Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Campos, Cleber da Silveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 21
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Abordagens de estudo e performance na obra Elegía de Edson Zampronha para violoncelo e eletroacústica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-30) Machado, Fernanda Rosa; Campos, Cleber da Silveira; ; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; ; http://lattes.cnpq.br/0073092134789018; Almeida, Iracema Maria de Andrade; ; Vasconcelos, Marcus André Varela; ; http://lattes.cnpq.br/3684172929733707
    O presente artigo irá abordar aspectos técnicos-interpretativos no estudo e performance da obra Elegia (2003-2009) de Edson Zampronha, para violoncelo e eletrônicos. Através de estratégias de estudo e performance a autora propõe orientar futuros intérpretes, a partir de suas experiências pessoais relatando seu processo de preparação desta obra. A fundamentação teórica está baseada em Andrade (2010) e Zampronha (2015), além de referenciais de demais autores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Aspectos do processo de colaboração compositor-intérprete na composição e interpretação da obra Espelhos das (In)tolerâncias de Marcílio Onofre para violoncelo solo e grupo de violoncelos
    (2018-12-14) Borges, Rodolpho Cavalcanti; Presgrave, Fábio Soren; ; ; Campos, Cleber da Silveira; ; Silva, Teresa Cristina Rodrigues;
    Apresenta o processo colaborativo entre intérprete / compositor na composição e interpretação da obra Espelhos das (In)tolerâncias, do compositor Marcílio Onofre, encomendada por Rodolpho Borges. Assim, a problemática relacionada será tratada focandose em alguns aspectos técnicos de execução da Obra como, por exemplo, as diferentes scordaturas, o uso dos multifônicos e do tonlos. Para tanto, aborda e analisa a construção da Peça, não apenas na parte do violoncelo solo, mas na totalidade das vozes que compõem a Obra, ou seja, destaca-se os principais pontos, onde, de fato, ocorrem a colaboração com a finalidade de demonstrar a dinâmica deste processo, onde e quando o intérprete auxilia na construção da Peça, sugerindo e propondo soluções exequíveis, compartilhando seu conhecimento técnicoinstrumental e possibilitando ao compositor todo o domínio técnico na criação da Peça para o violoncelo. O procedimento metodológico baseou-se nos entendimentos de Cardassi (2016), Domenici (2011) e Borém (1998) que abordam a relação compositor-intérprete. Também foram realizadas 6 entrevistas e reuniões entre o compositor e o intérprete, além de ensaios, gravações e performances públicas da Peça. Ao final deste processo, concluiu-se que esta parceria proporciona diferentes possibilidades técnicas e musicais para compositores e intérpretes.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    A bateria no baião e no frevo: propostas de estudo a partir da performance do baterista Luizinho Duarte com o Grupo Marimbanda em quatro obras do álbum Tente Descobrir
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-27) Sousa, Magno Altieri Chaves de; Campos, Cleber da Silveira; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; http://lattes.cnpq.br/3237866491371936; Barsalini, Leandro; http://lattes.cnpq.br/3368335549578737; Casacio, Lucas Baptista; http://lattes.cnpq.br/1629579530007293
    Este trabalho tem como objetivo propor estudos para os ritmos baião e frevo aplicados ao instrumento bateria, a partir da performance do músico Luiz Duarte do Nascimento, também conhecido no meio artístico como Luizinho Duarte. Para tanto, foram escolhidas e analisadas quatro músicas do álbum Tente Descobrir (2005), gravado pelo grupo Marimbanda. Após análise, foram traçados alguns caminhos a partir da performance do músico, sendo: uma breve trajetória histórica dos ritmos baião e frevo até a inserção da bateria nestes dois gêneros musicais. Nesse contexto, foram identificados trabalhos científicos em âmbito acadêmico sobre a performance de bateristas brasileiros em diálogo ainda com os materiais didáticos encontrados, os quais trazem os ritmos baião e frevo aplicados à bateria. Como resultado desta pesquisa, a partir dos elementos performáticos identificados nas peculiaridades de execução dos ritmos baião e frevo por Luizinho Duarte, são propostos cinco estudos para cada um desses gêneros musicais aplicados à bateria, além de padrões rítmicos para o instrumento.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Concepções e proposições para execução do toque Alujá para Xangô na bateria a partir de um estudo na Nação Xambá
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-04) Silva, Sérgio Ricardo Soares da; Campos, Cleber da Silveira; ; ; Mestrinel, Francisco de Assis Santana; ; Marinho, Vanildo Mousinho;
    Este trabalho de pesquisa tem como objetivo principal propor adaptações para execução na bateria do toque denominado Alujá pra Xangô, executado pela Comunidade Nação Xambá, na cidade de Olinda-PE. A metodologia está dividida em três pontos concomitantes, a saber: 1) análise bibliográfica sobre o candomblé e os respectivos ritmos afro-brasileiros, mais especificamente sobre o ritmo Alujá ofertado a Xangô; 2) análise deste ritmo focado nas nuances durante a execução na referida Nação e nas semelhanças e diferenças encontradas em diferentes regiões e templos de candomblé no Brasil; 3) adaptações dos padrões executados pelos instrumentos de percussão na bateria enfatizando as peculiaridades extraídas das análises. A metodologia utilizada partiu da análise das gravações das performances desse ritmo, realizadas durante as entrevistas semiestruturadas com intérpretes e pesquisadores vinculados a Nação Xambá, objeto de análise deste trabalho. Como ferramenta de análise, esses toques foram transcritos e posteriormente analisados sob o aporte do software Sonic Visualiser. O cruzamento desses dados permitiu utilizar tais elementos como ferramentas para a execução desse toque afro-religioso, viabilizando que fossem estabelecidas relações (diretas e indiretas) sobre as nuances e particularidades encontradas no processo de sua execução. A partir daí, foram propostas adaptações dos padrões rítmicos aplicando na bateria, enfatizando os elementos que foram coletados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Estudo comparativo da percepção do público entre a performance memorizada e com partitura da peça Desdobramentos de Rogério Costa
    (2018-12-14) Mascoli, Felipe da Silva; Presgrave, Fábio Soren; ; ; Campos, Cleber da Silveira; ; Silva, Teresa Cristina Rodrigues;
    Esta pesquisa investiga a percepção do público quanto a dois tipos de performances de uma música contemporânea. A investigação dá-se através do estudo da influência da peça Desdobramentos de Rogério Costa sob os participantes, uma vez tocada de memória e outra com o auxílio da partitura. O objetivo foi o de determinar se há diferenças significativas entre ambas. A abordagem primeiramente apresenta as particularidades de performances tocadas com e sem o auxílio da partitura, de maneira teórica, com base na literatura. Posteriormente, realizo explanações acerca da peça e do processo da minha preparação, estudo e análise da obra, estratégias no que tange o processo de memorização, referências teóricas e experimentações. A coleta de dados deu-se por intermédio de estudos, relatos e questionários aplicados após a interpretação da peça. Os experimentos realizados tiveram, como propósito, a coleta de opiniões de alunos de violoncelo do curso técnico, graduação e mestrado da UFRN, além dos alunos do projeto “Fraternidade sem Fronteiras” e um aluno da UFMS, a respeito das duas versões. Os participantes tiveram o papel principal avaliar as apresentações evidenciando possíveis particularidades de cada uma, através de questionários com perguntas objetivas e dissertativas. Por meio dos dados coletados, através dos experimentos, foi possível determinar o efeito das duas versões da peça e qual dos dois métodos utilizados torna a performance mais eficaz, ou seja, que tem maior impacto positivo na percepção do público.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Um estudo sobre a performance musical do baterista Adelson Silva
    (2016-12-16) Coelho, Adriano Ramos; Campos, Cleber da Silveira; ; ; Hashimoto, Fernando Augusto de Almeida; ; Saldanha, Leonardo Vilaca;
    O presente trabalho tem como objeto a trajetória do músico Adelson Silva, tendo como foco aspectos comparativos relacionados à performance enquanto baterista de duas importantes Orquestras de Frevo de Pernambuco (PE). Examina sua performance em dois momentos distintos de sua carreira, destacando o disco Antologia do Frevo, junto à Orquestra do Maestro José Menezes, durante a década de 1980, comparando–o com a performance realizada no CD Passo de Anjo, gravado com a SpokFrevo Orquestra, entre os anos de 2004 a 2006. Por se tratar de uma pesquisa de campo, o caminho metodológico utilizado está fundamentado em entrevista com o músico, objeto da pesquisa, transcrições e análises musicais procedentes dos discos supracitados. Acrescido de entrevistas e/ou conversas informais agendadas previamente com os Maestros Spok, Edson Rodrigues, Ademir Araújo (Formiga), Guedes Peixoto e Forró, além de bateristas, como Wellington Jamaica (Orquestra Popular da Bomba do Hemetério) e Augusto Silva (SpokFrevo Orquestra), além de visitas à Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e ao Paço do Frevo. Discute-se, como resultado da pesquisa, a principal característica evidente em sua performance, que é sua forma peculiar de execução do ritmo de frevo aplicado à bateria, distinguindo–o dos demais bateristas atuantes neste segmento em PE.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Explorando a execução de técnicas estendidas no oboé encontradas em quatro peças contemporâneas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-04) Bogiages, Christina Marie; Campos, Cleber da Silveira; ; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; ; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; Cesetti, Durval da Nóbrega; ; http://lattes.cnpq.br/6872751996178006; Manzolli, Jonatas; ; http://lattes.cnpq.br/1648316318310818
    Essa dissertação apresenta uma investigação do processo evolutivo das técnicas estendidas do oboé, através de uma analise da literatura e de pesquisa em prática. O intuito deste trabalho é facilitar a aprendizagem dos oboístas interessados em estudar essas técnicas. Além disso, através da experimentação, o aluno é encorajada à explorar as perguntas subsequentes sobre a estética do som, o conceito de gesto como elemento visual e sonoro adicional, e os processos de colaboração e criação em “tempo real”. No decorrer do trabalho, são discutidas a relação entre o instrumento (o oboé) e as técnicas estendidas, e duas definições possíveis de técnicas estendidas, oferecidas por Luk Vaes (2009) e Gardner Read (1993). São abordados a forma e o motivo pelos quais alguns compositores têm utilizado técnicas estendidas em suas obras, incluindo breves discussões sobre técnicas estendidas na composição em tempo real (improvisação), técnicas estendidas e recursos tecnológicas, gesto cênico como técnica estendida e sugestões para o músico querendo abordar gestos cênicos na performance. Quatro peças foram analisadas: “I Know This Room So Well” – Lisa Bielawa (2007-9); “Four Pieces for Oboe and Piano” – Ernst Krenek (1966); “In Freundschaft” – Karlheinz Stockhausen (1978); “Atem” – Mauricio Kagel (1969-70) e foram investigadas as dificuldades e soluções associadas a cada técnica estendida encontrada nas peças. As seguintes fontes sobre técnicas estendidas foram utilizadas como base de pesquisa: livros - Heinz Holliger’s Pro Musica Nova (1972); Gardner Read’s Compendium of Modern Instrumental Techniques (1993); Peter Veale & ClausSteffen Mahnkopf’s The Techniques of Oboe Playing (1994); e Libby Van Cleve’s Oboe Unbound: Contemporary Techniques (2004); e artigos Nora Post’s “Monophonic sound resources for the oboe: Part I – Timbre” (1984), “Part II- Pitch and other techniques” (1984), and “Multiphonics for the oboe” (1982).
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    Modelos de processos interativos em realidade virtual aplicados à Bioinformática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-29) Souza, Alyson Matheus de Carvalho; Costa, César Rennó; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; https://orcid.org/0000-0003-0417-8108; http://lattes.cnpq.br/9222565820639401; http://lattes.cnpq.br/0529384820417065; Moioli, Renan Cipriano; Campos, Cleber da Silveira; Mota, Rosilane Ribeiro da; Manzolli, Jonatas
    A Realidade Virtual (RV) vem evoluindo rapidamente e se tornando mais acessível a outras áreas do conhecimento através da facilitação no desenvolvimento de experiências e na aquisição de equipamentos específicos. Com isso, várias oportunidades de pesquisa são criadas ao integrar a RV com outras áreas do conhecimento. Nas neurociências e ciências cognitivas, a RV vem sendo utilizada de duas principais formas - como meio para trazer o mundo real ao laboratório, através de simulações, aumentando a validade ecológica dos experimentos ou como uma plataforma para criar situações impossíveis, estudando os usuários por uma janela que antes não estava disponível. Na educação, a RV tem sido vista como um meio para incluir outras formas de ensino no dia a dia do aluno, saindo do tradicional e aumentando o engajamento com ideias como a cognição corporificada, utilizando o corpo para aprender e guardar informação. Nas artes, a Realidade Virtual tanto complementa experiências reais quanto é capaz de criar novos mundos, com novas possibilidades de interação e novos caminhos de expressão. Baseado nessas vertentes de integração da RV, essa tese cumulativa apresenta nove trabalhos desenvolvidos dentro dessas três temáticas, visando a proposição e implementação de novas modelos de trabalho nas neurociências, ciências cognitivas, educação e artes, utilizando RV. Os trabalhos apresentados são discutidos quanto a sua relevância e seus aspectos inovadores e, por fim, concluímos algumas oportunidades de trabalhos futuros em cima dos textos apresentados.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    A música em compasso ímpar: Nenê e seu processo de adaptação dos ritmos brasileiros para métricas ímpares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-26) Silva, Thiago Camargo Rojo; Campos, Cleber da Silveira; https://orcid.org/0000-0003-2666-916X; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; http://lattes.cnpq.br/3428709493669291; Gohn, Daniel Marcondes; Casacio, Lucas Baptista
    A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de adaptação e execução dos ritmos brasileiros em métricas ímpares, mais especificamente no samba e no frevo, presentes no processo criativo do baterista Nenê. Também apresentamos caminhos para o desenvolvimento de uma interpretação do samba e do frevo, a partir da proposição de exercícios aplicados às métricas ímpares na bateria, baseados nos conceitos desenvolvidos por Nenê. Realcino Lima Filho, conhecido como “Nenê”, é um músico de grande prestígio. Próximo dos seus 60 anos de carreira, Nenê possui um currículo e experiência musical de destaque no âmbito da música instrumental brasileira. Pretendemos apresentar características na performance de Nenê que o distingui entre os demais bateristas, levantando a hipótese de que o músico desenvolve a sua própria performance baseada em uma célula rítmica interiorizada por ele, sobre a qual manifesta sua expressão criativa na bateria. Como recorte final desta pesquisa, apresentamos toda discografia autoral de Nenê em métricas ímpares das quais selecionamos sete obras para discutirmos, sendo: “O Contorno da Cidade” (3/4); “Sete na Praça (7/4)”; “Cinco Muito” (5/4); “Itiberê” álbum Ogã (7/8); “Sete Fôlegos” (7/8); “Dark Square” (3/4) e “Itiberê” álbum Primavera (7/8). Do ponto de vista metodológico, dividimos a presente pesquisa em três capítulos, a saber: 1) A relação de Nenê com as métricas ímpares; 2) Análise das obras selecionadas; e 3) Recitais e Oficinas de Experimentação. Estes capítulos estão estruturados sobre três fontes de dados: 1) transcrições de materiais musicais executados por Nenê; 2) análise destes materiais, baseados na organização empreendida por (DIAS, 2020) em “Cinco Muito”, que organiza sua análise a partir da inserção de uma tabela com a estrutura da música e um sonograma com a imagem gráfica de ondas, no qual destaca o trecho a ser discutido durante aquela análise; e 3) dados oriundos de outras pesquisas e de entrevistas semiestruturadas.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Novos caminhos para a performance da bateria mediada por interfaces tecnológicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-28) Sant'Ana, Sílvia Patrícia Calixto de Lira; Campos, Cleber da Silveira; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; http://lattes.cnpq.br/4880745307827542; Traldi, César Adriano; http://lattes.cnpq.br/6022645968535320; Manzolli, Jonatas; http://lattes.cnpq.br/1648316318310818
    Em um contexto em que a tecnologia digital é utilizada cada vez mais no mundo da música contemporânea, faz-se necessário analisar, discutir e aplicar as possibilidades de inserção da bateria às práticas interpretativas musicais mediadas por recursos tecnológicos, mais especificamente, no contexto da música eletroacústica mista. A partir da segunda metade do século XX, o computador passou a ser cada vez mais utilizado como parte do setup de instrumentistas nas performances musicais. Como um dos desdobramentos, sons eletrônicos poderiam ser gravados, processados e somados às sonoridades dos instrumentos acústicos, tanto em tempo diferido quanto em tempo real. Paralelamente, os sons dos instrumentos acústicos também puderam ser captados e processados de diversas formas. Somado a essas possibilidades, interfaces e/de instrumentos digitais seguiram em desenvolvimento, também se apresentando como novos recursos tecnológicos para a manipulação sonora a serem explorados por intérpretes no momento da performance. Nesse contexto, por meio desta pesquisa, notou-se certa escassez de trabalhos realizados, em âmbito acadêmico, que associassem a performance da bateria com diferentes tipos e processos de interação, com mediação tecnológica. Portanto, este trabalho se torna pioneiro em âmbito acadêmico brasileiro, uma vez que o seu objetivo é analisar a construção da performance musical a partir da interpretação de cinco obras inseridas no contexto da música eletroacústica mista. Mais especificamente, com o estudo, análise e execução das obras, buscou-se entender e atribuir uma ressignificação à função do instrumento bateria a partir da reflexão da performance, com foco na discussão dos aspectos interpretativos associados à relação intérprete – máquina. A metodologia deste trabalho foi baseada na realização de oficinas de experimentação, a partir da escolha do repertório, análise das etapas de preparo e sua respectiva interpretação. Por meio das oficinas de experimentação, foram exploradas as diversas possibilidades relacionadas a esta temática na construção de performances vinculadas ao contexto da música contemporânea. Assim, as obras estudadas e apresentadas são: Buttonwood, Post-Lightened, Gravidade Zero, Maracá: para tape, instrumentos de percussão e uma bateria compartilhada e Quatro Voltas ao Início. A análise se deu a partir dos registros de áudio e vídeo dos ensaios e performances das obras. Dentre os resultados apresentados, destaca-se a criação de levadas para duo de baterias e uso de celular com eletrônica em tempo real. Discutiu-se, também, sobre a necessidade do refinamento técnico/interpretativo aplicado a cada uma das obras interpretadas. Mais especificamente, reflete-se a partir da observação analítica sobre os gestos musicais e a postura do músico em um ambiente com mais atribuições e percepções, que vão além de tocar seu instrumento. Portanto, a reflexão sobre aspectos técnico-interpretativos, bem como as performances dessas obras contribuíram para que pesquisas, envolvendo bateria e interfaces tecnológicas, fossem desenvolvidas, e os materiais sonoros fossem gerados e analisados nesse âmbito.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Oficina de percussão Kizambe: um relato de experiência no espaço não-formal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Martins, Sami Tarik Soares; Mendes, Jean Joubert Freitas; Campos, Cleber da Silveira; Carvalho, Valéria Lazaro de; Melo, Isaac Samir Cortez de
    Trata-se de um trabalho de pesquisa o qual visa relatar a experiência do autor na prática da oficina de percussão denominada "Kizambe", almejando construir uma didática apropriada para o público leigo e/ou carente de educação musical através da implementação de uma série de oficinas relacionadas à problemática em questão. Assim, este estudo busca subsídios para a fundamentação teórica aliados à descrição das oficinas e, ainda, relatos relacionados aos resultados preliminares obtidos, resultantes deste processo. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi desenvolvida através da prática do ensino de ritmos populares, vinculados a contextualização de técnicas pedagógicas de ensino focado na prática da educação nãoformal. Dessa forma, desenvolveram-se novas estratégias interpretativas, aspirando a um maior entendimento e amadurecimento da interação do autor com os participantes. Tanto a percepção como a interação dos alunos foi bastante satisfatória, considerando ser uma primeira experiência rítmica/musical. Por fim, buscou-se uma reflexão sobre as vivências e aprendizagens adquiridas ao longo desse processo pedagógico relacionado à educação nãoformal. Concluiu-se que enquanto a metodologia da oficina for baseada na aprendizagem intuitiva, sempre haverá uma série de novas problemáticas criadas pela utilização do espaço não-formal estudado por parâmetros formais.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Os idiomatismos de Paulo Braga com vassourinhas no Samba e na Bossa Nova
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-26) Lima, Kamillo Kaio Pereira; Campos, Cleber da Silveira; https://orcid.org/0000-0003-2666-916X; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; http://lattes.cnpq.br/7611819425204011; Barsalini, Leandro; Casacio, Lucas Baptista
    A presente dissertação tem como objetivo investigar os traços idiomáticos na performance do baterista Paulo Braga, com ênfase em sua utilização das baquetas do tipo “vassourinhas”, especialmente nos gêneros do samba e da bossa nova. Além de uma biografia detalhada, são examinados aspectos musicais que Braga utiliza de forma recorrente e que são considerados próprios de sua abordagem. A partir do cruzamento de informações obtidas através da história oral, em sua maioria provenientes de lives realizadas durante a pandemia, bem como transcrições e análises musicais, apresentarei os elementos idiomáticos que definem sua execução, visando identificar características distintivas no seu modo de tocar com vassourinhas.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Passoando na pracinha: frevo livre instrumental multimodal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-27) Altino, Maria José dos Santos; Campos, Cleber da Silveira; https://orcid.org/0000-0003-2666-916X; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; http://lattes.cnpq.br/2243269603050486; Traldi, César; Queiroz, Luís Ricardo Silva
    Integrando a linha de pesquisa Processos e Dimensões da Produção Artística em Percussão, esta dissertação apresenta a criação, interpretação e análise de um frevo instrumental livre sob a perspectiva da multimodalidade. Nesse contexto, foi composta a obra Passoando na Pracinha: frevo para percussão e dança em três movimentos — 1. Ferrolho, 2. Levada e 3. Tramela —, que propõe um diálogo entre tradição e modernidade, explorando a liberdade criativa do frevo livre instrumental, ao mesmo tempo em que reverencia sua tradição composicional. O percurso metodológico envolveu a realização de performances em distintos contextos acadêmico-artísticos, registros audiovisuais das apresentações e reflexões críticas acerca das diferentes interpretações de cada execução. A pesquisa foi estruturada por meio de revisão bibliográfica, abrangendo tanto referências gerais quanto específicas ao recorte proposto, levantamento documental, registros audiovisuais das experimentações e performances, análise comparativa das execuções e interpretação crítica dos materiais coletados. Entre os elementos centrais da investigação, destacam-se as múltiplas possibilidades de formação instrumental nas performances e a integração da dança como parte constituinte da composição. A pesquisa também incorporou reflexões da pesquisadora sobre suas vivências enquanto mulher no ambiente do frevo instrumental, evidenciando as interseções entre criação artística, corporeidade e identidade de gênero.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Possibilidades interpretativas envolvendo instrumentos de percussão e recursos tecnológicos na obra Clapping Music (1972), de Steve Reich
    (2015-12-03) Menino, Fernando Bueno; Campos, Cleber da Silveira; ; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; ; http://lattes.cnpq.br/8654348031807610; Vasconcelos, Marcus André Varela; ; http://lattes.cnpq.br/3684172929733707; Traldi, Cesar; ; http://lattes.cnpq.br/6022645968535320
    O presente trabalho tem por finalidade identificar, segundo a literatura e discografia, novas possibilidades de execução para obras minimalistas do compositor norte-americano Steve Reich, escritas entre 1972 e 1983. Mais especificamente, o artigo apresenta um estudo focado na adaptação de algumas de suas composições as quais não foram escritas originalmente para serem executadas por um único intérprete (formato solo). A metodologia consiste na ánalise deste repertório e suas respectivas técnicas composicionais. Posteriormente, extraíram-se novas versões, com caráter experimental, focados na interação entre instrumentos de percussão e recursos tecnológicos. Tais possibilidades foram implementadas através das oficinas de experimentação. Como resultado, gerou-se uma nova possibilidade de interpretação para a obra Clapping Music (1972). Deste modo, o trabalho aqui reportado visa apresentar as considerações relacionadas à performance, os processos utilizados para a implementação, assim como os resultados obtidos durante as oficinas. Concluiu-se que tais implementações, aliadas à interação com recursos tecnológicos, proporcionaram ao intérprete um maior aprofundamento do aspecto técnico/interpretativo, assim como das possibilidades de interação entre instrumentos de percussão e dispositivos eletrônicos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Processo colaborativo na obra Arengarôa (2017): uma performance para tororó, percussão e live eletronics
    (2017-12-12) Freire, Pedro Henrique Machado; Campos, Cleber da Silveira; ; ; Silva, Alexandre Reche e; ; Traldi, Cesar;
    O presente artigo discute aspectos práticos-interpretativos durante o processo de colaboração entre o autor (intérprete-compositor) e o compositor Caio Pierangeli, que resultou na obra Arengarôa (2017). A obra foi inspirada pela construção da performance de Microplástic PET (2012) do americano Matthew Burtner, cujo processo também é descrito neste trabalho. Em ambas as obras, a matéria prima composicional parte da utilização de objetos plásticos como fonte sonora que são executados junto a instrumentos convencionais de percussão. As sonoridades plásticas ainda são processadas eletronicamente via suporte computacional. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever as técnicas desenvolvidas pelo intérprete e aplicadas em materiais plásticos na performance percussiva com a utilização de aparatos tecnológicos em tempo real. A metodologia desta pesquisa consistiu na seleção de objetos plásticos e na realização de oficinas de experimentação compreendidas em três momentos: a) a construção com plásticos (utilizando os objetos selecionados); b) o desenvolvimento das ações performáticas aplicadas aos plásticos; c) e a criação da programação computacional utilizada para a expansão das sonoridades. Como resultado destas etapas, foi criado o Tororó, instrumento desenvolvido exclusivamente para a interpretação da obra Arengarôa (2017). Como resultado preliminar dessa pesquisa, destacamos: a criação do Tororó; o desenvolvimento das técnicas aplicadas aos plásticos; a escolha das sonoridades resultantes; as estratégias de amplificação dos plásticos; a criação do processamento sonoro e a interação eletrônica em tempo real.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Processo criativo na performance percussiva contemporânea: articulações entre pesquisa, gesto cênico e mediação tecnológica
    (2017-12-14) Alves, Carlos Henrique de Morais; Campos, Cleber da Silveira; ; ; Traldi, Cesar; ; Manzolli, Jonatas;
    O presente trabalho é uma pesquisa artística que aborda o processo criativo na performance percussiva contemporânea. Através da investigação teórico-prática, procura-se problematizar e desenvolver questões interpretativas que dialoguem com: notação de técnica mista, corporeidade e a música experimental de caráter aberto, ilustrada aqui na montagem de duas peças para percussão solo: ?Corporel, para percussão corporal e Science Fiction Sceneries, para percussão, eletrônica e vídeo. Por meio da pesquisa em performance musical, apresentamos o caminho para o desenvolvimento da montagem e execução dessas obras através da Pesquisa Artística, Musicologia da Performance e Morfologia da Obra Aberta. A partir do preparo da obra ?Corporel, desenvolvemos a caracterização do corpo dentro de uma perspectiva teatral. A metodologia utilizada consistiu na relização das oficinas de experimentação onde relatamos o processo de montagem e a dinâmica orientada por uma diretora de cena. Em Science Fiction Sceneries, reproduzimos os detalhes do processo de colaboração entre compositor e intérprete, a partir do desenvolvimento de um roteiro prescritivo da performance (partitura). Nessa obra é produzida uma interação com vídeo em tempo real. Especificamente é mostrado como a mediação entre som e vídeo é criada a partir de um algoritmo de interação, desenvolvido e processado pelos programas computacionais denominados Processing e SuperCollider. O capítulo explora aspectos interpretativos relacionados à construção narrativa e sua interação com o conceito de videoarte. Ao final, discute-se como a emergência de novas estruturas sonoras é possível através da manipulação das representações simbólicas entre som, gesto e vídeo. Os resultados apresentados se adéquam as contingências do músico percussionista na medida em que explora novas estruturas e abordam problemas que transcendem os limites da formação tradicional. Concluimos que o diálogo proposto entre gesto cênico e mediação tecnológica, além de gerar estratégias e soluções interpretativas importantes para a fruição do repertório contemporâneo, promove a reflexão contínua acerca do corpo na prática percussiva contemporânea, a interpolação com outras linguagens artísticas (teatro, dança, cinema), a manutenção e execução do repertório produzido no final do século XX e XXI, , bem como o olhar imersivo frente à intensa modulação do universo percussivo contemporâneo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Processos de aprendizagem da Sandy's Portrait de Sérgio Assad
    (2018-12-13) Araújo Júnior, José Wellington Borges; Lira, Ezequias Oliveira; ; ; Campos, Cleber da Silveira; ; Souza, Eddy Lincolln Freitas de;
    O presente trabalho aborda o processo de aprendizagem da obra Sandy´s Portrait para violão solo do compositor Sergio Assad (1952-), partindo de uma pesquisa empírica com foco nas estratégias de estudo utilizadas para o auxílio de problemas técnico-interpretativos. Os principais autores que nortearam o referencial teórico deste trabalho foram Contreras (1998), Fernandez (2001), Johnston (2002), Williamon (2004), Barros (2008), Araújo (2010), Kaminsky (2012) e Meirinhos (2016). A preparação da performance foi fundamentada através da prática artística do pesquisador/intérprete cujo registro foi realizado em um diário de estudo, ferramenta principal de coleta de dados. A metodologia da pesquisa foi realizada em três momentos. Inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica de trabalhos relacionados à pesquisa empírica e à performance, bem como aos processos de aprendizagem de obras para o violão. Em um segundo momento, realizou-se uma compilação das estratégias utilizadas durante o processo de aprendizagem da peça e o desenvolvimento de um planejamento de estudo. O terceiro ponto diz respeito ao processo performático, apontando pontos importantes da análise técnicointerpretativa, além das aplicações das estratégias de estudo para o desenvolvimento da performance da obra Sandy´s Portrait. Foram elaborados exemplos musicais de trechos da partitura. Os resultados revelam que as estratégias aplicadas foram eficazes, tendo em vista que melhoraram significativamente a qualidade da prática de estudo, culminando em uma performance no recital de mestrado. As estratégias apresentadas neste trabalho colaboraram para um maior foco, motivação, organização e sistematização com relação ao estudo do instrumento.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Recital de conclusão de curso: bacharelado em percussão concerto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Paiva, Lucas da Silva; Campos, Cleber da Silveira; Cunha, Germanna França da; Carvalho, Tiago de Quadros Maia
    Este trabalho tem como finalidade mostrar peças eruditas como também populares, com instrumentos de percussão e bateria.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Sistemas interativos musicais aplicados à percussão mediada
    (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM, 2010-09) Campos, Cleber da Silveira; Manzolli, Jônatas
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Técnicas estendidas da música contemporânea: o regente como mediador do processo interpretativo
    (2017-12-11) Oliveira, Leandro Fernandes de; Oliveira, André Luiz Muniz; ; ; Campos, Cleber da Silveira; ; Toledo, Marco Antonio;
    Apresenta a experiência de um trabalho de construção performática onde o regente atua na qualidade de mediador no processo interpretativo utilizando, como ferramenta, as técnicas estendidas de duas obras: As Quatro Estações Portenhas de Astor Piazzolla (1921-1992) e Itinerário da Passagem: Verônica Nadir de Sílvio Ferraz (1959-). Utiliza a metodologia da pesquisa ação considerando que a abordagem interpretativa é desenvolvida pelo autor desta Pesquisa enquanto regente e diretor artístico da Orquestra Funffec de Cordas (OFC). O contexto social da OFC inclui um trabalho desenvolvido a partir do ano de 2013 e conta com a participação de jovens com idade entre 10 e 22 anos. Este Projeto possui uma base técnica norteada pelos métodos tradicionais no ensino de cordas friccionadas escritos, em sua maioria, no século XIX. O objetivo da pesquisa é apontar as principais dificuldades encontradas no trabalho deste repertório em relação às técnicas estendidas. Deste ponto, busca-se explorar as possibilidades e variáveis oferecidas e, através do diálogo e pesquisa, estabelecer um critério para a interpretação. Após o trabalho de articulação teórica e analítica das Obras, estabelece-se o processo de construção interpretativa, principalmente, no que tange as técnicas estendidas utilizadas pelos compositores, anteriormente, mencionados. Assim, elementos das técnicas estendidas foram abordados, bem como seus conceitos e aplicações e os possíveis resultados sonoros. A comunicação nos ensaios abriu espaços para a opinião dos jovens músicos na tentativa de estabelecer um processo em que suas experimentações e concepções de sonoridades pudessem ser aplicadas no processo de interpretação do repertório proposto.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • »
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM