Navegando por Autor "Cavalcanti, Bruno César Correia Tenório"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Aplicação do Programa Selo Turismo responsável nos meios de hospedagem em tempos de Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-14) Melo, Thalys Tarcisio Alexandre de; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Cavalcanti, Bruno César Correia TenórioA presente pesquisa teve como objetivo analisar a aplicação do programa Selo Turismo Responsável em meios de hospedagem do destino Natal/RN, partindo da necessidade de explorar a conjuntura turística quanto ao cumprimento das medidas de combate à transmissão do Covid-19 durante o exercício de suas atividades. Para tal, a pesquisa exploratória-descritiva, de natureza qualitativa, abordou uma amostra de gestores dos meios de hospedagem no destino, através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados obtidos expõem a disparidade entre a implantação do programa elaborado pelo Ministério do Turismo e a certificação adquirida, em iniciativa própria, por meio de hospedagem integrante de grande rede presente na amostra. Diante do exposto, é recomendável a implantação de fiscalizações esporádicas em empreendimentos que obtêm o selo, a fim de garantir a excelência do atendimento aos turistas.Tese Gestão estratégica e modelos de negócios para o contexto de crise nas agências de viagens do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-15) Tito, Ana Luiza de Albuquerque; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1220580575196043; Cavalcanti, Bruno César Correia Tenório; Alves, Josemery Araújo; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7233203993967359; Batista, Saulo GomesOs ambientes propícios as crises e rápidas mudanças, provocam turbulências no mercado de uma forma geral. O turismo insere-se nesse cenário de incertezas, em que o setor de agência de viagens passa por reestruturações e enfrenta problemas robustos. Especialistas em crescimento de negócio em ambientes incertos ressaltam que, estratégias baseadas em antigos e rígidos modelos de gestão enfrentam desafios e indicam novas evidências científicas ancoradas na teoria da Vantagem Competitiva Transitória (VCT).O objetivo central dessa tese é analisar estratégias e aplicabilidade de modelos de negócios em contexto de crises nas agências de viagens do Brasil. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório aplicado, de abordagem qualitativa, dividido em várias etapas. Inicialmente, o objetivo foi identificar dimensões necessárias para nortear a pesquisa, averiguando aspectos subjetivos para fundamentar a discussão. Em fase seguinte, com a ruptura do tema consolidado por intermédio do estado da arte dos estudos e publicações de artigos em periódicos renomados na área pelas pesquisadoras (aluna e orientadora da presente tese), foi possível a construção do marco teórico e a elaboração de um modelo preliminar, submetido à avaliação por meio de um pré-teste aos agentes de viagens do Brasil. Na terceira etapa, foi possível o desenho e construção do modelo a partir de modelos existentes. Na quarta etapa, aplicou-se estudos de casos múltiplos em cinco agências de viagens de cada estado do país indicadas pela ABAV– Associação Brasileira de Agências de Viagens, com a amostra intencional de representar as cinco regiões do país. Nessa etapa, o instrumento entrevista em profundidade foi desenhado para a compreensão de significados e características situacionais apresentadas pelos agentes de viagens. Após aplicação e a análise das entrevistas mediante a análise de conteúdo, foram aportadas contribuições acadêmicas e mercadológicas para o mercado de agência de viagens. Como conclusão, a tese apresenta um novo modelo em que as agências de viagens do Brasil, ainda que impulsionadas pelas mudanças nos modelos de negócios utilizados que não representam em sua totalidade aspectos inovadores e disruptivos, conseguem manter posições satisfatórias em ambientes de crises, por criações de vínculos estabelecidos com seus clientes por meio dos valores confiança, segurança e respeito à marca, permitindo as agências longevidade no mercado.Tese A hospitalidade brasileira e a padronização dos serviços no contexto de vantagens competitivas transitórias: um estudo em hotéis de rede internacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-01) Cavalcanti, Bruno César Correia Tenório; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; http://lattes.cnpq.br/2197700636457238; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Almeida, Juliana Vieira de; Milito, Marcelo ChiarelliOBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo geral analisar como se caracteriza a relação da hospitalidade brasileira e a padronização de serviços no contexto da abordagem de vantagens competitivas transitórias, em hoteís de rede internacional. Para isso, foram traçados objetivos específicos a fim de sustentar a condução geral do trabalho, sendo eles: compreender a percepção da hospitalidade brasileira em hotéis de rede internacional; caracterizar a padronização dos serviços na gestão hoteleira de redes internacionais; identificar como as vantagens competitivas transitórias estão inseridas em hotéis de rede internacional; analisar o papel da hospitalidade brasileira e da padronização dos serviços no ambiente de vantagens competitivas transitórias. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, que realizou entrevistas semi-estruturadas, presenciais, com 17 pessoas que trabalharam – ou ainda trabalham – em hotéis de rede interncional, categoria luxo, por uma temporada de, no mínimo, dois anos e em posição de liderança. Permitindo-se uma melhor compreensão de tal processo ao longo dos últimos anos, perante um quadro de alterações, inclusive diante da fase pandêmica de Covid-19. Após a coleta dos dados aplicou-se a técnica da análise de conteúdo, os resultados obtidos sugerem algumas mudanças, que em determinados momentos pareciam improváveis ou até mesmo impossíveis, foram realizadas em resposta aos desafios impostos pela pandemia da covid-19. RESULTADOS: Como resultados, constatou-se que o conceito da hospitalidade deve ser mais debatido e vivenciado na prática diária da hotelaria. A hospitalidade foi apontada como um fator crucial no mundo dos negócios, especialmente para a hotelaria de luxo, no entanto, atenta que a padronização excessiva pode limitá-la. Reconhece-se que a hospitalidade brasileira precisa ser mais empoderada, inclusive pelos hotéis de rede internacional, como um recurso importante em um contexto de vantagens competitivas transitórias. Constata-se os mares revoltos em que vem navegando o mercado hoteleiro: mercado dinâmico (alterações no conceito luxo, Airbnb), avanços tecnológicos intensos, quadro de funcionários modificados (enxuto, pouca experiência e nova geração) e a inesperada e grande onda que foi a pandemia de covid-19. CONCLUSÃO: Nesse ambiente da transitoriedade, a padronização internacional flexível e a hospitalidade brasileira bem trabalhada pode fazer a diferença em um mercado, cada vez, mais competitivo e uma sociedade mais padronizada. Ressalta-se o desafio de manter as características próprias do local onde cada hotel está localizado. Para estudos posteriores indica-se a realização de um comparativo da prestação de serviços em hotéis de redes internacionais e pousadas de charme no Brasil, podendo trazer também resultados que venham a contribuir para detectar o que se pode melhor aprender com ambas, para ser mais assertivo ao extrair o melhor dos padrões internacionais e da hospitalidade brasileira.