Navegando por Autor "Carvalho, Ladmires Luiz Gomes de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação O gênero discursivo cordel: o processo de autoria da escrita dos alunos do 9º ano do ensino fundamental(2016-11-28) Carvalho, Ladmires Luiz Gomes de; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; ; http://lattes.cnpq.br/2255741993647606; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371Tendo em vista a necessidade de o professor de língua portuguesa estar constantemente mediando a promoção da leitura e da escrita na sala de aula, considerando a linguagem em seus aspectos pluridiscursivos, o trabalho do professor deve estar vinculado a práticas de ensino que ressignifiquem o fazer pedagógico. A partir dessa perspectiva, a presente pesquisa busca (re)conhecer o processo de autoria da escrita dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado da cidade de Natal/RN. Para tanto, constituímos como objeto de investigação/intervenção o cordel, gênero discursivo que, geralmente, não faz parte do rol canônico adotado pelas escolas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral a tarefa de sistematizar o gênero discursivo cordel como auxiliar no processo de autoria da escrita dos alunos do 9º ano, valendo-se de uma Sequência Didática que orientou toda a produção escrita. A experiência parte de uma situação comunicativa real: um concurso de literatura de cordel para o qual os alunos foram convidados a produzir textos autorais. Além disso, houve a publicação dos cordéis produzidos em formato de folhetos para ser compartilhados com leitores da comunidade escolar na qual estão situados os sujeitos pesquisados. Esta pesquisa tem como base a teoria de Bakhtin (2011, 2015) e do Círculo, considerando o dialogismo da linguagem em atividade concreta de uso. Para subsidiar do trabalho com a Sequência Didática, procuramos ancoragem em Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004) e Lopes-Rossi (2011). Já o estudo do gênero discursivo cordel teve por base autores como Batista (1977), Maxado (2012) e Santos (2006); e os estudos relacionados à escrita encontram subsídios em Garcez (2010) e Geraldi (2013), entre outros. A vertente da pesquisa é de cunho qualitativo/descritivo/explicativo, centrada na Análise Dialógica do Discurso (ADD) e contemplou três categorias discursivas: composição, autoria e estilo, levando em consideração as relações dialógicas dos enunciados.Livro Machadão: no caminho das palavras(2016) Carvalho, Ladmires Luiz Gomes de; Melchuna, Leidivânia Mendes de AraújoA obra "Machadão no caminho das palavras" reúne textos produzidos por alunos da escola Escola Estadual José Fernandes Machado, localizada no bairro de Ponta Negra, em Natal. Os textos que compõem essa coletânea são poemas, memórias, crônicas, cartas, contos, lendas, raps e charges.