Navegando por Autor "Caravina, Heloisa Madalena Oliani"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação O eufemismo imagético na área da saúde: uma análise do discurso publicitário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-04-27) Caravina, Heloisa Madalena Oliani; Carrera, Fernanda Ariane Silva; ; ; Bezerra, Josenildo Soares; ; Jesus, Paula Renata Camargo de;O uso da animação pela Publicidade foi o tema inicial para a realização desta pesquisa. Entretanto, após a análise de mais de 60 propagandas desse tipo, identificou-se a saúde como conteúdo recorrente. Observou-se também, nesses casos, a aplicação do eufemismo de forma imagética, por meio da linguagem não verbal. Dessa forma, o eufemismo imagético na Publicidade da área da saúde tornou-se objeto deste estudo. Para compreender o discurso publicitário nesse contexto, foi realizada uma análise sócio-histórica brasileira sobre a Publicidade da área da saúde, suas regulamentações e o uso da animação no Brasil, apontando sua relação com a contemporaneidade. Sobre animação, além do resgate histórico, por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin, a publicidade animada foi classificada em categorias com relação à técnica utilizada e ao conteúdo abordado – inspiradas nos estudos de Rita Seabra –, bem como foram apontadas características predominantes da área da saúde por meio de diferentes exemplos. Além disso, foram explorados os conceitos de saúde e eufemismo, contextualizando-os sob o aspecto publicitário. Foi desenvolvida uma metodologia para a Análise do Discurso publicitário, a qual contemplou a linguagem não verbal como protagonista, sendo esta aplicada a três filmes publicitários animados da área da saúde: “A Hora de Lembrar” (2017), “Vencer o câncer é mais fácil quando se está cercado de amor” (2018) e “É gripe? Benegrip” (2019). A análise contemplou o ritual sociolinguageiro a partir do cenário publicitário por Soulages, bem como a perspectiva imagética de Souza, Orlandi e o trabalho desenvolvido por Salgado, contribuindo assim para a definição dos critérios investigativos. Ao final, foi comprovado o uso do eufemismo de forma imagética pela publicidade animada da área da saúde, como também foram desenvolvidos critérios de análise do eufemismo imagético para futuras pesquisas.TCC Quem é esse Figueredo? um estudo de caso sobre publicidadade, saúde e animação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-18) Caravina, Heloisa Madalena Oliani; Chacel, Marcela Costa da Cunha; Dal Pian, Luiz Fernando; Oliveira, Raquel AssunçãoEsta pesquisa investiga como se caracteriza a publicidade animada da área da saúde, materializada em quatro filmes publicitários do medicamento Epocler, os quais são protagonizados pelo personagem Figueredo, intitulados como Elpocler “Enjoo”, “Mal-estar”, “Samurai” e “Super Figueredo”. Levando em consideração a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010), identificamos os principais anunciantes da área da saúde, caracterizamos a técnica animada, identificamos os conteúdos abordados, o uso de figuras de linguagem, elementos textuais e infantis. Discorremos de forma cronológica sobre as principais normas relacionadas à publicidade de medicamentos e identificamos a relação de todos os elementos apresentados por meio de um estudo de caso, revelando quem é esse Figueredo. Por fim, identificamos que a forma pela qual a publicidade da área da saúde tem sido produzida, coloca em risco a saúde do cidadão, o qual é pouco consciente sobre as legislações voltadas ao segmento da saúde assim como no que diz respeito à publicidade de medicamentos. Dessa forma, a ética e a conscientização são as alternativas mais viáveis para a mudança do sistema, partindo-se principalmente de quem produz a propaganda, os publicitários.