Navegando por Autor "Cavalcanti, Amanda Carla Silva"
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Dissertação Desafios no cuidado psicossocial aos usuários de substâncias psicoativas pelos agentes comunitários de saúde no território(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-30) Cavalcanti, Amanda Carla Silva; Severo, Ana Kalliny de Sousa; https://orcid.org/0000-0002-9548-6394; http://lattes.cnpq.br/5170430928839162; https://orcid.org/0000-0003-0205-5542; http://lattes.cnpq.br/5005659453325057; Nagashima, Alynne Mendonça Saraiva; Macedo, Mauricio Roberto Campelo de; http://lattes.cnpq.br/3673586188321966; Pinto, Tiago RochaAo longo da existência humana, é comum perceber o uso de múltiplas substâncias psicoativas devido a diversos motivos, sentidos e contextos. Ao abordar essa temática, torna-se imprescindível compreender de que modo essa demanda chega ao Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS) e como tece sentido com a práxis profissional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na Atenção Primária à Saúde ofertam cuidados aos usuários que fazem uso prejudicial de substâncias psicoativas. O campo da pesquisa ocorreu em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na cidade de Santa Cruz - RN. Para tanto, trata-se de um estudo de caso através de uma pesquisa intervenção, de natureza qualitativa, fundamentada no referencial teórico da Análise Institucional. O período que foi desenvolvido as atividades com os ACS aconteceu entre agosto e setembro de 2021. Os dados foram produzidos a partir de três instrumentos: roda de conversa, entrevistas semiestruturadas e diário de pesquisa. Ao todo, foram realizadas 08 entrevistas individuais e 01 roda de conversa. Quanto ao diário, foi elaborado durante as vivências descritas anteriormente como potencial de análise e reflexão nos encontros in loco na pesquisa. No que se refere à análise dos dados produzidos, foram aplicados conceitos importantes do referencial teórico da Análise Institucional, como encomenda, demanda, transversalidade e implicação. Como resultados, ao analisar as interfaces das vivências de trabalho dos ACS, foi constatada baixa procura na UBS pelos usuários de substâncias psicoativas; valorização do modelo biomédico e da medicalização; internação nas comunidades terapêuticas como uma possibilidade instituída do cuidado; baixo planejamento na oferta individual do cuidado e pouca abrangência na articulação intersetorial. Nesse sentido, embora o trabalho dos ACS seja uma tarefa desafiadora, ainda é possível atuar numa construção coletiva cotidiana que dê espaço para o cuidado pautado no vínculo, na escuta e no acolhimento norteado pelos princípios que regem a Redução de Danos, a clínica ampliada e o SUS.TCC Perfil socioeconômico dos educandos atendidos pelo serviço social da Escola Marista Champagnat de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Cavalcanti, Amanda Carla Silva; Souza, Ilka de Lima; Alves, Mônica Maria Calixto de Farias; Silva, Maria Rosilene daO trabalho aborda as condições socioeconômicas dos estudantes da Escola Marista Champagnat de Natal/RN. Objetivou-se compreender a estrutura social, econômica e familiar na qual está inserido o (a) estudante da Escola Marista Champagnat, traçar o perfil socioeconômico dos educandos da escola e analisar aspectos do fazer profissional da Assistente Social inserida na referida instituição. Destacam-se aspectos da trajetória histórica do Serviço Social na Política de educação e do trabalho desenvolvido pelo Serviço Social na instituição citada, de natureza filantrópica. O interesse pelo tema deu-se através da inserção no estágio curricular supervisionado obrigatório na Escola Marista Champagnat de Natal, sendo problematizado através de vivências em campo de estágio e por demandas postas ao Serviço Social. Enquanto procedimentos metodológicos desenvolveu-se pesquisa de abordagem qualitativa, a partir da qual foi realizada pesquisa documental e bibliográfica realizando-se consultas a documentos da instituição lócus da pesquisa, legislações e resoluções específicas do Serviço Social e áreas afins e à literatura que proporcionasse aproximações e análises com o debate sobre o Serviço Social na Educação. Realizou-se, ainda, entrevistas do tipo semiestruturadas, contendo perguntas abertas e breves com doze estudantes da Escola. Como resultados, chegou-se a um “perfil” dos estudantes. Apreende-se que, em uma perspectiva crítica, este pode contribuir para subsidiar o Serviço Social em decisões no processo de coleta de informações objetivando-se obter maiores aproximações com as condições de vida dos usuários, contribuindo para implementar ou ampliar os projetos do Serviço Social e da instituição, tendo em vista que tais aproximações propiciam ao Assistente Social conhecer mais amplamente dimensões do cotidiano do público alvo de suas ações, e, dessa forma, intervir diretamente na vida dos sujeitos, considerando suas reais necessidades.