. O questionário, aplicado de forma oral, trouxe questões semiabertas de natureza exploratório-descritiva, sendo os depoimentos transcritos posteriormente. Ademais, de forma complementar, parte da narrativa ocorreu manuscritamente. Com base nesse corpus, analisou, ao final de cada uma das narrativas e de seus relatos, uma escrita narrativa autobiográfica, que levou os entrevistados diretamente a um processo de resiliência e, portanto, à ressignificação de si dentro de um contexto psicológico e social, respectivamente. A metodologia da pesquisa utilizou estrategicamente o estudo de caso com um grupo de bailarinos intérpretes-criadores do Espaço Cultural Gira Dança da cidade de Natal-RN, com abordagem qualitativa, analisando ainda as distintas histórias e experiências resilientes contidas no livro Autobiografia de um Espantalho (CYRULNIK, 2009) como referência e suporte teórico. O objetivo da pesquisa é desvendar a simbiose existente nos estados de resiliência advindos de relatos oral e escrito autobiográficos da experienciação da dança e da produção criativa que os levou a própria transformação pelo processo ressignificativo. A pesquisa, portanto, une, reflete e aponta pontos de interseção e de sinergias entre as artes, sejam eles das narrativas escrita sejam da dançada, e a resiliência do indivíduo. Defende que o poder criativo resiliente pode levar, consequentemente, para além da superação de um trauma, sendo o caminho a um mundo mais generoso, mais humano e acolhedor, que promova a ressignificação de si mesmo que situará o indivíduo definitivamente em si, com o outro e com o mundo que o cerca, adquirindo novos sentidos e novas percepções que o remeta ao passado e à memória, de modo que as fronteiras entre a narrativa, a escrita e a dança juntas o levem sem percalços e sem barreiras ao devaneio libertador, de acordo com Gaston Bachelard (1988, 1990, 2009).Tese O passado no chão do presente em Caetés, São Bernardo e Angústia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-15) Lopes, Larissa Cristina Viana; Camargo, Katia Aily Franco de; ; ; Santos, Derivaldo dos; ; Favero, Afonso Henrique; ; Rodrigues, Manoel Freire; ; Costa, Maria Edileuza da;Esta pesquisa tem como objetivo analisar os personagens João Valério, Paulo Honório e Luís da Silva, dos respectivos romances Caetés (1933), São Bernardo (1934) e Angústia (1936), de Graciliano Ramos, diante do processo de rememoração que os narradores conduzem, tendo em vista que as narrativas estão em primeira pessoa. Trata-se, por conseguinte, de personagens que contam seus passados. Neste viés, a pesquisa, de caráter bibliográfico e indutivo, fundamenta-se nas formulações teóricas sobre memória e rastro segundo Platão (2001), Aristóteles (1962), Ricœur (2007), Todorov (2000), Bergson (1991), Halbwachs (1990), Bosi (1994), Benjamin (2006;2012a; 2012b) e alguns de seus estudiosos, entre outros. Tais leituras indicam que as lembranças são constituídas de imagens conforme aquele que as busca, o que aponta para seu caráter dinâmico, para os rastros impregnados na alma e, expressamente, para o traço constitutivo de seleção da memória. Embasados nessas discussões e de acordo com as análises empreendidas nesta pesquisa, dizemos que os personagens e seus processos de rememorações estudados passam por diferentes vertentes por causa de suas singularidades do passado, que se diferenciam, inclusive, nos períodos de tempo narrados, mas se entrecruzam ao passo que convergem para um ontem do qual os sentimentos irremediáveis de angústia e fracasso exasperam o hoje do guarda-livros, do fazendeiro e do funcionário público. Os respectivos personagens se dão conta da injustiça do mundo em virtude da condição social inferior na qual se encontram e que os levam a questões mais profundas sobre a existência a partir de seus olhares para o passado no qual estão, na devida ordem, Luísa, Madalena e Marina. As histórias de vida narradas por cada um deles perpassam relacionamentos amorosos complicados a partir dos quais é possível elucidar os caminhos trilhados para sentirem, no presente, o desarranjo interior de um vencido.Dissertação A queda do paraíso moderno: uma análise da memória e do espaço em Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Galdino, Clara Glenda Mendes; Camargo, Katia Aily Franco de; https://orcid.org/0000-0001-6463-8976; http://lattes.cnpq.br/7604250240615901; http://lattes.cnpq.br/3214022861616147; Welter, Juliane Vargas; Oliveira, Francisco Humberlan Arruda deEsta dissertação tem como objeto de estudo o romance contemporâneo Órfãos do Eldorado (2008), de Milton Hatoum. Situada entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX e ambientada às margens do Rio Amazonas, a história é narrada de forma memorialística e oralizada por um personagem idoso – filho da elite do Ciclo da Borracha – em seu presente pobre e periférico, tendo como aparente ponto de conflito o desaparecimento de sua amada. Frente a essas características, o objetivo da pesquisa foi investigar a construção da memória e do espaço, com vistas à compreensão de como a obra internaliza a sociedade em seu universo ficcional – principalmente no que concerne à modernização brasileira e amazonense. Para isso, buscou-se, de forma mais específica, identificar as diferentes mobilizações memorialísticas presentes na estrutura; esmiuçar a construção formal da memória e do espaço na narrativa e as suas vinculações; verificar de que forma a ligação entre esses elementos reflete questões sociais, econômicas e políticas. A pesquisa utilizou como fundamentação teórico-metodológica a crítica integrativa de Candido (2023a; 2023b) e Schwarz (2014; 1987; 1985), além da topoanálise de Borges Filho (2007) para explorar o espaço literário. Para a discussão sobre a memória, fundamentou-se em Halbwachs (1990), Pollak (1989; 1992), Benjamin (1987) e Cascudo (2012). Os fenômenos históricos e sociais foram abordados com apoio de Souza (2023), Daou (2004), Schwarcz (2018; 2019) e Silva (2019). Ao fim, a investigação revelou que a memória exprime flutuações – as quais permitem perceber as contradições e as desigualdades da estrutura social referida. Evidenciou-se, também, que a memória coletiva expressa não é homogênea, mas, sim, tensionada dialeticamente pelas memórias Oficial, subterrânea e da tradição oral, aspecto que rompe com as narrativas dominantes sobre a modernização e o Ciclo da Borracha no Amazonas. A análise do espaço, por sua vez, apontou a decadência presente nos macroespaços do campo, das cidades e do próprio mito quando associados à modernização. Assim, ficou evidente a queda do mito do progresso modernizador – cuja materialização é inerentemente vinculada à contradição, à violência e à ruína.Livro A Revue Des Deux Mondes(Editora da UFRN, 2014) Camargo, Katia Aily Franco deOriginalmente tese de doutorado da autora, defendida na Universidade de São Paulo, a obra discorre acerca do papel dos periódicos recreativos, científicos e literários na sociedade brasileira do século Xix e início do século XX. Demonstrando amplo domínio bibliográfico a respeito das discussões mais recentes sobre o assunto, a autora preenche uma lacuna sobre a revista francesa, que logo caiu no gosto das elites brasileiras a partir do Segundo Reinado.