Navegando por Autor "Carvalho, Márcia Maria Dias"
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Tese A formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por estudante com deficiência intelectual na educação de jovens e adultos: desafios e perspectivas(2019-05-24) Carvalho, Márcia Maria Dias; Martins, Lucia de Araújo Ramos; ; ; Nunes, Débora Regina de Paula; ; Silva, Luzia Guacira dos Santos; ; Pontes, Mercia de Oliveira; ; Rodrigues, Janine Marta Coelho; ; Nascimento, José Mateus do; ; Cabral, Marlucia Barros Lopes;A prática inclusiva perpassa o processo do ensino e da aprendizagem quando este é pensado e sistematizado de maneira que todos os envolvidos nesse movimento sejam considerados como sujeitos singulares em seu ritmo e produção do conhecimento. A pesquisa intitulada “A formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por estudante com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos – EJA: desafios e perspectivas” analisa a mediação do processo de formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por um estudante com deficiência intelectual na EJA. De maneira específica, objetiva descrever Situações de aprendizagem envolvendo jogos matemáticos em sala de aula junto a estudante com deficiência intelectual e identificar elementos que fundamentam o processo de formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por estudante com deficiência intelectual. Para o desdobramento da investigação, referenciamo-nos na teoria histórico-cultural, que permite apreender do fenômeno os atributos que lhe são inerentes. Coerente com o embasamento da teoria histórico-cultural, optamos pela pesquisa colaborativa, pois esta abordagem metodológica nos aponta os elementos que permitem desenvolver as ações/mediações de modo compartilhado e colaborativo, viabilizando, desse modo, a formação daqueles conceitos. As reuniões, as narrativas escritas e oral, o planejamento, a observação colaborativa e os encontros colaborativos, foram os procedimentos metodológicos adotados, visto que não apenas são condizentes com a modalidade de pesquisa, assim como se coadunam aos objetivos propostos. As operações mentais da comparação, análise e síntese, abstração e generalização foram as categorias utilizadas para a análise do conteúdo produzido, sendo mobilizadas pelo pensamento, função mental que tem predominância no processo de formação de conceitos. A colaboração e a mediação pedagógica numa perspectiva inclusiva permitiram que, ao final do processo, confirmássemos a tese de que as mediações pedagógicas colaborativas por meio de jogos matemáticos contribuem para a formação de conceitos das operações matemáticas fundamentais por estudante com deficiência intelectual.Dissertação Os saberes dos professores da escola fundamental: concepções sobre as abordagens geográficas / Márcia Maria Dias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-12-16) Carvalho, Márcia Maria Dias; Soares Júnior, Francisco Cláudio; ; http://lattes.cnpq.br/8594420871529170; ; http://lattes.cnpq.br/9313357953616593; Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/2887767376788158; Ferreira, Maria Salonilde; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787859Y0; Queiroz, Liomar Costa de; ; http://lattes.cnpq.br/5639194100466239Saberes Geográficos; Geografia Escolar; Trajetória de Formação O presente trabalho, intitulado Os saberes dos professores da Escola Fundamental: concepções sobre as abordagens geográficas objetiva investigar os saberes do professor dos anos iniciais da Escola Fundamental em relação à natureza específica das abordagens geográficas e refletir como, no processo de investigação colaborativa, os professores apreenderam os saberes específicos das abordagens geográficas vinculando as suas assimilações teóricas a um determinado nível de concepção. Buscamos, por meio da investigação colaborativa e na aplicação de diferentes procedimentos técnico-metodológicos, responder às nossas questões de estudo: Quais os saberes geográficos que os professores construíram na trajetória das suas formações? Como, no processo de investigação colaborativa, os professores apreenderam os saberes específicos das abordagens geográficas conforme princípios da perspectiva sócio-histórica? Assim, utilizamos especificamente as narrativas tópicas (orais e escritas) com base nos eixos norteadores Como aprendi e o que aprendi referentes aos saberes geográficos constituídos na trajetória de formação, para efetivarmos o diagnóstico dos conhecimentos prévios dos professores. O processo reflexivo e o aprofundamento de estudo ocorreram, respectivamente, por meio dos Seminários de Estudos Reflexivos e dos Ciclos de Estudos Reflexivos, indiciando a concepção de apreensão dos saberes propostos nessa construção científica. Os postulados teóricos de Ferreira (2007), Charlot (2000, 2005), Tardif (2002), Tonine (2003), Soares Jr. (2000), Moraes (2005), Pimenta (2007) entre outros, proporcionaram estudos sobre a temática em foco. A pesquisa ocorreu numa ação colaborativa em uma escola pública da cidade do Natal (RN), no Bairro de Nova Descoberta, turno matutino, com três colaboradores, que participaram voluntariamente deste processo: Angico, Jacarandá e Carvalho, os quais desenvolvem suas práticas pedagógicas nos 1º e 4º anos do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos das análises apontam um alcance descritivo das concepções dos colaboradores sobre os saberes das abordagens geográficas, que se referem à enumeração dos aspectos característicos do fenômeno concebido, muito embora tivéssemos nos empenhado para alcances transformadores das nossas concepções