Navegando por Autor "Carvalho, Luana Rocha da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da EJA: perspectivas didáticas, uso das Tic's e recursos pedagógicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-17) Carvalho, Luana Rocha da Silva; Oliveira, Maria da Paz Siqueira de; Dantas, Soraneide Soares; Cunha, Lúcia de Fátima daO presente trabalho tem o objetivo de descrever nossas experiências com a prática docente, analisar a didática/metodologia e o uso das tecnologias da informação e comunicação, assim como recursos pedagógicos que observamos e relatamos durante o Estágio Supervisionado II, disciplina obrigatória do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Experiência tida em uma Escola Pública da rede Municipal de Ensino da cidade do Natal/RN, em uma turma da Educação de Jovens e Adultos do nível II, do semestre seletivo de 2015.1. A metodologia adotada para desenvolver nossa pesquisa foi baseada em observações descritas no relatório apresentado como requisito de avaliação da disciplina de estágio II e estudos de cunho bibliográficos. Diante disso, analisamos o contexto escolar, sala de aula e os sujeitos envolvidos no processo educacional. A partir do estágio ficamos frente a frente com a realidade escolar, permitindo confrontar a teoria e prática docente, proporcionando conhecer de perto a realidade de uma sala de aula, suas dificuldades, particularidades, metodologias, tecnologias, recursos pedagógicos utilizados com os alunos desta modalidade e o desafio que é a permanência desses alunos em sala de aula. Diante disso, mostraremos possibilidades que resultaram de nossas experiências, para que estas possam ajudar aos futuros professores a diversificarem suas aulas, levando para a sala de aula jogos, dinâmicas, entre outros. Dessa forma, procuramos descrever as dificuldades percebidas, necessidades e as possibilidades encontradas para transformar, inventar e criar meios que possibilitassem e facilitassem o processo de ensino aprendizagem. Para entendermos o contexto da Educação de Jovens e Adultos apresentaremos uma visão histórica, fundamentada em estudiosos renomados. Lançaremos mãos de autores que trabalham na perspectiva de uma educação mediada, dialogada, reflexiva e construtiva.