Navegando por Autor "Campos, Hugo Caroni"
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TCC Avaliação da qualidade de cardápios escolares ofertados aos estudantes com necessidades alimentares especiais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-06) Campos, Hugo Caroni; Pinheiro, Liana Galvão Bacurau; Nogueira, Gerlane Karine Bezerra; https://orcid.org/0000-0001-6360-3771; http://lattes.cnpq.br/0535469334881890; Neves, Renata Alexandra Moreira das; http://lattes.cnpq.br/6943193132756513O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem como propósito a oferta de uma alimentação segura, balanceada e nutritiva para todos os alunos matriculados na rede de escolas públicas. A realização desse propósito muitas vezes apresenta desafios, principalmente quando se trata de alunos com necessidades alimentares especiais (ANAE), visto que são pessoas que necessitam de uma alimentação ainda mais diferenciada. O presente trabalho tem como objetivo analisar qualitativamente os cardápios ofertados aos ANAE pelas escolas das Entidades Executoras municipais do Rio Grande do Norte. Avaliou-se qualitativamente 41 cardápios, ofertados em 9 diferentes escolas municipais do estado do RN, a fim de averiguar se essas dietas alcançaram as recomendações estabelecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A avaliação foi realizada por meio da ferramenta Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (IQ COSAN), desenvolvida pelo FNDE, que utiliza de parâmetros qualitativos para classificar os cardápios avaliados em ‘’adequado’’, ‘’precisa de melhoras’’ e ‘’inadequado’’, de acordo com sua pontuação. Verificou-se uma presença maior de cardápios classificados como ‘’precisa de melhoras’’, principalmente devido à oferta insuficiente dos grupos alimentares das frutas in natura, leite e derivados, legumes e verduras, dos feijões e dos alimentos da sociobiodiversidade. Também observou-se uma presença considerável de alimentos ultraprocessados, algo que não é recomendado pelo Programa. Conclui-se, portanto, que os cardápios avaliados no estudo que foram classificados como ‘’precisa de melhoras’’ ou ‘’inadequado’’ devem ser reformulados, a fim de garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos com necessidades alimentares especiais.