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Navegando por Autor "Cavalcanti, Beatriz Alves Paulo"

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    Tese
    Narrativa para jogos digitais: uma caracterização à luz da linguística sistêmico-funcional e da pedagogia com base em gêneros da Escola de Sidney
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-10) Tiburcio, Christielen Dias da Silva; Cooper, Jennifer Sarah; Vian Júnior, Orlando; 07367936824; http://lattes.cnpq.br/6919670149148157; http://lattes.cnpq.br/1215378247739739; Cavalcanti, Beatriz Alves Paulo; Weissheimer, Janaina; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Santorum, Karen Andresa Teixeira; Faria, Marilia Varella Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775
    A presente pesquisa visa caracterizar o gênero Narrativa para Jogos Digitais (NJD), estabelecendo uma relação entre os conceitos da Linguística SistêmicoFuncional (LSF) (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; EGGINS, 2004; GOUVEIA, 2009; FUZER; CABRAL, 2014), da Pedagogia com base em Gêneros da Escola de Sydney (MARTIN, ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012), e da Ludologia (FRASCA, 1999; FIELD, 2001; JENKINS, 2003; JUUL, 2003; BRAND; KNIGHT, 2005; VOGLER, 2015; BRANCO; PINHEIRO, 2006; AASERTH, 2012; entre outros), a partir de textos instanciados nos jogos Life is Strange (LIS - Square Enix, 2015) e The Witcher 3: The Wild Hunt (TW3 - CD Projekt RED, 2015), de modo a adaptar o programa Ler para Aprender (ROSE; MARTIN, 2012) para o contexto de ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua adicional, em um curso Técnico Integrado em Programação de Jogos Digitais. Esta tese é uma pesquisa qualiquantitativa com observação participante da pesquisadora. Apesar de seu caráter qualitativo e indutivo, um instrumento quantitativo foi utilizado para a análise da ocorrência dos processos nas narrativas dos jogos. Foram estabelecidos os seguintes procedimentos de geração, discussão e análise de dados: pesquisa bibliográfica acerca dos conceitos relacionados aos gêneros e à Narrativa, sob a perspectiva da PGES, desenvolvida a partir da LSF, assim como sobre os conceitos sobre NJD sob o viés da Ludologia; análise ludológica das narrativas de LIS e TW3; mapeamento da estrutura esquemática do gênero NJD a partir de LIS e TW3; análise dos textos instanciados nos jogos, a partir do sistema léxico-gramatical de Transitividade; proposta de aplicabilidade do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (ROSE; MARTIN, 2012) para o contexto do referido curso. Os resultados apontam que a NJD, instanciada nos jogos LIS e TW3, possui as etapas obrigatórias e opcionais da Narrativa mapeada por Martin e Rose (2008), incluindo a etapa opcional proposta por Eggins (2004). Fases adicionais que possuem funções específicas, relacionadas a elementos lúdicos dos jogos, foram identificadas além das fases comuns às narrativas tradicionais. Observou-se também uma maior ocorrência de processos materiais em ambas as narrativas dos jogos e algumas orações desses textos foram analisadas a partir do Sistema de Transitividade (HALLIDAY, MATTHIESSEN, 2014). Após a caracterização do gênero NJD, este estudo apresenta uma proposta de aplicabilidade do Ciclo de Ensino e Aprendizagem, do programa Ler para Aprender, para o contexto do ensino e aprendizagem de língua inglesa em um curso Técnico Integrado em Programação de Jogos Digitais.
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    Tese
    A pedagogia com base em gêneros da Escola de Sidney no ensino médio técnico integrado brasileiro: uma proposta para o ensino de língua inglesa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-09) Ramalho, Heryzânya Alves; Cooper, Jennifer Sarah; Vian Júnior, Orlando; 07367936824; http://lattes.cnpq.br/6919670149148157; http://lattes.cnpq.br/1716543964039965; Cavalcanti, Beatriz Alves Paulo; http://lattes.cnpq.br/9115503500063253; Weissheimer, Janaina; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Santorum, Karen Andresa Teixeira; Faria, Marilia Varella Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775
    Esta tese tem o intuito de propor formas de adaptação da Pedagogia com base em Gêneros da Escola de Sydney (PGES) ao contexto dos Cursos Técnicos Integrados (CTIs) oferecidos pelo IFRN no referente às disciplinas de Língua Inglesa. Por essa razão, o trabalho encontra-se ancorado nos estudos derivados da referida pedagogia (MARTIN; ROSE, 2007; 2008; ROSE; MARTIN, 2012; ROSE, 2015b; 2017a; 2017b) e, consequentemente, nos conceitos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978; 1993; 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Este estudo também consiste em uma pesquisa documental e bibliográfica de caráter qualitativo (NUNAN, 2008; MENEZES ET AL., 2019). A proposta deste trabalho envolve a identificação dos gêneros de texto apontados por instrumentos oficiais da educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que são documentos orientadores, especialmente no que diz respeito à educação no Ensino Médio. Além desses, o documento orientador oficial das matérias do IFRN, o Plano de Trabalho das Disciplinas do Ensino Médio (PTDEM), também foi analisado nesse contexto. Os passos seguintes foram adequar os gêneros de texto identificados aos Programas das Disciplinas (PDs) de inglês dos CTIs do IFRN e, também, sugerir modos de trabalhar a PGES considerando os eixos tecnológicos desses cursos. Nesse sentido, os resultados mostram que os gêneros de texto mencionados nos documentos analisados podem ser associados às famílias de gêneros propostas por Rose e Martin (2012) e a novas famílias (expressões e poesias), além dos gêneros de textos categorizados por este estudo como fluidos. Em seguida, propôs-se a reorganização dos conteúdos dos PDs de Inglês em funções sociocomunicativas as quais, por sua vez, foram relacionadas a gêneros de texto afins. Por fim, foram sugeridas estratégias para aliar a PGES e os PDs de Inglês aos eixos tecnológicos dos cursos. Essas sugestões envolveram um estudo prévio das necessidades de alunos e de professores, análise dos materiais didáticos das disciplinas técnicas e o uso de gêneros de texto relevantes para o mercado profissional e técnico em geral, tais como manuais, currículo vitae e entrevista de emprego.
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    Tese
    A pedagogia de gêneros da escola de Sydney em aulas de inglês para fins específicos: um voo sistêmico-funcional
    (2016-06-17) Cavalcanti, Beatriz Alves Paulo; Vian Júnior, Orlando; ; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495; ; http://lattes.cnpq.br/9115503500063253; Moura, Ana Célia Clementino; ; http://lattes.cnpq.br/4183099157915381; Cooper, Jennifer Sarah; ; http://lattes.cnpq.br/6919670149148157; Faria, Marilia Varella Bezerra dec; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de; ; http://lattes.cnpq.br/1654734521861377
    Esta tese apresenta a inserção da pedagogia de gêneros proposta pela Escola de Sydney (ROSE; MARTIN, 2012) nas aulas de Inglês para Fins Específicos (IFE) de uma escola técnica do Rio Grande do Norte, no curso de Redes de Computadores. A proposta é identificar os gêneros escolares relevantes para o curso após a realização de análise de necessidades, utilizando a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) de Halliday e Matthiessen (2004) como recurso que facilita a compreensão dos textos lidos, aproximando os estudos teóricos da LSF da prática na sala de aula, para que os alunos possam conceber a língua como prática social. Outro objetivo é conhecer as percepções dos alunos sobre as aulas ministradas. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa (DÖRNYEI, 2007), na qual a LSF foi utilizada como modelo teórico de análise de linguagem e de pesquisa, visto que ela é o próprio objeto de pesquisa, e ao mesmo tempo o suporte teórico que embasa a análise das opiniões dos alunos sobre as aulas. Aspectos da Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELY, 2004) também são utilizados para dar voz ao relato de minhas próprias experiências como professora do curso de Redes e como pesquisadora, bem como para realizar a composição de sentidos observada nas representações dos alunos após a vivência de nossas aulas com o apoio da pedagogia adotada e da abordagem Sistêmico-Funcional, e para a reflexão sobre as experiências relatadas. O Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) foi o instrumento analítico para verificarmos como se configuram as percepções dos alunos sobre as aulas de IFE. A categoria mais utilizada do Sistema de Atitude, um dos domínios semânticos do Sistema de Avaliatividade, responsável pela expressão linguística de avaliações positivas e negativas, foi a Apreciação do tipo Valoração, revelando a relevância do trabalho com a pedagogia de gêneros e a originalidade na forma de abordagem dos textos. O trabalho com textos autênticos da área, trabalhos em grupo, ensino colaborativo e reconhecimento dos tipos de textos foram aspectos da pedagogia de gênero mais mencionados pelos alunos em suas apreciações. Outro tipo de Apreciação encontrado foi a Reação Impacto negativo, categoria utilizada para descrever o impacto emocional vivenciado nas aulas. Os resultados da análise das avaliações feitas pelos alunos sobre as experiências vividas em nossas aulas apontaram o reconhecimento e validade da utilização da LSF nas aulas de IFE e, consequentemente, da pedagogia de gêneros proposta pela Escola de Sydney e ao mesmo tempo revelou o desejo de desenvolver a oralidade, promovendo uma reflexão sobre a inclusão da competência oral no currículo do curso.
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    Dissertação
    Representações discentes sobre a afetividade nas aulas de inglês de uma escola técnica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-02-04) Cavalcanti, Beatriz Alves Paulo; Vian Júnior, Orlando; ; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495; ; http://lattes.cnpq.br/9115503500063253; Araújo, Antônia Dilamar; ; http://lattes.cnpq.br/0138358532764603; Nascimento, Izabel Souza do;
    Esta pesquisa surgiuda prática pedagógica da pesquisadora em uma escola técnica, na cidade de Natal/RN, e tem por objetivo verificar como a afetividade é percebidapelos alunosnas aulas de inglês, pois,a princípio, pode-se tera ideia de um ensino tecnicista, cujo foco é o processo de aquisição de habilidades, nos cursos técnicos. Como neste trabalhocognição e afetividade são considerados elementos indissociáveis,procuramos identificar as marcas linguísticas que expressam as representaçõesconstruídas pelos alunos sobre a afetividade nessas aulas. Utilizamos a metafunção ideacional de Halliday (1994),realizada pelo sistema de transitividade para ilustrarcomo as orações são utilizadas para realizar as representações e ametafunção interpessoal, que trata das relações entre professor e aluno.Procuramosidentificar os processos (HALLIDAY, 1994) mais utilizados pelos 68 alunosparticipantes da pesquisa, de modo a estabelecer o lugarda afetividadeem suas representações.Utilizamos narrativas de aprendizagem (BARCELOS, 2006), submetidas ao programa computacional WordsmithTools (SCOTT, 2009), cujos resultados apontam os itens lexicais mais frequentes. As escolhas lexicais parecem sugerir que a afetividade é percebidacomo elemento integrante das aulas de inglês dessa escola. Há representações de aulas interativas,nas quais as necessidades dos alunos são consideradas. Essas representações são construídas no relacionamento do professor com os alunos, realizadas gramaticalmente pelo adjunto de polaridadenegativa não , adjunto de intensidade muito , e do grupo nominal o(a)professor (a) junto a um operador verbal. Os processos relacionais (ser e estar) e mentais (gostar) foram os mais utilizados em seus textos, e observamos que a afetividade e a disponibilidade em ajudar são elementos de articulação de primeira ordem para eles. O sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) foi utilizado para analisar as escolhas relacionadas às atitudes de julgamento e ao afeto feitas pelos alunos, que apontaram apreciação por aulas interativas e participativas,mas ainda há posturas autoritárias nas aulas
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