Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Cavalcante, Alana Danielle Amaral"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Do aprender ao ensinar: memórias de uma futura pedagoga
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Cavalcante, Alana Danielle Amaral; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; Júnior, Flávio Boleiz; http://lattes.cnpq.br/1725795784961836; Cordeiro, Sandro da Silva; http://lattes.cnpq.br/0595932518800885
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo rememorar e relatar as vivências que tive ao longo da minha vida acadêmica, as quais me trouxeram até o momento atual, na formação como pedagoga, em que reflito acerca dos caminhos percorridos, neste memorial formativo. A principal fonte de informações para esta produção foram as minhas memórias, que, integradas às referências bibliográficas do curso, resultaram em um relato pessoal sobre a minha escolaridade, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e, por fim, no Ensino Superior. Em cada etapa destaquei acontecimentos específicos de ensino e aprendizagem que me marcaram positiva ou negativamente. O enfoque da análise crítica incidiu sobre a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, que fazem parte das competências de uma pedagoga, enquanto os relatos das etapas seguintes foram mais particulares e com intuito de recordação. A partir da construção deste memorial formativo pude entender os acontecimentos com base em um ponto de vista diferente do que tinha antes, compreendendo cada uma das minhas vivências, não mais como atuante no processo, mas como espectadora e futura pedagoga. Ao final desta experiência de rememoração chego à conclusão de que, mesmo com todas as problemáticas que permeiam o sistema educacional do nosso país, ainda existem pessoas que escolhem trabalhar com a docência, sendo uma das maiores motivações a busca por contribuir positivamente para a formação das crianças.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM