Navegando por Autor "Cavalcanti, Bruno Jácome"
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Tese Análise de modelos de predição de perdas de propagação em redes de comunicações LTE e LTE-Advanced usando técnicas de inteligência artificial(2017-10-20) Cavalcanti, Bruno Jácome; Mendonça, Laércio Martins de; ; ; D'Assunção, Adaildo Gomes; ; Silva, José Patrocinio da; ; Cavalcante, Gervasio Protásio dos Santos; ; Melo, Marcos Tavares de;A perfeita funcionalidade dos sistemas de comunicações de 3ª. e 4ª. gerações requerem, entre outras coisas, do conhecimento dos valores numéricos da predição das perdas de propagação dos sinais propagantes nos ambientes urbano, suburbano e rural. Portanto, o estudo das condições de propagação em um ambiente qualquer sempre será uma preocupação dos engenheiros projetistas. A análise e desenvolvimento de modelos robustos de predição de perdas de propagação em redes de comunicações Long Term Evolution (LTE) e Long Term Evolution Advanced (LTE-A) usando técnicas de Inteligência Artificial são realizadas neste trabalho. Os procedimentos metodológicos empregados foram aplicados no melhoramento da predição dos modelos de perda de propagação empíricos SUI, ECC-33, Ericsson 9999, TR 36.942 e o modelo do Espaço Livre, aplicados em redes LTE e LTE-A nas frequências de 800 MHz, 1800 MHz e 2600 MHz, para ambientes suburbanos em cidades de porte médio do nordeste do Brasil. Assim, nesta tese propõem-se dois modelos de Redes Neurais Artificiais (RNA): (i) o modelo de rede neural com entradas baseadas em erro (RNBE), utilizando como principal alimentador da rede o erro entre dados medidos e simulados, e, (ii) o modelo de rede neural com entradas baseadas no terreno (RNBT). O desempenho desses modelos foram comparados com os modelos de propagação considerados no trabalho e também as versões otimizadas utilizando Algoritmos Genéticos (AG) e o Método dos Mínimos Quadrados (LMS). Também foram realizadas comparações com valores medidos, obtidos a partir de uma campanha de medição realizada na cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte. Os resultados finais obtidos através de simulações e medições apresentaram boas concordâncias métricas, com destaque para a performance do modelo RNBE. A principal contribuição dessa tese é que, ao utilizar essas técnicas que fazem uso de maneira mais eficiente dos modelos de propagação empíricos, pode-se estimar sinais propagantes realistas, evitando erros no planejamento e implementações de redes sem fio LTE e LTE-A em áreas suburbanas.Dissertação Sistema web didático para a supervisão de redes fieldbus(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-01-31) Cavalcanti, Bruno Jácome; Silva, Cláudio Rodrigues Muniz da; ; http://lattes.cnpq.br/6968371254983355; ; http://lattes.cnpq.br/0655247237297436; Mendonça, Laércio Martins de; ; http://lattes.cnpq.br/1853488415531363; Martins, Ronaldo de Andrade; ; http://lattes.cnpq.br/0978273656336966; Cruz, Rossana Moreno Santa; ; http://lattes.cnpq.br/2551823714869922A evolução tecnológica dos sistemas de automação industrial tem sido norteada pelo dilema entre flexibilização e confiabilidade na integração entre equipamentos e sistemas supervisórios de controle. No entanto, são poucos os sistemas supervisórios cujas atribuições também abrangem o ensino do processo de comunicação que ocorre por trás dessa integração tecnológica, sendo os existentes pouco flexíveis no que se refere ao acesso e à abrangência de padrões. Este trabalho apresenta um sistema supervisório didático, acessível via Web, que é utilizado no ensino dos principais protocolos Fieldbus. O aplicativo proposto possui um módulo de descoberta automática da topologia da rede usada e permite que alunos e/ou profissionais da área de automação obtenham um conhecimento mais prático desses protocolos ao auxiliar na construção e envio de quadros próprios da rede Fieldbus considerada, propiciando aos envolvidos um conhecimento mais detalhado do processo de comunicação que ocorre entre um sistema supervisório de automação e os dispositivos escravos utilizados na rede. Pelo fato de ser uma aplicação Web, além de contemplar o modo de ensino presencial, o sistema proposto permite o acesso remoto ao CLP, comportando um número bem maior de usuários e tornando mais abrangente seu universo de aplicação. Este primeiro módulo é voltado para o protocolo Modbus (abrangendo suas variações TCP e Serial RTU/ASCII)