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Navegando por Autor "Carreiro, Patricia de Oliveira Dias Porto"

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    Dissertação
    Inserção da informática nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (1994 2006): diagnósticos, rebatimentos e perspectivas nas Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste: UFRN, UFPB e UFPE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-02-06) Carreiro, Patricia de Oliveira Dias Porto; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; ; http://lattes.cnpq.br/4974901249133556; ; http://lattes.cnpq.br/5058717751639039; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null; Rufino, Iana Alexandra Alves; ; http://lattes.cnpq.br/7751984072554691
    Este trabalho defende o aprimoramento da educação formal do arquiteto e urbanista brasileiro através de uma melhor aplicação e sistematização das potencialidades da informática. Nele analisou-se a inserção nacional da matéria: Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo (InfoAU) nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo (CAUs) desde sua obrigatoriedade pela Portaria MEC nº 1770 de 1994 até a Resolução CNE/CES nº 6 de 2006; através da implantação, desenvolvimento e contexto atual e, de forma mais detalhada, em três Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da Região Nordeste do Brasil: UFRN, UFPB e UFPE. O estudo focou no potencial crescente da informática como agente de integração, comunicação, desenvolvimento e gerenciamento de conhecimentos/informações e aponta novas perspectivas para o melhor uso desta ferramenta/mecanismo, adequadamente estruturado e integrado, permitindo condições propiciais de ensino, atuação/atualização profissional e instrumento propulsor de atividades de pesquisa e de extensão. Com este trabalho propôs se a agregação de elementos complementares à reestruturação da matéria de InfoAU obtendo um plano de informatização dos CAUs, extensiva á formação profissional gerando um ciclo virtuoso nas diversas atividades acadêmicas, administrativas, de pesquisa e extensão dos cursos. Assim, seqüencialmente, foi analisado o contexto de InfoAU em CAUs brasileiros; sistematizados os principais problemas e soluções encontrados; estruturadas as possibilidades de usos da informática dentro de Arquitetura e Urbanismo (AU), bem como definidas recomendações de melhorias no ensino de InfoAU e de estratégias para implementação de um plano de informatização dos CAUs, que venham a garantir sua manutenção em uma perspectiva de continuidade
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