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Navegando por Autor "Carvalho, Maria Luiza Azevedo de"

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    Tese
    Cultura orientada a dados e Inteligência de negócios: avaliação da maturidade organizacional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-07) Pereira, Felipe de Menezes; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/2926171594596514; Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto; Alchieri, João Carlos; https://orcid.org/0000-0002-4150-8519; http://lattes.cnpq.br/1325459110950508; Carvalho, Maria Luiza Azevedo de; Araújo, Maria Valeria Pereira de
    A cultura orientada a dados aliada ao uso de inteligência de negócio ajuda às organizações a conquistarem vantagem competitiva, tornando-as mais ágeis e assertivas. Apesar do interesse na associação entre cultura orientada a dados e inteligência de negócio, poucos estudos consideraram a análise de maturidade. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um modelo de avaliação de maturidade da cultura orientada a dados da gestão das organizações. Após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foram efetuadas entrevistas semiestruturas com 14 gestores especialistas na área de ciência de dados de grandes empresas no Brasil escolhidos por conveniência, a fim de ter contato com os dados necessários a análise. Os dados qualitativos foram analisados a partir de hermenêutica. Do ponto de vista dos resultados, foi possível propor um roteiro para avaliação de maturidade organizacional, através dos principais processos internos e atividades-chave das empresas analisadas. O modelo compreende um conjunto de assertivas escritas no maior nível de maturidade nas quais o respondente relaciona seu nível de concordância para cada aspecto da cultura orientada a dados avaliados (artefatos, pressupostos implícitos e crenças e valores organizacionais). O estudo concluiu que a cultura orientada a dados pode ser nivelada em graus de maturidade a partir da análise de atividades-chave e dos principais processos de negócio. Por fim, como contribuições do estudo, o modelo desenvolvido serve como guia organizacional por integrar a cultura orientada a dados aliada e a inteligência de negócio, apontando caminhos para desenvolvimento da maturidade analítica.
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    Tese
    Metodologias ativas no ensino superior de Administração: framework para avaliação do alinhamento metodológico às Diretrizes Curriculares Nacionais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-19) Souza Neto, Pio Marinheiro de; Brito, Max Leandro de Araújo; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/8131295162406721; Felipe, Israel José dos Santos; Barreto, Lais Karla da Silva; Silva, Lucas Borges Leal da; Carvalho, Maria Luiza Azevedo de
    Um dos desafios centrais do Ensino Superior reside em atender às exigências por cursos de qualidade, em conformidade com os marcos regulatórios oficiais. Nesse contexto, alinhar os cursos às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) emerge como uma estratégia fundamental. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um Framework para avaliar o alinhamento metodológico de cursos de graduação em Administração com as mencionadas DCN’s. A metodologia adotada se baseia em três pilares essenciais: epistemológico, lógico e técnico. No pilar epistemológico é empregado um enfoque fenomenológico-hermenêutico. O pilar lógico utiliza uma base estrutural de pensamento pragmático-indutivo. Já no pilar técnico, a pesquisa assume uma abordagem exploratória e descritiva, com uma estratégia transformativa sequencial, envolvendo métodos qualitativos e quantitativos. A coleta de dados é realizada por meio de procedimentos observacionais de caráter não participante, utilizando levantamento documental com análise e interpretação por análise de conteúdo. A amostragem é não probabilística e intencional conduzida em etapas. Os resultados demonstram a aplicabilidade do Framework proposto, permitindo mensurar o alinhamento das metodologias com as DCN’s. Além disso, contribui para a discussão acadêmica sobre o tema. Entre as descobertas, o estudo revela percepções significativas sobre as metodologias ativas, destacando seu papel transformador ao criar um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, trabalho em equipe e pensamento crítico. A adoção dessas metodologias estimula o engajamento dos estudantes, promovendo um ciclo positivo de proatividade, motivação e ambientação prática. O estudo evidencia que o Framework proposto possibilita uma avaliação/autoavaliação mais rigorosa e estruturada, que melhora a qualidade do ensino. Ele oferece insights sobre metodologias, impulsionando mudanças nas abordagens e favorecendo a adoção de métodos alinhados com as necessidades dos alunos. Além disso, coleta informações críticas para a conformidade regulatória, essenciais para a tomada de decisão nas instituições de ensino. Embora não pretenda substituir os modelos avaliativos existentes, o Framework proposto se revela capaz de determinar em que medida as metodologias estão em conformidade com as orientações das DCN’s, sendo inclusive adaptável para outros cursos. Sua implementação induz discussões pertinentes sobre práticas metodológicas, oferecendo uma perspectiva valiosa para gestores de curso, professores, alunos e a instituição como um todo.
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    Tese
    Papéis e temporalidades docentes no e-learning: um framework conceitual
    (2018-07-27) Carvalho, Maria Luiza Azevedo de; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; ; Gurgel, André Morais; ; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; Freitas, Angilberto Sabino de; ; Nascimento, Francinaide de Lima Silva;
    As organizações modernas, com a multiplicidade, onipresença e intensidade de uso de tecnologias de informação e comunicação, impõem aos profissionais a atuação em diversos compromissos e papéis ao mesmo tempo e em diferentes espaços. Tal contexto se manifesta para os docentes, especialmente os que lecionam em ambientes virtuais de aprendizagem, também conhecidos como e-learning. Apesar da ampla difusão de estudos sobre e-learning, pouco se conhece sobre as relações imbricadas das orientações temporais dos docentes que atuam em ambientes virtuais de aprendizagem, o que justifica a escolha da temática desta Tese. Para endereçar essa lacuna, o objetivo da pesquisa é entender a conexão dos papéis e das temporalidades docentes e representá-las conceitualmente por meio de um framework aplicado a ambientes de elearning. Trata-se de um estudo teórico, qualitativo e exploratório, no qual aplica-se a metodologia de construção de framework conceitual proposta por Jabareen (2009). A base teórica adotada na pesquisa foi identificada por levantamentos sistematizados da literatura sobre tempo, e-learning e papéis docentes. Por meio da análise da base teórica adotada, foram identificados os papéis docentes no e-learning, os quais se classificam em: tecnológico, gerencial e pedagógico. Além disso, a análise das temporalidades identificou os tempos monocrônico e policrônico como sendo importantes agentes da orientação temporal de indivíduos, que resultam em uma simetria ou assimetria temporal do ambiente investigado. Após a interpretação dos dados bibliográficos, um framework conceitual é proposto e validado para representar o relacionamento dos papéis desempenhados pelos docentes com os tempos monocrônicos e policrônicos e as questões de simetria ou assimetria temporal entre os atores envolvidos nessa relação. Entende-se que o resultado da pesquisa é uma contribuição original de compreensão da conexão entre os papéis e as temporalidades docentes em ambientes de e-learning. O framework conceitual proposto pode proporcionar o autoconhecimento das percepções temporais docentes e a análise do impacto da orientação temporal de terceiros sobre a temporalidade docente, resultando, por exemplo, na identificação de ações gerenciais para correção de comportamento.
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