Navegando por Autor "Cavalcanti, Daliana Medeiros"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Livro Percursos de formação de uma cantora lírica em Natal, Rio Grande do Norte(2024-04-15) Cavalcanti, Daliana MedeirosEsta publicação tem como objetivo a democratização e a partilha do conhecimento, através da minha trajetória enquanto cantora lírica/de ópera, na busca não apenas de um corpo que canta, mas de um corpo que conta, se experimenta, se conhece, se conscientiza e se disponibiliza cenicamente, com o intuito de redimensionar a interpretação das músicas do repertório clássico, especialmente, a ópera. O livro se destina a todas as cantoras líricas/cantores líricos, atrizes e atores e a qualquer pessoa que se interesse pelo tema corpo-voz. Essas experiências serão relatadas por meio de linguagem ensaística, inscrita numa estrutura que combine o texto acadêmico com a escrita musical da ópera, a fim de desenvolver uma polifonia entre essas linguagens e aproximar a(o) leitora/leitor dessa arte, que reúne recursos musicais e teatrais.Dissertação Percursos de formação de uma cantora lírica em Natal, Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-10) Cavalcanti, Daliana Medeiros; Lopes, Melissa dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9851844088693131; ; http://lattes.cnpq.br/8273198392353580; Carrico, André; ; http://lattes.cnpq.br/5977502527839784; Biscaro, Barbara; ; http://lattes.cnpq.br/2149043889500652Essa dissertação tem como objetivo a democratização e partilha do conhecimento, através da minha trajetória, enquanto cantora lírica/de ópera, na busca não apenas de um corpo que canta, mas de um corpo que conta, se experimenta, se conhece, se conscientiza e se disponibiliza cenicamente, com o intuito de redimensionar a interpretação das músicas do repertório clássico, especialmente, a ópera. A pesquisa se destina a todas as cantoras líricas/cantores líricos, atrizes e atores e a qualquer pessoa que se interesse pelo tema corpo-voz. Essas experiências serão relatadas por meio de linguagem ensaística, inscrita numa estrutura que combine o texto acadêmico com a escrita musical da ópera, a fim de desenvolver uma polifonia entre essas linguagens e aproximar a(o) leitora/leitor dessa arte, que reúne recursos musicais e teatrais.TCC Recital de Conclusão de Curso: Bacharelado em Canto/Concerto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-30) Silva, Julianne Maria de Oliveira; Cunha, Cláudia Roberta de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8528318948447274; Farias, Alzeny Nelo de; Cavalcanti, Daliana Medeiros; Souza, Catarina Shin Lima deO programa apresentado mostra não apenas a maturidade vocal da aluna, mas também sua versatilidade estilística, domínio técnico e sensibilidade interpretativa. Dividido em três partes, o repertório percorre diferentes períodos históricos, idiomas e estéticas musicais, proporcionando um panorama rico e desafiador para uma cantora em formação avançada. Este repertório mostra sua capacidade de transitar entre estilos diversos abrangendo do barroco, clássico, romântico ao gospel, com peças representativas do repertório operístico e de câmara. As peças foram escolhidas não apenas por sua beleza, mas por seu valor pedagógico e expressivo, respeitando seu processo de desenvolvimento técnico, consciência estilística e maturidade artística, consolidando a formação como intérprete para os desafios da carreira musical.TCC Roteiros em construção: a trajetória de um professor-artista no trabalho com crianças e adolescentes no Teatro Musical(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Silva, Denílson Nascimento da; Lopes, Melissa dos Santos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774401H8; 0000-0002-4010-7449; http://lattes.cnpq.br/1446481692412749; Souza, Mayra Montenegro de; http://lattes.cnpq.br/4144275568126443; Cavalcanti, Daliana MedeirosEsse trabalho de conclusão de curso em formato de Memorial visa relatar e refletir sobre parte da minha trajetória artístico profissional que teve como base, minha formação no Curso de Licenciatura em Teatro e na Companhia Livre de Teatro Musical, da Escola de Música, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2015-2020. Num primeiro momento, o relato corresponde a minha formação como artista e num segundo momento, divido algumas experiências como docente no projeto de extensão Curso Livre de Teatro Musical Infanto-juvenil, voltado para crianças e adolescentes de 06 a 13 anos. Espero com o registro dessa experiência artístico-formativa, apresentar alguns possíveis caminhos para o ensino e a criação de espetáculos de Teatro Musical.