Navegando por Autor "Carvalho, Nathalia Bocayuva"
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TCC Pátio Almada: proposta arquitetônica de um centro de compras e lazer com ênfase no bem-estar do usuário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Gameleira, Rebeca de Albuquerque; Medeiros, Renato de; https://orcid.org/0000-0003-3903-6767; http://lattes.cnpq.br/3766605736987788; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; https://orcid.org/0000-0002-6162-5536; http://lattes.cnpq.br/7993654034144843; Carvalho, Nathalia Bocayuva; http://lattes.cnpq.br/2392848685282586Os espaços comerciais têm suas origens nas primeiras civilizações, surgindo como resultado das atividades de troca entre pessoas. Inicialmente, ocupavam tanto ambientes planejados quanto improvisados, evoluindo ao longo do tempo para diferentes tipologias arquitetônicas, como supermercados, galerias e shoppings. Atualmente, muitos centros comerciais combinam as funções de compra e lazer. No entanto, o lazer é frequentemente tratado apenas na programação arquitetônica, sem que aspectos projetuais voltados ao bem-estar dos usuários sejam incorporados. Isso levanta dúvidas sobre a capacidade desses espaços de realmente cumprir a função de oferecer lazer, entendido como momentos de descanso e desconexão das tensões cotidianas. Estudos evidenciam que o ambiente físico tem um impacto direto na saúde mental e no bem-estar, reforçando a relevância das características arquitetônicas em espaços de uso cotidiano. Diante desse cenário, este trabalho tem por objetivo geral desenvolver um projeto arquitetônico para um centro de comércio e lazer em Natal/RN, com ênfase na promoção do bem-estar dos usuários. Para atingir esse objetivo, foram adotados os seguintes objetivos específicos: Compreender o conceito de bem-estar relacionado ao lazer; Distinguir as principais tipologias de centros comerciais; Identificar e aplicar estratégias arquitetônicas que possam contribuir para o bem-estar dos usuários. Como resultado, foi elaborado um projeto de centro de compras e lazer com 2.710,11 m² de área construída, situado no bairro de Lagoa Nova, Natal/RN, que integra elementos arquitetônicos e paisagísticos projetados para oferecer conforto, funcionalidade e experiências significativas.Dissertação Ser.Pensar.Criativar: aplicação de atividades de estímulo à criatividade em estudantes do CAU/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-31) Carvalho, Nathalia Bocayuva; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; https://orcid.org/0000-0001-5270-4868; http://lattes.cnpq.br/3061713076071714; http://lattes.cnpq.br/2392848685282586; Silva, Heitor de Andrade; https://orcid.org/0000-0003-2651-1012; http://lattes.cnpq.br/3609522159356242; Dantas, Ney Brito; Medeiros, Renato deA criatividade está presente no cotidiano e na história dos seres humanos, portanto, sendo investigada por pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento. Em arquitetura, embora seja esperado que os profissionais da área apresentem habilidade criativa, considerada essencial ao processo de projeto, ainda se observam poucos estudos voltados para o estímulo da criatividade em cursos de graduação. Considerando-se a multidimensionalidade da criatividade durante o processo de projeto, esta pesquisa toma como objeto de estudo as atividades estimuladoras da criatividade de estudantes de graduação do curso de arquitetura e urbanismo em disciplina específica e contexto de sala de aula online. Tem-se como questão a investigar: Como os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do CAU/UFRN respondem a atividades estimuladoras de criatividade? Nesse campo, o objetivo geral é analisar as respostas dos estudantes de AU às atividades de estímulo criativo a eles propostas. Participaram 20 estudantes matriculados na disciplina “Desenvolvimento da Percepção e da Criatividade” (ARQ 0274) oferecida no CAU/UFRN. A pesquisa empírica envolveu: aplicação de questionários e grupo focal com estudantes, entrevistas com professores, e elaboração de diário de campo da pesquisadora. Diante das exigências de isolamento social da pandemia mundial causada pelo COVID-19, a investigação aconteceu de modo totalmente remoto: todos os contatos com os participantes e registros aconteceram de modo virtual, por meio de plataformas digitais. Os resultados obtidos foram cruzados entre si a fim de permitir a criação de um mapa investigativo das demandas criativas em questão. Conclui-se que as atividades de estímulo criativo são bem-vindas e bem-assimiladas pelos estudantes, podendo se somar aos seus processos de projeto a fim de promover um salto criativo favorável a tomada de decisões e a obtenção de soluções diferenciadas.TCC Vivenda cidade alta: reuso de uma edificação histórica com expansão de baixo impacto ambiental(Arquitetura, 2014-12-04) Carvalho, Nathalia Bocayuva; Veloso, Maísa F. Dutra