Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Campos, Rafael Góis"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Aprendizagem baseada em casos clínicos em vídeo: facilitando o ensino em psiquiatria
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Campos, Rafael Góis; Medeiros, Elaine Lira; https://orcid.org/0000-0002-4320-4818; http://lattes.cnpq.br/4325563990851754; http://lattes.cnpq.br/5380222512163198; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; http://lattes.cnpq.br/3642294168997314; Costa, Edméa Fontes de Oliva
    Introdução: O ensino da psiquiatria para medicina requer mais do que o aprendizado dos livros e necessita do desenvolvimento de atitudes, diminuir preconceitos e desenvolver a observação do comportamento, nesse contexto, a aprendizagem baseada em casos é uma metodologia inovadora de ensino, que parece ser efetiva, contribuindo para melhorar atenção e participação dos alunos. Objetivo: Implementar um método de ensino na psiquiatria, com aprendizagem baseada em casos (CBL) com situações em vídeo e uso de recursos tecnológicos em uma faculdade de medicina do Brasil. Metodologia: Construção de um caso clínico, que foi gravado em 5 vídeos com ajuda de uma atriz, mostrando um quadro depressivo com virada maníaca. O caso foi apresentado em 2 aulas presenciais, usando enquetes interativas durante as aulas, em agosto de 2022. No intervalo entre essas duas aulas, foram também realizadas atividades virtuais. Foram avaliados a participação dos alunos, o nível de satisfação com a metodologia, a autoconfiança dos alunos com os temas e o desempenho na prova. Resultados: Vinte e um de cinquenta alunos responderam ao questionário, desses 100% acharam que a metodologia da aula foi melhor que de uma tradicional, 100% consideraram que os métodos de ensino utilizados foram úteis e eficazes, 95,3% sentiram-se confiante com a simulação e 100% consideraram que o professor utilizou recursos úteis. A principal reclamação dos alunos foi que queriam mais tempo de aula. Os alunos tiveram o aproveitamento médio na prova de 88%. Conclusão: Os resultados da pesquisa indicaram que a aprendizagem baseada em casos com uso de vídeo-casos gravados na educação em psiquiatria teve um impacto positivo nos níveis de engajamento, satisfação, autoconfiança e desempenho dos alunos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM