Navegando por Autor "Carvalho, Luciana Moreira"
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TCC A aplicabilidade da preservação documental em materiais sonoros: caso dos discos de vinil (LP)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Gomes, Andressa Michelly dos Santos; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Carvalho, Luciana Moreira; Barbosa, Everton RodriguesEste Trabalho de Conclusão de Curso propõe uma investigação sobre a Preservação Informacional, visualizando os aspectos de Preservação Documental com foco em acervos sonoros através dos discos de vinil. Aborda sucintamente, o significado de biblioteca, informação, documento e fonte de informação. Expõe a preservação da informação, especificando os conceitos de Preservação Documental e suas ações estratégicas (Preservação) e operativas (Conservação – Preventiva e Curativa – e Restauração). Aponta medidas de precaução para documentos sonoros (discos de vinil). Evidencia o papel do bibliotecário na salvaguarda da informação em Centros Documentais. Reforça o papel do bibliotecário como agente “preservador”, ampliando as suas preocupações na multiplicidade de suportes em unidades informacionais, culminando numa preservação à longo prazo. Objetiva, identificar e, posteriormente, descrever as ações de preservação utilizadas sob os discos de vinil, pelos profissionais que atuam na Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira, na Rádio FM Universitária e na Biblioteca Padre Jaime Diniz. Utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e de campo, com uma abordagem qualitativa, através do método geral indutivo. Considera imprescindível adquirir medidas para se precaver contra eventuais danos aos valiosos discos de vinil.TCC A atuação do bibliotecário em órgãos oficiais de perícia criminal: novos cenários para o desempenho de serviços de informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Bezerra, Lehi Aguiar; Santos, Raimunda Fernanda dos; Carvalho, Andrea Vasconcelos; Carvalho, Luciana MoreiraDiscorre acerca da importância do reconhecimento das habilidades e das atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional Bibliotecário em outros cenários informacionais que necessitem dos processos de organização, representação, difusão, recuperação, acesso, uso e preservação da informação para fins específicos– transcendendo os espaços das bibliotecas, os quais se configuram como ambientes tradicionais de sua atuação. Tem como Objetivo geral apresentar as atividades que podem ser desenvolvidas por esse profissional em Órgãos Oficiais de Perícia Criminal, com base em suas competências e habilidades. Objetiva especificamente: evidenciar as competências e habilidades do Bibliotecário no que se refere ao desempenho das suas atividades enquanto profissional da informação; apresentar os objetivos e as funções dos Órgãos Oficiais de Perícia Criminal; destacar os principais serviços que podem ser desempenhados pelo profissional Bibliotecário em Órgãos Oficiais de Perícia Criminal. Utiliza como metodologia pesquisa bibliográfica, exploratória, documental e descritiva com dados extraídos da Classificação Brasileira de Ocupações do Perito Criminal e do Bibliotecário, realizando também a aplicação de entrevista semiestruturada com dois profissionais que atuam no campo da Perícia Criminal. Apresenta como resultado diversas atividades que podem ser desempenhadas pelo Bibliotecário no intuito de contribuir com as tarefas desempenhadas pelos Peritos Criminais nesses órgãos, cujos serviços estão incluídos nas seguintes classes gerais: Gerenciamento de Redes, Sistemas e Unidades de Informação; Desenvolvimento de Recursos Informacionais; Realização de Pesquisas e Estudos; Prestação de Serviços de Assessoria e Consultoria; Disseminação da Informação em Qualquer Suporte; e Tratamento Técnico dos Recursos Informacionais. Ressalta ainda que muitas das atividades a serem desempenhadas por profissionais Bibliotecários nessas instituições estão relacionadas com o fazer desse profissional em unidades de informação, sobretudo no que concerne à sua atuação em uma Central de Custódia, atendendo aos requisitos que a mesma propõe. Conclui destacando que todas as incumbências apresentadas anteriormente precisam estar atreladas ao saber fazer do bibliotecário para atender aos aspectos da profissão nesses cenários, cabendo a esse profissional agregar as dimensões da competência – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes – em qualquer ambiente de trabalho, inclusive em Órgãos Oficiais de Perícia Criminal.TCC A curadoria de conteúdos em bibliotecas: proposta de aplicação na Biblioteca Central do IFRN campus Natal-Central(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Pereira, Jéssica Valesca Toscano; Carvalho, Andréa Vasconcelos; Tatiana Nascimento Augusto Dutra Alves; Carvalho, Luciana MoreiraDiante do contexto de superprodução de informação, ocasionado especialmente pelo advento da Internet e das mídias sociais digitais, o presente estudo evidencia a curadoria de conteúdos como uma atividade essencial por possibilitar encontrar, filtrar, selecionar, agregar valor, organizar e compartilhar informações relevantes a públicos determinados, engajando e avaliando os resultados. Por ser uma temática relativamente nova, produções científicas em âmbito nacional na área de Ciência da Informação ainda são muito escassas e não existem estudos sobre sua realização em bibliotecas. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral propor diretrizes para a realização da curadoria de conteúdos na Biblioteca Central Sebastião Fernandes (BCSF), situada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal-Central, e mais especificamente: a) caracterizar o processo de curadoria de conteúdos; b) identificar e caracterizar ferramentas tecnológicas úteis para realizar a curadoria de conteúdos; e c) caracterizar a curadoria de conteúdos e suas aplicações práticas em bibliotecas, buscando contribuir para o preenchimento da lacuna no âmbito da produção científica nacional. Para tanto, este estudo configura-se como uma pesquisa aplicada, bibliográfica, exploratória e documental, realizando também entrevistas semiestruturadas com dois bibliotecários, com vistas a coletar dados para auxiliar na elaboração da proposta de estruturação da curadoria de conteúdos para a Biblioteca Central do IFRN, na qual verificou-se a preocupação em implementar uma seção especificamente voltada para a realização da curadoria e a gestão de conteúdos online, mas que ainda não possui uma estrutura para a efetivação da atividade. Logo, a contribuição desta pesquisa encontra-se na elaboração da proposta, contendo os principais elementos para estruturar a curadoria de conteúdos na Biblioteca, tais quais: a) delimitação dos objetivos e público-alvo; b) temáticas sugeridas; c) guia de fontes de informação; d) processo para assegurar a curadoria de conteúdos; e) ferramentas capazes de auxiliar no processo; f) frequência de publicação; e g) critérios para avaliação dos resultados. Conclui-se evidenciando que o exercício da curadoria de conteúdos em bibliotecas é uma ótima oportunidade não só para informar o público, mas também para se conectar com ele, estabelecendo uma ligação a partir de novos serviços, produtos e ferramentas.TCC A importância da preservação da informação: reflexões sobre a preservação, conservação e restauração dos suportes de informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Cunha, Naisa de Almeida; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Carvalho, Luciana Moreira; Felipe, Carla Beatriz MarquesConceitua e apresenta a informação e o processo de comunicação, que se faz um resgate histórico sobre os tipos de suporte de informação e a consequente evolução das formas de comunicação. Aborda a importância da preservação da informação para os indivíduos e para a construção de uma sociedade. Mostra as estratégias de preservação, conservação e restauração dos tipos de suporte de informação e os cuidados que devem ser tomados de acordo com as suas singularidades. A metodologia utilizada foi por meio de pesquisa bibliográfica sobre assuntos pertinentes ao tema, bem como a consulta em base de dados e websites. O objetivo geral dessa pesquisa visa ressaltar a importância da preservação da informação em diferentes tipos de suporte, visando fazer com ela fique acessível por mais tempo possível. Os objetivos específicos desse trabalho discorrem sobre estratégias de preservação, conservação e restauração de diferentes tipos de suportes de informação, de acordo com as suas evoluções, visando a importância dessas estratégias nos âmbitos de bibliotecas e arquivos com a finalidade de preservar a informação para a posterioridade. Concluindo assim que essas estratégias e cuidados são de vital importância para a preservação da informação nessas instituições, fazendo com que seja possível, através da preservação da informação, elas desempenharem as suas principais funções: salvaguardar e disseminar a informação.TCC A percepção da imagem do bibliotecário pelos discentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Azevedo, Karina Leticia Araujo de; Barbosa Neto, Pedro Alves; Cunha, Jacqueline de Araújo; Carvalho, Luciana MoreiraEste estudo tem como objetivo abordar a visão que os discentes dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possuem acerca do profissional bibliotecário. Apresenta a evolução da profissão de bibliotecário e as características atuais da profissão, suas possibilidades de atuação e atividades exercidas, aspectos relativos à sua formação acadêmica e às competências e habilidades requeridas para o exercício profissional, bem como a aspectos de sua representação social. Utiliza como metodologia uma pesquisa de cunho quantitativo e caráter descritivo, fazendo uso de questionários como instrumento de coleta de dados, a respeito da imagem que os discentes dos seis cursos de graduação do CCSA/UFRN possuem da profissão de bibliotecário. Constata qual a percepção destes discentes em relação às atividades e funções do bibliotecário, bem como as possibilidades de atuação, e itens de informação com os quais este profissional lida em seu cotidiano de trabalho. Conclui que os discentes do referido Centro têm uma visão condizente com a realidade em relação à profissão de bibliotecário, e que o consideram um profissional de importante função na sociedade.TCC A preservação documental na formação do bibliotecário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Pinheiro, Thaís Gervaise; Cunha, Jacqueline de Araújo; Carvalho, Luciana Moreira; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino deO objetivo do presente estudo é verificar se a formação do bibliotecário no Brasil o prepara para o trabalho de preservação de documentos impressos e digitais considerando verificar quais instituições do país ofertam disciplinas dedicadas ao estudo da preservação documental, em quais modalidades em que são ofertadas se optativa ou obrigatória, observar de que modo elas se distribuem por regiões e conhecer as ementas. Foi definido um recorte das instituições federais de ensino superior e realizada uma pesquisa bibliográfica de estudo exploratória nos seus sites para coleta de dados acerca das disciplinas de preservação. Os resultados mostram que há um declínio na disponibilização de disciplinas que tratam da preservação documental, conteúdo de fundamental importância para a formação do profissional da atualidade que com o rápido surgimento das novas tecnologias também surge uma preocupação com os novos suportes documentais, pois desde a antiguidade é algo inerente à função do bibliotecário seja ela de forma direta ou indireta.TCC Acervo Braille da Biblioteca Pública Câmara Cascudo: eliminado barreira através do marketing(Biblioteconomia, 2006) Souza, Patrícia da Silva; Carvalho, Luciana MoreiraArtigo Ampliando o acesso livre a informação: a digitalização do acervo do Núcleo Temático da Seca(Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 2008-08) Carvalho, Luciana Moreira; Carvalho, Monica Marques; Freire, Isa Maria; Aranha, Terezinha de QueirozTCC Analise da atuação do bibliotecário universitário de Natal/RN no Serviço de Referência Virtual (SRV)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Martins, Elder Thafarel da Câmara; Felipe, Carla Beatriz Marques; Santos, Raimunda Fernanda dos; Carvalho, Luciana MoreiraAborda a atuação do bibliotecário universitário de Natal no serviço de referência virtual em unidades de informação. Apresenta o serviço de referência virtual os seus conceitos e seu histórico que se deu a partir da introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação nas bibliotecas, mas precisamente com internet quando se tornou comum às bibliotecas disponibilizarem os seus catálogos na rede Descreve as varias atividades realizadas pelo bibliotecário no serviço referência virtual. Menciona o novo perfil do bibliotecário esse deve tomar a postura de um Moderno Profissional da Informação, uma vez que o mesmo precisa se adequar às exigências do mercado. Analisa as competências, habilidades e a competência informacional que o bibliotecário de serviço de referência virtual deve ter. Utiliza como procedimentos metodológicos, pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo com questionário com a abordagem quantitativa e qualitativa com alguns bibliotecários universitários atuantes em unidades de informação. Tem como objetivo geral analisar a atuação do bibliotecário universitário de Natal/RN no serviço de referência virtual (SRV). Conclui e Constata-se através da pesquisa bibliográfica e do questionário com bibliotecários que apesar de em sua educação institucional ele não ter disciplinas de serviço de referência virtual e de ter que se manter sempre atualizado devido ao avanço tecnológico com novas ferramentas informacionais que surgem, o bibliotecário universitário de natal está apto para atuar no serviço de referência virtual na unidade de informaçãoTCC Análise das fontes de informação : caso da doutrina espírita(Biblioteconomia, 2008) Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Carvalho, Luciana MoreiraTCC Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Tinôco, Bianca Jatobá Bezerra; Carvalho, Luciana Moreira; Felipe, Carla Beatriz Marques; Santos, Raimunda Fernanda dosEsta pesquisa tem como tema de estudo, a análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede. O objetivo geral deste estudo foi identificar como os alunos ingressantes no curso de Biblioteconomia da UFRN, enquanto usuários iniciantes nesse espaço utilizam e avaliam os serviços oferecidos pela BCZM, e como o gestor do setor de informações e referências também vê estes serviços prestados, perspectivando apresentar contribuições a essa unidade de informação. O resultado deste estudo pode trazer contribuições relevantes para os dirigentes desta instituição, ao ser avaliado os serviços que esta presta a comunidade de estudantes, podendo encontrar lacunas que por ventura apareçam nesta avaliação, e, consequentemente, melhorar os serviços prestados neste espaço. O tipo de pesquisa foi a descritiva com abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, uma vez que estudamos uma instituição, a Biblioteca Zila Mamede, em uma perspectiva que se insere nos estudos descritivos. O grupo investigado foi composto por 26 alunos do curso de Biblioteconomia da UFRN, e um bibliotecário em função técnica na BCZM. E como técnica de coleta de dados, dois tipos de questionário. Após essa visão dos alunos pesquisados, podemos constatar aspectos negativos e positivos do papel da biblioteca universitária no contexto acadêmico desses alunos. Porém, afirmamos que a BCZM, para eles, necessita de poucos ajustes para atender plenamente suas necessidades enquanto usuários. Para o bibliotecário pesquisado as condições estruturais da BCZM são boas, tanto os aspectos físico-espaciais, quanto os mobiliários. Apenas ele considera a climatização regular, uma vez que ainda existem espaços na parte antiga que necessitam de um projeto de climatização. Os serviços oferecidos ele avalia como ótimos, e não apresenta nenhuma sugestão em relação a esses serem ampliados, ou um novo a ser implantado. O quadro funcional para esse bibliotecário foi considerado um dos pontos mais limitantes da BCZM. Conclui, portanto, a partir da realidade do processo informacional do usuário, que cresce a necessidade de novos serviços, como também, o papel social da biblioteca e do bibliotecário como elementos que conjuntamente, se associam, espaço e agente mediador na busca de informação, apoiado pelos recursos tecnológicos no favorecimento da aprendizagem de estudantes.TCC Ansiedade informacional: o impacto do excesso de informação na aprendizagem de alunos do 3° ano do Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Marques, Bruna Karen da Silva; Medeiros, Rildeci; Carvalho, Luciana Moreira; Oliveira, Ivanny Rhavena Medeiros deEste estudo busca compreender a ansiedade informacional, por meio do impacto do excesso de informação, na Era Digital, em especial, no processo de ensino/aprendizagem de estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Prof.ª Ocila Bezerril, no município de Montanhas, no Rio Grande do Norte (RN). Seu objetivo principal é compreender o impacto da ansiedade informacional em alunos pré-vestibulandos. Dessa maneira, utilizou-se a descrição e a interpretação da realidade informacional dos sujeitos da pesquisa, com o intuito de analisar as consequências do excesso de informação na atualidade. Quanto à metodologia, o estudo adotou uma abordagem mista – qualitativa e quantitativa. Para isto, foi aplicado um questionário preliminar a 57 estudantes, de três turmas do 3º ano. Os resultados da pesquisa demonstraram que os sujeitos pesquisados se sentem pressionados com a grande quantidade de material informacional encontrado, em relação ao pouco tempo para sua leitura. Além do mais, esses estudantes encontram certa dificuldade em controlar o excesso de informações que chega a eles, o que se caracteriza como um problema ou um estímulo. Pois, a ansiedade informacional identificada neles tem efeitos expressivos na memorização, concentração e produtividade. Conclui-se que uma aproximação dos estudantes da Geração Z com teorias e abordagens sobre a competência informacional são de suma importância para um melhor aproveitamento do material encontrado e, ainda, a diminuição de comportamentos e sintomas relativos à ansiedade informacional.TCC As mídias sociais e seus impactos na Sociedade da Informação: o uso da informação pela comunidade do Campus Natal da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Santos, Bianca Souza; Barbosa Neto, Pedro Alves; Carvalho, Luciana Moreira; Cunha, Jacqueline de AraújoAborda a temática do uso das mídias sociais e seus impactos na atual Sociedade da Informação, tendo como público alvo os frequentadores do Campus Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Objetiva estudar este tema com o intuito de desmistificar a ideia que algumas pessoas têm de que a mídia social serve apenas para entretenimento ou perda de tempo, tendo como hipótese inicial o entendimento de que estas mídias também são usadas para disseminar e compartilhar informações de diversos âmbitos e importâncias para as pessoas. Para isso, utilizou-se de questionário com a intenção de determinar os propósitos, importâncias, usos, opiniões, etc. dos questionados em relação a estes espaços. Conclui-se que as mídias sociais são altamente influenciáveis na atual sociedade, as finalidades com que os internautas as utilizam são as mais diversas e que, no geral, este tipo de mídia não é considerado como perda de tempo. Finaliza- se, portanto, que há enormes impactos das novas mídias na vida dos indivíduos, ao demonstrar o grande papel delas na atual sociedade.TCC Atuação do bibliotecário enquanto gestor da informação: valorização do fluxo informacional em um escritório de contabilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Mendes, Bruna Michele Pereira; Carvalho, Luciana Moreira; Carvalho, Andréa Vasconcelos; Vitullo, Nadia Aurora VantiApresenta a descrição do perfil do bibliotecário como gestor da informação, bem como descreve os diversos campos de atuação que o bibliotecário pode atuar, desde as tradicionais bibliotecas até onde existir informação e documentos. Cita a gestão da informação como peça chave para o bibliotecário desenvolver suas atividades com segurança, mostrando que apesar de existir informação em todo lugar, temos que filtrá-la e preservá-la para uma recuperação futura. Complementa a pesquisa os fluxos informacionais empresariais, especificamente em um escritório de contabilidade, pois é um ambiente propício para o trabalho de gestão da informação devido aos fluxos gerados pelas informações orgânicas nele presente. Utilizou-se como metodologia, pesquisa bibliográfica em fontes digitais e impressas, além de orientações de um profissional com experiência em um escritório de contabilidade. Conclui-se que o bibliotecário como gestor da informação empresarial não deixará de realizar as atividades tradicionais da profissão, como os serviços de processamento técnico de acervo, porém ele precisa fazer mais, precisa agregar informações ao seu ambiente de trabalho, fazendo com que o bibliotecário se torne um profissional dinâmico, possuindo assim, habilidades para se desenvolver em qualquer área que optar atuar.TCC Atuação dos egressos do curso de biblioteconomia da UFRN: mapeamento e análise do mercado de trabalho(Biblioteconomia, 2014-12-05) Bezerra, Francinilma Dantas Farias; Carvalho, Luciana MoreiraTCC Bacharel em Biblioteconomia da UFRN: a delineação de sua autoimagem através do Discurso do Sujeito Coletivo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Costa Neto, Antônio Eufrázio da; Carvalho, Luciana Moreira; Vechiato, Fernando Luiz; Vitullo, Nadia Aurora VantiAborda a autoimagem dos egressos do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio grande do Norte (2000-2013) apresentando o papel e formas de atuação desses bacharéis no contexto da sociedade da informação, os preconceitos e paradigmas que perseguem a profissão no Brasil. O objetivo é delinear a autoimagem desses egressos no processo de construção e consolidação de sua profissão no país, ao longo de 50 anos de regulamentação da carreira. O referencial teórico ancora-se em noções de Biblioteconomia, Ciência da Informação, autoimagem, distinção entre classes e breve retomada do que foi produzido sobre o tema na área de Ciência da informação ao longo dos anos. A metodologia consiste na construção de Discurso através do Sujeito Coletivo para identificar as expressões-chave, as ideias centrais e a ancoragem, figuras metodológicas formadoras do discurso. Os resultados alcançados apontam que, embora o bibliotecário tenha atingido espaço e reconhecimento na sociedade, ainda tem que conviver com estereótipos e falta de reconhecimento na sua carreira. Isso contribui para falta de visibilidade profissional e dificulta, por vezes, a inserção no mercado de trabalho.Artigo O Benchmarking e sua aplicabilidade em unidades de informação: uma abordagem reflexiva(2010) Martins, Silvestre Gomes; Santos, Alexsandra Santana dos; Carvalho, Luciana MoreiraTCC Bibliotecário arquivista: o profissional além das fronteiras de uma biblioteca(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Araújo, Rayanny Sheyla do Nascimento Silva; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Carvalho, Luciana Moreira; Dourado, SilvanaApresenta breves reflexões acerca das áreas Ciência da informação Biblioteconomia e Arquivologia, assim como, seus conceitos e paradigmas ainda vivenciados na atualidade. Categoriza através de instrumentos básicos os profissionais bibliotecários e arquivistas, seus ambientes de atuação, e suas habilidades e competências. Promove também o mapeamento dos cursos alvos da pesquisa, Biblioteconomia e Arquivologia, ofertados por instituições federais do Brasil. Estratifica as universidades que oferecem esses cursos e, em quadros apresenta a estrutura curricular. Utilizou-se como metodologia o método indutivo, métodos de procedimento histórico, comparativo, funcionalista e estatístico, e como técnicas de pesquisa utilizou-se a pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários a profissionais que atuam ou já atuaram em arquivos. Objetiva compreender se os bibliotecários formados apenas em biblioteconomia podem atuar de modo igualitário em arquivos. Conclui-se que os profissionais bibliotecários sentem-se mais capacitados em atuar no campo das bibliotecas, porém qualificam- se como profissionais da informação, estratégicos e mais completos, capacitados também a atenderem as necessidades de oferta de empregos no campo de arquivos. Sugere-se por fim, a continuação da pesquisa com propósito de investigar e analisar o processo de aproximação dialógico dessas duas áreas e do profissional bibliotecário arquivista.TCC O bibliotecário como empreendedor: delineando seu sucesso profissional(Biblioteconomia, 2006) Oliveira, Eunice Câmara de; Carvalho, Luciana MoreiraArtigo O bibliotecário e o mercado da documentação popular: CPDCs(2012-11-29) Carvalho, Luciana Moreira
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