Navegando por Autor "Carvalho, Allan Vilar de"
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Dissertação O problema do caixeiro viajante com múltiplos passageiros e quota(2018-12-14) Carvalho, Allan Vilar de; Goldbarg, Marco César; ; ; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; ; Menezes, Matheus da Silva; ; Maia, Silvia Maria Diniz Monteiro;O presente trabalho apresenta o Problema do Caixeiro Viajante com Múltiplos Passageiros e Quota, variante do Problema do Caixeiro Viajante com Quota. O problema consiste em minimizar os custos de um caixeiro viajante que deve coletar uma cota mínima de bônus nas localidades do problema, considerando a possibilidade de rateio das despesas de rota com eventuais passageiros embarcados no veículo do caixeiro. Os passageiros, se embarcados, devem ser transportados obrigatoriamente até seus destinos previamente conhecidos. Os passageiros participam do rateio dos custos da rota nos trechos em que estiverem embarcados. O trabalho propõe e valida um modelo de Programação Matemática Linear para formalizar o problema. São propostos também um banco de instâncias e métodos heurísticos para a solução do problema. Experimentos computacionais validam os métodos propostos através da solução das instâncias do banco proposto. Desenvolve-se um experimento computacional para obter conclusões sobre a eficiência e eficácia dos métodos propostos.Tese O problema do caixeiro viajante com múltiplos passageiros, bônus opcionais, quota e tempo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-23) Carvalho, Allan Vilar de; Goldbarg, Elizabeth Ferreira Gouvea; http://lattes.cnpq.br/2888641121265608; http://lattes.cnpq.br/1940984438214856; Maia, Silvia Maria Diniz Monteiro; http://lattes.cnpq.br/1498104590221901; Fernandes, Islame Felipe da Costa; Goldbarg, Marco Cesar; Menezes, Matheus da SilvaO trabalho apresenta o Problema do Caixeiro Viajante com Múltiplos Passageiros, Bônus Opcionais, Quota e Tempo. O problema tem o objetivo de maximizar o lucro de um caixeiro viajante que além de transportar mercadorias pode transportar passageiros para ratear as suas despesas de rota. As mercadorias e os passageiros devem ser transportados obrigatoriamente das suas origens para os seus destinos. As mercadorias transportadas requerem tempo de carregamento e descarregamento e devem contabilizar uma quota mínima definida a priori. O caixeiro também decide se transporta ou não uma mercadoria ou um passageiro quando visita uma localidade. O trabalho descreve o problema, relacionando-o com outros problemas e o formaliza matematicamente. São propostos um modelo de programação matemática não linear, dois algoritmos heurísticos e treze algoritmos meta-heurísticos. As heurísticas desenvolvidas seguiram as meta-heurísticas ACO, GRASP e Transgenético. Para isso, foram criados dois conjuntos de instâncias de teste, um experimento computacional que compara e valida algoritmos propostos são apresentados.