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Navegando por Autor "Cardoso, Jéssica Franciele Rodrigues de Souza"

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    TCC
    Audição e linguagem em crianças com deficiência auditiva: análise de correlação com variáveis preditoras de desempenho
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Cardoso, Jéssica Franciele Rodrigues de Souza; Brazorotto, Joseli Soares; Speri, Maria Raquel Basílio; Balen, Sheila Andreoli
    Introdução: Inúmeros estudos têm buscado caracterizar fatores preditores de desenvolvimento da audição e linguagem em crianças com deficiência auditiva, com o intuito do aprimoramento no gerenciamento clínico. No Brasil ainda há poucas pesquisas sobre o assunto. Objetivo: Traçar um perfil dos usuários de um serviço de Audiologia Educacional em um Centro Especializado em Reabilitação do Sistema Único de Saúde e correlacionar alguns dos fatores preditores com o seu desempenho de audição e linguagem. Método: Estudo documental, descritivo, com análise quantitativa, em que foram analisados 61 prontuários de crianças, dos quais se extraíram dados audiológicos, sociodemográficos e da habilitação auditiva. Para análise dos dados, as crianças foram estratificadas em 05 grupos por faixas etárias. Realizou-se a análise estatística descritiva das características das crianças e a análise indutiva por meio da correlação de Pearson com os desempenhos de audição e linguagem. Resultados: Observou-se que os cuidadores das crianças eram jovens, em sua maioria com ensino médio completo, renda inferior à média per capita nacional e de participação mediana pela Escala de Envolvimento Familiar. O desempenho de audição e linguagem das crianças correlacionou-se apenas com os fatores preditivos idade da criança e do responsável, idade auditiva, tempo de privação sensorial, grau de perda auditiva e tempo na (re)habilitação. Conclusão: Crianças com maior tempo de reabilitação exibiram os melhores resultados nas categorias de audição e de linguagem. A continuidade de estudos desta natureza, com análises multicêntricas é recomendada para o melhor gerenciamento da intervenção fonoaudiológica nos serviços de habilitação auditiva em nosso país.
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