Navegando por Autor "Cavalcante, Rosangela Diniz"
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Dissertação Atitudes profissionais frente ao fenômeno do suicídio e notificação de casos no Seridó Potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-24) Silva, Policena Vieira de Lucena; Azevedo, Dulcian Medeiros de; Pinto, Tiago Rocha; ; http://lattes.cnpq.br/5009623573258829; ; http://lattes.cnpq.br/7071042889558651; ; http://lattes.cnpq.br/1935343580129681; Braga, Liliane Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; Sobreira, Maura Vanessa Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4231913524179274; Cavalcante, Rosangela Diniz; ; http://lattes.cnpq.br/6892623867163111A tentativa de suicídio é um ato autodirecionado, não fatal e potencialmente prejudicial concebido para resultar em morte, podendo ou não resultar em lesões. Dentre os inúmeros casos de surtos psiquiátricos que são admitidos no hospital está o paciente suicida, com fração considerável de recidiva. Sendo então o acolhimento à pessoa com tentativa de suicídio fundamental, pois se realizado com segurança, prontidão e qualidade é possível determinar a aceitação e a adesão do paciente ao tratamento. Objetivou-se avaliar as atitudes de profissionais de saúde frente ao paciente vítima de lesão autoprovocada com intenção suicida; analisar o perfil das vítimas de notificação por lesão autoprovocada com intenção suicida na Unidade Hospitalar Regional do Seridó, no período de 2015 a 2019; desenvolver uma cartilha sobre o manejo da vítima de TS para melhor condução pela equipe multiprofissional. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, utilizando questionário de afirmações autoaplicável, em que as respostas foram analisadas por meio de estatística inferencial e avaliadas as atitudes da equipe multiprofissional. O instrumento foi aplicado a 104 profissionais no período de agosto a novembro de 2019 nos setores de pronto socorro e clínica médica da UHRS Telecila Freitas Fontes, Caicó/RN, demonstrando que os profissionais de nível superior têm atitudes mais proativas em relação à vítima de suicídio comparado aos profissionais de nível médio. Foram analisadas 264 fichas de notificação compulsória por lesão autoprovocada, preenchidas entre os anos de 2015 a 2019, evidenciando 59,1% do total de tentativas de suicídio na cidade de Caicó/RN, com maior ocorrência entre mulheres (62,1%), solteira (51,9%) e uso de substâncias exógenas (51,33%). Os dados fortalecem a necessidade de reflexão para o alto índice de suicídios e tentativas de suicídio, apontando a importância da organização da rede de saúde como um todo e a qualificação dos profissionais frente à complexas tomadas de decisão, compreendendo o agravo na saúde pública.Dissertação Construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem(2019-12-17) Nunes, Lorena Fernanda Silva de Oliveira; Valença, Cecilia Nogueira; ; ; Medeiros, Soraya Maria de; ; Cavalcante, Rosangela Diniz;O advento das novas Tecnologias da Comunicação e Informação estabelece o surgimento de estratégias educacionais condizentes com as transformações vigentes, apresentando impactos no mundo do trabalho, cenário produtivo para a realização de práticas educativas. A formação à distância ofertada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem constitui uma estratégia educacional relevante para a Educação Permanente da equipe de enfermagem, pois propicia a flexibilização do tempo, a transposição de barreiras geográficas e oportuniza a inclusão digital. Desta forma, surgiu a proposta da construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical destinada à qualificação da equipe de enfermagem, baseado na lacuna identificada em um serviço público de saúde. O estudo tem como objetivo construir um curso à distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico para a construção de um instrumento educacional mediado por tecnologia, desenvolvido segundo o referencial metodológico da Psicometria de Pasquali. O estudo está em consonância com os preceitos éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde e teve sua aprovação autenticada pelo parecer consubstanciado do comitê de ética em pesquisa, nº 3.187.303, CAAE: 08005519.6.0000.5537. A construção do curso a distância se mostrou uma experiência desafiadora, uma vez que, procurou-se desenvolvê-lo com elevado rigor metodológico, considerando as perspectivas construtivistas da educação, como a problematização e a aprendizagem significativa. Diante do emprego das tecnologias educacionais na educação permanente, conclui-se que o estudo poderá contribuir para melhorar a assistência de enfermagem, visando à segurança do paciente. Sugere-se a validação da tecnologia educacional, posteriormente.Dissertação Fatores associados ao parto prematuro em uma maternidade pública(2019-04-26) Bezerra, Jean Carlos; Lima, Simone Pedrosa; ; ; Freire, Izaura Luzia Silverio; ; Cavalcante, Rosangela Diniz; ; Medeiros, Wilton Rodrigues;O presente estudo teve como objetivo verificar os fatores relacionados ao parto prematuro. A pesquisa foi analítica, de corte transversal e de abordagem quantitativa. Desenvolvida em uma maternidade pública da cidade de Natal, com uma amostra de 300 mulheres, sendo aplicado um questionário no período de julho a outubro de 2018. Os dados foram analisados por meio da regressão Poisson com variância robusta para se estimar a Razão de Prevalência (RP). No modelo múltiplo considerou-se as variáveis que tiveram um valor de p<0,20, na análise bivariada realizada por meio do teste na regressão de Poisson e permaneceram no modelo as variáveis com p<0,05. Da amostra total, cabe destacar que a maior parte foi de adultas (86,7%), proviam da Grande Natal (53,5%), são da zona urbana (77,3%), têm boa escolaridade (52,7%), são do lar (52,3%), não são da cor branca (75,7%), baixo poder aquisitivo, tinham poucas comorbidades anteriores à gestação (adequado dizer da hipertensão e tabagismo), a maior parte era multíparas (68,3%). Em relação ao pré-natal, apesar do número de consultas e do início adequado, o acesso aos exames laboratoriais foi aquém do recomendado. No que tange ao acesso, 45% das mulheres quando chegam ao serviço ficam alojadas no corredor, 59,4% têm um parto cesáreo, 96,1% gestação única e 39,3% dos nascimentos são prematuros. Várias foram as intercorrências na gestação na amostra pesquisada, mas a hipertensão gestacional, infecção urinária e ameaça de trabalho de parto prematuro foram as mais encontradas. Por sua vez, a prevalência de partos prematuros em mulheres do interior foi 54% (RP=1,54) maior que naquelas com residência na Grande Natal. Assim como, foi 86% (RP=1,86) maior dentre as mulheres que tiveram gestações múltiplas em relação àquelas que tiveram gestação única. Diante dos achados, o estudo resultou em um projeto de intervenção que será executado na instituição em que foi realizada a pesquisa como também em nível de Secretaria Estadual de Saúde, com vistas à redução dos partos prematuros.Dissertação Formação do agente comunitário em saúde: uma análise do curso técnico na modalidade híbrida realizada pela Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-10) Santos, Mariana Pereira de Almeida; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; http://lattes.cnpq.br/6960096894066982; Cavalcante, Rosangela Diniz; Teodosio, Sheila Saint Clair da Silva; http://lattes.cnpq.br/1383630886427171A Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP/MA) volta-se à formação e qualificação dos trabalhadores da saúde do SUS, desenvolvendo, dentre outras estratégias, programas de capacitação, formação e de aperfeiçoamento profissional. No contexto desta missão institucional, sob a perspectiva da Educação Permanente em Saúde (EPS) e contexto da pandemia do novo Coronavírus, a ESP/MA ofertou a modalidade híbrida (presencial e ensino remoto emergencial) para a finalização do curso Técnico do Agente Comunitário de Saúde. Assim, objetivou-se avaliar a efetividade da formação híbrida do curso técnico do agente comunitário de saúde ofertado pela Escola de Saúde Pública do Maranhão na ótica dos discentes. Para tanto, desenvolveu-se um estudo descritivo de abordagem quantitativa, com uma amostra não probabilística de 86 alunos estimada em um universo de 249 alunos (grau de confiança de 95% e margem de erro de 9%). Os dados sobre caracterização do perfil sociodemográfico, tempo de profissão, saberes e dificuldades encontradas para o acompanhamento das aulas de forma online e satisfação com o curso foram captados por questionário Google forms® e analisados de forma descritiva. A maioria dos respondentes tinha acima de 40 a 60 anos de idade (72,9%), no mínimo 10 anos de experiência profissional (96,5%). Apesar do longo tempo de experiência e de um significativo contingente acima dos 40 anos, geração transitória das tecnologias de informação e comunicação, houve uma avaliação positiva do curso sem relato de dificuldades com o ensino híbrido e com a indicação da contribuição do conteúdo do curso na sua atuação como Agente Comunitário de Saúde. Este estudo buscou auxiliar a melhoria contínua dos processos formativos para o Sistema Único de Saúde (SUS), discutindo os desafios à implantação do ensino híbrido, que pode contribuir na redução das barreiras digitais, sobretudo, em municípios com predominância de zonas rurais. Tais localidades seriam beneficiários potenciais da modalidade híbrida crescente pós pandemia da COVID-19 nos processos de educação continuada e permanente.Dissertação Humanização na Atenção Primária à Saúde no contexto da pandemia de Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-24) Arraes, José Diêgo Bezerra; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo de; Almeida Júnior, José Jailson de; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; https://orcid.org/0000-0003-1629-8991; http://lattes.cnpq.br/6856229797544372; http://lattes.cnpq.br/3867948347956001; Magalhães, Adriana Gomes; Medeiros, Anna Cecilia Queiroz de; Lima, Gigliola Marcos Bernardo de; Cavalcante, Rosangela DinizIntrodução: A pandemia de COVID-19 tem evidenciado as potencialidades, mas também as fragilidades já existentes nos diversos níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Atenção Primária à Saúde (APS), um dos desafios é o cumprimento dos seus atributos essenciais, contudo, surge também a preocupação acerca da efetivação dos diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), quais sejam: acolhimento, ambiência, gestão participativa, defesa dos direitos dos usuários, valorização do trabalhador e clínica ampliada. Objetivo: Analisar o cumprimento das diretrizes da PNH na APS durante a pandemia de COVID-19, na visão do usuário. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, realizado com usuários atendidos pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Brejo Santo/CE. A pesquisa atende aos critérios da resolução n° 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e foi apreciada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA)/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo obtido parecer favorável de nº 5.538.037/2022. A técnica de coleta foi entrevista do tipo semiestruturada, guiada por roteiro elaborado pela equipe de pesquisa. Foram incluídos no estudo, usuários com idade igual ou superior a 18 anos, cadastrados na ESF do referido município há pelo menos dois anos. Foram excluídos aqueles usuários que estavam com sinais ou sintomas gripais no momento da entrevista, seguindo as recomendações sanitárias adotadas na pandemia. A amostragem se deu por conveniência, considerando o período estabelecido para a coleta de dados (entre os meses de setembro a dezembro de 2022), de modo que foi alcançado um total de 23 participantes. Resultados: Os dados foram processados no software Iramuteq e submetidos à análise de conteúdo temática. A Classificação Hierárquica Descendente revelou seis classes que deram origem às categorias temáticas, quais sejam: "Acolhimento e acesso na ESF"; "Ambiência e valorização do trabalhador como estratégia de qualificação do serviço de saúde"; e "A importância da cogestão e da defesa dos direitos dos usuários do SUS". Conclusão: Durante a pandemia da COVID-19, o acesso ao cuidado foi mantido, mediante adaptações necessárias pelo contexto sanitário vivido no momento da coleta. Apesar de alguns usuários desconhecerem a cartilha de direitos dos usuários do SUS, o que pode causar fragilidades na participação popular, foi demonstrado, de modo geral, que havia um respeito ao cumprimento das diretrizes da PNH nesses serviços. Foi interpretado que o acolhimento e a ambiência são diretrizes que aparecem nas falas através de outros termos, contudo, diretrizes como cogestão e clínica ampliada não foram identificadas. Tal fato leva a crer que, apesar dos muitos avanços nos últimos anos, a plena efetivação da humanização na APS ainda é um desafio para muitas equipes, um caminho que pode ser percorrido por meio do fortalecimento das variadas tecnologias do cuidado, que envolvam comunicação, empatia, fortalecimento do vínculo, a valorização dos saberes e uso adequado dos recursos disponíveis para esses serviços.Dissertação Iniquidade racial no acesso ao pré-natal no primeiro trimestre de gestação: uma revisão sistemática e metanálise(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-30) Silva, Pedro Henrique Alcântara da; Mirabal, Isabelle Ribeiro Barbosa; Medeiros, Wilton Rodrigues; ; ; ; Medeiros, Arthur De Almeida; ; Cavalcante, Rosangela Diniz;O acesso ao pré-natal é o principal promotor do nascimento saudável e a principal medida de prevenção de mortalidade materna por causas evitáveis existente na atenção básica. A entrada precoce neste serviço possibilita atingir o número adequado de consultas, bem como a realização dos procedimentos preconizados e definidores de adequabilidade. A raça/cor da pele é um importante preditor do estado de saúde da população, assim como um marcador de desigualdades sociais. Objetivou-se, então, realizar revisão sistemática da literatura e meta-análise de estudos transversais, para identificar a prevalência de acesso ao pré-natal no primeiro trimestre de gestação de acordo com a raça ou etnia e sua magnitude de associação. O protocolo desta revisão está cadastrado na plataforma PROSPERO sob o número CRD42020159968. Foram realizadas buscas na PUBMED, LILACS, Web of Science, Scopus, CINAHL e na literatura cinzenta (Google Scholar e Opengray), utilizando os descritores “pregnancy”, “prenatal care” e “Health Services Accessibility”. A qualidade dos estudos e o risco de viés foram analisadas utilizando o instrumento Joanna Briggs Critical Appraisal Checklist for Analytical Cross-Sectional Studies. Após as etapas de análise, foram incluídos 17 estudos para compor esta revisão. Os dados extraídos foram tabulados e analisados de forma qualitativa e quantitativa por meio de metanálise. Observou-se que, na maioria dos estudos incluídos, as negras foram as que menos tiveram acesso aos serviços de pré-natal ainda no primeiro trimestre, com prevalência de acesso variando de 53% a 56,4%; já as mulheres brancas tiveram prevalência entre 74% a 76,5%; e as de outras etnias de 64,2% a 68,8%. Na análise quantitativa dos dados, verificou-se que as negras quando comparadas às brancas apresentam 43% de chances a menos (OR = 0,57 IC95% 0,51-0,64) de obterem cuidados obstétricos ainda no primeiro trimestre, e de 22% de chances a menos quando comparadas com as mulheres de outras etnias (OR = 0,78 IC95% 0,65-0,95). Assim, conclui-se que as mulheres negras, mesmo quando contrastadas com brancas e outras minorias de características sociodemográficas semelhantes, ainda sofrem com a dificuldade de acesso aos serviços de saúde materna, podendo-se inferir que a questão raça/ cor da pele é per si um determinante importante na obtenção de cuidados obstétricos, sendo necessário a elaboração de políticas públicas direcionadas a esta população e que ampliem o seu acesso aos serviços de saúdeDissertação Plano assistencial de enfermagem para mulheres no climatério em uma maternidade pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-27) Soares, Renata Pereira; Costa, Maria Claudia Medeiros Dantas de Rubim; ; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111; ; http://lattes.cnpq.br/0270603361269993; Silva, Maria de Lourdes Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/4062479983995258; Cavalcante, Rosangela Diniz; ; http://lattes.cnpq.br/6892623867163111; Lima, Simone Pedrosa; ; http://lattes.cnpq.br/6842071079998314O climatério, definido como evento biológico do ciclo feminino, compreende um período relativamente longo constituído por mudanças hormonais, físicas e emocionais que marca a transição do estágio reprodutivo para o não reprodutivo. Diante desse contexto, esta pesquisa teve por objetivo construir um Plano Assistencial de Enfermagem com suporte na Teoria das Necessidades Humanas Básicas (TNHB) para mulheres acompanhadas no atendimento ambulatorial de climatério na Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal-RN. A amostra contemplou 131 mulheres na faixa etária de 40 a 65 anos. Os principais resultados quantitativos foram: 77,9% com sobrepeso; 60,3% praticam atividade física; 27,5% têm Hipertensão Arterial Crônica; 71% apresentam dificuldade para dormir; 16,8% referem perda urinária com frequência; 71% declararam alimentação inadequada; e 61,1% não possuem vida sexual ativa. A respeito da análise inferencial, foi relevado que a dificuldade de dormir e perda urinária foram associadas ao grupo de pior qualidade de vida. Por outro lado, as mulheres com alimentação adequada tiveram 27% de prevalência menor de sintomatologia moderada e severa. Em relação aos diagnósticos de enfermagem, foram identificados: distúrbio no padrão de sono; sobrepeso; eliminação urinária prejudicada; disfunção sexual; e envolvimento em atividades de recreação diminuído. O estudo apresentou limitações devido à literatura, assim recomenda-se que mais pesquisas sejam desenvolvidas sobre esta temática. Conclui-se que o aumento da expectativa de vida das mulheres requer ações de promoção à saúde que lhes proporcionem melhorias na qualidade de vida.Anais Processo parturitivo: abordagem do enfermeiro no pré-natal(Departamento de História da UFRN – CERES, 2017-05-01) Dutra, Gláucya Raquel Souza da Fonsêca; Dutra, Laio da Costa; Fonsêca, Gabriela Karine Souza da; Lucena, Eudes Euler de Souza; Cavalcante, Rosangela DinizINTRODUÇÃO: O parto e suas formas de expressão ocorrem numa estreita relação de influência com fatores culturais, históricos, políticos e socioeconômicos. Não se trata apenas de um evento biológico, mas se reveste desses outros aspectos que acabam influenciando nas expectativas das gestantes. O cuidar transcende a utilização de procedimentos técnicos, envolvendo a sensibilidade necessária durante o processo de parturição, momento em que habilidades voltadas para um cuidado sensível e amistoso deverão ser utilizados pelos enfermeiros. O enfermeiro é responsável pelo acompanhamento das gestantes no pré-natal de baixo risco, sendo este momento viável a abordagem ao parto. Deste modo, o estudo traz contribuições significativas, considerando que através desta pesquisa foi possível identificar como os enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família do município de Caicó – RN estão atuando durante o pré-natal para que as gestantes adquiram conhecimentos adequados sobre o processo parturitivo. OBJETIVOS: Compreender o papel do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família na abordagem ao processo parturitivo durante a assistência pré-natal. METODOLOGIA: Pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa realizada nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) inseridas na zona urbana do município de Caicó – RN. A população definida para o estudo correspondeu ao total de dezesseis enfermeiros da Estratégia Saúde da Família da zona urbana do município de Caicó e a amostra foi composta por treze enfermeiros da ESF. A coleta dos dados ocorreu entre outubro de 2013 e janeiro de 2014, nas UBSF da zona urbana do município de Caicó/RN através de observação sistemática e entrevista semiestruturada. O tratamento e análise dos dados foram processados de acordo com as especificidades correspondentes a cada etapa da entrevista semiestruturada e da observação sistemática realizada a partir das contribuições da análise de conteúdo, modalidade temática na construção dos resultados. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UERN (CEP – UERN) em 10 de setembro de 2013, sob o número do processo (CAAE: 7902413.2.0000.5294). RESULTADOS E DISCUSSÕES: A aproximação entre gestante e enfermeiro durante a assistência pré-natal possibilita a formação de laços e contribui para um nascimento acolhedor e harmonioso, pautado no respeito e nas trocas e convivências com o semelhante. Para tanto, pretendendo-se que a abordagem do parto seja realizada durante a consulta pré-natal, é necessário identificar como os tipos de parto são representados de acordo com a concepção dos profissionais, para que a posteriori sejam compartilhados com as mulheres durante o pré-natal. Desta feita, os profissionais expressaram através de discursos diferentes concepções acerca dos tipos de parto. Na observação percebeu-se que a abordagem ao parto foi realizada de forma bastante técnica e com rapidez tendo em vista a grande demanda que o profissional precisa atender. Esse fator pode está relacionado à burocratização da assistência no pré-natal já que nos dias atuais o profissional enfermeiro se depara com um número considerável de impressos a serem preenchidos e alimentados. E mesmo que estes sirvam para documentar a assistência prestada, no entanto, dificulta a interação entre profissionais e gestantes, tornando esse encontro um espaço de exposição e não de compartilhamento de saberes. Dessa forma, é necessário ressaltar que muitas vezes o profissional se restringe ao aporte biológico que também é importante durante a assistência, devido a falta de tempo para estabelecer um diálogo com a gestante. CONSIDERAÇÕES FINAIS: a consulta pré-natal apresenta-se como um momento privilegiado, mesmo que em algumas ocasiões aspectos tecnicistas tornem-se frequentes ou até mesmo mecânicos no processo de trabalho do profissional. Durante esse período além de orientações pertinentes ao partejar as gestantes podem compartilhar com o profissional, suas necessidades, conflitos e dúvidas relacionadas ao nascimento. Desta forma, os profissionais enfermeiros inseridos na ESF possuem respaldo para o acompanhamento integral das gestações de baixo risco. Assim, aspectos relacionados ao partejar faz parte do conjunto de orientações e informações compartilhadas nesse encontroDissertação O projeto politico pedagógico de enfermagem e o sistema único de saúde: a visão de discentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-10-29) Cavalcante, Rosangela Diniz; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; ; http://lattes.cnpq.br/6892623867163111; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5; Guimarães, Jacileide; ; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760209A3&dataRevisao=nullA presente investigação tem como objetivo analisar, na visão de discentes, o projeto pedagógico do curso de graduação de enfermagem, da UFRN, e sua articulação com o SUS, na tentativa de compreender os desafios que permeiam o processo ensino/aprendizagem da enfermagem. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa que utilizou a técnica de grupo focal como instrumento para coleta do material empírico. Foram realizadas três reuniões, nas quais contamos com a colaboração de 23 estudantes concluintes do oitavo período do semestre letivo 2009.1. Para a análise das informações, utilizamos um aporte teórico fundamentada nas diretrizes curriculares e princípios básicos do SUS, fazendo a analogia dos resultados encontrados com a metáfora da mitologia grega, o fio de Ariadne, mantendo o diálogo com autores que discutem a educação como prática transformadora. Dessa forma, a tessitura do fio foi constituída por cinco teias temáticas: articulação do projeto pedagógico com o SUS; relação ensino/serviço e teoria/prática; transdisciplinaridade ou interdisciplinaridade; abordagens didáticas/metodológicas e relacionais; e co-participação do discente no projeto pedagógico. De acordo com as discussões, encontramos várias dificuldades no processo ensinar/aprender da graduação de enfermagem na UFRN para fortalecimento do SUS, entre elas: desarticulação das instituições de ensino com os serviços, profissionais, gestores e comunidade; dicotomia persistente entre teoria/prática; realidade dos serviços como campo de aprendizagem e o processo de trabalho em saúde; postura adotada por profissionais, docentes e outros sujeitos inseridos no processo de formação em saúde; fragmentação e descontextualização do ensino com as práticas em saúde e enfermagem; uso excessivo de metodologias muito ilustrativas e pouco problematizadoras; dificuldade e fragilidade na convivência entre professores e entre professores/alunos, no que diz respeito à aceitação das diferenças; ausência de participação de discentes no processo de avaliação e condução do projeto pedagógico em curso. Neste sentido, compreendemos a necessidade de autorreflexão do agir pedagógico e condução coletiva da proposta pedagógica do curso, na perspectiva de concretização do SUS. Desse modo, torna-se necessário o apoio em práticas motivadas pelo diálogo polifônico e no exercício da simbiose e autopoiese dos sujeitos/atores co-responsáveis pelo processo permanente de aprendizagem para a vidaDissertação Protocolo de prevenção para acidentes por quedas em recém-nascidos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-21) Bezerra, Renata Rilkia Pedrosa; Lima, Simone Pedrosa; ; http://lattes.cnpq.br/6842071079998314; ; http://lattes.cnpq.br/7846121819717965; Costa, Maria Claudia Medeiros Dantas de Rubim; ; http://lattes.cnpq.br/6472536626945111; Cavalcante, Rosangela Diniz; ; http://lattes.cnpq.br/6892623867163111Acidentes por queda são a segunda principal causa de mortes por ferimentos acidentais ou não intencionais no mundo. Em recém-nascidos (RN), ocorre quando a criança, segurada pelo profissional de saúde, pelos familiares ou pelo acompanhante, cai ou escorrega das mãos, dos braços ou do colo, independentemente se causou danos ou não. Na instituição onde foi realizado o estudo, durante o ano de 2019 até o mês de agosto, há registros de 5 casos de quedas em RN. Embora as principais lesões relatadas sejam pequenos abrasões e escoriações, esses incidentes geralmente são preveníveis. Portanto, é imprescindível que as instituições de saúde promovam um programa de segurança ao RN e ofertem um ambiente seguro, a fim de diminuir ou extinguir esses eventos. Este estudo é de natureza qualitativa, tendo como objetivo desenvolver, em conjunto com os enfermeiros assistenciais e integrantes do Núcleo de Segurança do Paciente, um protocolo de prevenção de quedas para recém-nascidos no alojamento conjunto. A realização da pesquisa seguiu duas etapas distintas, porém, complementares. Na primeira etapa, o estudo realizou coleta de dados por meio de entrevistas com enfermeiros assistenciais e representantes do Núcleo de Segurança do Paciente, no período de julho e agosto de 2020. Na segunda etapa, houve a análise das entrevistas dos profissionais somada ao estudo aprofundado das evidências científicas que abordam a prevenção de acidentes por quedas em recém-nascidos, que subsidiaram a elaboração do protocolo. O local do estudo foi uma maternidade escola, referência em alto risco no estado do Rio Grande do Norte. A análise de dados teve como base Bardin (2016), e seguiu três etapas: pré-análise, exploração do material e interpretação dos dados. Da análise das entrevistas emergiram as seguintes categorias: dificuldades em adotar medidas seguras quanto à prevenção de quedas em recém-nascidos e caminhos para elaboração do protocolo. A segunda etapa da pesquisa foi a construção do protocolo, norteada por Werneck, Faria e Campos (2009) e Brasil (2019). Os participantes da pesquisa contribuíram para elaboração do escopo, sendo grupo de interesse. A partir disso, a pesquisadora utilizou as contribuições dos entrevistados e a revisão de literatura como respaldo técnico-científico para composição das atividades preventivas e clínicas contidas no protocolo. O estudo conclui que o protocolo visa nortear a adoção de boas práticas e promoção da segurança do paciente, desde que, em longo prazo, haja indicadores que permitam avaliar processos e resultados, permitindo a condução de avaliações seguras e constantes.Dissertação Saúde do trabalhador: a percepção dos profissionais do EMCM/RN Cerest sobre as atividades em saúde do trabalhador na IV região de saúde do estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-28) Silva, Kaio Dakson da; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Pinto, Tiago Rocha; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; http://lattes.cnpq.br/5519702212459352; Cavalcante, Rosangela DinizOs Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) são compreendidos como polos de atenção acerca dos processos de trabalho como elemento de determinação social do processo saúde/doença e vigilância em saúde do trabalhador. Assim, assumem a função de suporte técnico, científico e fiscalizador na relação Saúde e Trabalho. No município de Caicó, o CEREST é um dos cenários de aprendizagem do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB). Neste espaço que compõe o Sistema Único de Saúde (SUS) na IV Região de Saúde do Rio Grande do Norte, são oferecidas aos residentes atividades sob preceptoria interprofissional dos trabalhadores deste equipamento de saúde. Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos trabalhadores do CEREST acerca de sua atuação no serviço e como preceptores no PRMAB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e exploratório. Para coleta de dados, optamos pelo uso da entrevista semiestruturada, dividida em duas partes: I) Caracterização dos(as) profissionais/preceptor(a) do CEREST, II) Questões abertas para produzir narrativas a serem analisadas através da Análise de conteúdo temática. A partir das narrativas, foi possível a construção de três categorias, a saber: Conhecimento e Preparo para atuar em Saúde do Trabalhador; Residência x Preceptoria: percepções, fragilidades e potencialidades e; Saúde do Trabalhador: O CEREST como ordenador das ações de saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde. Percebe-se que os trabalhadores-preceptores apresentam, em suas narrativas, um conhecimento teórico sobre a saúde do trabalhador e preceptoria, mas, que não se materializa na rotina de trabalho como prática. Ao enfatizarem a condição precária de trabalho do CEREST, justificam que não se sentem seguros para atuar como preceptores, embora ressaltem a importância dos residentes no desenvolvimento das ações em saúde do trabalhador. Não se sentir preparado tem relação direta com a falta de operacionalização das atribuições e competências do trabalhador do CEREST. Contraditoriamente, não acreditam que o PRMAB tenha produzido mudanças no processo de trabalho neste equipamento do SUS. Conclui-se que o CEREST, sediado no município de Caicó, vem passando ao longo do tempo por um processo de desmonte institucional, influenciando nas condições do trabalho dos profissionais de saúde. A partir da inserção do PRMAB neste equipamento, foi possível perceber fragilidades e fortalezas que devem se apropriadas pelos trabalhadores, Conselho Municipal de Saúde, Comissão de Intergestores Regional (CIR) e Ministério Público do Trabalho, a fim de se fazer cumprir a função técnica, social e política do CEREST que, em última instância, garante o direito à saúde do trabalhador na IV Região de Saúde/RN.