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Navegando por Autor "Carneiro, Jairo Rodrigo Soares"

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    Dissertação
    Um assistente virtual de programação para suporte ao aprendizado de domínio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-06) Carneiro, Jairo Rodrigo Soares; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/9520477461031645; http://lattes.cnpq.br/9870821094428211; Lucena, Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7982148962089986; Silva, Thiago Reis da
    [Contexto] Os altos índices de retenção e desistências discentes em cursos de TI e áreas correlatas, ainda são barreiras a serem superadas, especialmente quando relacionadas a certas disciplinas e/ou conteúdos programáticos presentes em seus currículos, a exemplo da programação de computadores. Desse modo, olhares têm sido direcionados aos cursos de formação tecnológica, sobretudo, na busca por soluções que possibilitem as Instituições educacionais lidar com os desafios à essa questão. [Problemática] Ocorre que ensinar e aprender programação em turmas do ensino superior é desafiador. Da perspectiva do trabalho docente, questões ligadas aos desafios diários em lidar com o tempo das aulas, currículos rígidos, desmotivação estudantil, turmas grandes e heterogêneas, entre outras coisas, inviabilizam um acompanhamento mais individualizado do aluno ou acabam por resultar em uma sobrecarga de atividades para o professor. Esse excesso de encargo pode prejudicar a ação docente não apenas no sentido de assistir aos discentes, mas também na escolha e implementação de modelos pedagógicos que sejam contrários ao modelo de ensino tradicional, a exemplo do Aprendizado de Domínio, do inglês, Mastery Learning. Esta teoria educacional corresponde a uma abordagem pedagógica proposta por Benjamin Bloom, que prevê que todos os alunos de uma classe possam progressivamente atingir um mesmo nível de compreensão do conteúdo (domínio) quando fornecidas as condições necessárias. Entretanto, para o professor o custo de implementação desta abordagem pode ser sobremodo elevado, ainda mais quando não subsidiada por tecnologia. [Proposta] Nesse sentido, como forma de apoiar as disciplinas de programação introdutória é que este estudo descreve um assistente virtual de programação que integra um conjunto de funcionalidades que pode favorecer a adoção do Aprendizado de Domínio em turmas de programação à medida que contribui com os aspectos de aprendizagem dos alunos, por meio de ações automatizadas. [Objetivo] Esse assistente propõe auxiliar o trabalho docente na promoção de feedback contínuos e customizados. Portanto, este estudo tem como objetivo principal investigar como um Assistente Virtual de Programação, projetados com funcionalidades tais que viabilizem o emprego do Aprendizado de Domínio, pode apoiar o trabalho docente com seus respectivos alunos em disciplinas introdutórias de programação mediadas por plataformas educacionais de ensino e aprendizagem de programação online. [Metodologia] Como ponto de partida para alcançar este objetivo, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura, que reuniu 40 estudos primários que tratam do emprego do Aprendizado de Domínio nas áreas de interesse. Em seguida, dois estudos foram planejados e executados com cerca de 300 alunos ingressantes de um curso superior em Tecnologia da Informação, e seus respectivos professores (cinco). O primeiro foi um estudo exploratório realizado para investigar melhor o problema e construir a proposta do assistente virtual. O segundo, um estudo de caso que teve o objetivo de validar a proposta definida. [Resultados] Os resultados apontam que o assistente virtual além de beneficiar os professores na ação de correção dos exercícios de programação propostos e emissão de feedbacks aos discentes, onde mais de 9.000 (nove mil) feedbacks foram concedidos ao longo da disciplina, pode favorecer à adesão do modelo pedagógico de Aprendizado de Domínio pelos professores em turmas introdutórias de programação.
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