Navegando por Autor "Campos, Viviane Simioli Medeiros"
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Livro Análise real(SEDIS-UFRN, 2012-09-12) Pereira, André Gustavo Campos; Campos, Viviane Simioli MedeirosEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilDissertação Área e volume da esfera(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-31) Medeiros, Leonardo Andrade; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440; ; http://lattes.cnpq.br/4054734075237069; Santana, Fabiana Tristão de; ; http://lattes.cnpq.br/3232330829280658; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Fernandes, Jose de Arimateia; ; http://lattes.cnpq.br/9776386122552122Neste trabalho apresentamos um estudo sobre o ensino das fórmulas para o cálculo do volume da esfera e da área da superfície esférica. Sobre este tema, foi feita uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo com o objetivo de identi car de que forma estes temas são abordados. Para isso, zemos 14 perguntas a 30 professores de Natal e os resultados desta pesquisa são apresentados e discutidos. Depois disso, apresentamos formas alternativas de deduzir as fórmulas do volume de uma esfera e da área de uma superfície esférica.Dissertação Áreas de figuras planas e geometria esférica(2018-07-27) Silva, Deyvson de França da; Ferreira, Débora Borges; ; ; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; Freitas, Joaquim Elias de;O presente trabalho serve de material de apoio para professores do ensino básico que lecionam matemática, em particular geometria. Relembramos cálculo de áreas de figuras planas poligonais seguidas de provas matemáticas. Sobre áreas de figuras, mostramos resultados curiosos como o Teorema de Pick, a existência de uma reta que divide duas figuras planas na mesma área e a prova que as três medianas do triângulo o divide em seis triângulos de mesma área. Para contemplar as exigências dos PCNs, abordamos o estudo de Geometria Esférica como alternativa à interdisciplinaridade ( geografia, matemática, astrofísica, etc).Dissertação Aritmética dos restos: jogos e aplicações para o ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-29) Santos, Mateus Felipe Mendes dos; Santana, Fagner Lemos de; Santana, Fagner Lemos de; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Lima, Annaxsuel Araújo de; Campos, Viviane Simioli MedeirosEste trabalho tem por objetivo apresentar, de forma introdutória, o conceito de Aritmética dos restos ou Aritmética modular, destacando a importância dessa área em nosso cotidiano. Para isso, vamos mostrar alguns conceitos fundamentais que embasam essa área. Ademais, vamos perpassar pela parte histórica destacando os principais povos e matemáticos que contribuíram para o desenvolvimento dessa área. Mostraremos como a aritmética dos restos aparece na nossa vida em várias aplicações e finalizaremos este trabalho com jogos que se baseiam na aritmética dos restos os quais podem ser utilizados no Ensino Básico.Dissertação Conjuntos numéricos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-15) Duarte, Carlos Eduardo de Lima; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440; ; http://lattes.cnpq.br/2048182781379330; Pereira, André Gustavo Campos; ; http://lattes.cnpq.br/7174877398310072; Giraldo, Victor;Neste trabalho, elaboramos um texto sobre os Conjuntos Numéricos, utilizando as necessidades sociais humanas como ferramenta para construção de novos números. O presente material visa apresentar um texto que concilie o ensino correto da matemática e a clareza necessária para um bom aprendizadoDissertação Conteúdos de matemática do ensino médio com abordagem de raciocínio recursivo e questões do ENEM e OBMEP(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-27) Santiago, Ana Patrícia Moreira; Ferreira, Débora Borges; ; http://lattes.cnpq.br/8894486682278789; ; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440; Santos, Walter Batista dos; ; http://lattes.cnpq.br/3010865869031460Neste trabalho,temos a finalidade de relembrar o professor de matemática do Ensino Médio o processo recursivo para que o mesmo possa utilizar essa ferramenta ao introduzir conteúdos usando recursao, como uma alternativa para o ensino de matemática. Para tanto, foi feito uso de questões oriundas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), além de apresentarmos alguns conteúdos de matemática que são definidos por recursão. Nesta dissertação, mostramos também algumas atividades que envolvem o raciocínio recursivo e foram aplicadas em uma turma de 3° ano do ensino médio de uma escola estadual de Natal/RN.Dissertação Uma contribuição para o ensino de probabilidade na educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-21) Ramos, Débora Cristina Silva; Campos, Viviane Simioli Medeiros; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440; Lima, Romildo Nascimento de; Duarte, Ronaldo César; http://lattes.cnpq.br/0322664441555339Nesse trabalho, apresentamos uma proposta de ensino de Probabilidade para a Educação Básica, visando contribuir com a prática docente em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma descrição sobre a construção histórica e definição conceitual da função de probabilidade e oportunizamos aos professores propostas didáticas a partir da elaboração de oficinas e atividades. A motivação da escolha do tema foi que, embora conste nos documentos que orientam o ensino no país, o ensino de Probabilidade não ocorre de maneira efetiva na Educação Básica, muitas vezes porque os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental não se sentem preparados ou não tiveram formação para isso e os livros didáticos são muitas vezes de qualidade insatisfatória.Dissertação Determinantes, propriedades e métodos de condensação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-06) Martins, Jamerson Fernando Confort; Pereira, Marcelo Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/8115277730238592; ; http://lattes.cnpq.br/0146026442776809; Mezzomo, Ivan; ; http://lattes.cnpq.br/8141562673945467; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440Atualmente o ensino dos determinantes tem se restringido praticamente à memorização de fórmulas e propriedades, sem proporcionar uma análise crítica sobre o contexto histórico de formação e os processos de obtenção que geram tais fórmulas e propriedades. Para inserir o assunto dentro de um contexto histórico, o presente trabalho desenvolve-se a partir do estudo dos sistemas lineares. Em seguida, introduziremos a definição de determinante sob o olhar das permutações e inversões, algumas propriedades importantes do determinante e alguns métodos de condensação, como o Teorema de Laplace e a Regra de Chió. Por fim, trabalharemos com aplicações envolvendo as propriedades estudadas.Dissertação Equações polinomiais(2019-08-06) Vieira, Lucemário Dantas; Santana, Fagner Lemos de; ; ; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; Medeiros, Rainelly Cunha de;Neste trabalho de conclusão de curso serão abordado o estudo das equações polinomiais, fazendo breves comentários históricos e, principalmente, tratando de suas resoluções. Para isso, é feita uma revisão dos principais conceitos e resultados, do ponto de vista algébrico, a cerca dos números reais e dos números complexos. Um estudo geral dos polinômios (funções polinomiais) serão apresentado com o objetivo de tratar das resoluções das equações. Também serão apresentadas as deduções das chamadas fórmulas de Cardano para a resolução da equações polinomiais de grau 3 e um método para resolver as de grau 4.Dissertação Estimador do Tipo Núcleo para Densidades Limites de Cadeias de Markov com Espaço de Estados Geral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-02-25) Soares, Maria Aparecida da Silva; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440; ; http://lattes.cnpq.br/1428314401061454; Pereira, André Gustavo Campos; ; http://lattes.cnpq.br/7174877398310072; Martins Neto, Daniele da Silva Baratela; ; http://lattes.cnpq.br/4004596903472944Neste trabalho vamos estudamos a consistência para uma classe de estimadores núcleo de f (.) em cadeias de Markov com espaço de estados geral E c Rd. Este estudo é dividido em duas partes: Na primeira f (.) é uma densidade estacionária de uma cadeia, e no segundo f (x) v (dx) é a distribuição limite de uma cadeia geometricamente ergódicaDissertação Estimadores do tipo núcleo para Variávei s I.I.D. com espaço de estados geral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-05-31) Silva, Mariana Barbosa da; Pereira, André Gustavo Campos; ; http://lattes.cnpq.br/7174877398310072; ; http://lattes.cnpq.br/6773287024186557; Ferreira, Debora Borges; ; http://lattes.cnpq.br/8894486682278789; Lopes, Jaques Silveira; ; http://lattes.cnpq.br/1605698945852448; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440Neste trabalho estudamos um dos métodos não-paramétrico: os Estimadores do Tipo Núcleo associado a uma sequência de variáveis aleatórias independentes e identicamente distribuídas com espaço de estados geral, mais precisamente o trabalho de Campos e Dorea [3]. No Capítulo 2 verificamos as boas qualidades dessa classe de estimadores como não vício assintótico, convergência em média quadrática, consistência forte e normalidade assintótica. No Capítulo 3 com o auxilio do software R temos uma idéia visual do que ocorre no processo de estimaçãoDissertação Estimadores do tipo núcleo para a densidade de transição de uma cadeia de markov com espaço de estados geral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-05-21) Cunha, Enai Taveira da; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440; ; http://lattes.cnpq.br/0353766630177497; Ferreira, Debora Borges; ; http://lattes.cnpq.br/8894486682278789; Gonçalves, Catia Regina; ; http://lattes.cnpq.br/6892954393258300No presente trabalho, estudamos a consistência forte de uma classe de estimadores do tipo núcleo para a densidade de transição de uma cadeia de Markov com espaço de estados geral. A consistência forte do estimador da densidade de transição, foi obtida a partir da consistência forte dos estimadores do tipo núcleo para a densidade marginal da cadeia, , e da consistência forte dos estimadores do tipo núcleo para a densidade conjunta, . Foi considerado que a cadeia é homogênea e uniformemente ergódica com densidade inicial estacionáriaDissertação Função quadrática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-15) Soares, Jobson Hugo de Sousa; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440; ; http://lattes.cnpq.br/7873841161511120; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Giraldo, Victor;Em geral, o estudo de funções quadráticas é baseado numa quantidade excessiva de fórmulas, todo conteúdo é abordado sem justificativas. Apresentamos a função quadrática e suas propriedades a partir de problemas envolvendo equações do segundo grau e da técnica de completar quadrado. Partindo das definições mostraremos que o gráfico da função quadrática é a parábola e terminamos nosso estudos verificando que várias propriedades da função podem ser lidas a partir da simples observação do seu gráfico. Dessa forma, construímos todo o assunto justificando cada passo, abandonando o uso de fórmulas decoradas e prezando pelo raciocínioDissertação Funções e algumas de suas propriedades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-09-18) Barbosa, Márcio André Costa; Pereira, André Gustavo Campos; ; http://lattes.cnpq.br/7174877398310072; ; http://lattes.cnpq.br/4667700594953351; Santos, Jefferson Abrantes dos; ; http://lattes.cnpq.br/2817964461789644; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440Neste TCC tratamos de um tópico muito básico porém essencial em Matemática, a saber: Funções. Muitos alunos entram na universidade se perguntando: Para que serve função? Nesse TCC procuramos nos adiantar a essa pergunta e tentar mostrar que funções aparecem de maneira tão natural que foi preciso um nome para caracterizar essa associação dos elementos de dois conjuntos. Depois que essa definição foi estabelecida, aproveitamos para apresentar e formalizar alguns conceitos que as funções possuem, como: Crescimento/decrescimento, injetividade, etc.Dissertação Geometria esférica e o relógio de sol(2019-06-22) Souza, Marcelo Ricardo de; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; ; Morey, Bernadete Barbosa; ; Silva, Paulo Roberto Ferreira dos Santos; ; Lima, Ronaldo Freire de;Neste trabalho apresentamos algumas definições e demonstramos alguns resultados da Geometria Esférica com o objetivo de apresentarmos tal geometria e verificarmos suas diferenças em relação à Geometria Euclidiana. Assim como na Geometria Euclidiana existe uma Trigonometria, a Geometria Esférica também tem a sua, que é denominada de Trigonometria Esférica. Apresentamos os teoremas e as relações da Trigonometria Esférica que são fundamentais para os cálculos dos ângulos horários do relógio de Sol. Em relação ao relógio de Sol, apresentamos os argumentos necess´arios, com embasamento teórico, para a sua construção, seu posicionamento e sua leitura de forma correta. Mostramos passo a passo como fazer a construção e a leitura do relógio de Sol Horizontal em qualquer localização do Brasil e os materiais necessários para essa construção. Por fim, sugerimos uma atividade para ser aplicada aos alunos do ensino básico a partir do 9o ano, na qual propomos explorar algumas diferenças entre as Geometrias Euclidiana e Esférica, utilizando materiais manipuláveis.Dissertação Indução matemática: discussão teórica e uma proposta de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-05) Silva, Bruno Thiago da; Pereira, Marcelo Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/8115277730238592; ; http://lattes.cnpq.br/8459278754767809; Mezzomo, Ivan; ; http://lattes.cnpq.br/8141562673945467; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440Este trabalho foi idealizado com o objetivo de contribuir para o ensino-aprendizagem da Indução Matemática no Ensino Básico. Divide-se em três partes: na primeira, é feita uma discussão da teoria com fundamentação matemática que visa subsidiar os professores com embasamento teórico; Na segunda, é apresentada uma proposta para Inserção do conteúdo no Ensino Médio em que o aluno, orientado pelo professor, e a partir de realização de tarefas com caráter investigativo, deve assimilar conhecimento; Por fim, na terceira, oferecemos uma lista de aplicações do método em proposições da matemática básica que busca incitar o desenvolvimento de outras abordagens que podem vir a ser feitas sobre o tema ao longo do Ensino MédioDissertação Métodos estatisticos em cadeias de Markov(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-08-17) Barbosa, Helenice Lopes; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440; ; Pereira, André Gustavo Campos; ; http://lattes.cnpq.br/7174877398310072; Lopes, Jaques Silveira; ; http://lattes.cnpq.br/1605698945852448Este trabalho tem como objetivo o estudo do comportamento assintótico da estatística de Pearson (1900), que é o aparato teórico do conhecido teste qui-quadrado ou teste x2 como também é usualmente denotado. Inicialmente estudamos o comportamento da distribuição da estatística qui-quadrado de Pearson (1900) numa amostra {X1, X2,...,Xn} quando n → ∞ e pi = pi0 , 8n. Em seguida detalhamos os argumentos usados em Billingley (1960), os quais demonstram a convergência em distribuição de uma estatística, semelhante a de Pearson, baseada em uma amostra de uma cadeia de Markov, estacionária, ergódica e com espaço de estados finitos SDissertação Não vício assintótico, consistência forte e uniformemente forte de estimadores do tipo núcleo para dados direcionais sobre uma esfera unitária k-dimensional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-28) Santos, Marconio Silva dos; Pereira, André Gustavo Campos; ; http://lattes.cnpq.br/7174877398310072; ; http://lattes.cnpq.br/6915146924812864; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440; Barrientos, Aniura Milanes; ; http://lattes.cnpq.br/7202170379160546Nesse trabalho estudamos o não-vício assintótico, a consistência forte e a consistência uniformemente forte de um estimador do tipo núcleo, que como a maioria dos estimadores é construído com base em n observações i.i.d. X1,..., Xn de X, para a densidade f(x) de um vetor aleatório X que assume valores em uma esfera unitária k-dimensionalDissertação Sistema de numeração decimal e operações fundamentais: do rigor matemático a uma abordagem para professores polivalentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-20) Araújo, José Acácio de; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; ; http://lattes.cnpq.br/3391171844689093; Assis, Márcia Maria Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7521341931915313; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440O presente trabalho tem como objetivo principal elaborar um material didático abordando os significados conceituais das operações fundamentais com os números naturais, direcionado aos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Estes professores, em sua grande maioria, licenciados em Pedagogia, não recebem uma formação suficiente em Matemática, visto que, em geral, os cursos de Pedagogia dão prioridades às questões metodológicas, em detrimento dos conteúdos específicos das disciplinas. Nossa pesquisa se fundamentou, principalmente, nos estudos realizados por Curi (2004) e em uma pesquisa recente que fizemos nas grades curriculares de cursos de Pedagogia em algumas universidades públicas de vários estados brasileiros, a fim de detectar as disciplinas destinadas ao estudo da Matemática. Abordaremos o conteúdo de Números do ponto de vista do rigor matemático e também por meio de uma linguagem mais acessível para não matemáticos. Por fim, como Produto Educacional, resultante das nossas pesquisas e reflexões, elaboramos um livreto para ser utilizado em um minicurso de formação continuada para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, explorando o sistema de numeração decimal e as operações fundamentais com os números naturais. Para isso, utilizamos as Unidades Básicas Problematizadoras (UBPs), atividade proposta por Miguel e Mendes (2010), que resgata práticas histórico-sociais, e a partir delas são elaborados questionamentos de cunho investigativo e reflexivo.Dissertação Sistema de numeração posicional e a lógica da divisão de inteiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-19) Soares Neto, Edson de Souza; Pereira, Marcelo Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/8115277730238592; ; http://lattes.cnpq.br/6776718925283184; Campos, Viviane Simioli Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5096180173266440; Medino, Ary Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/7296244207920172Dentre as quatro operações fundamentais, a divisão merece certo lugar de destaque. Diferentemente das operações de soma, subtração e multiplicação no conjunto dos inteiros, a divisão não é uma operação fechada neste conjunto. Este fato pode se apresentar como uma das primeiras dificuldades dos alunos tanto na interpretação dos resultados obtidos como na compreensão do algoritmo como um todo. Neste trabalho buscamos mostrar que para se compreender o processo da divisão de números inteiros, sob seu aspecto estrutural, faz-se necessário que se compreenda previamente o nosso sistema de numeração. Mais precisamente, que se compreenda a dinâmica de um sistema de numeração posicional, tal como o que utilizamos para representar os números