Navegando por Autor "Cavalcante, Mônica Magalhães"
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Dissertação Atividades de construção de sentido: a cosmovisão no discurso poético de a poesia em pânico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-29) Xavier Sobrinho, Marcio Rodrigo; Costa, Marcos Antonio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798549T9; ; http://lattes.cnpq.br/1025382795680640; Cavalcante, Mônica Magalhães; ; http://lattes.cnpq.br/5088972912048247; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9Este trabalho busca integrar pressupostos oriundos da teoria da referenciação para evidenciar processos de construção de sentido do livro A Poesia em Pânico, do poeta Murilo Mendes. Os conceitos de referenciação, objetos-de-discurso e esquemas cognitivo-experienciais foram empregados com vista a possibilitar a leitura dos sentidos dos textos que compõem o livro, esmiuçando seus modos de elaboração e efeitos de expressão. Buscou-se traçar paralelos entre a concepção de linguagem proposta pelas teorias utilizadas e aquela que perpassa os poemas e a prática poética do autor escolhido para estudo, destacando seus pontos em comum. Da mesma forma, utilizou-se da análise dos textos para procurar demonstrar aspectos variados das teorias. Ao mesmo tempo, uma leitura dos principais elementos do discurso analisado foi construída ao longo do trabalho, buscando uma aproximação entre as áreas da literatura e da linguísticaDissertação O estilo segundo a linguística textual coseriana: uma proposta de conceptualização(2018-02-02) Moreira, Juzelly Fernandes Barreto; Pinheiro, Clemilton Lopes; ; ; Martins, Erik Fernando Miletta; ; Cavalcante, Mônica Magalhães;Enquanto fenômeno investigado pelos estudos linguístico-discursivos, o estilo tem sido visto sob diferentes perspectivas, dentre as quais destacamos: a perspectiva da língua, que parte da ideia de um sistema expressivo da língua para caracterizá-lo (BALLY, 1951, 1957; RIFFATERRE, 1973; MATTOSO CÂMARA JR., 1972); a perspectiva dos gêneros, que o designa como um dos componentes conceituais de gênero discursivo (BAKHTIN, 2011); a perspectiva semiótica, que o associa à construção do ethos do sujeito da enunciação (DISCINI, 2007, 2015, 2015a) e a perspectiva textual (ADAM, 2002; COUTINHO, 2002; POSSENTI, 2007), a qual é representada por alguns estudos que apontam para a existência de uma relação entre texto e estilo, mas que apresentam investigações ainda pouco desenvolvidas sobre o tema, restringido– se a tratar da noção de estilo, sem conceptualizá-lo. Este trabalho, de natureza essencialmente teórica, tem como objetivo ampliar essa discussão teórica, trazendo à luz uma outra concepção de estilo que se encontra situada em uma abordagem específica dos estudos linguísticos do texto: a linguística textual coseriana. Nossas reflexões são amparadas na separação que Coseriu (2007) estabelece entre os níveis de linguagem, a saber: 1) o nível universal, 2) o nível histórico e 3) o nível individual. Segundo o autor, a linguística do texto está inserida no nível individual da linguagem, toma cada texto como evento único e se ocupa da investigação da hermenêutica do sentido, o qual é objetivado através de procedimentos textuais. Com base nesses postulados coserianos, fundamentamos nossa proposição de estilo: trata-se de um fenômeno situado no nível individual da linguagem que pode ser conceptualizado como o conjunto de procedimentos que objetivam o sentido do texto. Consideramos, portanto, que este quadro epistemológico constitui uma aplicação conceitual possível, através da qual pretendemos contribuir tanto para o avanço dos debates sobre estilo, como para o desenvolvimento da linguística do texto postulada por Eugenio Coseriu.Livro Texto e Ensino(SEDIS/UFRN, 2019-03-14) Pauliukonis, Maria Aparecida Lino; Cavalcante, Mônica MagalhãesSÉRIE: ProfLetras em foco: estudos e experiências