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Navegando por Autor "Campos, Patricia Dominguez"

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    Anais
    Anais da Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (UFRN, 2023-05-26) Siqueira, Larissa Thais Donalonsso; Campos, Patricia Dominguez
    Anais da VII Jornada Acadêmica de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o evento foi realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2023. Durante os dois dias de evento foram apresentados 10 trabalhos no formato apresentação oral concorrendo a prêmio de melhor trabalho, e 39 trabalhos em formato pôster. O resumo de todos os trabalhos apresentados estão disponíveis nessa publicação.
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    TCC
    Análise da autopercepção de esforço auditivo, fadiga, saúde mental e qualidade do sono em estudantes com e sem alteração do processamento auditivo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Silva, Yago Tiburcio; Campos, Patricia Dominguez; https://orcid.org/0000-0001-8275-0697; http://lattes.cnpq.br/0098318724440923; http://lattes.cnpq.br/2919596248748772; Melo, Inara Maria Monteiro; https://orcid.org/0000-0002-8290-6679; http://lattes.cnpq.br/3942123982271324; Lopes, Lavinia Mabel Viana; https://orcid.org/0000-0002-1978-2474; http://lattes.cnpq.br/6450385756712760
    Introdução: O Transtorno do Processamento Auditivo Central é associado à fadiga, esforço auditivo e saúde mental, afetando a qualidade de vida. O esforço auditivo se intensifica em ambientes ruidosos, enquanto déficits de saúde mental e qualidade do sono aumentam esses desafios. Objetivo: Analisar a relação entre alterações no processamento auditivo, esforço auditivo, fadiga, saúde mental e qualidade do sono. Método: Estudo transversal realizado com 34 estudantes de fonoaudiologia. Aplicaram-se audiometria tonal liminar, logoaudiometria, imitanciometria e testes comportamentais de processamento auditivo, incluindo Random Gap Detection Test, Teste Padrão de Frequência, Teste Dicótico de Dígitos e Lista de Sentenças em Português no silêncio e no ruído. Também foram utilizadas escalas de autopercepção de saúde mental, fadiga, esforço auditivo e qualidade do sono, além de questionários sobre o ambiente acadêmico. Resultados: Participantes com alteração no processamento auditivo apresentaram maior esforço auditivo (mediana de 6,5 no grupo com alteração vs. 5,0 no grupo sem alteração, p<0,001) e menor percepção de saúde mental (mediana de 6,0 vs. 7,0, p=0,035). Não houve diferenças significativas na qualidade do sono entre os grupos (p=0,812). Correlações significativas foram observadas entre saúde mental e fadiga (p=0,030) e entre fadiga inicial e esforço auditivo (p=0,013). Conclusão: O processamento auditivo alterado está associado a maior esforço auditivo, fadiga e menor percepção de saúde mental
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    TCC
    Análise do fluxograma dos pacientes atendidos em uma clínica escola de Fonoaudiologia na área de teste e adaptação de aparelho de amplificação sonora individual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Silveira, Rafaela Menezes Guilherme; Speri, Maria Raquel Basílio; Campos, Patricia Dominguez; https://orcid.org/0000-0001-8275-0697; http://lattes.cnpq.br/0098318724440923; https://orcid.org/0000-0002-4723-0132; http://lattes.cnpq.br/8226436028088621; https://orcid.org/0000-0002-4535-6890; http://lattes.cnpq.br/1042427529280967; Mantello, Erika Barioni; http://orcid.org/0000-0003-3200-5474; http://lattes.cnpq.br/9843066941267902; Silva, Ana Cláudia Barbosa Florêncio Calife da; https://orcid.org/0000-0002-1036-8584; http://lattes.cnpq.br/3215843803351440
    Introdução: A otimização do serviço de concessão de Aparelho de Amplificação Sonora Individual leva a uma redução em média de seis meses no prazo de entrada do paciente no serviço de saúde até o recebimento dos dispositivos auxiliares à comunicação. Conhecer o perfil clínico do candidato à adaptação do Aparelho de Amplificação Sonora Individual favorece a probabilidade de sucesso no processo de concessão dos dispositivos. Objetivo: Conhecer o fluxograma do atendimento clínico e audiológico de pacientes adultos e idosos da Clínica Escola de Fonoaudiologia candidatos ao teste e adaptação de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual, a fim de identificar as necessidades de melhorias do serviço de parceria entre a Clínica Escola de Fonoaudiologia e os Serviços de Saúde Auditiva na cidade de Natal. Método: Estudo observacional, transversal, retrospectivo, não aleatorizado, descritivo e analítico, com 43 adultos e idosos candidatos à adaptação do Aparelhos de Amplificação Sonora Individual atendidos entre 2012 e 2022, tanto na Clínica Escola de Fonoaudiologia como nos Serviços de Saúde Auditiva (Centro Suvag de Natal ou Otomed). Os dados obtidos foram tabulados no Excel e submetidos à análise estatística descritiva e analítica. Resultados: A amostra foi composta predominantemente por homens, idosos, de Natal, com perda auditiva sensorioneural de grau moderado, presença de zumbido, adaptação de Aparelho de Amplificação Sonora Individual do tipo retroauricular bilateralmente, com frequência maior das marcas Starkey e Unitron, uso da regra prescritiva de ganho NAL-NL2 e uso de molde. Quanto ao Serviços de Saúde Auditiva escolhido houve semelhança entre os serviços analisados, sendo 24 (56%) do Centro Suvag de Natal e 19 (44%) na Otomed. Conclusão: Observou-se que algumas informações importantes como as medidas com microfone sonda e a regra prescritiva de ganho não foram identificadas em boa parte dos prontuários, que a maioria dos pacientes adaptados aos Aparelhos de Amplificação Sonora Individual não retornou para os atendimentos na Clínica Escola de Fonoaudiologia e uma quantidade significativa de pacientes ainda não receberam seus dispositivos auxiliares de audição. Desta forma estudos futuros com amostra maior e uma comunicação mais eficiente com os Serviços de Saúde Auditiva parceiros, poderão elucidar os dados e auxiliar no processo de teste, adaptação e acompanhamento do Aparelho de Amplificação Sonora Individual na Clínica Escola de Fonoaudiologia.
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    TCC
    Atuação fonoaudiológica no tratamento do zumbido: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Chaves, Letícia Jadsa Lemos; Speri, Maria Raquel Basílio; 0000-0002-4723-0132; http://lattes.cnpq.br/8226436028088621; 0000-0001-5424-3188; http://lattes.cnpq.br/7683665792238442; Campos, Patricia Dominguez; 0000-0001-8275-0697; http://lattes.cnpq.br/0098318724440923; Araújo, Fabiana Cristina Mendonça de; 0000-0002-3778-1133; http://lattes.cnpq.br/3158257011759305
    O zumbido é considerado uma ilusão auditiva sem uma fonte externa de estimulação. Este sintoma apresenta alta prevalência e pode tornar-se um fator de repercussão negativa na vida do indivíduo. Não existe um modelo único de terapia para o zumbido, no entanto, algumas práticas são descritas na literatura. O objetivo deste estudo foi identificar quais procedimentos têm sido realizados pelos fonoaudiólogos no tratamento do zumbido. Trata-se de uma revisão integrativa, na qual foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed, Web of Science e EMBASE, utilizando a combinação dos descritores em inglês “tinnitus”, “therapy” e “audiology”. Foram incluídos estudos primários, disponíveis na forma de texto completo, nos últimos 10 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol, com população acima de 18 anos e presença de fonoaudiólogo na equipe. A análise crítica foi realizada por duas avaliadoras independentes e para classificação quanto ao Nível de Evidência dos estudos, foi utilizada a Classificação Norte-Americana Hierárquica de Evidências. Inicialmente foram encontrados 878 artigos, dos quais 138 foram selecionados para leitura completa após exclusão dos duplicados. Após a leitura completa, a amostra final foi de 15 artigos, selecionados de acordo com os critérios de elegibilidade. Destes, nove descreveram sobre a terapia sonora, incluindo terapia de retreinamento do zumbido (TRT) e geradores de som associados ao aparelho de amplificação sonora individual (AASI), dois sobre terapia cognitiva comportamental, sendo um presencial e outro online, dois sobre neuromodulação, um sobre efeitos do Implante Coclear (IC) e um sobre administração de zinco. Tais terapias apresentaram resultados positivos e a escolha do tratamento deve ser personalizada e adequada para as necessidades do paciente. Os modelos de terapia mais recorrentes foram aqueles que utilizam ruídos mascaradores, como a Terapia sonora, Terapia de Retreinamento do Zumbido e Geradores de som associados ao uso de AASI. Embora menos recorrentes, foram descritos também a Terapia Cognitiva-comportamental, Implante Coclear e Estimulação transcraniana, sendo esta última apontada como um recurso terapêutico inovador para o tratamento do zumbido.
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    TCC
    Impacto dos hábitos de vida em pacientes com insuficiência cardíaca e sintomas vestibulares associados
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-25) Araújo, Francisca Luiza Kennia Lopes; Mantello, Erika Barioni; https://orcid.org/0000-0003-3200-5474; http://lattes.cnpq.br/9843066941267902; https://orcid.org/0000-0001-5149-3579; http://lattes.cnpq.br/1337826083824092; Campos, Patricia Dominguez; https://orcid.org/0000-0001-8275-0697; http://lattes.cnpq.br/0098318724440923; Silva, Nancy Sotero; https://orcid.org/0000-0003-3255-0288; http://lattes.cnpq.br/1550368566230024
    OBJETIVO: verificar relação entre a autopercepção dos sintomas cardiológicos e vestibulares com hábitos de vida em pacientes com insuficiência cardíaca (IC). MÉTODOS: Estudo transversal, retrospectivo e analítico, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (parecer nº 4.462.519). Realizou-se o levantamento de 34 prontuários de pacientes atendidos no ambulatório de IC, com diagnóstico funcional de disfunção vestibular, por meio do Video Head Impulse Test (vHIT). Resgatou-se informações da anamnese sobre sexo, idade, índice de massa corporal (IMC) e hábitos de vida, sendo estes: tabagismo, etilismo, dieta, acompanhamento nutricional e prática regular de atividade física, além dos resultados dos questionários Dizziness Handicap Inventory (DHI) e Minnesota Living with Heart Failure Questionnaire (MLHFQ). Os dados foram submetidos à análise estatística inferencial, por meio da análise de variância (ANOVA). RESULTADOS: Houve predomínio de indivíduos do sexo masculino e IMC normal. Observou-se associação estatística entre o aspecto emocional e total do DHI com o etilismo. E ainda, do aspecto emocional do MLHFQ com a manutenção da dieta equilibrada. O acompanhamento nutricional se associou com os aspectos emocional e geral do MLHFQ e, com o emocional do DHI. A prática de atividade física regular associou-se com o aspecto emocional do MLHFQ. CONCLUSÃO: Pacientes com IC e disfunção vestibular, que eram etilistas, não seguiam dieta equilibrada ou acompanhamento nutricional e não eram adeptos de atividade física regular apresentaram maior impacto da tontura e da cardiopatia sobre a QV, neste estudo.
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    TCC
    Treinamento auditivo musical na população infantil usuária de implante coclear: revisão de escopo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022) Fernandes, Lídia Myrella de Queiroz; Brazorotto, Joseli Soares; Gomes, Larissa Fernandes; https://orcid.org/ 0000-0001-5164-6096; http://lattes.cnpq.br/0425021545238395; https://orcid.org/0000-0002-3891-9819; http://lattes.cnpq.br/8038447445698925; Balen, Sheila Andreoli; http://lattes.cnpq.br/3487546022829633; Campos, Patricia Dominguez; http://lattes.cnpq.br/0098318724440923
    Objetivo: descrever e analisar os programas de treinamento auditivo musical para a população infantil usuária de implante coclear. Método: revisão de escopo seguindo o PRISMA (Scoping Review), com a estratégia de busca nas bases PubMed, LILACS, Web of Science, Scopus, PysicINFO e Google Scholar, com os seguintes descritores: “Music”, “Therapeutics”, “Rehabilitation”, “Child”, “Infant” e “Cochlear Implant”. Foram incluídos estudos sobre o treinamento auditivo musical para a população pediátrica implantada. Os artigos selecionados foram lidos na íntegra e sintetizados numa tabela contendo referência, objetivo do estudo, o ano de publicação, amostra, a faixa etária da amostra, caracterização da deficiência auditiva, o método, os resultados e a conclusão. Resultados: sete estudos constituíram a amostra final. Conclusão: o treinamento musical variou em tipo, tempo, faixa etária da amostra, avaliações e participação da família. Ainda assim, demonstra-se os benefícios da inserção da música na reabilitação auditiva de crianças usuárias de implante coclear.
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    Artigo
    Variáveis influenciadoras na qualidade de vida de crianças com implante coclear: revisão sistemática
    (Codas, 2021) Campos, Patricia Dominguez; Silva, Joice de Moura; Moret, Adriane Lima Mortari; https://orcid.org/0000-0001-8275-0697
    Objetivo: Verificar como a qualidade de vida de crianças com implante coclear foi avaliada em estudos publicados e analisar criticamente quais foram as variáveis influenciadoras. Estratégia de pesquisa: Pesquisa norteada pelas recomendações do PRISMA. A pergunta norteadora foi elaborada com base na estratégia PICO, sendo: “Quais variáveis são consideradas como influenciadoras sobre a qualidade de vida de crianças com implante coclear?”. Os descritores selecionados foram: implante coclear, implantes cocleares, qualidade de vida, criança e seus sinônimos, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram identificados estudos indexados nas bases de dados: Pubmed/MEDLINE, LILACS, Scopus, SciELO, Embase, EBSCO/CINAHL e Web of Science. Critérios de seleção: Foram selecionados estudos direcionados ao tema, com níveis de evidência científica de 1 a 4, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, no período de 2009 a 2018. Análise dos dados: inicialmente analisou-se os títulos de todos os estudos encontrados, seguido dos resumos e da leitura na íntegra dos textosmais relevantes. Resultados: Após a análise rigorosa dos 1062 artigos, oito foram classificados como contendo as respostas necessárias à pergunta norteadora de pesquisa. Os estudos selecionados foram publicados entre os anos de 2009 a 2016, classificados em nível de evidência 2a e 4, com casuística entre dez a 259 crianças e com idades entre 18 meses a 18 anos incompletos. Conclusão: Os fatores influenciadores que se correlacionaram com a qualidade de vida das crianças com implante coclear foram: a implantação precoce, o uso do dispositivo eletrônico, as habilidades auditivas e as habilidades de linguagem
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