Navegando por Autor "Cavalcante, Josimayre Figueredo Araújo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Dificuldades e superação na Educação Infantil: um relato de vivências na Creche Ednólia Câmara de Melo em Nova Cruz/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Cavalcante, Josimayre Figueredo Araújo; Medeiros, Helder Pacheco de; Medeiros, Hélder Pacheco de; Andrade, Antônia Costa de; Rochael, Hiltnar Silva MunizO presente artigo enfatiza as etapas vivenciadas na disciplina Estágio Supervisionado II - na Educação Infantil realizado por: Josimayre Figueredo Araújo Cavalcante, aluna do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, semestre 2016.1. Concretizado na Creche Ednólia Câmara de Melo, no município de Nova Cruz RN, na turma do nível V, sob a regência da professora: Maria do Socorro de Lima Oliveira em 2015.1. Essa etapa acadêmica foi a aproximação inicial da prática profissional que a estagiária busca na educação infantil, a observação e estudo do cotidiano infantil no fazer docente e discente em suas realidades educacionais mediante o objetivo de conhecer e vivenciar a realidade do ambiente escolar; desafios, possibilidades, anseios e superação na experiência do estágio II – educação infantil que até pouco tempo se pensava arcaicamente não precisar de investimento, formações e capacitações para sua praxe; fê-la repensar. O ensino e aprendizagem nesse segmento educacional e sua realização teve como aportes teóricos a vivencia desta experiência, e todo aparato bibliográfico que serão citados na bibliografia. Estagiar é sempre uma tarefa desafiadora, pois requer dos educandos, além do domínio das habilidades pedagógicas, o compromisso com os valores éticos. Essa experiência de estágio proporcionou perceber que um professor que almeja ajudar a formar cidadãos solidários e cooperativos deve cultivar a preocupação com a dimensão ética traduzindo além do concreto o cotidiano da instituição, cumprir bem sua formação acadêmica contextualizando a prática docente com os conhecimentos teóricos estudados no curso de Pedagogia na Educação a Distância. O objetivo foi aprofundar a importância da formação profissional que se declara carente de material didático e metodológico como jogos, brincadeiras e dinâmicas. Esse trabalho proporcionou à concretude da escolha profissional do pedagogo, deixando explícita a importância do olhar acadêmico sobre a educação infantil que estimula e cobra das instancias governamentais um suporte maior aos profissionais desta modalidade. Foi um grande momento de troca de saberes para a futura pedagoga proporcionando-lhe crescimento profissional, e permitindo-lhe reconhecer a importância do saber acadêmico adentrando na escola e suas salas de aula, contribuindo com esse universo de aprendizado no qual a respectiva experiência foi, mas uma fonte para enriquecer este universo educacional.