Navegando por Autor "Campos, Cleber da Silveira"
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Dissertação Abordagens de estudo e performance na obra Elegía de Edson Zampronha para violoncelo e eletroacústica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-30) Machado, Fernanda Rosa; Campos, Cleber da Silveira; ; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; ; http://lattes.cnpq.br/0073092134789018; Almeida, Iracema Maria de Andrade; ; Vasconcelos, Marcus André Varela; ; http://lattes.cnpq.br/3684172929733707O presente artigo irá abordar aspectos técnicos-interpretativos no estudo e performance da obra Elegia (2003-2009) de Edson Zampronha, para violoncelo e eletrônicos. Através de estratégias de estudo e performance a autora propõe orientar futuros intérpretes, a partir de suas experiências pessoais relatando seu processo de preparação desta obra. A fundamentação teórica está baseada em Andrade (2010) e Zampronha (2015), além de referenciais de demais autores.Dissertação Aspectos do processo de colaboração compositor-intérprete na composição e interpretação da obra Espelhos das (In)tolerâncias de Marcílio Onofre para violoncelo solo e grupo de violoncelos(2018-12-14) Borges, Rodolpho Cavalcanti; Presgrave, Fábio Soren; ; ; Campos, Cleber da Silveira; ; Silva, Teresa Cristina Rodrigues;Apresenta o processo colaborativo entre intérprete / compositor na composição e interpretação da obra Espelhos das (In)tolerâncias, do compositor Marcílio Onofre, encomendada por Rodolpho Borges. Assim, a problemática relacionada será tratada focandose em alguns aspectos técnicos de execução da Obra como, por exemplo, as diferentes scordaturas, o uso dos multifônicos e do tonlos. Para tanto, aborda e analisa a construção da Peça, não apenas na parte do violoncelo solo, mas na totalidade das vozes que compõem a Obra, ou seja, destaca-se os principais pontos, onde, de fato, ocorrem a colaboração com a finalidade de demonstrar a dinâmica deste processo, onde e quando o intérprete auxilia na construção da Peça, sugerindo e propondo soluções exequíveis, compartilhando seu conhecimento técnicoinstrumental e possibilitando ao compositor todo o domínio técnico na criação da Peça para o violoncelo. O procedimento metodológico baseou-se nos entendimentos de Cardassi (2016), Domenici (2011) e Borém (1998) que abordam a relação compositor-intérprete. Também foram realizadas 6 entrevistas e reuniões entre o compositor e o intérprete, além de ensaios, gravações e performances públicas da Peça. Ao final deste processo, concluiu-se que esta parceria proporciona diferentes possibilidades técnicas e musicais para compositores e intérpretes.Dissertação A bateria no baião e no frevo: propostas de estudo a partir da performance do baterista Luizinho Duarte com o Grupo Marimbanda em quatro obras do álbum Tente Descobrir(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-27) Sousa, Magno Altieri Chaves de; Campos, Cleber da Silveira; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; http://lattes.cnpq.br/3237866491371936; Barsalini, Leandro; http://lattes.cnpq.br/3368335549578737; Casacio, Lucas Baptista; http://lattes.cnpq.br/1629579530007293Este trabalho tem como objetivo propor estudos para os ritmos baião e frevo aplicados ao instrumento bateria, a partir da performance do músico Luiz Duarte do Nascimento, também conhecido no meio artístico como Luizinho Duarte. Para tanto, foram escolhidas e analisadas quatro músicas do álbum Tente Descobrir (2005), gravado pelo grupo Marimbanda. Após análise, foram traçados alguns caminhos a partir da performance do músico, sendo: uma breve trajetória histórica dos ritmos baião e frevo até a inserção da bateria nestes dois gêneros musicais. Nesse contexto, foram identificados trabalhos científicos em âmbito acadêmico sobre a performance de bateristas brasileiros em diálogo ainda com os materiais didáticos encontrados, os quais trazem os ritmos baião e frevo aplicados à bateria. Como resultado desta pesquisa, a partir dos elementos performáticos identificados nas peculiaridades de execução dos ritmos baião e frevo por Luizinho Duarte, são propostos cinco estudos para cada um desses gêneros musicais aplicados à bateria, além de padrões rítmicos para o instrumento.Dissertação Concepções e proposições para execução do toque Alujá para Xangô na bateria a partir de um estudo na Nação Xambá(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-04) Silva, Sérgio Ricardo Soares da; Campos, Cleber da Silveira; ; ; Mestrinel, Francisco de Assis Santana; ; Marinho, Vanildo Mousinho;Este trabalho de pesquisa tem como objetivo principal propor adaptações para execução na bateria do toque denominado Alujá pra Xangô, executado pela Comunidade Nação Xambá, na cidade de Olinda-PE. A metodologia está dividida em três pontos concomitantes, a saber: 1) análise bibliográfica sobre o candomblé e os respectivos ritmos afro-brasileiros, mais especificamente sobre o ritmo Alujá ofertado a Xangô; 2) análise deste ritmo focado nas nuances durante a execução na referida Nação e nas semelhanças e diferenças encontradas em diferentes regiões e templos de candomblé no Brasil; 3) adaptações dos padrões executados pelos instrumentos de percussão na bateria enfatizando as peculiaridades extraídas das análises. A metodologia utilizada partiu da análise das gravações das performances desse ritmo, realizadas durante as entrevistas semiestruturadas com intérpretes e pesquisadores vinculados a Nação Xambá, objeto de análise deste trabalho. Como ferramenta de análise, esses toques foram transcritos e posteriormente analisados sob o aporte do software Sonic Visualiser. O cruzamento desses dados permitiu utilizar tais elementos como ferramentas para a execução desse toque afro-religioso, viabilizando que fossem estabelecidas relações (diretas e indiretas) sobre as nuances e particularidades encontradas no processo de sua execução. A partir daí, foram propostas adaptações dos padrões rítmicos aplicando na bateria, enfatizando os elementos que foram coletados.Dissertação Estudo comparativo da percepção do público entre a performance memorizada e com partitura da peça Desdobramentos de Rogério Costa(2018-12-14) Mascoli, Felipe da Silva; Presgrave, Fábio Soren; ; ; Campos, Cleber da Silveira; ; Silva, Teresa Cristina Rodrigues;Esta pesquisa investiga a percepção do público quanto a dois tipos de performances de uma música contemporânea. A investigação dá-se através do estudo da influência da peça Desdobramentos de Rogério Costa sob os participantes, uma vez tocada de memória e outra com o auxílio da partitura. O objetivo foi o de determinar se há diferenças significativas entre ambas. A abordagem primeiramente apresenta as particularidades de performances tocadas com e sem o auxílio da partitura, de maneira teórica, com base na literatura. Posteriormente, realizo explanações acerca da peça e do processo da minha preparação, estudo e análise da obra, estratégias no que tange o processo de memorização, referências teóricas e experimentações. A coleta de dados deu-se por intermédio de estudos, relatos e questionários aplicados após a interpretação da peça. Os experimentos realizados tiveram, como propósito, a coleta de opiniões de alunos de violoncelo do curso técnico, graduação e mestrado da UFRN, além dos alunos do projeto “Fraternidade sem Fronteiras” e um aluno da UFMS, a respeito das duas versões. Os participantes tiveram o papel principal avaliar as apresentações evidenciando possíveis particularidades de cada uma, através de questionários com perguntas objetivas e dissertativas. Por meio dos dados coletados, através dos experimentos, foi possível determinar o efeito das duas versões da peça e qual dos dois métodos utilizados torna a performance mais eficaz, ou seja, que tem maior impacto positivo na percepção do público.Dissertação Um estudo sobre a performance musical do baterista Adelson Silva(2016-12-16) Coelho, Adriano Ramos; Campos, Cleber da Silveira; ; ; Hashimoto, Fernando Augusto de Almeida; ; Saldanha, Leonardo Vilaca;O presente trabalho tem como objeto a trajetória do músico Adelson Silva, tendo como foco aspectos comparativos relacionados à performance enquanto baterista de duas importantes Orquestras de Frevo de Pernambuco (PE). Examina sua performance em dois momentos distintos de sua carreira, destacando o disco Antologia do Frevo, junto à Orquestra do Maestro José Menezes, durante a década de 1980, comparando–o com a performance realizada no CD Passo de Anjo, gravado com a SpokFrevo Orquestra, entre os anos de 2004 a 2006. Por se tratar de uma pesquisa de campo, o caminho metodológico utilizado está fundamentado em entrevista com o músico, objeto da pesquisa, transcrições e análises musicais procedentes dos discos supracitados. Acrescido de entrevistas e/ou conversas informais agendadas previamente com os Maestros Spok, Edson Rodrigues, Ademir Araújo (Formiga), Guedes Peixoto e Forró, além de bateristas, como Wellington Jamaica (Orquestra Popular da Bomba do Hemetério) e Augusto Silva (SpokFrevo Orquestra), além de visitas à Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e ao Paço do Frevo. Discute-se, como resultado da pesquisa, a principal característica evidente em sua performance, que é sua forma peculiar de execução do ritmo de frevo aplicado à bateria, distinguindo–o dos demais bateristas atuantes neste segmento em PE.Dissertação Explorando a execução de técnicas estendidas no oboé encontradas em quatro peças contemporâneas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-12-04) Bogiages, Christina Marie; Campos, Cleber da Silveira; ; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; ; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; Cesetti, Durval da Nóbrega; ; http://lattes.cnpq.br/6872751996178006; Manzolli, Jonatas; ; http://lattes.cnpq.br/1648316318310818Essa dissertação apresenta uma investigação do processo evolutivo das técnicas estendidas do oboé, através de uma analise da literatura e de pesquisa em prática. O intuito deste trabalho é facilitar a aprendizagem dos oboístas interessados em estudar essas técnicas. Além disso, através da experimentação, o aluno é encorajada à explorar as perguntas subsequentes sobre a estética do som, o conceito de gesto como elemento visual e sonoro adicional, e os processos de colaboração e criação em “tempo real”. No decorrer do trabalho, são discutidas a relação entre o instrumento (o oboé) e as técnicas estendidas, e duas definições possíveis de técnicas estendidas, oferecidas por Luk Vaes (2009) e Gardner Read (1993). São abordados a forma e o motivo pelos quais alguns compositores têm utilizado técnicas estendidas em suas obras, incluindo breves discussões sobre técnicas estendidas na composição em tempo real (improvisação), técnicas estendidas e recursos tecnológicas, gesto cênico como técnica estendida e sugestões para o músico querendo abordar gestos cênicos na performance. Quatro peças foram analisadas: “I Know This Room So Well” – Lisa Bielawa (2007-9); “Four Pieces for Oboe and Piano” – Ernst Krenek (1966); “In Freundschaft” – Karlheinz Stockhausen (1978); “Atem” – Mauricio Kagel (1969-70) e foram investigadas as dificuldades e soluções associadas a cada técnica estendida encontrada nas peças. As seguintes fontes sobre técnicas estendidas foram utilizadas como base de pesquisa: livros - Heinz Holliger’s Pro Musica Nova (1972); Gardner Read’s Compendium of Modern Instrumental Techniques (1993); Peter Veale & ClausSteffen Mahnkopf’s The Techniques of Oboe Playing (1994); e Libby Van Cleve’s Oboe Unbound: Contemporary Techniques (2004); e artigos Nora Post’s “Monophonic sound resources for the oboe: Part I – Timbre” (1984), “Part II- Pitch and other techniques” (1984), and “Multiphonics for the oboe” (1982).Tese Modelos de processos interativos em realidade virtual aplicados à Bioinformática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-29) Souza, Alyson Matheus de Carvalho; Costa, César Rennó; Pires, Izabel Augusta Hazin; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; https://orcid.org/0000-0003-0417-8108; http://lattes.cnpq.br/9222565820639401; http://lattes.cnpq.br/0529384820417065; Moioli, Renan Cipriano; Campos, Cleber da Silveira; Mota, Rosilane Ribeiro da; Manzolli, JonatasA Realidade Virtual (RV) vem evoluindo rapidamente e se tornando mais acessível a outras áreas do conhecimento através da facilitação no desenvolvimento de experiências e na aquisição de equipamentos específicos. Com isso, várias oportunidades de pesquisa são criadas ao integrar a RV com outras áreas do conhecimento. Nas neurociências e ciências cognitivas, a RV vem sendo utilizada de duas principais formas - como meio para trazer o mundo real ao laboratório, através de simulações, aumentando a validade ecológica dos experimentos ou como uma plataforma para criar situações impossíveis, estudando os usuários por uma janela que antes não estava disponível. Na educação, a RV tem sido vista como um meio para incluir outras formas de ensino no dia a dia do aluno, saindo do tradicional e aumentando o engajamento com ideias como a cognição corporificada, utilizando o corpo para aprender e guardar informação. Nas artes, a Realidade Virtual tanto complementa experiências reais quanto é capaz de criar novos mundos, com novas possibilidades de interação e novos caminhos de expressão. Baseado nessas vertentes de integração da RV, essa tese cumulativa apresenta nove trabalhos desenvolvidos dentro dessas três temáticas, visando a proposição e implementação de novas modelos de trabalho nas neurociências, ciências cognitivas, educação e artes, utilizando RV. Os trabalhos apresentados são discutidos quanto a sua relevância e seus aspectos inovadores e, por fim, concluímos algumas oportunidades de trabalhos futuros em cima dos textos apresentados.Dissertação A música em compasso ímpar: Nenê e seu processo de adaptação dos ritmos brasileiros para métricas ímpares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-26) Silva, Thiago Camargo Rojo; Campos, Cleber da Silveira; https://orcid.org/0000-0003-2666-916X; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; http://lattes.cnpq.br/3428709493669291; Gohn, Daniel Marcondes; Casacio, Lucas BaptistaA presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de adaptação e execução dos ritmos brasileiros em métricas ímpares, mais especificamente no samba e no frevo, presentes no processo criativo do baterista Nenê. Também apresentamos caminhos para o desenvolvimento de uma interpretação do samba e do frevo, a partir da proposição de exercícios aplicados às métricas ímpares na bateria, baseados nos conceitos desenvolvidos por Nenê. Realcino Lima Filho, conhecido como “Nenê”, é um músico de grande prestígio. Próximo dos seus 60 anos de carreira, Nenê possui um currículo e experiência musical de destaque no âmbito da música instrumental brasileira. Pretendemos apresentar características na performance de Nenê que o distingui entre os demais bateristas, levantando a hipótese de que o músico desenvolve a sua própria performance baseada em uma célula rítmica interiorizada por ele, sobre a qual manifesta sua expressão criativa na bateria. Como recorte final desta pesquisa, apresentamos toda discografia autoral de Nenê em métricas ímpares das quais selecionamos sete obras para discutirmos, sendo: “O Contorno da Cidade” (3/4); “Sete na Praça (7/4)”; “Cinco Muito” (5/4); “Itiberê” álbum Ogã (7/8); “Sete Fôlegos” (7/8); “Dark Square” (3/4) e “Itiberê” álbum Primavera (7/8). Do ponto de vista metodológico, dividimos a presente pesquisa em três capítulos, a saber: 1) A relação de Nenê com as métricas ímpares; 2) Análise das obras selecionadas; e 3) Recitais e Oficinas de Experimentação. Estes capítulos estão estruturados sobre três fontes de dados: 1) transcrições de materiais musicais executados por Nenê; 2) análise destes materiais, baseados na organização empreendida por (DIAS, 2020) em “Cinco Muito”, que organiza sua análise a partir da inserção de uma tabela com a estrutura da música e um sonograma com a imagem gráfica de ondas, no qual destaca o trecho a ser discutido durante aquela análise; e 3) dados oriundos de outras pesquisas e de entrevistas semiestruturadas.Dissertação Novos caminhos para a performance da bateria mediada por interfaces tecnológicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-28) Sant'Ana, Sílvia Patrícia Calixto de Lira; Campos, Cleber da Silveira; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; http://lattes.cnpq.br/4880745307827542; Traldi, César Adriano; http://lattes.cnpq.br/6022645968535320; Manzolli, Jonatas; http://lattes.cnpq.br/1648316318310818Em um contexto em que a tecnologia digital é utilizada cada vez mais no mundo da música contemporânea, faz-se necessário analisar, discutir e aplicar as possibilidades de inserção da bateria às práticas interpretativas musicais mediadas por recursos tecnológicos, mais especificamente, no contexto da música eletroacústica mista. A partir da segunda metade do século XX, o computador passou a ser cada vez mais utilizado como parte do setup de instrumentistas nas performances musicais. Como um dos desdobramentos, sons eletrônicos poderiam ser gravados, processados e somados às sonoridades dos instrumentos acústicos, tanto em tempo diferido quanto em tempo real. Paralelamente, os sons dos instrumentos acústicos também puderam ser captados e processados de diversas formas. Somado a essas possibilidades, interfaces e/de instrumentos digitais seguiram em desenvolvimento, também se apresentando como novos recursos tecnológicos para a manipulação sonora a serem explorados por intérpretes no momento da performance. Nesse contexto, por meio desta pesquisa, notou-se certa escassez de trabalhos realizados, em âmbito acadêmico, que associassem a performance da bateria com diferentes tipos e processos de interação, com mediação tecnológica. Portanto, este trabalho se torna pioneiro em âmbito acadêmico brasileiro, uma vez que o seu objetivo é analisar a construção da performance musical a partir da interpretação de cinco obras inseridas no contexto da música eletroacústica mista. Mais especificamente, com o estudo, análise e execução das obras, buscou-se entender e atribuir uma ressignificação à função do instrumento bateria a partir da reflexão da performance, com foco na discussão dos aspectos interpretativos associados à relação intérprete – máquina. A metodologia deste trabalho foi baseada na realização de oficinas de experimentação, a partir da escolha do repertório, análise das etapas de preparo e sua respectiva interpretação. Por meio das oficinas de experimentação, foram exploradas as diversas possibilidades relacionadas a esta temática na construção de performances vinculadas ao contexto da música contemporânea. Assim, as obras estudadas e apresentadas são: Buttonwood, Post-Lightened, Gravidade Zero, Maracá: para tape, instrumentos de percussão e uma bateria compartilhada e Quatro Voltas ao Início. A análise se deu a partir dos registros de áudio e vídeo dos ensaios e performances das obras. Dentre os resultados apresentados, destaca-se a criação de levadas para duo de baterias e uso de celular com eletrônica em tempo real. Discutiu-se, também, sobre a necessidade do refinamento técnico/interpretativo aplicado a cada uma das obras interpretadas. Mais especificamente, reflete-se a partir da observação analítica sobre os gestos musicais e a postura do músico em um ambiente com mais atribuições e percepções, que vão além de tocar seu instrumento. Portanto, a reflexão sobre aspectos técnico-interpretativos, bem como as performances dessas obras contribuíram para que pesquisas, envolvendo bateria e interfaces tecnológicas, fossem desenvolvidas, e os materiais sonoros fossem gerados e analisados nesse âmbito.TCC Oficina de percussão Kizambe: um relato de experiência no espaço não-formal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Martins, Sami Tarik Soares; Mendes, Jean Joubert Freitas; Campos, Cleber da Silveira; Carvalho, Valéria Lazaro de; Melo, Isaac Samir Cortez deTrata-se de um trabalho de pesquisa o qual visa relatar a experiência do autor na prática da oficina de percussão denominada "Kizambe", almejando construir uma didática apropriada para o público leigo e/ou carente de educação musical através da implementação de uma série de oficinas relacionadas à problemática em questão. Assim, este estudo busca subsídios para a fundamentação teórica aliados à descrição das oficinas e, ainda, relatos relacionados aos resultados preliminares obtidos, resultantes deste processo. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi desenvolvida através da prática do ensino de ritmos populares, vinculados a contextualização de técnicas pedagógicas de ensino focado na prática da educação nãoformal. Dessa forma, desenvolveram-se novas estratégias interpretativas, aspirando a um maior entendimento e amadurecimento da interação do autor com os participantes. Tanto a percepção como a interação dos alunos foi bastante satisfatória, considerando ser uma primeira experiência rítmica/musical. Por fim, buscou-se uma reflexão sobre as vivências e aprendizagens adquiridas ao longo desse processo pedagógico relacionado à educação nãoformal. Concluiu-se que enquanto a metodologia da oficina for baseada na aprendizagem intuitiva, sempre haverá uma série de novas problemáticas criadas pela utilização do espaço não-formal estudado por parâmetros formais.Dissertação Os idiomatismos de Paulo Braga com vassourinhas no Samba e na Bossa Nova(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-26) Lima, Kamillo Kaio Pereira; Campos, Cleber da Silveira; https://orcid.org/0000-0003-2666-916X; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; http://lattes.cnpq.br/7611819425204011; Barsalini, Leandro; Casacio, Lucas BaptistaA presente dissertação tem como objetivo investigar os traços idiomáticos na performance do baterista Paulo Braga, com ênfase em sua utilização das baquetas do tipo “vassourinhas”, especialmente nos gêneros do samba e da bossa nova. Além de uma biografia detalhada, são examinados aspectos musicais que Braga utiliza de forma recorrente e que são considerados próprios de sua abordagem. A partir do cruzamento de informações obtidas através da história oral, em sua maioria provenientes de lives realizadas durante a pandemia, bem como transcrições e análises musicais, apresentarei os elementos idiomáticos que definem sua execução, visando identificar características distintivas no seu modo de tocar com vassourinhas.Dissertação Passoando na pracinha: frevo livre instrumental multimodal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-27) Altino, Maria José dos Santos; Campos, Cleber da Silveira; https://orcid.org/0000-0003-2666-916X; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; http://lattes.cnpq.br/2243269603050486; Traldi, César; Queiroz, Luís Ricardo SilvaIntegrando a linha de pesquisa Processos e Dimensões da Produção Artística em Percussão, esta dissertação apresenta a criação, interpretação e análise de um frevo instrumental livre sob a perspectiva da multimodalidade. Nesse contexto, foi composta a obra Passoando na Pracinha: frevo para percussão e dança em três movimentos — 1. Ferrolho, 2. Levada e 3. Tramela —, que propõe um diálogo entre tradição e modernidade, explorando a liberdade criativa do frevo livre instrumental, ao mesmo tempo em que reverencia sua tradição composicional. O percurso metodológico envolveu a realização de performances em distintos contextos acadêmico-artísticos, registros audiovisuais das apresentações e reflexões críticas acerca das diferentes interpretações de cada execução. A pesquisa foi estruturada por meio de revisão bibliográfica, abrangendo tanto referências gerais quanto específicas ao recorte proposto, levantamento documental, registros audiovisuais das experimentações e performances, análise comparativa das execuções e interpretação crítica dos materiais coletados. Entre os elementos centrais da investigação, destacam-se as múltiplas possibilidades de formação instrumental nas performances e a integração da dança como parte constituinte da composição. A pesquisa também incorporou reflexões da pesquisadora sobre suas vivências enquanto mulher no ambiente do frevo instrumental, evidenciando as interseções entre criação artística, corporeidade e identidade de gênero.Dissertação Possibilidades interpretativas envolvendo instrumentos de percussão e recursos tecnológicos na obra Clapping Music (1972), de Steve Reich(2015-12-03) Menino, Fernando Bueno; Campos, Cleber da Silveira; ; http://lattes.cnpq.br/9425018975775470; ; http://lattes.cnpq.br/8654348031807610; Vasconcelos, Marcus André Varela; ; http://lattes.cnpq.br/3684172929733707; Traldi, Cesar; ; http://lattes.cnpq.br/6022645968535320O presente trabalho tem por finalidade identificar, segundo a literatura e discografia, novas possibilidades de execução para obras minimalistas do compositor norte-americano Steve Reich, escritas entre 1972 e 1983. Mais especificamente, o artigo apresenta um estudo focado na adaptação de algumas de suas composições as quais não foram escritas originalmente para serem executadas por um único intérprete (formato solo). A metodologia consiste na ánalise deste repertório e suas respectivas técnicas composicionais. Posteriormente, extraíram-se novas versões, com caráter experimental, focados na interação entre instrumentos de percussão e recursos tecnológicos. Tais possibilidades foram implementadas através das oficinas de experimentação. Como resultado, gerou-se uma nova possibilidade de interpretação para a obra Clapping Music (1972). Deste modo, o trabalho aqui reportado visa apresentar as considerações relacionadas à performance, os processos utilizados para a implementação, assim como os resultados obtidos durante as oficinas. Concluiu-se que tais implementações, aliadas à interação com recursos tecnológicos, proporcionaram ao intérprete um maior aprofundamento do aspecto técnico/interpretativo, assim como das possibilidades de interação entre instrumentos de percussão e dispositivos eletrônicos.Dissertação Processo colaborativo na obra Arengarôa (2017): uma performance para tororó, percussão e live eletronics(2017-12-12) Freire, Pedro Henrique Machado; Campos, Cleber da Silveira; ; ; Silva, Alexandre Reche e; ; Traldi, Cesar;O presente artigo discute aspectos práticos-interpretativos durante o processo de colaboração entre o autor (intérprete-compositor) e o compositor Caio Pierangeli, que resultou na obra Arengarôa (2017). A obra foi inspirada pela construção da performance de Microplástic PET (2012) do americano Matthew Burtner, cujo processo também é descrito neste trabalho. Em ambas as obras, a matéria prima composicional parte da utilização de objetos plásticos como fonte sonora que são executados junto a instrumentos convencionais de percussão. As sonoridades plásticas ainda são processadas eletronicamente via suporte computacional. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever as técnicas desenvolvidas pelo intérprete e aplicadas em materiais plásticos na performance percussiva com a utilização de aparatos tecnológicos em tempo real. A metodologia desta pesquisa consistiu na seleção de objetos plásticos e na realização de oficinas de experimentação compreendidas em três momentos: a) a construção com plásticos (utilizando os objetos selecionados); b) o desenvolvimento das ações performáticas aplicadas aos plásticos; c) e a criação da programação computacional utilizada para a expansão das sonoridades. Como resultado destas etapas, foi criado o Tororó, instrumento desenvolvido exclusivamente para a interpretação da obra Arengarôa (2017). Como resultado preliminar dessa pesquisa, destacamos: a criação do Tororó; o desenvolvimento das técnicas aplicadas aos plásticos; a escolha das sonoridades resultantes; as estratégias de amplificação dos plásticos; a criação do processamento sonoro e a interação eletrônica em tempo real.Dissertação Processo criativo na performance percussiva contemporânea: articulações entre pesquisa, gesto cênico e mediação tecnológica(2017-12-14) Alves, Carlos Henrique de Morais; Campos, Cleber da Silveira; ; ; Traldi, Cesar; ; Manzolli, Jonatas;O presente trabalho é uma pesquisa artística que aborda o processo criativo na performance percussiva contemporânea. Através da investigação teórico-prática, procura-se problematizar e desenvolver questões interpretativas que dialoguem com: notação de técnica mista, corporeidade e a música experimental de caráter aberto, ilustrada aqui na montagem de duas peças para percussão solo: ?Corporel, para percussão corporal e Science Fiction Sceneries, para percussão, eletrônica e vídeo. Por meio da pesquisa em performance musical, apresentamos o caminho para o desenvolvimento da montagem e execução dessas obras através da Pesquisa Artística, Musicologia da Performance e Morfologia da Obra Aberta. A partir do preparo da obra ?Corporel, desenvolvemos a caracterização do corpo dentro de uma perspectiva teatral. A metodologia utilizada consistiu na relização das oficinas de experimentação onde relatamos o processo de montagem e a dinâmica orientada por uma diretora de cena. Em Science Fiction Sceneries, reproduzimos os detalhes do processo de colaboração entre compositor e intérprete, a partir do desenvolvimento de um roteiro prescritivo da performance (partitura). Nessa obra é produzida uma interação com vídeo em tempo real. Especificamente é mostrado como a mediação entre som e vídeo é criada a partir de um algoritmo de interação, desenvolvido e processado pelos programas computacionais denominados Processing e SuperCollider. O capítulo explora aspectos interpretativos relacionados à construção narrativa e sua interação com o conceito de videoarte. Ao final, discute-se como a emergência de novas estruturas sonoras é possível através da manipulação das representações simbólicas entre som, gesto e vídeo. Os resultados apresentados se adéquam as contingências do músico percussionista na medida em que explora novas estruturas e abordam problemas que transcendem os limites da formação tradicional. Concluimos que o diálogo proposto entre gesto cênico e mediação tecnológica, além de gerar estratégias e soluções interpretativas importantes para a fruição do repertório contemporâneo, promove a reflexão contínua acerca do corpo na prática percussiva contemporânea, a interpolação com outras linguagens artísticas (teatro, dança, cinema), a manutenção e execução do repertório produzido no final do século XX e XXI, , bem como o olhar imersivo frente à intensa modulação do universo percussivo contemporâneo.Dissertação Processos de aprendizagem da Sandy's Portrait de Sérgio Assad(2018-12-13) Araújo Júnior, José Wellington Borges; Lira, Ezequias Oliveira; ; ; Campos, Cleber da Silveira; ; Souza, Eddy Lincolln Freitas de;O presente trabalho aborda o processo de aprendizagem da obra Sandy´s Portrait para violão solo do compositor Sergio Assad (1952-), partindo de uma pesquisa empírica com foco nas estratégias de estudo utilizadas para o auxílio de problemas técnico-interpretativos. Os principais autores que nortearam o referencial teórico deste trabalho foram Contreras (1998), Fernandez (2001), Johnston (2002), Williamon (2004), Barros (2008), Araújo (2010), Kaminsky (2012) e Meirinhos (2016). A preparação da performance foi fundamentada através da prática artística do pesquisador/intérprete cujo registro foi realizado em um diário de estudo, ferramenta principal de coleta de dados. A metodologia da pesquisa foi realizada em três momentos. Inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica de trabalhos relacionados à pesquisa empírica e à performance, bem como aos processos de aprendizagem de obras para o violão. Em um segundo momento, realizou-se uma compilação das estratégias utilizadas durante o processo de aprendizagem da peça e o desenvolvimento de um planejamento de estudo. O terceiro ponto diz respeito ao processo performático, apontando pontos importantes da análise técnicointerpretativa, além das aplicações das estratégias de estudo para o desenvolvimento da performance da obra Sandy´s Portrait. Foram elaborados exemplos musicais de trechos da partitura. Os resultados revelam que as estratégias aplicadas foram eficazes, tendo em vista que melhoraram significativamente a qualidade da prática de estudo, culminando em uma performance no recital de mestrado. As estratégias apresentadas neste trabalho colaboraram para um maior foco, motivação, organização e sistematização com relação ao estudo do instrumento.TCC Recital de conclusão de curso: bacharelado em percussão concerto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Paiva, Lucas da Silva; Campos, Cleber da Silveira; Cunha, Germanna França da; Carvalho, Tiago de Quadros MaiaEste trabalho tem como finalidade mostrar peças eruditas como também populares, com instrumentos de percussão e bateria.Artigo Sistemas interativos musicais aplicados à percussão mediada(Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM, 2010-09) Campos, Cleber da Silveira; Manzolli, JônatasDissertação Técnicas estendidas da música contemporânea: o regente como mediador do processo interpretativo(2017-12-11) Oliveira, Leandro Fernandes de; Oliveira, André Luiz Muniz; ; ; Campos, Cleber da Silveira; ; Toledo, Marco Antonio;Apresenta a experiência de um trabalho de construção performática onde o regente atua na qualidade de mediador no processo interpretativo utilizando, como ferramenta, as técnicas estendidas de duas obras: As Quatro Estações Portenhas de Astor Piazzolla (1921-1992) e Itinerário da Passagem: Verônica Nadir de Sílvio Ferraz (1959-). Utiliza a metodologia da pesquisa ação considerando que a abordagem interpretativa é desenvolvida pelo autor desta Pesquisa enquanto regente e diretor artístico da Orquestra Funffec de Cordas (OFC). O contexto social da OFC inclui um trabalho desenvolvido a partir do ano de 2013 e conta com a participação de jovens com idade entre 10 e 22 anos. Este Projeto possui uma base técnica norteada pelos métodos tradicionais no ensino de cordas friccionadas escritos, em sua maioria, no século XIX. O objetivo da pesquisa é apontar as principais dificuldades encontradas no trabalho deste repertório em relação às técnicas estendidas. Deste ponto, busca-se explorar as possibilidades e variáveis oferecidas e, através do diálogo e pesquisa, estabelecer um critério para a interpretação. Após o trabalho de articulação teórica e analítica das Obras, estabelece-se o processo de construção interpretativa, principalmente, no que tange as técnicas estendidas utilizadas pelos compositores, anteriormente, mencionados. Assim, elementos das técnicas estendidas foram abordados, bem como seus conceitos e aplicações e os possíveis resultados sonoros. A comunicação nos ensaios abriu espaços para a opinião dos jovens músicos na tentativa de estabelecer um processo em que suas experimentações e concepções de sonoridades pudessem ser aplicadas no processo de interpretação do repertório proposto.