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Navegando por Autor "Cavalcante, Maria Clara de Carvalho Leite"

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    Dissertação
    Os impactos do ajuste fiscal na política de Pós-Graduação: um estudo sobre as particularidades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-24) Cavalcante, Maria Clara de Carvalho Leite; Silva, Eliana Andrade da; http://lattes.cnpq.br/2216989230807890; http://lattes.cnpq.br/4604860368470024; Wellen, Henrique André Ramos; https://orcid.org/0000-0002-4787-5918; http://lattes.cnpq.br/0608444866355465; Santos, Silvana Mara de Morais dos; Rodrigues, Larisse de Oliveira; Negreiros, Taise Cristina Gomes Clementino de
    A dissertação ora apresentada propõe o debate sobre os impactos do ajuste fiscal na política de pós-graduação considerando o VI Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) como o direcionamento para a materialização da referida política através de suas diretrizes, estratégias e metas. Desse modo, contém como particularidade um estudo acerca dos efeitos causados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especificamente no que diz respeito ao contexto da pós-graduação. Este trabalho possui como objetivos específicos os seguintes elementos discursivos: realizar a revisão de literatura sobre o ajuste fiscal, ciência e tecnologia e pós-graduação; identificar os impactos do ajuste fiscal no contexto da pós-graduação, considerando a análise macroeconômica a partir da análise documental dos dados extraídos do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência), Plano Plurianual (PPA) e Siga Brasil; e, por fim, analisar os orçamentos da UFRN diante os processos de contrarreformas no que tange a pós-graduação. Para que os resultados fossem alcançados, a pesquisa utilizou o levantamento documental e bibliográfico à luz do materialismo histórico-dialético, de caráter quantitativo e qualitativo, considerando a perspectiva da totalidade ao analisar as informações obtidas. Com isso, os resultados indicam que os impactos do ajuste fiscal afetam diretamente a política de pós-graduação no Brasil, especialmente no funcionamento das Universidades públicas do país, como é o caso da UFRN.
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    TCC
    A produção de conhecimento em Serviço Social: uma análise acerca das tendências teórico-metodológicas presentes nas monografias do curso de Serviço Social da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-23) Cavalcante, Maria Clara de Carvalho Leite; Rodrigues, Larisse de Oliveira; Rodrigues, Larisse de Oliveira; Silva, Eliana Andrade da; Cunha, Angely Dias da
    A monografia ora apresentada realiza uma pesquisa acerca da produção de conhecimento no Serviço Social, especificamente em função da análise das tendências teórico-metodológicas observadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) referentes à graduação de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) defendidos em 2020. A escolha pelo referido tema se deu por meio da experiência enquanto bolsista de iniciação científica durante a graduação, por pesquisar sobre a produção de conhecimento em Serviço Social. Com isso, o propósito principal da presente pesquisa diz respeito à seleção de informações acerca das tendências teórico-metodológicas observadas nos trabalhos, por meio da análise dos seus títulos, resumo, palavras-chave, introdução e referências bibliográficas. Desse modo, a pesquisa consiste no uso do método documental e bibliográfico, à luz do materialismo histórico-dialético, de caráter quantitativo e qualitativo, considerando a perspectiva da totalidade ao analisar as informações encontradas. Logo, os resultados iniciais indicaram que os Trabalhos de Conclusão de Curso da UFRN em 2020 possuem diversidade nos temas trabalhados, enquanto a maioria possui em comum a motivação para a escolha do tema: a experiência nos estágios curriculares ao longo da graduação. Portanto, também há pluralidade nas fundamentações teóricas, reforçadas pelo uso de autores brasileiros que são referências no Serviço Social, desenvolvendo as discussões através do materialismo histórico-dialético como método de análise.
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    TCC
    O que se produz com 20% de carga horária teórico-prática? Uma análise sobre as produções de conhecimento realizadas pelos(as) assistentes sociais residentes no Programa de Atenção Básica da EMCM/UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Cavalcante, Maria Clara de Carvalho Leite; Rodrigues, Larisse de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4604860368470024; Rodrigues, Larisse de Oliveira; Costa, Marcelo Viana da; Mafra, Suzérica Helena de Moura
    O Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) ora apresentado fomenta uma análise sobre a produção de conhecimento no contexto da Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN), através das contribuições realizadas pelos(as) assistentes sociais residentes tendo em vista suas produções científicas que demarcaram a conclusão da referida pós-graduação lato sensu. Desse modo, este trabalho está ancorado no interesse em trazer à tona um balanço sobre as particularidades observadas nos TCR’s dos(as) assistentes sociais residentes dos municípios de Currais Novos/RN e Caicó/RN com o intuito de provocar reflexões acerca das potencialidades e particularidades identificadas, conectando-as com questões políticas, econômicas e sociais objetivando refletir sobre os desafios e possibilidades frente o desenvolvimento de produções científica no cenário de uma pós-graduação lato sensu. Assim, para que houvesse uma aproximação com os TCR’s publicados no Repositório Institucional da UFRN, utilizou-se como meio de análise os títulos, resumos, palavras-chave, introduções e referências bibliográficas das pesquisas, totalizando 12 (doze) trabalhos analisados. Portanto, esta pesquisa é construída através do método documental e bibliográfico, à luz do materialismo histórico-dialético, de caráter quantitativo e qualitativo, considerando a perspectiva da totalidade ao analisar as informações encontradas. Logo, os resultados indicam que os TCR’s do PRMAB da EMCM/UFRN produzidos pelos(as) residentes de Serviço Social no município de Currais Novos/RN e Caicó/RN são indispensáveis para os avanços sociais, considerando os impactos causados através dos estudos desenvolvidos, afirmando a importância de promover um espaço adequado para promoção de produções científicas. Sendo assim, compreende-se que a diversidade temática trazida pelos(as) autores(as) implicam em estudos que expandem as discussões para além dos muros das Unidades Básicas de Saúde.
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