Navegando por Autor "Campelo, Maria Carolina Dantas"
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Artigo Educação em saúde para sensibilizar adolescentes escolares para a vacinação contra o Papiloma Vírus Humanos(Revista Ciência Plural, 2021) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Moura, Adriely Fernanda da Silva; Teixeira, Ylari Cabral; Campelo, Maria Carolina Dantas; Rocha Neto, Agenor Medeiros da; Oliveira, Kedma Valnice Freire; Medeiros, Ysla Kallena Macedo e; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664Introdução: Educação em saúde visa sensibilizar a consciência cidadã a partir do conhecimento do sujeito e de estratégias pedagógicas dialógicas. Tal atividade pode envolver os diferentes ciclos de vida, como crianças e adolescentes. Objetivo: relatar a experiência de um grupo tutorial da disciplina SACI II da UFRN na produção e realização de ações de educação em saúde voltadas a sensibilização para adesão a vacinação contra o HPV no território adscrito a uma USF de Natal/RN no primeiro semestre do ano de 2018. Metodologia: A seleção das temáticas-alvo se deu a partir das percepções dos discentes acerca do contexto epidemiológico do bairro e, sobretudo, dos processos contínuos de escuta ativa, em que profissionais de saúde da USF e lideranças do território expuseram as demandas locais. Utilizou-se a ferramenta CANVAS para estruturação do planejamento estratégico das intervenções. Exposições dialogadas, com uso de multimídia, cartazes, jogos educativos e paródias foram empregados na interação com o público da escola do bairro. Resultados: As percepções do grupo discente foram positivas e satisfatórias ao final das intervenções, em meio à ativa participação dos escolares e interesse nas temáticas abordadas, evidenciando adequação das estratégias realizadas. Conclusões: as intervenções buscaram responder a uma demanda de educação em saúde relativa ao adolescente. Ademais, contribuíram para o crescimento acadêmico e pessoal dos discentes ao trabalhar competências do saber, do ser, conviver, essenciais a efetivação do modelo da vigilância à saúde, bem como houve um balanço positivo, uma vez que os resultados esperados no planejamento foram alcançados. Desta forma, concretizou-se o princípio da integração ensino-serviço-comunidadeArtigo Poetiz@ndo: poesia nas mídias sociais na perspectiva da literacia familiar(Revista Extensão & Sociedade, 2021) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Figueiredo, Alessandra Aniceto Ferreira de; Ferreira, Brenda Nayara Carlos; Medeiros, Ideize de Barros; Ribeiro, Iramara Lima; Carvalho, Letícia Abreu de; Lopes, Maria Antônia Dantas e Silva; Campelo, Maria Carolina Dantas; Teles, Mariana Bezerra; Paiva Neta, Mariana Pinheiro de; Oliveira, Suelen Ferreira de; Lucena, Túlio de Araújo Lucena; https://orcid.org/0000-0003-1587-2664O projeto de Extensão Edusaúde UFRN desenvolve atividades de educação popular em saúde, utilizando o instagram @edusaudeufrn. Dentre as atividades, há o “poetiz@ndo” atividade de literacia em saúde, desenvolvida no período de Setembro a Outubro de 2020, onde poesias de autores brasileiros, voltadas ao público infantil foram declamadas, gravadas em vídeos e postadas. Além das poesias, divulgaram-se biografias dos poetas. A interação do público foi inferida pelas curtidas, visualizações, comentários. O poetiz@ndo ao veicular 11 poesias, de oito autores e suas biografias, obteve 994 visualizações e 133 curtidas nas declamações e 229 curtidas nas biografias. Assim, atinge o objetivo de desmistificar a poesia como gênero literário restrito as elites socais e contribuir para a formação acadêmica, trabalhando habilidades de comunicar-se, trabalhar em equipe, planificar ações