Navegando por Autor "Camarotti, Maria de Fátima"
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Dissertação A eficácia de um programa de educação em saúde em escolares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-16) Lima, Jonatas Pereira de; Piuvezam, Grasiela; ; ; http://lattes.cnpq.br/0915018774173823; Ferreira, Maria Ângela Fernandes; ; Camarotti, Maria de Fátima;As helmintíases são doenças que tem como principais alvos as crianças em idade escolar. Esse fato justifica-se devido à falta de informação relacionada às medidas de higiene pessoal e o maior contato desses sujeitos com ambientes de risco e nas idades mais baixas, a imaturidade do sistema imune. O processo de educação em saúde é considerado uma importante ferramenta para controlar e prevenir essas. O objetivo do trabalho foi avaliar a eficácia de um programa de educação em saúde em escolares direcionado a prevenção de doenças helmínticas em dois momentos, um mês e um ano após as práticas de educação em saúde implementadas. Trata-se de uma pesquisa com delineamento epidemiológico de intervenção do tipo ensaio clínico profilático. O estudo foi realizado no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário (CEEEA Sesqui.), sendo incluídas na coleta de dados crianças com idade entre 10 e 14 anos, matriculadas nos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos no projeto constam das seguintes etapas: Baseline, Intervenção educativa para ensino e sensibilização sobre as helmintíases, Pós-teste T1 realizado um mês após a intervenção e Pós-teste T2 realizado um ano após a finalização do projeto e aplicação do Teste com Grupo Controle. O resultado aponta que após aplicação da intervenção o número de acertos relacionados a transmissão das doenças foram: Ascaridíase (86,7%), Enterobiose (86,7%), Esquistossomose (89,6%), Ancilostomíase (87,4%) e Teníase (84,4%). Um ano após a intervenção educativa os resultados se mantiveram positivos Ascaridíase (77,8%), Enterobiose (72,7%), Esquistossomose (80,7%), Ancilostomíase (74,1%) e Teníase (83%). Assim, os resultados apontam que o modelo de intervenção proposto se mostrou efetivo um mês após e manteve-se um ano após a intervenção, dessa forma a metodologia utilizada pode ser recomendada para intervenções em educação em saúde para escolares nessa faixa etária.Artigo Eficácia de um programa de educação em saúde para escolares(Research, Society And Development, 2022) Piuvezam, Grasiela; Lima, Jonatas Pereira de; Lima, Caliandra Maria Bezerra Luna; Azevedo, Kesley Pablo Moraes de; Bezerra, Isaac Newton Machado; Camarotti, Maria de Fátima; Ferreira, Maria Ângela Fernandes; Martinez, Daniel Guillén; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251Objetivo:Avaliar a eficácia de um programa de educação em saúde em escolares direcionado à prevenção de doenças helmínticassob a perspectiva de um processo de educação em saúde com conhecimentos ehabilidades que favoreceram as mudanças e melhorias da qualidade de vida. Método:Trata-se de uma pesquisa com delineamento epidemiológico de intervenção do tipo ensaio clínico profilático. Resultados:O estudo foi realizado em uma escola da rede pública do município de João Pessoa/Paraíba, sendo incluídas na coleta de dados adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, matriculadas nos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II. Os resultados apontam que após a realização de uma intervenção de educação em saúde o número de acertos relacionados à transmissão das doenças foi: Ascaridíase (86,7%) eAncilostomíase (87,4%). Após um ano da intervenção educativa os resultados se mantiveram positivos para Ascaridíase e Ancilostomíase (74,1%) com significância estatística. A utilização de diversas metodologias ativas na comunicação com o público-alvo se apresentou como significativa para apreender a atenção e construir os espaços de interação para potencializar o compartilhamento de conhecimentos. Conclusão:Os resultados apontam que o modelo proposto de intervenção em educação em saúde mostrou-se efetivo nos momentos após a intervenção e um ano de sua realização. O baixo custo para realização das intervenções propostas fortalece a indicação de sua utilização, tendo em vista a fragilidade de acesso a materiais que algumas escolas públicas encontram. Assim, a utilização de metodologias ativas pode ser recomendada para intervenções em educação emsaúde para escolares nessa faixa etáriaTese Necessidades de formação docente de professores do PRONATEC: um estudo de caso na educação profissional(2017-02-22) Silva, Márcio Carvalho da; Paiva, Marlucia Menezes de; ; http://lattes.cnpq.br/2624591870785039; ; http://lattes.cnpq.br/2527223181575594; ; http://lattes.cnpq.br/4414746727789992; Nascimento, Debora Maria do; ; http://lattes.cnpq.br/6004844383305448; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893; Camarotti, Maria de Fátima; ; http://lattes.cnpq.br/1578146214856644; Cabral, Marlucia Barros Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/3358484754472194; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143O estudo das necessidades de formação emerge da percepção que se tem acerca da relevância quanto à formação continuada dos professores que, para além da formação inicial, torna-se essencial à prática docente em todas as modalidades de ensino – da educação básica à superior. Dessa forma, compreende ser a partir da identificação das necessidades que se perspectiva um melhor planejamento dos sistemas educativos e, por conseguinte, uma tentativa de melhoria na formação docente que repercute diretamente na qualidade do ensino e das aprendizagens. Assim, elege-se a Análise de Necessidades de Formação como objeto de estudo desta pesquisa, a qual busca defender a tese de que o conhecimento de necessidades específicas da formação docente, por meio da reflexão do professor sobre as suas próprias necessidades de formação, constitui-se de transformação de suas concepções e práticas relacionadas ao ensino e pode consistir em conteúdo programático relevante para a formação de professores na área estudada. Utilizando-se de abordagem qualitativa, a pesquisa compreende um estudo de caso e objetiva investigar, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do Instituto Federal da Paraíba – IFPB (campus João Pessoa), necessidades da formação docente de professores que atuaram na disciplina Introdução ao Mundo do Trabalho e Fundamentos da Administração, integrante do Núcleo Comum da Matriz Curricular do curso de Auxiliar Administrativo no período de 2013 a 2014. Partindo dessa investigação, buscou-se compreender como se manifestam e se revelam as necessidades formativas no contexto de atuação profissional dos professores investigados; compreender os fatores que interferem na manifestação de necessidades docentes e de necessidades de formação continuada; perceber como os investigados lidam com suas necessidades (pessoais e profissionais) na instituição pesquisada, assim como subsidiar informações para um possível curso de formação de professores no âmbito do PRONATEC ou programas congêneres. O estudo concentrou-se teoricamente em três eixos centrais de pesquisas na área de Educação, a saber: Formação Continuada de Professores; Análise de Necessidades de Formação e Educação Profissional. No tocante aos métodos e técnicas para a construção e coleta dos dados, foram utilizados instrumentos como: entrevistas semidiretivas individuais com o uso de roteiro semiestruturado e a análise documental que permitiram, a posteriori, a aplicação do método de Análise de Conteúdo auxiliado por software de análise qualitativa para tratamento dos dados, assim como para a organização dos resultados. Com vista aos resultados da pesquisa, apresenta-se um panorama com as categorias e subcategorias representadas na forma de redes relacionais que expressam conexões acerca das necessidades de formação relatadas pelos professores participantes, cujas discussões poderão servir de parâmetro para subsidiar cursos de formação, visando a contribuir de modo relevante ao programa em tela, bem como suscitar reflexões acerca do tema em epígrafe.