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Navegando por Autor "Canuto, Solange Alves"

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    TCC
    A agricultura familiar no seridó potiguar: um estudo de caso a partir da criação de gado e irrigação em São Fernando-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Garcia, Patrícia Milena; Galvão, Iapony Rodrigues; https://orcid.org/0000-0003-4596-2871; http://lattes.cnpq.br/6308597321587132; Canuto, Solange Alves; https://orcid.org/0000-0003-0948-1309; http://lattes.cnpq.br/3166377695972124; Silvino, Marluce; https://orcid.org/0000-0002-3634-2198; http://lattes.cnpq.br/6848095780249354
    A agricultura familiar é fundamental para a economia brasileira, especialmente em regiões semiáridas como São Fernando-RN. Esse trabalho analisa duas comunidades rurais, Riacho Verde e Boa Vista, que desenvolvem realizações contrárias: Riacho Verde utiliza irrigação para cultivar melão, melancia e feijão, enquanto Boa Vista se dedica à criação de animais sem irrigação. Essas diferenças vão além da variação entre o regime climático, implicam também tradições culturais e técnicas de sobrevivência. Irrigação é um dos instrumentos fundamentais para o incremento da produção agrícola em áreas áridas, mas as duas comunidades, em maior ou menor grau, são prejudicadas por desafios. Os altos custos da tecnologia e a irregularidade do fornecimento de água são os problemas enfrentados por Riacho Verde. As vulnerabilidades da Boa Vista advêm da dependência da criação de animais em períodos de seca. O acesso a crédito rural, como PRONAF, se torna indispensável para o desenvolvimento dos pequenos agricultores e do seu trabalho, considerando-o uma porta de acesso a investimentos e à transformação social. Isso, por sua vez, melhoraria a renda e a qualidade de vida dos produtores
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    TCC
    Compreendendo o contexto socioespacial do transtorno do espectro autista em Caicó – RN: um estudo comparativo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Galvão, Iapony; Galvão, Iapony Rodrigues; https://orcid.org/0000-0003-4596-2871; http://lattes.cnpq.br/6308597321587132; https://orcid.org/0000-0003-4596-2871; http://lattes.cnpq.br/7858350412819188; Canuto, Solange Alves; Oliveira, Anderson Matheus André de
    A presente pesquisa buscou compreender sobre o contexto socioespacial das escolas caicoenses que possuíam alunos com o Transtorno do Espectro Autista- TEA, enfocando em duas escolas, sendo uma localizada na porção mais central da cidade, no bairro Penedo, mais precisamente no interior de uma instalação militar do exército e a outra escola localizada no bairro Paulo VI, situado na Zona Oeste do espaço urbano caicoense. Desta forma, para a compreensão da problemática acima apresentada, foram realizadas pesquisas em documentos oficiais e a literatura científica, as quais indicaram, por distintas ações e estratégias, a ampliação das garantias da participação do aluno com autismo nas classes comuns brasileiras. Dentre elas, podemos destacar o modelo do Atendimento Educacional Especializado (AEE), preconizado pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e o apoio do professor auxiliar ou acompanhante terapêutico. No entanto, durante a pesquisa de campo nas referidas instituições de ensino, ficou evidente que ainda haviam muitas dificuldades para que o o aluno com Autismo possa ser incluído de forma digna nas escolas do município de Caicó, uma vez que, na escola situada na área mais periférica do espaço urbano caicoense, não há salas de AEE para discentes com TEA. Desta forma, as famílias responsáveis por alunos com TEA, sofrem com a falta de interesse educacional e social do poder público caicoense com os autistas, além da ausência de um atendimento especializado, os quais são aspectos fundamentais para que essas crianças se desenvolvam. Assim, concluiu-se, a partir do levantamento acima realizado, que os educadores e profissionais da escola estejam atualizados sobre as melhores práticas no apoio a alunos com autismo. A participação em programas de educação continuada e treinamentos específicos pode ajudar a melhorar suas habilidades e conhecimentos, permitindo-lhes oferecer o suporte necessário, possibilitando assim que alunos com TEA sejam efetivamente incluídos no contexto espacial caicoense, constituindo cidadania e educação de qualidade para todos.
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    Dissertação
    A geografia nos anos iniciais: construindo ferramentas para práticas inclusivas de alunos com transtornos de leitura e escrita em escolas de Caicó - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-12) Canuto, Solange Alves; Moreira, Marianna Fernandes; Galvão, Iapony Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/6308597321587132; http://lattes.cnpq.br/1647050573272948; https://orcid.org/0000-0003-0948-1309; http://lattes.cnpq.br/3166377695972124; Araújo, Monalisa Porto; Almeida, Rafael da Costa Gonçalves de
    Elencou-se objeto desse estudo a inclusão de alunos com transtorno de leitura e escrita (com ou sem laudo médico) nas aulas de geografia nos anos iniciais (Ensino Fundamental), nosso problema da pesquisa focaliza em como deve-se introduzir os primeiros conhecimentos geográficos em crianças com dificuldade na leitura e escrita? Será possível alfabetizar alunos que apresentam essas características a partir da leitura do meio? Que recursos educacionais são necessários para fazê-lo? Nesse cenário definiu-se como objetivo geral: Analisar as contribuições dos conhecimentos geográficos para o letramento das crianças com dificuldades na leitura e escrita no contexto de inclusão educacional na primeira fase do Ensino Fundamental. Sendo os específicos: Revisar a literatura sobre os processos de ensino e aprendizagem de alunos com transtornos de leitura, relacionando com as contribuições do conhecimento geográfico para ampliação da linguagem e da leitura de mundo. Identificar as dificuldades enfrentadas pelos docentes da primeira fase do ensino fundamental relativas aos alunos com transtornos de leitura e escrita. Sistematizar sugestões de atividades para o ensino de geografia, considerando as dificuldades no processo de ensino de aprendizagem, de alunos com transtorno de leitura e escrita da primeira fase do Ensino Fundamental, a partir da revisão de literatura e da visão dos docentes; justifica-se pela interdisciplinaridade da disciplina Geografia nas séries iniciais, à qual é ministrada por docentes polivalentes que não dominam os conteúdos específicos da disciplina geografia e são designados a leciona-la a crianças que estão em processo de desenvolvimento da leitura e escrita. O referencial teórico e abordagem didática abarca a relação entre a geografia e a educação inclusiva; educação e transtornos de leitura e escrita. Os materiais e métodos retratam o contexto e sujeitos da pesquisa, os procedimentos técnicos realizados, a aplicação dos questionários seguido da análise dos dados e posterior construção do produto educacional: Manual de Orientações. Os resultados confirmaram o problema apresentado e indicam como dificuldade docente desenvolver o trabalho com a categoria território sendo esta elencada na construção do Manual de Orientações fruto desta pesquisa, a qual almeja auxiliar o trabalho docente na disciplina geografia apontando intervenções metodológicas dentro de sequências didáticas, ansiando contribuir significativamente na inclusão.
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    TCC
    Os impactos da automação na indústria têxtil no município de Jardim de Piranhas/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Lopes, Ariana Vitória da Silva; Galvão, Iapony Rodrigues; https://orcid.org/0000-0003-4596-2871; http://lattes.cnpq.br/6308597321587132; http://lattes.cnpq.br/5377113202550113; Canuto, Solange Alves; https://orcid.org/0000-0003-0948-1309; http://lattes.cnpq.br/3166377695972124; Silvino, Marluce; http://lattes.cnpq.br/6848095780249354
    A indústria têxtil possui mais de 200 anos de história no Brasil, com o passar dos anos ela foi se modernizando à medida que as novas tecnologias iriam surgindo. Automação na indústria se expandiu em todo o mundo em busca de aumentar a eficiência e reduzir os custos. A cidade Jardim de Piranhas é conhecida nacionalmente pela sua produção têxtil, especialmente redes de dormir e panos de prato. A pesquisa busca investigar e compreender a automação da indústria têxtil em jardim de piranhas a partir de um estudo de indústrias do referido município e como essa inserção de tecnologias transformaram e trouxeram desenvolvimento. Para realização desse estudo foi feito pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Tendo em vista a importância da indústria têxtil para o município faz se necessário entender como essa atividade movimenta a economia local. Esse trabalho traz a história dessa indústria no Brasil, no mundo e no município de Jardim de Piranhas
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    TCC
    Os impactos dos indicadores socioeconômicos na vacinação contra a Covid 19, no município de Caicó/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Gomes, Bruna Rafaela Medeiros; Galvão, Iapony Rodrigues; https://orcid.org/0000-0003-4596-2871; http://lattes.cnpq.br/6308597321587132; https://orcid.org/0009-0000-4001-4915; http://lattes.cnpq.br/5948247743952630; Canuto, Solange Alves; https://orcid.org/0000-0003-0948-1309; http://lattes.cnpq.br/3166377695972124; Silvino, Marluce; https://orcid.org/0000-0002-3634-2198; http://lattes.cnpq.br/6848095780249354
    Este artigo investiga a relação entre a taxa de vacinação contra a COVID-19 e os indicadores socioeconômicos em diferentes áreas do município de Caicó, no estado do Rio Grande do Norte. A análise busca compreender como fatores como renda, escolaridade, acesso a serviços de saúde e outros indicadores sociais influenciam a adesão à vacinação, considerando as desigualdades sociais que permeiam o contexto local. A pesquisa utiliza dados secundários disponíveis nos sistemas de informações municipais e federais, cruzados com os indicadores socioeconômicos, com o objetivo de identificar padrões e possíveis lacunas na cobertura vacinal. A partir disso, são discutidas estratégias para melhorar a equidade no processo de imunização, levando em conta as especificidades locais
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    TCC
    A indústria têxtil e o trabalho feminino em Parelhas (RN), no atual estágio da globalização: um estudo de caso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Souza, Alexsandra Keylha Silva de; Galvão, Iapony Rodrigues; https://orcid.org/0000-0003-4596-2871; http://lattes.cnpq.br/6308597321587132; Canuto, Solange Alves; Araújo Júnior, Lamartine Cândido de
    O atual contexto globalizante gerou notórias mudanças no mundo do trabalho, em diferentes perspectivas. A flexibilização da produção atingiu diferentes lugares mundialmente, e tal contexto também ocorreu no espaço potiguar, em especial na indústria têxtil, a qual expandiu-se fortemente no atual período globalizante, em especial neste início de século XXI. Assim, a presente pesquisa buscará compreender a Indústria têxtil e o trabalho feminino em Parelhas (RN), no atual estágio da globalização, a partir da análise das trabalhadoras em uma fábrica parelhense, caracterizando, assim, um estudo de caso. Para isso, será entendido o contexto socioespacial de constituição da indústria têxtil parelhense, associado a caracterização das trabalhadoras que realizam as atividades laborais nesta tipologia industrial e os desafios e perspectivas do trabalho feminino na mesma. Assim, como metodologia para o desenvolvimento da presente pesquisa, realizou-se pesquisas bibliográficas, análises de documentos e pesquisa de campo em uma fábrica parelhense, buscando entender, assim, as relações da globalização com a indústria têxtil, associada a expansão do trabalho feminino, numa perspectiva geográfica totalizante. Portanto, ao se discutir sobre a Indústria têxtil e o trabalho feminino em Parelhas (RN), no atual estágio da globalização, buscou-se aprofundar acerca das consequências sociais e espaciais da presença feminina neste ramo industrial, em especial num espaço tão desigual como o capitalista, afim de construir uma cidadania plena e igualdade para todas as trabalhadoras.
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