Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Carmo Filho, José do"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Abordagem do conceito de lugar no ensino/aprendizagem da Geografia a partir de sequências didáticas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-22) Carmo Filho, José do; Albano, Gleydson Pinheiro; ; ; Araújo, Sandra Kelly de; ; Farias, Paulo Sérgio Cunha;
    O estudo da Geografia a partir das suas categorias de análise é fundamental para se construir a leitura espacial dos fenômenos naturais e sociais. Nossa pesquisa aborda uma das categorias geográficas importantes, que é o Lugar, analisando como ela é abordada nos livros didáticos de Geografia. Fizemos levantamentos de como o conceito de lugar está sendo interpelado nos livros didáticos de Geografia que fazem parte do PNLD 2020 e como os professores estão trabalhando com seus alunos o lugar no ensino de Geografia. A partir desse levantamento de informações, produzimos uma sequência didática, mostrando como podemos trabalhar de forma mais significativa essa categoria de análise nas aulas da referida disciplina. Foi necessário começar a pesquisa com uma revisão bibliográfica em teses e dissertações em repositórios de universidades, acerca do tema escolhido, como também uma análise dos livros de Geografia do 6º ano que fazem parte do PNLD, específicos do ano 2020. Em seguida, elaboramos um questionário que foi aplicado junto a professores das escolas das redes municipais e estaduais que foram escolhidas. Foi feito um relatório mostrando de forma quantitativa e qualitativa os resultados da pesquisa. Vale ressaltar a importância desse trabalho, pois proporcionará aos estudiosos e professores de Geografia um material, ou seja, uma sequência didática que servirá, aos docentes como apoio em suas aulas. Após todo o processo, foi produzida uma sequência didática, como já citada, com estratégias de trabalho para o professor nas aulas de Geografia, quando o conteúdo trabalhado for a categoria do lugar.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM