Navegando por Autor "Carvalho, Larisse Évelyn Bispo de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC OpenWorks: desenvolvimento de um modelo de negócios para uma plataforma de serviços digitais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) Carvalho, Larisse Évelyn Bispo de; Brandão, Gláucio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/0050402182466103; http://lattes.cnpq.br/7206331947234885; Carvalho, Zulmara Virgínia de; http://lattes.cnpq.br/3598201636024281; Ribeiro, João Maria Montenegro; http://lattes.cnpq.br/5801451283207253A pandemia da COVID-19 trouxe uma série de impactos sociais e econômicos. No setor de serviços, devido às dificuldades de adaptação para o modelo digital, mais de 715 mil empresas encerraram definitivamente sua operação desde o início da pandemia. Em paralelo a isso, o mercado brasileiro de tecnologia da informação e comunicação movimentou mais de 49,5 bilhões de dólares em 2020 e se configura como a atividade que mais cresceu no setor. Desse modo, o presente trabalho tem como principal foco desenvolver um modelo de negócios para uma startup, visando facilitar o acesso de micro e pequenos empreendedores e startups a prestadores de serviços qualificados na área digital. O desenvolvimento do novo negócio justifica-se pela necessidade de conectar empresas a profissionais qualificados, no intuito de contribuir para diminuição de taxas de desemprego e morte de empresas e startups no país. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa quantitativa, com fontes secundárias, e qualitativa, através de uma entrevista semiestruturada de caráter exploratório acerca do mercado de prestação de serviços. A partir disso, foi realizado um estudo de caso contando com a validação de hipóteses do problema e uma análise de mercado e concorrentes, que possibilitou verificar que há um interessante mercado em potencial a ser explorado. Nesse contexto, foram elaboradas as personas, jornadas do usuário e foi desenvolvido o modelo de negócios da OpenWorks, uma startup que oferece um marketplace de serviços digitais, com foco nas pessoas e empresas que buscam prestadores de serviços. Em seguida, as funcionalidades do produto foram priorizadas e foi elaborado um protótipo de alta fidelidade da solução. Por fim, concluiu-se que o processo de validação de hipóteses e experimentação constituem uma etapa essencial no desenvolvimento de um novo negócio e que a análise de mercado e competidores são fatores críticos na definição de um modelo de negócios.