Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Carvalho, Hilary Barros de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Avaliação da monitoria em anatomia humana para alunos de farmácia da UFRN durante a pandemia de COVID-19.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Carvalho, Hilary Barros de; Clebis, Naianne Kelly; Lins, Lucas Alexandre Araújo; https://orcid.org/0000-0002-3928-1220; http://lattes.cnpq.br/5790804067224406; https://orcid.org/0000-0002-1749-7565; http://lattes.cnpq.br/9094438527470150; https://orcid.org/0009-0002-2119-9437; http://lattes.cnpq.br/3745562406585781; Purificação, Natan Reyges Castro da; https://orcid.org/0000-0002-1543-8692; http://lattes.cnpq.br/6156306790177718; Souto, Melyna Soares de; https://orcid.org/0000-0003-3544-6515; http://lattes.cnpq.br/8709166372799086
    Durante a pandemia da covid-19, estudantes da área da saúde enfrentaram diversas dificuldades referentes ao estudo da morfologia humana. Com o distanciamento obrigatório imposto a fim de se evitar a disseminação da doença, o aprendizado que antes contava com aulas teóricas e práticas presenciais, com o contato direto com cadáveres e peças anatômicas, houve uma abrupta interrupção destas atividades, sendo necessário o uso de diferentes metodologias on-line e a ativa ação da monitoria acadêmica, a fim de se melhorar o aprendizado de anatomia humana. Neste sentido, este estudo teve por objetivo avaliar as atividades da monitoria acadêmica da disciplina Anatomia Humana para o curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no período pandêmico, bem como, avaliar o rendimento acadêmico destes alunos nas diferentes modalidades de ensino remoto (semestre 2021.1), híbrido (2021.2) e presencial (2022.1). Participaram deste estudo 120 alunos matriculados na disciplina MOR0048, com mais de 18 anos de idade, ingressantes no curso. Para avaliar a monitoria foi utilizado um questionário com 18 questões e para analisar o rendimento acadêmico, os dados de aprovação e reprovação foram coletados do SIGAA. Para todas as análises os resultados foram expressos como média ± erro padrão da média. Foi utilizada a análise de variância (ANOVA) seguida do teste de Tukey e o nível de significância adotado foi de 5%. Dos 120 alunos, 22,4% eram do ensino remoto, 40,0% do híbrido e 33,6% do presencial. A maioria dos alunos eram do sexo feminino no ensino remoto (71,4%) e híbrido (66,7%), não havendo diferença quanto ao sexo na turma presencial. Na avaliação das atividades da monitoria de anatomia humana para todas as questões o índice de aprovação foi superior a 75%, independentemente da modalidade de ensino. As atividades de monitoria virtual durante a pandemia da covid-19 foram desenvolvidas nas plataformas e, participaram das atividades do Instagram 96,43% do ensino remoto, 88,0% do híbrido e 59,52% do presencial. No Kahoot! Participaram 67,86% dos alunos do ensino remoto, 78,0% do híbrido e 90,48% do presencial. No Google meet 78,57% dos alunos do ensino remoto, 48,0% do híbrido e 52,38% do presencial participaram das atividades. A plataforma com mais participação foi o Kahoot! nas turmas de ensino remota e presencial, enquanto no ensino híbrido foi o Instagram. Quanto ao rendimento acadêmico, a maioria dos alunos do ensino remoto foram (86,67%) e do ensino híbrido (68,75%) foram aprovados por média (média ≥ 7,0) enquanto no presencial 57,78% dos alunos foram aprovados por nota (média entre 5,0 e 6,9). Os resultados obtidos demonstram que a monitoria acadêmica na disciplina anatomia humana foi bem desenvolvida, uma vez que foi bem avaliada em todas as questões. Tal fato, deve ter contribuído para o processo ensino-aprendizagem, porém apesar dos índices de aprovação, este resultado não é confiável para avaliar a aprendizagem, uma vez, que com as avaliações sendo realizados no ambiente digital muitos alunos podem ter se beneficiado de algum recurso para auxiliá-los durante as provas. De qualquer forma, os resultados fomentam a importância da monitoria acadêmica na disciplina, mesmo quando esta é desenvolvida de forma on-lin
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM