Navegando por Autor "Carvalho, Andréa Vasconcelos"
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TCC A curadoria de conteúdos em bibliotecas: proposta de aplicação na Biblioteca Central do IFRN campus Natal-Central(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Pereira, Jéssica Valesca Toscano; Carvalho, Andréa Vasconcelos; Tatiana Nascimento Augusto Dutra Alves; Carvalho, Luciana MoreiraDiante do contexto de superprodução de informação, ocasionado especialmente pelo advento da Internet e das mídias sociais digitais, o presente estudo evidencia a curadoria de conteúdos como uma atividade essencial por possibilitar encontrar, filtrar, selecionar, agregar valor, organizar e compartilhar informações relevantes a públicos determinados, engajando e avaliando os resultados. Por ser uma temática relativamente nova, produções científicas em âmbito nacional na área de Ciência da Informação ainda são muito escassas e não existem estudos sobre sua realização em bibliotecas. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral propor diretrizes para a realização da curadoria de conteúdos na Biblioteca Central Sebastião Fernandes (BCSF), situada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal-Central, e mais especificamente: a) caracterizar o processo de curadoria de conteúdos; b) identificar e caracterizar ferramentas tecnológicas úteis para realizar a curadoria de conteúdos; e c) caracterizar a curadoria de conteúdos e suas aplicações práticas em bibliotecas, buscando contribuir para o preenchimento da lacuna no âmbito da produção científica nacional. Para tanto, este estudo configura-se como uma pesquisa aplicada, bibliográfica, exploratória e documental, realizando também entrevistas semiestruturadas com dois bibliotecários, com vistas a coletar dados para auxiliar na elaboração da proposta de estruturação da curadoria de conteúdos para a Biblioteca Central do IFRN, na qual verificou-se a preocupação em implementar uma seção especificamente voltada para a realização da curadoria e a gestão de conteúdos online, mas que ainda não possui uma estrutura para a efetivação da atividade. Logo, a contribuição desta pesquisa encontra-se na elaboração da proposta, contendo os principais elementos para estruturar a curadoria de conteúdos na Biblioteca, tais quais: a) delimitação dos objetivos e público-alvo; b) temáticas sugeridas; c) guia de fontes de informação; d) processo para assegurar a curadoria de conteúdos; e) ferramentas capazes de auxiliar no processo; f) frequência de publicação; e g) critérios para avaliação dos resultados. Conclui-se evidenciando que o exercício da curadoria de conteúdos em bibliotecas é uma ótima oportunidade não só para informar o público, mas também para se conectar com ele, estabelecendo uma ligação a partir de novos serviços, produtos e ferramentas.TCC Uma análise da aplicabilidade da realidade aumentada em bibliotecas escolares(Biblioteconomia, 2011) Freire, Gianfrancesco Ranieri Dantas Arruda; Carvalho, Andréa VasconcelosTCC Análise de Comunidades Virtuais voltadas para concursos na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação(Biblioteconomia, 2014) Maia, Flávio Henrique Ribeiro; Carvalho, Andréa VasconcelosTCC Atuação do bibliotecário enquanto gestor da informação: valorização do fluxo informacional em um escritório de contabilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Mendes, Bruna Michele Pereira; Carvalho, Luciana Moreira; Carvalho, Andréa Vasconcelos; Vitullo, Nadia Aurora VantiApresenta a descrição do perfil do bibliotecário como gestor da informação, bem como descreve os diversos campos de atuação que o bibliotecário pode atuar, desde as tradicionais bibliotecas até onde existir informação e documentos. Cita a gestão da informação como peça chave para o bibliotecário desenvolver suas atividades com segurança, mostrando que apesar de existir informação em todo lugar, temos que filtrá-la e preservá-la para uma recuperação futura. Complementa a pesquisa os fluxos informacionais empresariais, especificamente em um escritório de contabilidade, pois é um ambiente propício para o trabalho de gestão da informação devido aos fluxos gerados pelas informações orgânicas nele presente. Utilizou-se como metodologia, pesquisa bibliográfica em fontes digitais e impressas, além de orientações de um profissional com experiência em um escritório de contabilidade. Conclui-se que o bibliotecário como gestor da informação empresarial não deixará de realizar as atividades tradicionais da profissão, como os serviços de processamento técnico de acervo, porém ele precisa fazer mais, precisa agregar informações ao seu ambiente de trabalho, fazendo com que o bibliotecário se torne um profissional dinâmico, possuindo assim, habilidades para se desenvolver em qualquer área que optar atuar.Produto Educacional Auditoria aplicada ao risco de perda de conhecimento: em foco o IFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07) Ribeiro, Rodrigo Holanda; Carvalho, Andréa VasconcelosCom a crescente complexidade dos ambientes profissionais e de negócios, a informação e o conhecimento se constituem em recursos essenciais para a adaptação, a aprendizagem e a inovação. Nesse contexto, a efetiva gestão do conhecimento na administração pública ajuda as organizações a enfrentar novos desafios, implementar práticas inovadoras de gestão e melhorar a qualidade dos processos, produtos e serviços públicos em benefício do cidadão-usuário e da sociedade em geral. Tendo em vista que a saída de um servidor que tenha domínio dos processos organizacionais representa perda de conhecimento organizacional, apresentou-se como problema de pesquisa a seguinte questão: como realizar a gestão do risco de perda de conhecimento no contexto de um instituto federal de educação? Assim, o objetivo geral da pesquisa é auditar os riscos de perda de conhecimento, com foco em fatores humanos, considerando os tipos de movimentação e saída de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central. Do ponto de vista dos objetivos, a pesquisa caracteriza-se como descritiva e no tocante a natureza como uma pesquisa aplicada. Quanto às técnicas de pesquisa, foi utilizado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2022) com o emprego de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, a aplicação de questionários e de entrevistas. A análise dos dados se deu mediante a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Com base nisso, foi possível identificar que o principal risco de perda de conhecimento ocorre por motivo de aposentadoria. Para a mitigação dos riscos de perda de conhecimento identificados é apresentado um guia para implementação de recomendações baseadas em ferramentas e práticas de gestão do conhecimento.TCC Auditoria de inteligência: um estudo de caso no Museu Câmara Cascudo/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-04) Silva, Taíse Costa da; Carvalho, Andréa Vasconcelos; Carvalho, Andréa Vasconcelos; Moreira, Luciana de Albuquerque; Medeiros, Jailma da SilvaApresenta auditoria de inteligência realizada no Museu Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MCC/UFRN). Tem por objetivo geral analisar a relação entre o MCC e as ações acadêmicas desenvolvidas pela UFRN e os seguintes objetivos específicos: a) verificar a aplicabilidade da auditoria a unidades de informação; b) caracterizar os museus brasileiros no que se refere a seu histórico, sua tipologia e suas funções; c) caracterizar o MCC, no tocante ao seu histórico, tipologia, coleções e recursos; e d) propor ações para aperfeiçoar a relação entre o ensino, pesquisa e extensão da UFRN e o MCC. O percurso metodológico começou com a pesquisa bibliográfica na área de auditoria aplicada a unidades de informação, empregando e o uso do método de auditoria de inteligência desenvolvido por Carvalho (2010). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário que foi enviado aos docentes dos cursos de graduação em Artes visuais, Biblioteconomia, Ciências Sociais e História e para os servidores do MCC. Ademais, os apontamentos levantados indicam uma relação pouco propositiva entre o MCC e as ações acadêmicas da UFRN, indicando também que há pouco envolvimento dos departamentos pesquisados em relação ao MCC; poucos docentes desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvam o MCC; há pouca divulgação das ações e exposições desenvolvidas no museu; e que faltam recursos financeiros para incentivar a realização de projetos. A partir de tal resultado foi elaborado um guia para implementar as recomendações apontadas no processo de auditoria de inteligência. Por fim, percebe-se que o método de auditoria de inteligência desenvolvido por Carvalho (2010) é aplicável ao contexto dos museus e que a conclusão desse trabalho amplia a discussão sobre a auditoria de ativos de informação dentro da produção cientifica nacional, principalmente em relação à aplicação dos métodos de auditoria de ativos de informação.Artigo Auditoria de inteligência: um estudo de caso no Museu Câmara Cascudo/UFRN(Revista ACB, 2021-11-18) Carvalho, Andréa Vasconcelos; Silva, Taíse Costa daA auditoria de ativos informacionais inclui a auditoria de informação, do conhecimento e de inteligência e se caracteriza como uma técnica que contribui para o aperfeiçoamento da gestão organizacional, incluindo as unidades de informação. Nesse contexto, apresenta-se auditoria de inteligência realizada no Museu Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MCC/UFRN). Tem-se como objetivo geral analisar a relação entre o Museu Câmara Cascudo e as ações acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na UFRN com vistas a propor ações para aperfeiçoar tal relação. O percurso metodológico consiste na aplicação do método de auditoria de inteligência. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários eletrônicos, sendo um enviado aos docentes dos departamentos de Artes, Ciência da Informação, Ciências Sociais e História e o outro aos servidores do MCC. De modo geral, os resultados obtidos indicam uma relação pouco propositiva entre o MCC e as ações acadêmicas da UFRN, sinalizando que há pouco envolvimento dos departamentos pesquisados com o Museu. Especificamente percebe-se que: poucos docentes desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvam o MCC; há pouca divulgação das ações e exposições desenvolvidas no Museu; e faltam recursos financeiros para incentivar a realização de projetos. A partir de tais resultados, apresenta-se um guia para implementar recomendações que favoreçam a superação das fragilidades identificadasArtigo Auditoria e gestão da informação e do conhecimento: interações e perspectivas teórico-práticas(Ciência da Informação, 2019) Carvalho, Andréa VasconcelosA auditoria de ativos de informação possibilita ações de consultoria fundamentadas em um processo sistemático e profundo de avaliação de unidades, serviços, processos, fluxos e recursos de informação e de conhecimento, considerando suas inter-relações com o contexto organizacional em que se inserem. Por contribuir para a eficácia e a eficiência dos aspectos e contextos auditados, caracteriza-se como uma ferramenta fundamental para planejar, avaliar e aperfeiçoar os processos de gestão da informação e do conhecimento. Entretanto, percebe-se o desconhecimento do processo de auditoria e de seus benefícios no âmbito teórico e prático da gestão da informação e do conhecimento. Diante disto, objetiva-se analisar as contribuições da auditoria de ativos de informação para a gestão da informação e do conhecimento. Para tanto, são abordadas as interações entre ambos, considerando tanto seu surgimento em paralelo, quanto os aspectos de definem sua complementaridade. Ademais, caracteriza-se a auditoria no geral e a auditoria de ativos de informação em particular, contemplando tipologia, métodos e benefícios da aplicação desta no âmbito da gestão da informação e do conhecimento. Por fim, apresentam-se algumas perspectivas teórico-práticas da aplicação da auditoria de ativos de informação à gestão da informação e do conhecimento e sugerem-se alguns temas para pesquisas futuras nesse âmbitoTCC Avaliação de fontes de informação para negócios na Internet(Biblioteconomia, 2005) Barbosa, Everton Rodrigues; Carvalho, Andréa VasconcelosTCC Biblioteca 2.0 : Análise da Aplicabilidade de Recursos da Web 2.0 em Unidades de Informação(Biblioteconomia, 2011) Câmara, Rafael Silva da; Carvalho, Andréa VasconcelosTCC A biblioteca 2.0 sob a ótica da gestão da segurança da informação: um estudo de caso com a Biblioteca Nacional de Brasília(2011-12-14) Andrade, Rayssa Lara Oliveira de; Carvalho, Andréa VasconcelosTCC A biblioteca e o processo de tomada de decisão(Biblioteconomia, 2005-01-17) Araújo, Débora Costa; Carvalho, Andréa VasconcelosTCC Condições de conforto ambiental para usuários: estudo de caso na BCZM/UFRN(Biblioteconomia, 2012) Fonseca Júnior, Luís Cavalcante; Carvalho, Andréa VasconcelosArtigo Condições de conforto ambiental para usuários: estudo de caso realizado na Biblioteca Central Zila Mamede/UFRN(2017-06-12) Carvalho, Andréa Vasconcelos; Fonseca Júnior, Luís Cavalcante; Alves, Daniela Estaregue; https://orcid.org/0000-0001-6132-8446Considera que as instalações físicas de uma biblioteca devem proporcionar às pessoas um ambienteconfortável para o desenvolvimento de suas atividades, bem como oferecer condições favoráveis à preservação do acervo. Objetiva analisar as condições de conforto térmico, acústico e lumínico da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federaldo Rio Grande do Norte (UFRN). Aborda as características, a importância, os usuários, os profissionais da informação da Biblioteca Universitária. Informa que a ergonomia ambiental busca propor um ambiente agradável aos usuários, harmonicamente organizado e bem planejado, procurando a interação dos seres humanos (usuários) com os sistemas (bibliotecas). Caracteriza os condicionantes ambientais: térmico, lumínico e acústico. Analisa os dados coletados no questionário realizado com os usuários e no estudo empírico com as medições dos condicionantes pesquisados revelam que há conforto lumínico e não há confortotérmico nem conforto acústico. Assim, conclui que não existe conforto ambiental na BCZM, com algumas ressalvas. Finaliza sugerindo melhorias para o conforto ambiental na Biblioteca Central Zila Mamede e considerando a importância do bibliotecário no contexto da pesquisa em questãoTCC Consultoria informacional: campo de trabalho emergente para o profissional da informação(Biblioteconomia, 2010) Araújo, Rita de Cássia Pereira de; Carvalho, Andréa VasconcelosTCC A curadoria de conteúdo no enfrentamento à violência contra a mulher(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Mendonça, Geanny Beatriz da Cruz; Carvalho, Andréa Vasconcelos; https://orcid.org/0000-0001-6763-3716; http://lattes.cnpq.br/5678994663094158; https://orcid.org/0009-0001-3554-453X; http://lattes.cnpq.br/5278845607088389; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; Campos, Arthur Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-6561-1951; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106O contexto informacional contemporâneo, caracterizado pelo fluxo abundante e multidirecional de informações, exige novas abordagens e competências profissionais. Nesse cenário, a curadoria de conteúdo emerge como um método inovador que possibilita enfrentar esses desafios. Em função de sua ampla aplicabilidade, a curadoria de conteúdo pode contribuir significativamente para questões sociais, como o enfrentamento da violência contra a mulher. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo é desenvolver uma cartilha informativa para o enfrentamento da violência contra a mulher com base no processo de curadoria de conteúdo. Já os objetivos específicos consistiram em aplicar o processo de curadoria de conteúdo para o levantamento de fontes na elaboração da cartilha, selecionar fontes de informação digitais relevantes para o enfrentamento da violência contra a mulher e agregar valor ao conteúdo selecionado para deixá-lo acessível e de fácil compreensão. A pesquisa adota uma abordagem aplicada, exploratória e qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica realizada por meio de consultas nas bases de dados BRAPCI, Oasisbr e no motor de busca Google Acadêmico. A metodologia segue o processo de curadoria de conteúdo e adota critérios para selecionar as fontes de informação. Como resultado, foram curadas 17 fontes de informação capazes de atender necessidades informacionais de mulheres em situação de violência, de modo a oferecer apoio e suporte informacional gratuito em diversas plataformas de maneira rápida, interativa e dinâmica. Por fim, conclui-se que a curadoria de conteúdo é uma aliada no combate à violência contra a mulher, na medida em que possibilita a disponibilização de informações meticulosamente organizadas e acessíveis, constituindo-se, assim, uma ferramenta efetiva para o enfrentamento desse problema.TCC Curadoria de conteúdo: uma abordagem da atuação do bibliotecário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Bezerra, Flávia Alves; Carvalho, Luciana Moreira; Andréa Vasconcelos Carvalho; Carvalho, Andréa Vasconcelos; Vechiato, Fernando Luiz; Farias, Ronnie Anderson NascimentoO contexto informacional atual é caracterizado pela crescente produção informacional mediada pelas novas tecnologias de informação e comunicação e pela transformação de diversos cenários, inclusive o mercado de trabalho, onde emergem novos campos de atuação para os profissionais da informação (PI), sendo nichos em potencial para o bibliotecário, já que o mesmo passa a fazer parte desse grupo. Em virtude disso, a curadoria de conteúdo se configura como um nicho de atuação para os tais profissionais. Porém, apesar de já ser um campo que vêm sendo discutido no meio acadêmico e profissional, a porcentagem destes profissionais que desenvolve essa atividade ainda é relativamente baixa quando comparada com outras vertentes de atuação no âmbito virtual. Desta forma, a pesquisa visa compreender o interesse do PI acerca do mercado de curadoria de conteúdo e entender o que afeta a atuação do PI neste campo. A partir disso, a pesquisa visa compreender os motivos da baixa porcentagem de profissionais da informação que atuam com a curadoria de conteúdo. Assim, tendo como objetivos específicos os seguintes pontos: a) caracterizar esse novo mercado; b) evidenciar as competências do profissional da informação enquanto curador; c) compreender os motivos que afetam a atuação e o interesse do profissional da informação nesse mercado. Assim, esta pesquisa de caráter exploratório, adotou como procedimento de coleta de dados o envio de questionário a três grupos de bibliotecários no Facebook. A análise dos dados coletados permitiu perceber que os profissionais de informação têm interesse na curadoria de conteúdo na web para sua atuação profissional. Porém, tais profissionais consideram necessário que os cursos de Biblioteconomia ofereçam mais formação relacionada às novas vertentes de atuação no mercado de trabalho e que os profissionais se mantenham atualizados em relação às transformações neste mercado.TCC A curadoria de conteúdos como estratégia de marketing: estudo de caso da Netflix Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-13) Oliveira, Kaliane Eveny Martins de; Carvalho, Andréa Vasconcelos; Nogueira, Jamille Michele Xavier; Alves, Tatiana Nascimento Augusto DutraA presente pesquisa almeja identificar de qual forma a curadoria de conteúdos está sendo utilizada pelas empresas no Brasil, em especial pela empresa Netfix Brasil. Deste modo, com o intuito de atingir o objetivo principal desta pesquisa, foram apresentados embasamentos teóricos relacionados ao novo contexto que emerge a sociedade da informação, o da web 2.0. Além disto, se abordou a temática acerca da curadoria de conteúdos desde sua origem, passando pelas suas transformações e como a mesma vem se inserindo no aspecto estratégia de mercado. Ademais, desejou traçar o atual panorama brasileiro, no que concerne a curadoria de conteúdos no uso do marketing de conteúdos e as pretensões das organizações que optam por esta estratégia, no qual, seus dados serviriam de embasamento teórico para análise metodológica. A partir disso, a pesquisa visou compreender como a curadoria de conteúdos está sendo utilizada pelas empresas no Brasil, em especial pela empresa Netfix. Possuindo assim como objetivos específicos: a) Caracterizar a curadoria de conteúdo aplicada a estratégias de mercado; b) Identificar o engajamento do público obtido com a curadoria de conteúdo; c) Identificar o tipo de agregação de valor utilizado na curadoria de conteúdo da Netflix. Portanto, a pesquisa baseou-se na observação do estudo de caso, nas mídias sociais Facebook, Twitter e Instagram da empresa Netflix. Utilizando-se como técnicas a observação direta, a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Através disto, constatou que no Brasil o uso da curadoria pelas organizações ocorre por meio do marketing de conteúdo, onde se apresenta de maneira ainda básica, mas observa-se a pretensão de expansão no mercado. Por fim, a análise das mídias sociais indicou que a Netflix, realiza a curadoria de conteúdo adaptando o seu conteúdo conforme a mídia social que será usada para divulgação. Utilizando-se com mais frequência, no geral, do modelo de agregação para agregar valor ao conteúdo curado.TCC Curadoria de informação: nova possibilidade de atuação do profissional da informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Bezerra, Elizandra Teixeira Coriolano; Carvalho, Andréa Vasconcelos; Carvalho, Luciana Moreira; Alves, Tatiana Nascimento Augusto DutraCom o surgimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e seu uso crescente, a práxis da sociedade atual se caracteriza pela constante produção e geração de conteúdo. Frente a esse contexto informacional os indivíduos encontram-se imerso em uma sobrecarga de informação. Surgindo a necessidade de práticas profissionais que suavizem essa realidade. Para isso, emerge uma categoria de profissionais incumbidos de filtrar, agregar valor e disseminar conteúdos relevantes para uma dada audiência considerando a sua área de especialização, o curador de informação. No entanto, profissionais que lidam com a informação e que tem a sua prática remota de outras épocas também trilham seus caminhos por esse espaço, sendo denominado Profissional da Informação (PI). Esses profissionais atuam buscando, recuperando, agregando e disseminando informações acerca de um tema específico com fins a atender a necessidade de uma comunidade usuária. Portanto, objetivou- se de modo geral analisar as competências do PI para atuar como curador de informação. E especificamente caracterizar o processo de curadoria de informação; identificar conhecimentos, habilidades e atitudes do PI; e por fim relacionar os conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional da informação com o processo de curadoria de informação. Realizando por meio da pesquisa bibliográfica em bases de dados como o Portal de Periódicos CAPES, E-lis, Google acadêmico, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações BDTD – IBICT, documentos que versassem sobre a temática. Com demarcação temporal entre os anos de 2010 a 2017 e delimitação idiomática em português, espanhol e inglês. Considerou, portanto, que as semelhanças existentes entre as práticas do PI e do curador tornam ainda mais forte a percepção de que esse profissional pode desempenhar o papel de curador seja como atividade independente seja com fins organizacionais.TCC Desenvolvimento de um aplicativo para apoio à gestão da informação em uma microempresa de artigos de couro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Albuquerque, Taine Silva de; Perales, Wattson José Saenz; http://lattes.cnpq.br/7864092926643460; Carvalho, Andréa Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5678994663094158; Carvalho, Fabricia Gonçalves de; http://lattes.cnpq.br/7665447899793932As micro e pequenas empresas são essenciais no mercado brasileiro atual, possuindo características próprias de estruturação e de competitividade no mercado. Atualmente estas empresas representam 99% das instituições ativas no Brasil. Muitas dessas empresas possuem dificuldades na gestão empresarial e não possuem uma gestão da informação bem estruturada. Este trabalho buscou se aprofundar no uso da gestão da informação para apoio à tomada de decisão de uma microempresa, buscando responder à pergunta “como realizar o gerenciamento do fluxo de informações necessárias para a gestão do negócio em uma microempresa de moda?” Possuindo com objetivo principal o desenvolvimento de uma solução específica para o gerenciamento do fluxo de informação adequada à realidade de uma microempresa. Para tal se utilizou como método o estudo caso com o uso de entrevista semiestruturada, não estruturada, mapeamento dos processos e mapeamento dos fluxos informacionais, visando identificar as necessidades informacionais dos gestores da empresa. A partir dessas necessidades foi idealizado um aplicativo para responder à pergunta do trabalho. O estudo conclui com o desenvolvimento do aplicativo para gerenciamento da informação e de um painel de BI – Business Intelligence. A solução favorece o fluxo da informação de forma adequada, transformando os dados da empresa em informações que possam ser utilizados na tomada de decisão.
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