Navegando por Autor "Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de"
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Dissertação Affordances motoras no ambiente domiciliar de crianças com microcefalia e o desempenho cognitivo(2019-04-15) Bezerra, Dayse Aleixo; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; Sousa, Klayton Galante; ; ; ; Cunha, Andrea Baraldi; ; Medeiros, Angelica Teresa Nascimento de; ; Freire, Izaura Luzia Silverio;A microcefalia consiste em uma má formação congênita caracterizada por um perímetro cefálico inferior a dois desvios-padrão ou mais da média esperada para a idade e sexo, com presença de alterações motoras e cognitivas que variam de acordo com o grau de acometimento cerebral. Considera-se que um ambiente domiciliar rico em oportunidades de estimulação motora tem um impacto positivo no desempenho motor e cognitivo das crianças precocemente expostas a esses estímulos. Objetivou-se avaliar affordances motoras no ambiente domiciliar de crianças com microcefalia e o desempenho cognitivo destas. Tratouse de estudo exploratório-descritivo, com delineamento transversal, de abordagem quantitativa, realizado no Centro de Reabilitação Infantil e na Clínica Escola de Fisioterapia. A amostra foi composta por 30 crianças com microcefalia, entre 18 e 42 meses de idade, e suas famílias. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados o Affordances in the Home Environment for Motor Development (AHEMD) e a escala cognitiva das Bayley Scales of Infant and Toddler Development III (BSITD-III). Após a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa por meio do parecer n° 2.765.621. Observou-se que havia o mesmo percentual de crianças do sexo masculino e feminino e que 50% delas apresentavam escore Z de perímetro cefálico de -3 ao nascer, com média da idade gestacional de 38,44 semanas e a média de peso ao nascer de 2.798,67 gramas. A maior parte (56,67%) realizava terapia até duas vezes na semana. Sobre as características da família, observou-se que na maioria das residências existiam até dois adultos (70,00%), sendo que a metade tinha somente uma criança e a outra metade apresentava duas ou mais crianças. A maioria das crianças (96,67%) nunca frequentou creche ou escola e moravam em uma casa (96,67%). Os pais e mães tinha escolaridade entre quinta a oitava série, com 51,72% e 46,67%, respectivamente. A maior parte tinha rendimento familiar acima de um salário mínimo (56,67%), com classificação socioeconômica D. No que se refere às affordances motoras no ambiente domiciliar, a maioria das residências apresentou espaço físico exterior com rendimento fraco (53,33%) e o interior muito bom (70,00%), variedade de estimulação com rendimento muito fraco (50,00%) e brinquedos e materiais existentes na habitação muito fraco (100,00%). Portanto, a maioria das crianças (73,33%) vivia em lares com baixas affordances motoras, com média de 8,47 (±1,72) pontos no escore padronizado total do AHEMD. A maioria das crianças apresentou desempenho cognitivo extremamente baixo (96,67%). Como produto da pesquisa, foi elaborado um guia destinado aos pais e familiares com orientações sobre estimulação e ampliação de affordances no ambiente domiciliar a fim de que as crianças alcancem o máximo de seus potenciais. Logo, concluiu-se que a maioria das crianças com microcefalia era de famílias com vulnerabilidade socioeconômica, apresentou poucas oportunidades de estimulação motora em seus lares e severo comprometimento cognitivo. Ademais, sugeriu-se a promoção de um ambiente domiciliar rico em affordances motoras, uma vez que um ambiente estimulante parece favorecer o desenvolvimento infantil das crianças.Dissertação Análise do monitoramento externo da qualidade dos exames de citologia cérvico-vaginais no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-01) Lima, Andréa dos Santos; Gondim, Grácia Maria de Miranda; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; 39116123468; http://lattes.cnpq.br/8361045312016183; Coelho, Ardigleusa Alves; Silva, Flávio César Bezerra da; Rosendo, Tatyana Maria Silva de SouzaO câncer do colo do útero representa uma questão de grande relevância para profissionais e gestores da saúde, sendo a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) uma das principais causas de seu desenvolvimento. Trata-se do quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Mundo. Porém, atualmente, esse tipo de câncer é considerado passível de erradicação, por meio da vacinação contra os tipos de HPV oncogênicos mais prevalentes e do rastreamento e tratamento das lesões precursoras. Este estudo transversal, com abordagem quantitativa e qualitativa, tem como objetivo analisar a adequação do fluxo do Monitoramento Externo da Qualidade (MEQ) dos exames de citologia cérvico-vaginais realizados na Rede de Laboratórios Tipo I integrantes do processo de rastreamento do câncer de colo de útero no Rio Grande do Norte. A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatologia (LAPAT-RN), integrante da rede de serviços da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Os dados dos resultados emitidos pelos 26 Laboratórios Tipo I foram obtidos nos Sistemas de Informações em Saúde do Ministério da Saúde e no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, organizados em planilhas Excel para análise. Além disso, os resultados do MEQ, emitidos pelo LAPAT-RN, foram coletados no sistema de gestão TargetWeb. Como resultado, a análise dos indicadores foi fundamental para a elaboração do fluxograma analisador do MEQ dos exames de citologia cérvico-vaginais dentro do LAPAT-RN. Quesitos como temporalidade, capacidade técnica e processos de educação permanente foram apontados como essenciais para a organização e melhoria dos resultados. Essa sistematização culminou na produção do Guia Prático do LAPATRN, um Produto Técnico-Tecnológico, do tipo material educativo, que contribuirá para a instituição e para os profissionais de saúde envolvidos na atenção à saúde da mulher. Esse guia impactará diretamente a qualidade do cuidado prestado, auxiliará profissionais das áreas de gestão, monitoramento e avaliação e contribuirá para o ensino e a produção técnico-científica. Além de auxiliar para o aprimoramento dos processos de trabalho voltados para a prevenção precoce do câncer de colo de útero.Artigo Analysis of the effects of the age-period-birth cohort on cervical cancer mortality in the Brazilian Northeast(Plos One, 2020) Souza, Dyego Leandro Bezerra de; Meira, Karina Cardoso; Silva, Glauber Weder dos Santos; Santos, Juliano dos; Guimarães, Raphael Mendonça; Ribeiro, Gilcilene Pretta Cani; Dantas, Eder Samuel Oliveira; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; Jomar, Rafael Tavares; Simões, Taynãna Cesar; https://orcid.org/0000-0001-8426-3120Cervical cancer (CC) is a public health problem with a high disease burden and mortality in developing countries. In Brazil, areas with low human development index have the highest incidence rates of Brazil and upward temporal trend for this disease. The Northeast region has the second highest incidence of cervical cancer (20.47 new cases / 100,000 women). In this region, the mortality rates are similar to rates in countries that do not have a health system with a universal access screening program, as in Brazil. Thus, this study aimed to analyze the effects of age, period and birth cohorts on mortality from cervical cancer in the Northeast region of Brazil. Estimable functions predicted the effects of age, period and birth cohort. The average mortality rate was 10.35 deaths per 100,000 women during the period analyzed (1980–2014). The highest mortality rate per 100,000 women was observed in Maranhão (24.39 deaths), and the lowest mortality rate was observed in Bahia (11.24 deaths). According to the period effects, only the state of Rio Grande do Norte showed a reduction in mortality risk in the five years of the 2000s. There was a reduction in mortality risk for birth cohorts of women after the 1950s, except in Maranhão State, which showed an increasing trend in mortality risk for younger generations. We found that the high rates of cervical cancer mortality in the states of northeastern Brazil remain constant over time. Even after an increase in access to health services in the 2000s, associated with increased access to the cancer care network, which includes early detection (Pap Test), cervical cancer treatment and palliative care. However, it is important to note that the decreased risk of death and the mortality rates from CC among women born after the 1960s may be correlated with increased screening coverage, as well as increased access to health services for cancer treatment observed in younger womenDissertação Capacitação para profissionais de enfermagem quanto ao manejo clínico de feridas de difícil cicatrização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-15) Ferraz, Julianny Barreto; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; Rocha, Bianca Nunes Guedes do Amaral; https://orcid.org/0000-0002-0785-3423; http://lattes.cnpq.br/6954933298962832; https://orcid.org/0000-0003-4305-0959; http://lattes.cnpq.br/7233621993102424; Cavalcante, Elisangela Franco de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Moura, Ana Beatriz de Almeida MedeirosIntrodução: a avaliação de pessoas com feridas crônicas, hoje denominadas de “complexas” ou “de difícil cicatrização”, requer um olhar criterioso dos profissionais de saúde, especialmente da enfermagem, no intuito de minimizar as repercussões. Para isso, torna-se fundamental utilizar estratégias educativas e problematizadoras, que favoreçam o manejo seguro e eficaz dos diversos tipos de feridas. Enfermeiros e técnicos em enfermagem relatam ter conhecimento superficial sobre o tema, o que implica em processos de cicatrização mais demorados, ônus financeiro, menor rotatividade de leitos e risco maior de infecção. Objetivo: Desenvolver um curso de capacitação para os profissionais de enfermagem quanto ao manejo clínico de feridas de difícil cicatrização. Percurso metodológico: trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de campo, realizada no Hospital Universitário Onofre Lopes, em 2022, entre os meses de junho e outubro. A população do estudo foi composta pelos enfermeiros e técnicos em enfermagem que assistem às pessoas com feridas nas unidades de internação. A coleta de dados se deu a partir de grupos focais permeados pelas etapas do Arco de Maguerez. Os dados foram analisados a partir dos preceitos da análise de conteúdo, na modalidade temática, proposta por Laurence Bardin. Resultados: 13 profissionais de enfermagem participaram do presente estudo, sendo estes, predominantemente, mulheres, técnicas em enfermagem, que trabalham no turno diurno e que possuem entre 30 e 35 anos. Foram apresentados dois capítulos: 1) O manejo clínico de feridas de difícil cicatrização pelos profissionais de enfermagem; 2) Proposta de plano de curso para manejo clínico de feridas de difícil cicatrização. No primeiro capítulo, evidenciou-se que a educação permanente fragmentada, o desconhecimento acerca dos insumos e seu uso adequado, o dimensionamento de pessoal reduzido aliado a uma gestão não participativa são fatores dificultadores para a fluidez no manejo das pessoas com feridas. Nesse contexto, os participantes reconheceram a necessidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, a fim de melhorar a qualidade da assistência ofertada. No segundo capítulo, foi elaborada uma proposta de plano de curso para profissionais que manejam as feridas de difícil cicatrização, com o objetivo de fomentar a aquisição de competências e habilidades necessárias para o cuidado de pessoas com feridas. Conclusão: evidenciaram-se, com o presente estudo, diversas fragilidades no processo de manejo de feridas de difícil cicatrização. Espera-se, com os resultados encontrados e com o desenvolvimento do curso de capacitação, produto desta pesquisa, transformar o cenário de atuação dos profissionais, proporcionar a pessoa com ferida um cuidado mais qualificado, a um custo mais efetivo e em menor tempo.postGraduateThesis.type.badge Classificação de Robson na redução das taxas de cesariana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-05-28) Petrônio, Carlla Cilene Alves Dantas; Santos, Flávia Andréia Pereira Soares dos; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; Araújo, Verbena Santos deA taxa de cesariana crescente é um fato observado no mundo e também no Brasil, onde alcança patamares em torno de 50%. Esta realidade foi igualmente encontrada no Hospital Universitário Ana Bezerra. Sabe-se que a Organização Mundial de Saúde recomenda percentual entre 10 a 15%. Visto isso, ressalta-se a Classificação de Robson como instrumento padrão a ser utilizado, pois é capaz de avaliar, monitorar e comparar este indicador bem como permite a análise das práticas e favorece construção de metas com índices aceitáveis de cesarianas. Assim sendo, este trabalho de intervenção teve o objetivo de implantar a Classificação de Robson neste serviço com vistas ao monitoramento e redução das taxas de cesarianas nos grupos 1 e 3. Nesta perspectiva foram utilizadas estratégias metodológicas a saber: sensibilização dos gestores e equipe assistencial envolvidos na assistência ao parto e nascimento; Elaboração de ferramenta informatizada com vistas à consolidação e monitoramento dos dados e classificação das parturientes em um dos dez grupos de Robson; capacitação com explanação das evidencias científicas referente ao tema proposto bem como treinamento na ferramenta a ser implantada no serviço; elaboração e validação de um manual de orientação sobre a utilização do instrumento.A implantação da Classificação de Robson despertou na equipe multiprofissional reflexão sobre a relevância desta ferramenta nos serviços de saúde considerando a possibilidade, análise e monitoramento das taxas de cesariana.Tese Compreendendo o cuidado da mãe à criança com síndrome congênita pelo zika vírus no contexto familiar(2019-12-16) Teixeira, Gracimary Alves; Enders, Bertha Cruz; ; ; Coura, Alexsandro Silva; ; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; ; Sousa, Francisca Georgina Macedo de; ; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de;A Síndrome Congênita pelo Zika Vírus é um conjunto de anomalias cerebrais congênitas em crianças nascidas de mães infectadas pelo vírus na gestação, podendo se manifestar por microcefalia, retardo no desenvolvimento cognitivo, motor e fala, paralisia cerebral, epilepsia, irritabilidade, disfagia, e alterações na visão e audição. O cuidado da família deve ser voltada para o desenvolvimento da criança por meio da estimulação precoce e do atendimento das necessidades resultantes do comprometimento neurológico sofrido. Conhecer o cuidado realizado pela família no domicilio é importante para o enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família que atua no ambiente domiciliar e para a construção de um modelo explicativo que possa guiar essa assistência. O objetivo do estudo foi compreender o processo de cuidado da família à criança com Síndrome Congênita pelo Zika Vírus. Realizou-se uma investigação de abordagem qualitativa e analítica, segundo a Teoria Fundamentada nos Dados de Strauss e Corbin e referencial teórico/filosófico de Leonardo Boff e da Teoria Adaptativa de Callista Roy. O estudo foi realizado no Centro de Reabilitação Infantil do município de Natal-RN, Brasil, com 19 participantes que compuseram quatro grupos amostrais: doze mães, três pais, duas fisioterapeutas e duas enfermeiras. Foram realizadas entrevistas abertas nos domicílios ou no serviço, no período de abril a outubro, 2018, e os dados coletados foram analisados pelo método de comparação constante. Na análise de dados utilizou-se o software atlas ti, versão 8.0, e os procedimentos de codificação aberta, axial e seletiva para formação de um modelo teórico com as categorias/componentes de ações-interações, condições e consequências do fenômeno. O modelo teórico explicativo foi elaborado com a categoria central emergida,―Compreendendo o cuidado da mãe à criança com síndrome congênita pelo Zika vírus no seu contexto familiar‖ e cinco categorias relacionadas: ―Revelando o cuidado da família centrado na mãe‖; ―Identificando a vinculação materna que determina o cuidado‖; ―Identificando os fatores que dificultam o cuidado da mãe‖; ―Reconhecendo a evolução da criança com Síndrome Congênita pelo Zika Vírus diante do cuidado de estimulação precoce‖; e ―Reconhecendo prejuízos em virtude da ausência do estímulo precoce à criança com Síndrome Congênita pelo Zika Vírus‖. O modelo indica que o cuidado da criança centrado na mãe no contexto familiar causa sobrecarga e exaustão materna em função da atenção constante exigida pela criança, o isolamento ao realizar as ações, e as dificuldades na realização da estimulação precoce. A mãe realiza o cuidado com amor e dedicação, mas depara a necessidade de responsabilidade compartilhada com os membros da família. O modelo orienta para o fortalecimento da rede de apoio à mãe no cuidado dessas crianças como prioridade e para o envolvimento dos membros da família no cuidado às necessidades da criança e na estimulação precoce. O estudo subsidia a qualificação profissional da equipe da Estratégia Saúde da Família no cuidado à criança com a Síndrome, constituindo, assim, uma contribuição para o desenvolvimento do conhecimento da ciência, do cuidado em saúde e da enfermagem.Dissertação Concepções de policiais militares sobre cuidados com a saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-19) Bezerra, Adriana Karla de Oliveira Ferreira; Brito, Rosineide Santana de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794971P8&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/1626397353277401; Pontes, Cleide Maria; ; http://lattes.cnpq.br/6187315012848657; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770171J6&dataRevisao=null; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; Fontes, Wilma Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/0984148113725984A ausência de cuidados do homem com a saúde representa um fenômeno significativo, pois contribui para o aumento da morbidade e mortalidade masculina por causas evitáveis. Essa realidade torna-se mais relevante quando se trata do policial militar, devido às peculiaridades do seu processo de trabalho. Visto isso, considera-se que os cuidados de saúde adotados por policiais militares atrelam-se ao entendimento de que possuem sobre os agravos à saúde, o qual perpassa por concepções de gênero e da profissão. Isso levou ao seguinte questionamento: Como o policial militar concebe os cuidados com a saúde. Objetivou-se analisar concepções de policiais militares sobre cuidados com a saúde. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido junto a um Batalhão Militar do Comando de Policiamento de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. A coleta de dados foi realizada no período de junho a julho de 2013. Essa etapa foi antecedida pela anuência do Comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, sob a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o CAAE nº 15449713.7.0000.5537, e autorização formal dos entrevistados mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), atendendo às exigências da Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde, no que se refere à pesquisa com seres humanos. Participaram do estudo 21 policiais militares, do sexo masculino, que trabalhavam no policiamento ostensivo, não estavam de licença médica e apresentaram condições psicológicas e/ou físicas favoráveis para responder aos questionamentos. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada mediante um roteiro constituído de duas partes: a primeira com questões sociodemográficas com vistas à caracterização dos participantes da pesquisa e a segunda com duas questões norteadoras relativas ao objeto de estudo. Os depoimentos foram tratados conforme o método de análise de conteúdo na modalidade de análise temática segundo Bardin. Desse processo, emergiram três categorias: hábitos de vida de policiais militares, repercussão do trabalho na saúde de policiais militares e atitudes de policiais militares em frente dos problemas de saúde. A análise dos dados foi subsidiada pelo referencial teórico do Modelo de Crenças em Saúde (Health Belief Model), de acordo com as variáveis vulnerabilidade e barreiras . Para respaldar a discussão dos resultados, buscou-se na literatura conhecimentos acerca da saúde do homem e do policial militar. Os resultados apontaram que os entrevistados procuram cuidar da saúde com práticas de exercícios físicos, alimentos saudáveis e preservação do sono. No entanto, vivenciam dores de coluna, ganho de peso, dificuldades para dormir, estresse e sofrimento psicológico. Diante disso, eles buscam apoio quando acometidos por agravos à saúde e reconhecem a necessidade de medidas de segurança durante o serviço. Portanto, notam a sua condição de vulnerabilidade em decorrência de seu ofício, porém enfrentam dificuldades na adoção de práticas preventivas de agravos a saúde. Mediante os resultados, faz-se necessário que o enfermeiro atuante junto a este público elabore, implemente e acompanhe estratégias de atenção a sua saúdeDissertação Construção de ferramenta para atendimento de auriculoterapia em pessoas idosas na atenção primária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-18) Oliveira, Jordana Felicio de; Silva, Flávio César Bezerra da; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; https://orcid.org/0000-0003-0572-6823; http://lattes.cnpq.br/2365641113875246; https://orcid.org/0009-0009-3283-8397; http://lattes.cnpq.br/9605389742354827; Rocha, Bianca Nunes Guedes do Amaral; Araújo, Verbena SantosIntrodução: O processo de envelhecimento humano resulta em perdas nos campos biológico, psicológico, funcional e social, conferindo vulnerabilidade ao idoso em relação a doenças e agravos à saúde, com impacto direto em sua qualidade de vida. Nesse contexto, as práticas integrativas e complementares em saúde surgem como uma abordagem terapêutica promissora. Entre elas, destaca-se a auriculoterapia, uma modalidade da medicina tradicional chinesa que visa à regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio da estimulação de pontos energéticos no pavilhão auricular. Ela apresenta bons prognósticos na redução de dores crônicas, bem como melhorias no campo da saúde mental. Sua incorporação na atenção primária tem potencial para fortalecer a promoção da saúde e o autocuidado, especialmente entre idosos que fazem uso prolongado de múltiplos medicamentos. Objetivo: Construir um procedimento operacional padrão para a aplicação da auriculoterapia em idosos no contexto da atenção primária. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa estruturada em três etapas principais: revisão integrativa da literatura, que reuniu e analisou evidências científicas sobre a eficácia da auriculoterapia no manejo de condições comuns em idosos; construção do Procedimento Operacional Padrão como produto tecnológico, a partir das informações obtidas na revisão; realização de Grupo Focal constituído por sete especialistas em auriculoterapia que atuam em Unidades Básicas de Saúde, tendo acontecido em dois encontros presenciais, com vistas a identificar possíveis lacunas no produto e com isso refinar o instrumento. Para analisar os dados coletados no grupo, foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin. Previamente ao desenvolvimento da Pesquisa, houve Parecer favorável do Comitê de ética da UFRN mediante número 6.994.208, em conformidade com as diretrizes da Resolução nº 466/ 2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: A revisão analisou 14 estudos publicados entre 2018 e 2023, destacando benefícios significativos da auriculoterapia na redução de dores musculoesqueléticas crônicas, alívio de sintomas emocionais, controle glicêmico e pressórico. O produto em princípio foi desenvolvido de forma prática e didática, com mapas auriculares e instruções detalhadas para cada etapa do atendimento, tornando-se uma ferramenta acessível para a capacitação de equipes de saúde e para a promoção de um cuidado integral. Após o grupo focal, foram incorporadas adaptações essenciais ao protocolo, incluindo o tabagismo como condição comum em idosos, ajustes nos pontos auriculares baseados na experiência prática, a integração das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (aromaterapia e musicoterapia) e o aprimoramento do material didático para melhor aplicação na atenção primária. Considerações Finais: O instrumento produzido reforça o protagonismo do idoso em seu autocuidado, por meio de orientações para estímulo domiciliar dos pontos auriculares entre as sessões. Assim, entende-se que a auriculoterapia, aplicada de forma estruturada e padronizada, contribuirá para humanizar a atenção à saúde, ampliar o acesso a práticas complementares no sistema único de saúde e promover maior qualidade de vida para a população idosa, com impacto positivo na integralidade da atenção e na gestão de custos na saúde pública. O estudo apresentou como limitações a heterogeneidade dos achados na literatura, o que dificultou a uniformização dos protocolos e a comparação direta entre diferentes abordagens da auriculoterapia em idosos.Tese Construção de um ambiente virtual de aprendizagem para aplicação do processo de enfermagem baseado na Nanda International, NOC, NIC e CIPE®(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-01-30) Melo, Erik Cristóvão Araújo de; Enders, Bertha Cruz; ; http://lattes.cnpq.br/7658846319631166; ; http://lattes.cnpq.br/3575730318035561; Lira, Ana Luisa Brandão de Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/4545130167501174; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; ; http://lattes.cnpq.br/6954933298962832; Nóbrega, Maria Miriam Lima da; ; http://lattes.cnpq.br/5234341422159267; Basto, Marta Lima;Este estudo objetivou construir um ambiente virtual de aprendizagem para aplicação do Processo de Enfermagem baseado na NANDA-I, NOC, NIC e CIPE® . Diante de problemas relacionados à aprendizagem do processo de enfermagem e das classificações, urge a necessidade da construção de recursos pedagógicos inovadores que modifiquem a relação entre alunos e professores. A metodologia utilizada fundamentou-se nas etapas concepção, elaboração, construção e transição, do processo de desenvolvimento de software Rational Unifield Process. A equipe envolvida no desenvolvimento deste ambiente foi composta por pesquisadores e estudantes do Grupo de Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem e do curso de Engenharia de Software da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com a participação das Escolas Superiores de Enfermagem de Lisboa e do Porto, Portugal. Na concepção, ocorreu a comunicação entre os pesquisadores para definição das funções, recursos e ferramentas para o processo de construção. Na elaboração, refinou-se o planejamento e ocorreu a modelagem, que resultou na criação de um diagrama e de desenhos de arquitetura que especificaram as características e as funcionalidades do software. Já na construção, realizou-se o desenvolvimento, testes unitários e integrados dos componentes das interfaces dos módulos e áreas (administrador, docente, discente e construção do PE). Em seguida foi realizada a etapa de transição, que mostrou o sistema completo e em funcionamento, bem como o treinamento e utilização pelos pesquisadores com o seu emprego na prática. Conclui-se que este estudo possibilitou o planejamento e a construção de uma tecnologia educacional, e espera-se que a sua implementação desencadeie uma mudança substancial no aprendizado do processo de enfermagem e das classificações, com o aluno sendo agente ativo do processo de aprendizagem. Posteriormente, será realizada uma avaliação do desempenho funcional, que possibilitará o incremento do software, com uma realimentação, correção de defeitos e mudanças necessárias. Acredita-se que com o incremento do software após as avaliações, esta ferramenta cresça ainda mais e ajude a inserir esta metodologia e linguagem de vez no âmbito das instituições de ensino e de saúde, promovendo a mudança paradigmática tão almejada pela enfermagem.Artigo Construção de um modelo teórico sobre o cuidar da pessoa com tuberculose na perspectiva da Grounded theory(Revista Pesquisa Qualitativa, 2019) Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; Silva, Denise Maria Guerreiro Vieira da; Teixeira, Gracimary Alves; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; Silva, Flavio Cesar Bezerra da; http://orcid.org/0000-0002-3578-0153A Grounded theory possibilita a construção de uma teoria substantiva, abstraindo dados de casos a conceitos, convertendo-os num conjunto de afirmações que elucidam os acontecimentos. Este artigo objetiva descrever a elaboração de modelo teórico sobre o processo de cuidado à pessoa com tuberculose a partir dos pressupostos metodológicos da Grounded theory, segundo Anselm Strauss e Juliet Corbin. O número de participantes deu-se pela amostragem e saturação teórica, originando quatro grupos amostrais, por meio de questionamentos e análise comparativa dos dados. A coleta e análise ocorreram simultaneamente. Na codificação, teve-se: codificação aberta; codificação axial, regrupando conceitos em torno de assunto comum, originou-se as categorias e subcategorias; e com o refinamento e integração das categorias, chegou-se à codificação seletiva, e construção do modelo teórico. O modelo teórico elaborado constitui uma representação do fenômeno “cuidando da pessoa com tuberculose na atenção básica de saúde”. Configuram-se, neste modelo, as categorias referentes às condições causais, às interventoras, às contextuais, às ações/interações e às consequências deste fenômenoDissertação Construção de um plano de ação para implantação do acampamento coletivo do crescimento e desenvolvimento infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-31) Batista, Josemária de Medeiros; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; Melo, Lygia Maria de Figueiredo; 41313879487; http://lattes.cnpq.br/3580862965931971; http://lattes.cnpq.br/6954933298962832; http://lattes.cnpq.br/6693495382612396; Gondim, Grácia Maria de Miranda; Araújo, Mércio Gabriel de; http://lattes.cnpq.br/6565650033989601No Brasil, o direito universal à saúde foi garantido constitucionalmente em 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde. Vários esforços foram tomados para a melhoria dos indicadores de saúde da criança, porém, apesar da redução significativa nas taxas de mortalidade infantil, outros agravos vêm ganhando espaço neste cenário como a prevalência da obesidade infantil, óbitos evitáveis por causas externas, além de agravos relacionados às más condições de vida, sendo imprescindível reorganizar as ações de saúde para este público, baseadas na integralidade do cuidado. Objetiva-se construir um plano de ação para implantação do acompanhamento coletivo do crescimento e desenvolvimento infantil.Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido por meio da pesquisa-ação, à luz da proposta de Thiollent. O estudo foi desenvolvido com os profissionais da Estratégia de Saúde da Família, lotados na Unidade de Saúde da Família Maria Fausta de Medeiros Dantas, localizada no Município de São José do Seridó/RN, totalizando 13 sujeitos. A construção do plano de ação foi realizada coletivamente a partir das rodas de conversas em quatro seminários realizados. Os dados foram coletados através da gravação do áudio e analisadas utilizando o software ATLAS.ti® web, originando quatro categorias de análise: a)O que pensamos; b) Como fazemos e o que queremos; c) Potencialidades do acompanhamento coletivo do crescimento e desenvolvimento infantil; d) Dificuldades para a implantação do acompanhamento coletivo do crescimento e desenvolvimento. De maneira geral, as narrativas apontam para o a importância da realização de atividades coletivas e de desenvolver trabalhos com grupos. Em contrapartida evidencia-se o desconhecimento sobre integralidade, trabalho em equipe, acompanhamento do crescimento infantil, além de um cuidado fragmentado e excessivamente especializado, apontando para a necessidade de educação permanente. Como produto técnico elaborou-se um plano de ação para a implantação do acompanhamento coletivo do crescimento e desenvolvimento para crianças de 0 a 6 meses de vida. A partir das reflexões provenientes deste estudo, espera-se contribuir para efetivar a assistência integral à saúde da criança e ampliar o processo de ensino-aprendizagem, rompendo com a fragmentação e a especificidade excessiva dos saberes, garantindo assim, um crescimento e desenvolvimento adequados para esta faixa etária.Dissertação Construção de uma ferramenta de monitoramento do preenchimento e da utilização do partograma em um hospital universitário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-31) Marques, Edson Mendes; Costa, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim; https://orcid.org/0000-0001-7842-7117; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111; https://orcid.org/0000-0002-3480-6630; http://lattes.cnpq.br/8641975880232735; Sousa, Carla Suellen Pires de; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; https://orcid.org/0000-0002-0785-3423; http://lattes.cnpq.br/6954933298962832Introdução: O partograma é um instrumento norteador para tomada de decisões na assistência obstétrica, sendo utilizado no acompanhamento do trabalho de parto, reduzindo as intervenções desnecessárias e melhorando a qualidade da assistência ao parto e nascimento. Ao que se percebe, esse instrumento em alguns serviços não é utilizado de maneira adequada, o que pode comprometer a excelência da assistência ao binômio: mãe e filho. Objetivo: Construir coletivamente uma ferramenta de monitoramento do preenchimento e da utilização do partograma em um hospital universitário. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa, utilizando como metodologia a Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) nas suas quatro fases. Na primeira, a concepção foi realizado uma revisão integrativa e a construção de pergunta de pesquisa; a instrumentação teve como base a descrição do local de estudo e participantes; a fase de perscrutação foi desenvolvida a partir de uma pesquisa junto aos profissionais que atuam na assistência ao parto, por meio de um instrumento/formulário (Google forms) com perguntas abertas e fechadas, emitido por correio eletrônico e um segundo momento, com a formação do grupo de convergência na forma remota, que construiu coletivamente a ferramenta de monitoramento do preenchimento e da utilização do partograma; e a quarta fase que compreendeu: análise, discussão detalhada dos dados das entrevistas. Resultados: Ao final deste estudo obteve-se a produção de uma revisão integrativa de literatura e a construção da Ferramenta de Monitoramento do Preenchimento e da Utilização do Partograma como produto, além do seu fluxograma. Considerações Finais: O processo de construção da ferramenta, fez emergir observações e reflexões entre os participantes, sobre os processos assistenciais do serviço, com destaque para as dificuldades de implantação e processos de melhoria com vistas ao partograma. O estudo contribuiu para completar um espaço existente no serviço e possibilitará a inserção da ferramenta nos sistemas eletrônicos existentes na instituição e futuramente no prontuário eletrônico. A ferramenta é constituída por dispositivos de cunho gerencial, que vai auxiliar na elaboração de mecanismos de controle interno, visando o aperfeiçoamento dos indicadores fornecidos por esta ferramenta, que quando implantada, terá papel importante no planejamento da gestão.Tese Construção e validação de Escala de Qualidade da Assistência Hospitalar no Puerpério (EQUAP)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-22) Rodrigues, Wilma Ferreira Guedes; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; Dantas, Daniele Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; ; http://lattes.cnpq.br/6954933298962832; ; http://lattes.cnpq.br/4974595817934197; Silva, Flávio César Bezerra da; ; http://lattes.cnpq.br/2365641113875246; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; ; http://lattes.cnpq.br/8320620928250775; Souza, Nilba Lima de; ; http://lattes.cnpq.br/3552543432083948; Santos, Sérgio Ribeiro dos; ; http://lattes.cnpq.br/2057116013573850; Dantas, Stelio Henrique Martim;Introdução: o puerpério é um período de transformações físicas e mentais com início após o parto e término quando se encerra a amamentação. Esse processo de involução à condição prégravídica pode ocasionar complicações mais severas e evoluir para o óbito, todavia, 92% dos casos das mortes maternas nessa fase são evitáveis, principalmente em nível hospitalar, quando relacionadas a quadros de hemorragias, infecção puerperal e hipertensão. Nesse contexto, a avaliação da qualidade da assistência hospitalar puerperal é algo fundamental para o monitoramento de possíveis complicações. No entanto, o indicador que avalia esse tipo de assistência não comtempla as intercorrências passíveis de complicações, tão pouco as causas específicas relacionada aos óbitos maternos. Objetivo: construir e validar uma escala para a avaliação da qualidade da assistência hospitalar no puerpério. Método. Estudo metodológico desenvolvido em duas etapas: fundamentação teórica e análise teórica. Na etapa de fundamentação teórica, foram desenvolvidos um instrumento fundamentado na Teoria Geral dos Sistemas, proposta por Adevis Donabedian, e uma revisão de escopo que permitiu a construção dos itens do instrumento a partir das definições constitutivas, operacionais e comportamentais. A segunda etapa iniciou-se pela avaliação de juízes experts na área. Eles concordaram ou discordaram dos itens a partir dos seguintes critérios: objetividade; simplicidade; clareza; relevância; precisão e variedade. A inclusão dos juízes especialistas foi baseada nos seguintes critérios: ter publicado e pesquisado sobre o tema e ser perito na construção de instrumento. Foram excluídos aqueles que apresentaram respostas incorretas ou incompletas. Para avaliar o nível de concordância entre os juízes sobre determinado item, utilizaram-se o Índice de Validade de Conteúdo e o Índice Kappa. O critério de pertinência do estudo foram o IVC>0,80 e o Kappa>0,61. A amostra foi formada por dez juízes. Além disso, o instrumento foi submetido a uma correção léxica e gramatical a fim de propiciar a adaptação deste para outra linguagem. Após a análise léxica e gramatical e a validação dos juízes especialistas, foi realizada a avaliação de puérperas (população-alvo). Estas concordaram ou discordaram dos itens a partir dos seguintes critérios: A (de fácil entendimento), B (de médio entendimento) e C (não entendi o item). Essa etapa possibilitou a avaliação pelo menor estrato cognitivo da população-alvo. Foram selecionadas, por conveniência e de forma aleatória, dez puérperas internadas na Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, no município de Santa Rita, Paraíba. Os critérios de inclusão das mulheres foram: ter idade acima de 18 anos, saber ler e escrever e estar no puerpério. Elencaram-se como critérios de exclusão: complicação puerperal, alguma contraindicação médica e/ou com suspeita de COVID-19. Nessa etapa, também foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo e o Índice Kappa. O critério de pertinência foi IVC>0,80 e Kappa>0,61. O instrumento passou por uma segunda avaliação dos juízes especialistas para validar a versão final do instrumento. O método escolhido para a construção e validação teórica desse instrumento de avaliação seguiu as recomendações de Pasquali. Ressalta-se que este estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em conformidade com a Resolução nº 466/2012, e obteve parecer favorável sob CAAE de número 18967519.6.0000.5176. Resultados: ao final dessa etapa, oito itens foram retirados do instrumento, 11 foram unificados e três tiveram a redação modificada. Realizada a correção léxica e gramatical, a escala foi submetida à análise do público-alvo, apresentou IVC ≥ 0,9 em todos os itens, exceto os itens 16, 24, 34, 37, 38, que apresentaram IVC<80, foram reformulados e não foram retirados. Por fim, uma segunda rodada foi efetuada com a participação de juízes e a escala obteve um IVC ≥0,9 em todos os itens. Apresenta-se a escala para avaliar a qualidade da assistência hospitalar prestada no puerpério com validade teórica, média do IVC = 0,99, com 49 itens no total, sendo 17 na dimensão estrutura, 23 na dimensão processo e nove na dimensão de resultado. Concluise que a escala para avaliar a qualidade da assistência hospitalar prestada no puerpério possui validade teórica.Dissertação Construção e validação de um formulário de contrarreferência para mulheres com sífilis gestacional atendidas em maternidade pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-25) Medeiros, Luan Nogueira Bezerra de; Galvão, Ana Cristina Araújo de Andrade; http://lattes.cnpq.br/9269137789041857; http://lattes.cnpq.br/5454201882155914; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; http://lattes.cnpq.br/6954933298962832; Melo, Mônica Cecília Pimentel de; http://lattes.cnpq.br/3572002525237773A sífilis é um problema de saúde pública em todo o mundo, principalmente tratando-se de sífilis gestacional que pode levar a desfechos negativos tais como: aborto, óbito fetal intrauterino, prematuridade e entre outros. No entanto, existem falhas na contrarreferência das mulheres com sífilis das maternidades para a Atenção Básica. Este estudo objetivou construir e validar um formulário de contrarreferência para mulheres com sífilis gestacional atendidas na maternidade pública. Trata-se de um estudo metodológico. Para o alcance do objetivo proposto realizou-se uma pesquisa de campo na maternidade regional de risco habitual da região metropolitana do Estado do Rio grande do Norte, uma revisão integrativa para embasar a construção do formulário; e por fim, a validação do instrumento com a Técnica Delphi através do consenso de juízes, onde adotou-se Índice de Validade de Conteúdo com valor igual ou maior que 78%. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte mediante parecer de número 4.579.331 e Certificado de Apresentação de Apreciação Ética de número 43346321.5.0000.5537. Os dados foram analisados conforme a natureza de cada estudo e organizados em tabelas, quadros e de forma descritiva. Os resultados da pesquisa de campo apresentaram um cenário em que o rastreamento da sífilis é realizado na maternidade, no entanto existem falhas no manejo da doença durante o internamento da mulher na instituição. Outro achado nessa mesma pesquisa é que não existe um instrumento específico para a contrarreferência dos casos de sífilis gestacional. A revisão integrativa compilou um aporte de 15 artigos científicos que embasaram a construção do formulário preliminar. Este instrumento passou pela validação de 16 juízes, mantendo em sua forma estrutural um título e sete itens que registram informações necessárias sobre sífilis gestacional na maternidade para o seguimento da mulher para a Atenção Básica. O instrumento foi validado em uma única rodada com Técnica Delphi com Índice de Validade de Conteúdo geral de 0,99% pelos critérios de avaliação da clareza, relevância, pertinência e abrangência. Esse instrumento foi apresentado como produto tecnológico ao Programa de Pós-graduação em Saúde e Sociedade da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para conclusão do Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação. Por fim, o formulário poderá contribuir com o processo de contrarreferência dos casos de sífilis gestacional em mulheres da maternidade para a Atenção Básica, permitindo acesso a informações cruciais para o seguimento entre os serviços e um tratamento adequado.Tese Construindo a identidade paterna mediada pelo amor ao filho prematuro no Método Canguru(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-19) Lopes, Thais Rosental Gabriel; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; https://orcid.org/0000-0002-0785-3423; http://lattes.cnpq.br/6954933298962832; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; https://orcid.org/0000-0002-8648-811X; http://lattes.cnpq.br/9242337504601387; Silva, Flávio Cesar Bezerra da; Silva, Glauber Weder dos Santos; Melo, Mônica Cecília Pimentel de; Araújo, Verbena SantosIntrodução: A construção da identidade paterna é um processo transacional e requer o envolvimento do homem no contexto dos cuidados neonatais, quando ocorre de forma inesperada o parto prematuro do filho. Isto envolve aspectos subjetivos e complexos, além de novas atividades adaptativas e competências afetivas para que seja partícipe da terceira etapa proposta pelo Método Canguru. Objetivo: descrever a vivência do pai nos cuidados ao filho prematuro na terceira etapa do Método Canguru. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado na Maternidade Escola Januário Cicco, referência em cuidados neonatais, no município de Natal, Rio Grande do Norte, no período de março a julho de 2022. Participaram deste estudo sete pais que vivenciaram os cuidados ao filho prematuro na terceira etapa do Método Canguru. Para coleta dos dados utilizou-se um questionário com dados sociodemográficos e foram realizadas entrevistas abertas em profundidade, sendo elas encerradas pelo critério de saturação dos dados. As variáveis de caracterização dos participantes foram digitadas em planilha do Microsoft Office Excel e analisadas por meio de estatística descritiva (valores absolutos e relativos). As entrevistas foram gravadas, transcritas e transcriadas em documento do LibreOffice, originando o corpora para processamento e análise. Inicialmente, foi realizada leitura exploratória das entrevistas para destacar as ideias principais dos participantes e elaboração de memorandos metodológicos e substanciais. O corpora foi processado no software IRaMuTeQ, e por meio das análises lexográficas: Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude e Análise Fatorial de Correspondência por variável categórica, associadas à análise de conteúdo de Bardin. Estudo aprovado pelo CEP/UFRN, Parecer: 5.269.9903, CAEE: 52591021.9.0000.5537. Resultados: a integração das categorias permitiu emergir a categoria central: “A construção da identidade paterna mediada pelo amor ao filho prematuro no Método Canguru” a partir de quatro categorias dominantes: Categoria I (Classe 02) - A transição do cuidado vivenciada pelo pai mediada pela enfermagem; Categoria II (Classe 01 e 05) - Produzindo novos sentidos paternos a partir da rotina de cuidados com o filho e o desejo em cuidar do filho prematuro; Categoria III (Classe 03 e 04) - O Coping religioso/espiritual positivo como estratégia de enfrentamento para lidar com a prematuridade do filho; Categoria IV (Classe 06) - Sentindose pai nos cuidados ao filho no Método Canguru. Identificou-se que a construção da identidade paterna é mediada pelo amor paterno ao filho, o qual é edificado a partir do amadurecimento e senso de responsabilidade que surgem de forma substancial no período pós-parto. A vinculação precoce estabelecida com o filho prematuro, a nova rotina de cuidados iniciadas no ambiente hospitalar e estendidas para o lar familiar intermediados pela enfermagem na terceira fase do Método Canguru, além do contato contínuo mediado pelo amor e desejo de cuidar, colaboram para o enfrentamento dos obstáculos e aquisição de novas competências paternas na relação diática entre pai e filho. Assim, o amor paterno é propiciado pela intimidade estabelecida entre pai e filho na parentalidade. Considerações finais: revelou-se que a construção da identidade paterna é alicerçada nas relações estabelecidas junto ao filho à medida que adquire uma postura proativa e envolvente na redefinição das prioridades pessoais vivenciada no cuidado diário e pelo amor que sente pelo filho, na terceira etapa do Método Canguru. Considera-se que os resultados sustentam a tese de que o pai deve ser envolvido precocemente em todas as fases propostas pela assistência neonatal do Método Canguru, efetivando os cuidados após alta hospitalar. Outrossim, os profissionais de saúde envolvidos, em especial, a enfermagem deve reconhecer o papel paternal na vida da criança e nos impactos positivos para o seu crescimento e desenvolvimento, bem como fomentar o uso de estratégias positivas, como o coping religioso, na superação dos desafios da paternidade.Dissertação O cuidado compartilhado entre mães e educadoras de um centro municipal de educação infantil: uma pesquisa-ação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-20) Silva, Camila Augusta da; Monteiro, Akemi Iwata; ; http://lattes.cnpq.br/7178993125119667; ; http://lattes.cnpq.br/1146531892330893; Reichert, Altamira Pereira da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/2122053551439541; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; ; http://lattes.cnpq.br/6954933298962832; Collet, Neusa; ; http://lattes.cnpq.br/5457842204583083; Souza, Nilba Lima de; ; http://lattes.cnpq.br/3552543432083948O cuidado à criança envolve a identificação e o atendimento às necessidades de modo a oferecer-lhe atenção como pessoa em contínuo processo de crescimento e desenvolvimento. Contudo, o cuidado oferecido à criança que convive em instituição escolar está permeado por conflitos que fragilizam a relação família-escola, não sendo estimulada a articulação desses atores no que refere ao cuidar da criança. Diante dessa problemática, objetivou-se analisar a construção de um pacto do cuidar entre mães e educadoras de crianças que frequentam um Centro Municipal de Educação Infantil. Trata-se de um estudo qualitativo, tendo como método a pesquisa-ação. Envolveu doze mães e oito educadoras de uma instituição de educação infantil de Cidade Nova, no município de Natal, no período de abril a novembro de 2013. Os dados foram coletados através de entrevista grupo focal, observação participante, seminários e diário de campo. Os resultados foram analisados seguindo o direcionamento da análise temática freireana. Na etapa do diagnóstico situacional, que investigou a realidade vivenciada pelas participantes do estudo, percebeu-se que as educadoras não se sentem preparadas para lidar com aspectos de saúde-doença da criança e recusam as ações de cuidado como desempenho de suas funções, interpretada como uma atitude que ultrapassa sua competência profissional. Os pais, por sua vez, apresentaram dificuldade de entendimento e clareza da sua função e relação com a instituição e executam as ações de saúde sem associá-lo à promoção e prevenção, além de realizarem com conhecimento empírico. Vista a necessidade de mudança das ações de saúde prestadas à criança, decidiu-se conjuntamente, através de uma roda de conversa, realizar capacitações sobre higiene e limpeza, medidas caseiras no cuidado à criança e primeiros socorros. Na etapa de implementação da ação coletiva as participantes consideraram as atividades úteis no cuidado prestado à criança e perceberam a importância do cuidado compartilhado para o desenvolvimento infantil. Com o desenvolvimento das capacitações, as participantes sentiram a necessidade de sistematizar as atividades prestadas à criança nos problemas de saúde e, para tanto, foram construídos, conjuntamente, protocolos e procedimentos operacionais padrão para a formalizar as ações. Na etapa de avaliação dos encontros, constatou-se que há expectativas positivas para a continuidade do cuidado em comunhão entre pais e educadores, pois foram construídas novas percepções em relação ao cuidado da criança. Percebeu-se mudança considerável nas mães assíduas ao estudo quanto ao cuidado e interesse, no entanto tornaram-se evidentes as fragilidades no processo de trabalho do CMEI, pois emergiram a dificuldade existente nos membros que compõe a instituição de educação infantil de articular o cuidado à educação. Como principal dificuldade, elenca-se o alto índice de mães faltosas e a dificuldade de articular com outros profissionais de saúde para as atividades. Considera-se que o pacto de cuidar não foi implantado integralmente, pois partilhar cuidados sugere o encontro de pais e educadores que podem ter aspectos divergentes sobre necessidades infantis e desenvolvimento, o que requer constante negociação entre as partes. Nesse sentido, constitui-se em um processo contínuo de aperfeiçoamento entre família e instituição de educação infantilDissertação Cuidados de enfermagem à parturiente no centro obstétrico: protocolo assistencial para o trabalho de parto humanizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-24) Oliveira, Sidney Rafael Gomes de; Araújo, Verbena Santos; Rocha, Bianca Nunes Guedes do Amaral; https://orcid.org/0000-0002-3519-4744; http://lattes.cnpq.br/8966311862443854; https://orcid.org/0000-0002-3124-9496; http://lattes.cnpq.br/8670486738691359; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; https://orcid.org/0000-0002-0785-3423; http://lattes.cnpq.br/6954933298962832; Cabral, Ana Lúcia de Medeiros; Teixeira, Gracimary AlvesDar à luz é um marco único na vida da mulher e historicamente sofreu transformações com o avanço da ciência, abrindo espaço para novos olhares e desmistificando os tabus que foram construídos ao longo do tempo. No tocante ao parto natural, a mulher vem reconquistando o seu protagonismo no ato de parir. Nesse contexto, vale destacar o crescente número de violência obstétrica cometida por profissionais da saúde durante a assistência à gestante e um dos fatores de recorrência desse fenômeno está associado à falta de protocolo assistencial. Sendo a equipe de enfermagem aquela que atua diretamente no cuidado à gestante, seja no parto e/ou no pós-parto, uma alternativa para garantir o direito da mulher em trabalho de parto humanizado e seguro por esses profissionais é o desenvolvimento de Sistematização da Assistência de Enfermagem, ao qual trabalha com recursos técnico-científicos baseados em evidências clínicas na busca por melhorar a qualidade e a continuidade do cuidado ofertado às parturientes no serviço com vista a promover a segurança do paciente. Nesse sentindo, buscou-se elaborar um Protocolo Assistencial de enfermagem voltado ao trabalho de parto humanizado no centro obstétrico. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, tendo como desenho a Pesquisa Convergente Assistencial. O percurso metodológico foi composto da observação participante, seguindo da coleta de material empírico realizada a partir de entrevista individual semiestruturada com sete enfermeiros do Centro Obstétrico Hospital Maternidade Divino Amor, referente aos seus conhecimentos sobre o assunto em questão, suas necessidades, potencialidades e dificuldades, entre os meses de setembro a novembro de 2022. A análise do material empírico foi desenvolvida a partir do discurso do sujeito coletivo e subsidiou a construção do Protocolo Assistencial em conjunto com todos os enfermeiros do referido setor. Dos 07 enfermeiros que participaram deste estudo 05 eram enfermeiras assistenciais e 02 enfermeiras obstetras. A análise dos dados foi baseada em 12 questionamentos que resultaram em 07 discursos do sujeito. A partir dos achados do estudo, atendendo às exigências do Mestrado Profissional, obteve-se como produto final, protocolo de assistência ao trabalho de parto, com as ações a serem realizadas antes, durante e no pós-parto. Resultou em um instrumento consistente, seguro e que garante melhoria das práticas assistenciais dos profissionais enfermeiros, bem como a segurança da paciente, pois traduz a humanização do cuidado voltado diretamente para a mulher que pari. Concluiu-se que o presente protocolo subsidia a atuação profissional de enfermeiros em um saber científico próprio. Consolida a identidade destas profissões, favorecendo o controle do próprio trabalho e a geração de impactos positivos, como a melhoria e transformação das práticas assistenciais mais seguras.Dissertação Desenvolvimento de aplicativo Web/Mobile para identificar e orientar pessoas com indícios de ansiedade, depressão e autoestima baixa frente à Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-13) Duarte, Michell Platiny Cândido; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; https://orcid.org/0000-0002-8648-811X; http://lattes.cnpq.br/9242337504601387; http://lattes.cnpq.br/6774450525179741; Torres, Gilson de Vasconcelos; Mendes, Igor Cordeiro; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; https://orcid.org/0000-0002-0785-3423; http://lattes.cnpq.br/6954933298962832A pandemia iniciada a partir do novo coronavírus (COVID-19), foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por ser uma infecção respiratória aguda, causada por um subtipo do coronavírus. O isolamento social imposto poderia recrudescer e potencializar a solidão, a tristeza, a ansiedade e, consequentemente, afetar os padrões alimentares do sono, das manifestações religiosas, dentre outros. O uso de um aplicativo denominado APASMC.COVID-19 como tecnologia digital poderá ser efetivo na identificação e orientação de pessoas com indícios de ansiedade, estresse, depressão e autoestima baixa no contexto atual e pós pandêmico causado pela Covid-19? A motivação para o presente estudo decorre da prática profissional com a intenção de criar um aplicativo funcional para o processo de trabalho, quer no ensino, quer nas práticas dos cuidados de enfermagem, tendo como possíveis exemplos mostrar os efeitos ansiogênicos, depressivos, do estresse, da autoestima, do isolamento social, podendo assim, criar questionários para mensurar depressão, estresse percebido, autoestima baixa e avaliação de usabilidade do aplicativo, sem pretensão psicodiagnóstica. Desenvolver um aplicativo web/mobile (APASMC.Covid-19) com interface intuitiva e de fácil acesso como tecnologia de identifição e orientação de pessoas com indícios de ansiedade, depressão e autoestima baixa no contexto atual e pós pandêmico causado pela Covid-19. Trata-se de um estudo do tipo metodológico, de construção e validação de conteúdo para estruturar e analisar as evidências de validação de conteúdo e de apresentação um aplicativo web e mobile, com domínio gratuito ou pago, usando uma engine chamada Bubble.io, onde apresenta programação utilizando blocos. Essa programação consiste em Javascript, HTML, Node.js e Postgres, de acesso universal, e disponível em português: falar sobre efeitos ansiogênicos, depressivos, do estresse percebido e da autoestima a partir do isolamento social; estimular a produção textual via diário; responder questionários de depressão, estresse, autoestima e solidão, sem pretensão psicodiagnóstica; e realizar a avaliação de usabilidade do aplicativo. O processo de validação foi realizado em duas etapas. A primeiro entre oito propositores em março de 2020, em dos propositores de forma independente e remota assinalavam cada etapa do desenvolvimento do App, se concordava, discordava com alterações ou discordava, com as respectivas justificavas e então poderiam ser dadas sugestões de melhoria nas etapas do App. A segunda etapa de validação ocorreu em agosto de 2020 com usuários que acessaram o App. Considerando a orientação de Pasquali (2010), sobre o número mínimo de juízes (usuários) para avaliação do App, estes foram escolhidos por meio da técnica não probabilística por envio por email dos usuários cadastrados no acesso ao App de um instrumento de validação no formato google forms, obteve-se, assim, um total de 116 usuários. O App.APASMC.Covid-19 desenvolvido no contexto da pandemia apresentou evidencias de validade segundo avaliação dos propositores e usuários quanto ao conteúdo, apresentação e funcionalidade. Atende a recomendação da OMS e alinha-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, particularmente o Objetivo 3 - Saúde e Bem Estar e o Objetivo 15 Vida Terrestre que recomenda a humanização do contato online enquanto durar a quarentena da COVID-19. O App. APASMC.Covid 19 apresentou os requisitos básicos de evidências validade e pode ser utilizado durante e além da pandemia, podendo ser usado como plataforma para rastreamento de emoções e sentimentos, oriundos do cotidiano, em forma de conhecimento do problema, acompanhamento e orientação das pessoas afetadas. E, ainda como recurso remoto apto a ser utilizado com segurança, sigilo e confiabilidade para desenvolvimento de cursos, orientações de forma síncrona e assíncrona.Dissertação Desenvolvimento de protótipo do Serious Game sobre ensino, avaliação e manejo da dor em recém-nascidos pré-termos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Medeiros, Vanessa Gomes de Oliveira; Silva, Flávio César Bezerra da; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; https://orcid.org/0000-0002-0785-3423; http://lattes.cnpq.br/6954933298962832; https://orcid.org/0000-0003-0572-6823; http://lattes.cnpq.br/2365641113875246; https://orcid.org/0000-0001-9372-1349; http://lattes.cnpq.br/1375889660496990; Macedo, Maria Lucia Azevedo Ferreira de; Lopes, Thais Rosental Gabriel; Moreira, Rosa Maria dos SantosIntrodução: A dor no período neonatal, particularmente nos recém-nascidos pré-termos, precisa ser bem avaliada e manejada corretamente pelos profissionais de saúde visando à redução de estímulos negativos durante a permanência nas Unidades Neonatais e, consequentemente, um melhor desenvolvimento neurológico. Para isso, torna-se imprescindível a adoção e utilização diária de escalas que possam mensurar a dor nesses recém-nascidos, de forma a orientar os profissionais quanto às melhores condutas assistenciais com vistas à redução e prevenção da dor no pré-termo. Objetivo: Desenvolver e validar um protótipo de serious game sobre ensino, avaliação e manejo da dor no recém-nascido pré-termo. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica com abordagem quantitativa, com base no referencial metodológico de Pasquali. A pesquisa ocorreu em uma Maternidade Escola do Rio Grande do Norte, no ano de 2022. As fases da pesquisa foram 5 (cinco), a saber: procedimentos teóricos, empíricos e analíticos; desenvolvimento do serious game por profissionais especialistas em tecnologias de educação; avaliação de conteúdo do game por enfermeiros neonatologistas e experts em tecnologias, tendo sido utilizado a escala de Likert. A validação de conteúdo e aparência ocorreu por meio da técnica Delphi com o cálculo de Índice de Validade de Conteúdo maior que 78%. A análise de concordância de cada sugestão emitida pelos juízes na segunda rodada foi obtida pelo Índice de Conteúdo maior que 78%. Tais etapas ocorreram mediante a estratégia de revisão integrativa em bases de dados e envio do link do protótipo do game bem como do forms via e-mail para os 14 juízes participantes da etapa avaliativa. O estudo foi conduzido após aquiescência da Maternidade Escola e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN/HUOL, sob parecer nº 5559962, de acordo com os preceitos éticos da Resolução nº 466, de 2012, do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: O protótipo foi finalizado após avaliação de conteúdo por 07 enfermeiros especialistas em enfermagem neonatal, 01 docente da graduação em enfermagem e 06 especialistas em tecnologias, os quais analisaram as 29 telas do protótipo do game e propuseram sugestões de melhorias que foram ajustadas e aprovadas. Após essa avaliação por especialistas, o produto resultante deste estudo foi o “Neo-pain Game”, um serious game que envolve ensino, avaliação e manejo da dor em recém-nascidos pré-termos na UTI Neonatal por meio do uso da escala Neonatal Pain Agitation and Sedation Scale (N-PASS) para ser utilizada rotineiramente pela equipe de enfermagem neonatal. Ademais, também terá fins de instrumento de ensino-aprendizagem a estudantes de graduação e pós-graduação na área da enfermagem. Conclusão: O desenvolvimento do protótipo de serious game contribui significativamente para o manejo da dor de recém-nascidos pré-termos internados em Unidades Neonatais. Isso ocorre por tratar-se de uma tecnologia educacional inovadora que possibilita aos profissionais e estudantes um conteúdo científico atualizado, didático e com apresentação dinâmica para fins de ensino-aprendizagem e uso da escala na rotina assistencial. O protótipo também servirá como instrumento de sensibilização dos gestores e profissionais quanto à importância da utilização da escala de avaliação da dor na instituição em que foi realizada a pesquisa, podendo também ser difundido entre outras Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Saliente-se que o jogo educativo ainda será utilizado na maternidade escola em questão em uma fase subsequente à produção do protótipo, com intuito de ser testada a sua aplicabilidade junto aos profissionais e estudantes da Instituição, no intuito de ser instituído subsequentemente.Artigo Domestic maternal experience with preterm newborn children(Universidad Nacional de Colombia, 2010) Souza, Nilba Lima de; Araujo, Cristina Pinheiro Fernandes de; Costa, Íris do Céu Clara; Enders, Bertha Cruz; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; Silva, Maria de Lourdes Costa da; https://orcid.org/0000-0002-3748-370XObjetivo Explorar as vivências maternas no cuidar de um recém-nascido prematuro em casa e analisar as dificuldades na assistência materno-infantil, após a alta hospitalar dos prematuros. Métodos Estudo descritivo de natureza qualitativa com utilização do grupo focal com 24 mulheres que tiveram partos pré-termos em uma Maternidade escola, referência estadual para gestação de alto risco no nordeste brasileiro, no período junho a outubro de 2005. As mulheres retornaram ao serviço no período mínimo de 30 dias após a alta do neonato para relatar suas experiências de como cuidavam do recém-nascido prematuro em casa. Resultados Os conteúdos das entrevistas foram divididos em quatro núcleos temáticos: A alta hospitalar; o preparo da família para a alta; cuidando de um bebê prematuro no domicílio materno e, mudanças na vida impostas pelo nascimento prematuro. As maiores dificuldades apresentados pelas mães no cuidado com o filho prematuro em casa dizem respeito à alimentação e resultaram das falhas da equipe de saúde no preparo dessas famílias para os cuidados domiciliares com o prematuro. Surgiram ainda sentimentos de insegurança e medo, revelando a necessidade de uma rede de apoio com seguimento ambulatorial e de pronto atendimento para oferecer suporte às famílias de bebês prematuros após a alta. Conclusões No cuidado materno com o filho prematuro no domicílio predominaram sentimentos negativos que impuseram mudanças no cotidiano familiar, no trabalho e na própria vida social, revelando a necessidade de apoio aos pais na transição da vida hospitalar para domiciliar em situação de prematuridade
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