Navegando por Autor "Campêlo, Márcia Rejane Brilhante"
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Dissertação Análise textual-interativa das Cartas dos Sertões do Seridó: em busca de efeitos estético-estilísticos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-07) Campêlo, Márcia Rejane Brilhante; Pinheiro, Clemilton Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7756919777040878; ; http://lattes.cnpq.br/3013466830716842; Queiroz, Maria Eliete de; ; http://lattes.cnpq.br/3521788341452076; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; http://lattes.cnpq.br/1829337364208280O presente trabalho toma como objeto de estudo um conjunto específico de textos, designados como Cartas dos Sertões do Seridó (região interestadual localizada no sertão nordestino brasileiro), de autoria do seridoense Paulo Bezerra, as quais apresentam como principal tema o universo sertanejo. Por seu caráter singular, sobretudo por causa de um forte apelo poético, inferimos que essas cartas podem conter fenômenos também singulares relativos à estruturação discursivo-composicional, que podem ser responsáveis pela criação de efeitos específicos, sobretudo estéticos. Para problematizar e desenvolver a questão, partimos dos pressupostos teóricos da Perspectiva Textual-Interativa cuja base é o conceito de linguagem como interação, como atividade verbal impregnada pelo contexto espaço-temporal e sócio histórico em que os interlocutores se relacionam, elegemos a categoria analítica do tópico discursivo e analisamos os mecanismos de mudança de tópico. O objetivo é, portanto, verificar a funcionalidade desses mecanismos, observando como se correlacionam os aspectos estruturais e interacionais, e como esse movimento pode ser usado para explicar alguns dos efeitos estéticos e estilísticos das cartas. O resultado da análise mostra que são usados diferentes mecanismos de mudança de tópico de acordo com a natureza do tópico central. As cartas que exploram tópicos de natureza subjetiva, mais memorialista, adotam um mecanismo de mudança de tópico gradativo, sutil, não explicitamente marcado por uma forma específica. Em oposição, nas cartas que exploram tópicos menos subjetivos, como fatos ou problemas sociais, a mudança de tópico envolve mecanismos como os marcadores de integração linear. A cada mecanismo textual de mudança de tópico, é possível associar diversos alinhamentos que expressam a subjetividade do escritor. Esse resultado pode suscitar uma conclusão mais geral em relação aos textos: a sua estruturação discursivo-composicional está relacionada à criação de efeitos estéticos e de estilo.Tese Tópico discursivo em textos plurissemióticos : proposta de formalização teórica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-01) Campêlo, Márcia Rejane Brilhante; Pinheiro, Clemilton Lopes; https://orcid.org/0000-0003-4285-9932; http://lattes.cnpq.br/7756919777040878; http://lattes.cnpq.br/3013466830716842; Brito, Clebson Luiz de; https://orcid.org/0000-0002-3972-0887; http://lattes.cnpq.br/9332680450618537; Galvão, Marise Adriana Mamede; Ramos, Paulo Eduardo; Silva, Silvio Luís daO tópico discursivo é uma categoria analítica adotada pela Perspectiva Textual-Interativa (PTI) para operar na descrição e análise da organização de textos. Pensada inicialmente para o estudo do texto falado, na conjuntura do Projeto Gramática do Português Falado (PGPF), os estudos no âmbito da PTI foram gradativamente reformulando-a com a finalidade de empregá-la também em textos escritos, mas não se discute ainda de forma aprofundada como seria a organização tópica de textos plurissemióticos (entendido como evento linguageiro que mobiliza signos verbais e não verbais). Assim sendo, a presente pesquisa propõe a seguinte questão: por quais revisões teóricas a categoria tópico discursivo precisa passar para dar conta da análise, também, de textos plurissemióticos? Tendo em vista essa problemática, o objetivo geral da investigação é repensar o conceito de tópico discursivo, de modo que essa categoria seja aplicável, também, à análise de textos plurissemióticos. Considerar elementos não verbais nas propriedades definidoras do tópico é um desafio que requer, além de repensar os princípios que estão na base da teoria, a própria concepção de texto, e formalizar a análise a partir do emprego de categorias próprias da Linguística Textual. A discussão acerca das propriedades do tópico em textos plurissemióticos apontou para a possibilidade de a categoria ser adaptada: a propriedade de centração pode ser demonstrada por referentes verbais e não verbais; já a organicidade, precisa ser auxiliada pela noção de relevo. Com estas adaptações, a PTI amplia seu potencial de aplicação para um objeto teórico pensado a partir de outros predicados e relações.